• Carregando...
Essa simples mesa de madeira para picnic vai se transformar na minha mesa de jantar. Foto: arquivo pessoal.
Essa simples mesa de madeira para picnic vai se transformar na minha mesa de jantar. Foto: arquivo pessoal.| Foto:

Ela deixa qualquer ambiente mais confortável, aquece. Engraçado é que, seja num espaço mais casual, ou clássico, numa decoração mais alegre ou mais séria, a madeira vai estar lá.

A combinação de linhas mais simples com a madeira mais crua traz uma proposta minimalista e basicona tão em alta agora. Sabe aquela linha escandinava? Então, por aí.

Eu ganhei essa mesa de madeira da foto da minha mãe. É uma peça bem básica. E gostei dessa proposta, queria deixar a sala de jantar bem leve, informal. Afinal, quero transformar esse ambiente num lugar para se fazer qualquer refeição. Unificar e otimizar os espaços sempre que possível.

A mesa já tinha sido mexida há um tempo e estava sem uso. Para dar uma repaginada, fiz uma limpeza rápida na peça, removendo poeira e algumas sujeiras que ela acumulou quando ficou guardada.

Acabei percebendo que a mesa tinha algumas manchas de tinta branca na base — sinal de que ela iria receber tinta nova mas a pintura não foi concluída. Como eu queria aproveitar esse desenho natural da madeira, resolvi lixar e remover toda essa parte de tinta.

 

Se você perceber, dá para ver que o pé da mesa ainda estava com tinta branca quando começamos a lixar. Foto: arquivo pessoal.

 

Peguei um fim de semana com meu pai e fomos para o apê lixar a bendita mesa. Achei que seria simples, pois só havia tinta na parte de baixo. Tudo bem, forramos com lona parte do chão — inocência achar que faria pouca sujeira — e começamos a lixar com a ajuda de uma lixadeira.

Resumindo: três horas lixando a mesa e mais uma hora para limpar o pó que se espalhou pelo apê todo. Pelo menos o espaço estava praticamente vazio.

 

Mesa lisa e preparada para receber verniz. Já o chão… vejam a quantidade de pó. Foto: arquivo pessoal.

 

Com a mesa já lixada, é a vez da aplicação do verniz. E a escolha do produto precisa ser bem planejada. Como essa é uma mesa para refeições, o ideal é que ela fique protegida para evitar manchas de bebida, água, gordura e alimentos.

Sobre o verniz e sua aplicação — que por sinal ainda não apliquei porque estou esperando um fim de semana de sol — comento em outro post. Até lá!

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]