• Carregando...
Diga adeus aos cupins do piso de madeira
| Foto:

Antes que a marcenaria chegasse em casa, fiquei super preocupada com o piso de taquinho que iria ficar embaixo dos móveis. Ausência de luz e pouco arejado — ideal para a proliferação de cupins.

Numa simples limpeza eu percebi que havia um pequeno vestígio de serragem no piso, bem pouco. Essa serragem fina é sinal de que o piso, ou a peça em madeira, está com infestação de cupim. Por isso, antes que o estrago seja grande, o ideal mesmo é tratar a peça.

O veneno que utilizei foi esse aqui, custa em torno de R$ 20 e rende aproximadamente de 7 a 10 m² por demão – o que varia dependendo da infestação. Foto: divulgação.

Sem a intenção de fazer propaganda do produto, esse é o veneno que minha mãe utiliza em peças de restauro. Então a indicação é confiável. O tratamento contra cupim com esse veneno dura aproximadamente uns 10 anos.

FAÇA VOCÊ MESMO

Em primeiro lugar — o produto é inflamável! O cuidado ao manusear deve ser extremo, assim como o uso de luvas de proteção e máscara, pois o cheiro é forte.

Com o produto, luvas e máscara, use uma seringa ou um pincel para aplicar o veneno na madeira. Limpe bem a superfície e nos lugares com pequenos buraquinhos, utilize a seringa para aplicar bem no interior da madeira. Mostro como na foto logo abaixo:

Aplicação de veneno de cupim com seringa. Foto: arquivo pessoal.

Pode fazer a aplicação depois com o pincel também. Neste caso, como havia uma infestação muito pequena, eu apenas utilizei a seringa mesmo. Aproveitei para aplicar em toda a extensão dos rodapés e frisos da madeira.

Depois de passar todo o veneno, termine o trabalho colocando uma folha de papel sulfite – pode ser outro tipo de papel também- e não mecha mais no local por pelo menos 48 horas. Se depois desse período você notar que há ainda um pouco se serragem, aplique novamente e aguarde mais 48 horas.

Finalizando a aplicação do veneno contra cupim. Foto: arquivo pessoal.

Depois do tempo esperado, é só retirar o papel do chão e pronto. Importante deixar bem claro que quando o veneno for aplicado é MAIS QUE recomendado deixar os animais domésticos bem longe do espaço. Não esqueça de usar luvas e guardar o restante do cupinicida num local seguro. Não utilize a seringa para outra função, nem o pincel e muito menos as luvas.

Numa próxima eu mostro para vocês o projeto de marcenaria!!

😉

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]