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Segmento de vestuário teve o melhor resultado no varejo paranaense nos três primeiros meses de 2022.
Segmento de vestuário teve o melhor resultado no varejo paranaense nos três primeiros meses de 2022.| Foto: Albari Rosa / Foto Digital/Gazeta do Povo/Arquivo

As vendas no varejo no Paraná aumentaram 4,24% no primeiro trimestre do ano em relação ao mesmo período de 2021, de acordo com a Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-PR). O segmento de vestuário teve a maior elevação, com 39,12%. Na segunda posição ficou o setor de calçados, com 37,11%.

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O resultado nos três primeiros meses de 2022 atenua as perdas do varejo ao longo da pandemia. Em 2021, o comércio teve impacto direto com as medidas restritivas para conter o avanço da transmissão do coronavírus, quando cidades como Curitiba tiveram decretadas lockdown.

O mês de março marcou um salto nas vedas de vestuário e calçados - dois dos principais segmentos do varejo. O setor de vestuário e tecidos cresceu 78,15% no último mês de março em relação ao mesmo mês de 2021, enquanto que nas lojas de calçados as vendas subiram 50,63% as vendas.

“Março de 2022 foi bastante favorável para esses setores pelo retorno da circulação de pessoas, com a volta às aulas e ao trabalho presenciais. Vale lembrar ainda que em março de 2021 as vendas foram muito ruins, considerando que foi o mês que concentrou o maior número de óbitos em todo o período da pandemia, no auge da crise sanitária”, avalia o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio-PR, Rodrigo Schmidt.

Outro segmentos que tiveram bons resultados em março são o de óticas/cine/foto com crescimento de 48,44% no trimestre, e o de lojas de departamento, com 36,66%.

O varejo no Paraná cresceu 11,57% de fevereiro para março. Farmácias (21,61%), concessionárias de veículos (19,03%) e materiais de construção (10,39%) foram os estabelecimentos com melhores números. Porém, a Fecomércio-PR enfatiza que o crescimento da receita desses setores está associado ao reajuste nos preços dos produtos vendidos em razão da inflação, aumento da taxa de juros e os reflexos da guerra na Ucrânia.

Números regionais

Ponta Grossa foi a cidade com maior crescimento no varejo no primeiro trimestre desse ano. As vendas na maior cidade dos Campos Gerais cresceram 5,51% nos três primeiros meses de 2022.

Na segunda colocação ficou Maringá, com crescimento de 5,35% no trimestre. Curitiba e Região Metropolitana ficaram na terceira posição, com 5,17% no trimestre. Já Londrina ficou com 4,14% no acumulado.

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