• Carregando...
Tela de um dos sistemas desenvolvidos pela SWA Sistemas
| Foto: Divulgação

Buscando acelerar seu processo de crescimento, que vem acontecendo a uma taxa de 30% ao ano, a SWA Sistemas, empresa de sistemas de gestão educacional de Medianeira, no Oeste do estado, decidiu comprar a concorrente curitibana Matheus Soluções. A aquisição foi consolidada em novembro, fazendo com que a SWA se tornasse uma das grandes empresas do ramo.

“A Matheus foi a nossa primeira aquisição e, com ela, elevamos o nosso patamar e ficamos entre as cinco maiores de sistemas de gestão educacional. A compra acelerou em quase dois anos a expansão que vínhamos fazendo comercialmente”, diz o CEO da SWA, Leandro Scalabrin.

Juntas, SWA Sistemas e Matheus Soluções passam a atender 500 mil estudantes de instituições de ensino de diversos níveis e tipos de 22 estados do país. Porém, ambas as marcas devem ser mantidas, com suas respectivas linhas de produtos.

No caso da SWA, que é especialista nos ensinos fundamental, médio e superior, as soluções envolvem ERP acadêmico, secretaria digital, aplicativo do estudante, plataforma para pagamento on-line, etc. Já a Matheus continuará trabalhando com sistemas de gestão para escolas e bibliotecas, inclusive com aqueles voltados para escolas de idiomas e esportivas - que não eram atendidos pela SWA.

Conforme Scalabrin, além de possibilitar que a SWA trabalhe com outros tipos de instituição de ensino, a aquisição também vai permitir que a empresa, que vende suas soluções principalmente para a rede privada, trabalhe com a rede pública de ensino. Isso porque a Matheus já tem alguns contratos com instituições públicas.

Empresa quer manter crescimento de 30%

Para os próximos anos, a expectativa da SWA é manter o ritmo de crescimento da empresa em 30% ao ano.

“Chegando a 500 mil estudantes sabemos que o desafio é um pouco maior. Mas criamos um time de expansão e desenhamos estratégias para manter isso - e olhamos para o mercado de educação como um que oferece essa possibilidade. Neste segundo semestre, já percebemos uma retomada muito forte no setor”, afirma Scalabrin.

Para alcançar os objetivos, a empresa pretende, além de conquistar novos clientes, seguir fazendo aquisições, embora nenhum outro negócio esteja encaminhado. “Por enquanto, estamos flertando com algumas empresas”, explica o CEO.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]