• Carregando...
Crédito: Pixabay.
Crédito: Pixabay.| Foto:

Janeiro é o mês mais movimentado das imobiliárias. Muita gente vem para Curitiba para começar uma faculdade, um novo emprego, vida nova, enfim. E aí, quando você se depara com 1239281321 opções, é preciso estabelecer critérios para peneirar melhor essa escolha e facilitar a vida.

Sem entrar na questão econômica da coisa, a escolha de um imóvel precisa ser bem pensada para não gerar frustrações e nem dor de cabeça futuramente. E para facilitar, pensei aqui em alguns pontos específicos que são super importantes. Vamos lá:

Qual a sua real necessidade?

Parece algo bem óbvio, mas nem sempre está esclarecido. Vai morar sozinho, com a família? Quantas pessoas vão morar com você? É um lar temporário? Numa cidade grande como Curitiba, localização e tamanho do imóvel são dois fatores que não andam juntos. A preferência por um critério ou outro vai depender da sua necessidade, o equilíbrio entre os dois também.

Vizinhança

Morar numa rua movimentada pode tirar um pouco do sossego se você for mais caseiro. E ter a farmácia, a quitanda e o supermercado a poucas quadras vai facilitar a rotina de quem é estudante, ou de quem é acostumado a fazer tudo a pé. O melhor é visitar a vizinhança antes e sentir o clima entre os moradores.

Posição e luminosidade

Todo mundo quer um apartamento bem iluminado naturalmente. Até porque tem lá suas vantagens: economia de energia, o imóvel fica mais arejado, a umidade diminui e até a sensação térmica pode ficar mais agradável. Um imóvel face norte garante iluminação o dia todo, manhã e tarde. Já um face leste tem o sol da manhã e fica mais fresco durante o período da tarde. E os virados para o oeste são iluminados pelo sol tarde – ficam mais aquecidos naturalmente.

Claro que o sol não vai iluminar todos os cômodos da casa, então é preciso dar preferência para a luminosidade na sala e quartos. Lavanderia, cozinha e banheiros podem receber menos luz — até porque os eletrodomésticos não devem receber sol o dia todo.

Sacadas e grandes janelas deixam tudo mais iluminado. Às vezes, uma edificação bem na frente da janela pode impedir a chegada da luz. Uma visita ao local em horários alternados, manhã e tarde, vai te dar mais certeza quanto a iluminação.

Ventilação

Nos apartamentos novos que estão no mercado, é muito corriqueiro ver os banheiros com ventilação forçada, quando não há janela. A preferência é sempre pela ventilação natural, que evita umidade e mofo. A mesma dica vale para as cozinhas, que precisam ser bem arejadas para liberar o cheiro do cozimento dos alimentos.

Mas tudo bem se a ventilação for forçada. Hoje no mercado existe uma variedade de exaustores, que podem ser instalados nos banheiros e deixam o ambiente mais arejado.

 

 

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]