i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Paulo Cruz

Foto de perfil de Paulo Cruz
Ver perfil

A liberdade é um direito radical. Coluna semanal

A era Bolsonaro e o desastre do conservadorismo brasileiro

  • Paulo CruzPor Paulo Cruz
  • 16/03/2020 20:38
Presidente Jair Bolsonaro cumprimentou manifestantes dos atos de domingo na área externa do Palácio do Planalto, em Brasília.
Presidente Jair Bolsonaro cumprimentou manifestantes dos atos de domingo na área externa do Palácio do Planalto, em Brasília.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

Estou convencido de que ainda é melhor falar a verdade, mesmo que isso me custe a vida. Pois você não encontrará em nenhum dos mandamentos de Deus ou da Igreja que um homem é obrigado, sob pena de pecado, a prestar juramento, se comprometendo a obedecer tudo o que lhe for ordenado por seu governante secular. (Franz Jägerstätter)

Em artigo publicado em 31 de maio de 2018, cujo título é “Uma carona na boleia da história, ou: reflexões sobre uma revolução brasileira”, por ocasião da famigerada greve dos caminhoneiros, que causou transtornos severíssimos à população e deixou no país um rastro de devastação econômica que chegou a R$ 50 bilhões – e que de nada adiantou, pois esses profissionais, por meio de seus sindicatos, continuam a ameaçar a sociedade –, evoquei o espírito revolucionário de Silva Jardim, o jornalista republicano que morreu nas lavas do Vesúvio, e que, durante a campanha ferrenha pelo golpe republicano, tripudiava das admoestações conservadoras de Joaquim Nabuco dizendo: “A revolução é como Saturno, devora os próprios filhos, observa sentencioso o Dr. Joaquim Nabuco, e aplicando uma velha frase. Ela foi aplicada, no seu sentido restrito, inalterável, à Revolução Francesa, visto que os que por ela trabalharam foram vítimas dos grupos dos novos partidos que se formaram, morto Danton às mãos de Robespierre, morto Robespierre às mãos da população. Mas não é o caso da Revolução Brasileira” (grifo meu). Ou seja, o radical jornalista acreditava que a revolução pregada por ele, que passava por lançar em total descrédito – com xingamentos e ataques pessoais constantes – não só a capacidade de governar da família imperial, mas sua moral, não tinha nada de semelhante à Revolução Francesa, que sob os brados de liberdade, igualdade e fraternidade, assassinou dezenas de milhares de pessoas. Para ele, “a nação brasileira não tem virilidade física e moral o bastante para produzir grandes sacrifícios em prol de uma transformação política no país”.

O fato é que o golpe republicano ocorreu sem derramamento de sangue, de modo sui generis, com um de seus principais agentes, o marechal Deodoro da Fonseca, gritando “Viva o imperador!” enquanto destituía a família imperial de seu governo e a despachava para o exílio; no entanto, além de a desolação ter sido quase total, com o arrependimento de muitos de seus líderes (como demonstro no artigo), o país nunca mais foi estável, atravessando as décadas de golpe em golpe até chegarmos a essa frágil democracia que vivemos.

Um conservador ou liberal jamais deveria compactuar com qualquer movimento revolucionário, seja de direita ou de esquerda

Meu artigo foi um alerta para muitos daqueles que insuflaram a greve dos caminhoneiros enxergando nisso uma maneira de capitalizar politicamente na desgraça do país – dentre estes, estava o então pré-candidato Jair Bolsonaro e seus principais apoiadores, inclusive o recém-falecido Gustavo Bebianno – à época, presidente nacional do PSL –, que subiu na carroceria de um caminhão e fez um discurso inflamado em favor de seu candidato. Aliás, vale um testemunho: a greve dos caminhoneiros foi o cisma definitivo de um grupo grande de amigos que se dividiu entre apoiadores e não apoiadores da candidatura de Jair Bolsonaro à Presidência. Para nós, um limite inegociável havia sido transposto – para além da difamação leviana perpetrada por um dos filhos do atual presidente, em 2017 (ano em que ele já estava em plena campanha) contra um desses amigos. Um conservador ou liberal jamais deveria compactuar com qualquer movimento revolucionário, seja de direita ou de esquerda. A comparação que alguns fizeram com a Boston Tea Party americana foi não só descabida como oportunista.

Posteriormente, em artigo publicado em 12 de julho de 2018, eu pedia paciência e me inspirava na história de Doutor Fausto, para alertar:

O fato é que a tentação pelo poder é um arquétipo antiquíssimo! Na tradição ocidental, remete a Adão e Eva e o fruto proibido; a troca da comunhão com Deus pelo conhecimento imediato (não mediado por Deus). E, desde então, a todo tempo, somos tentados pela ilusão de que somos capazes de suplantar as imperfeições inerentes a essa vida e, em geral, de modo inconsequente, depositarmos nossa esperança numa ideia, num grupo ou até mesmo numa pessoa. Em todo momento nosso senso de prudência é testado pela urgência de nossas aspirações imediatas. Se o mundo jaz no maligno, como diz a Bíblia – ou mesmo é uma cópia imperfeita de um mundo transcendente, como diz Platão –, então nosso desejo de que as coisas melhorem deve, necessariamente, ser mediado pela consciência de que somos limitados por nossas imperfeições.

Em artigo de 23 de agosto do mesmo ano, a temperança era o tema, e eu dizia: “Ter cautela diante do desconhecido e submeter nossas paixões ao escrutínio da razão é tudo o que precisamos para uma vida digna e virtuosa, não importando a que circunstâncias formos submetidos”. A temperança é uma das principais virtudes cardeais e também, podemos dizer, uma das principais virtudes conservadoras, pois, nas palavras do grande João Camilo de Oliveira Torres – infelizmente jamais lido pela imensa maioria dos atuais conservadores-cristãos-bolsonaro2022: “Podemos dizer que são as reformas contrarrevolucionárias, no sentido que Joseph de Maistre dava à expressão, no sentido de ‘o contrário de uma revolução’, não de uma ‘revolução ao contrário’ (O elogio do conservadorismo); e é impossível compreender essa máxima sem compreender, antes, a noção aristotélica de meio-termo, a temperança. Ainda em 2018, no artigo de 20 de setembro, evoquei a obra de Dostoiévski no sentido de vê-la como uma ode à liberdade. O próprio gênio russo se insurgiu contra os movimentos revolucionários de sua pátria, condenando o socialismo como uma “negação do sentido da realidade histórica”; afirmação à qual acrescentei: “Toda ideologia, seja de direita ou de esquerda, nega a realidade histórica, nega os pressupostos da liberdade e nega o princípio de falibilidade humana, pedras fundamentais da ordem da realidade – inclusive da realidade política. Nossa liberdade deve estar submetida à certeza de que não há soluções fáceis para a nossa condição no mundo, e só a plena consciência dos fundamentos da realidade pode nos livrar de sucumbir aos encantos ideológicos. Nem só de pão viverá o homem”.

Em 11 de outubro de 2018, após o resultado do primeiro turno da eleição, reafirmei, no artigo daquela semana, minha posição de que “só poderemos ser içados da cova abissal na qual nos encontramos com a ajuda de Deus e de um redirecionamento cultural que só será possível mediante um trabalho paciente e persistente de professores, escritores, artistas, jornalistas etc.; mas, sobretudo, de uma sociedade comprometida com aquilo que T. S. Eliot chamou de ‘coisas permanentes’. Os políticos são acessórios, muitas vezes desagradáveis, nesse processo”. E mais: afirmei que “o intelectual que sucumbe à paixão política mostra-se motivado por uma espécie de ‘revolta egofânica’ (termo de Voegelin), pois, em estado de ‘obsessão libidinosa’, tenta moldar a realidade a seus esquemas, apostando no imediatismo que, ideologicamente, o beneficia. E, então, aquele que é chamado a ponderar o arrebatamento das massas sucumbe ao seu alarido. O homem maduro (spoudaios) de Aristóteles é trocado pelo intelectual orgânico de Gramsci”.

A dois dias do segundo turno da eleição, analisei o desmantelamento da oposição PT-PSDB e o desespero da oposição que mal compreendia o que estava ocorrendo, e que uma mudança de direção estava em curso – se ideológica ou não, tanto fazia diante da total inépcia daqueles que, mesmo testemunhando o resultado dos descalabros da era PT, não viam o tsunami popular que se avolumava diante deles sem qualquer controle institucional; que “o que acontece hoje, no Brasil, em relação a toda essa corja política e intelectual que temos é que, após mais de 40 anos derramando ideologias sobre a cabeça do povo brasileiro – sobretudo das periferias –, sem qualquer preocupação com as reais necessidades das pessoas; de décadas tentando substituir seus valores por discursos persuasivos e desagregadores – para, através disso tudo, dominar pelo assistencialismo e pela escravidão ideológica dos ressentidos –, a sociedade surtou e percebeu que a promessa de um mundo melhor se mostrou, na verdade, um projeto de dominação total e perene”.

Minhas expectativas se confirmaram e Jair Bolsonaro foi eleito em 28 de outubro de 2018, com aproximadamente 58 milhões de votos. O que eu disse, então? Na semana seguinte, o título do artigo provocava uma inversão de perspectiva: “O que esperar dos governados por Bolsonaro?” Mais uma vez minha posição é exposta de maneira inequívoca, e a escolha que fiz para ilustrá-la foi de ninguém menos que o escritor Thomas Mann e sua campanha contra o nacional-socialismo num programa de rádio transmitido, desde o exílio, pela BBC de Londres. Mann denunciava que a liberdade do povo alemão, que elegeu Hitler, não era real, mas uma espécie de “egoísmo popular” e “individualismo obstinado”, e que “um povo que não é livre internamente e responsável por si mesmo não merece a liberdade externa; não pode falar de liberdade. E quando precisa dessa sonora palavra, então a emprega erroneamente”. Mann descreve aquilo que Eric Voegelin irá analisar em profundidade em sua obra inescapável para o nosso tempo, Hitler e os alemães, onde nos apresenta um dilema:

Se Hitler era estúpido ou um criminoso, e o povo votou nele em manadas, então o povo também deve ter sido estúpido e criminoso. Mas isso não é possível, então Hitler não era estúpido nem criminoso. A outra possibilidade, o ponto que está sofrendo resistência, é que talvez um grande número de alemães, talvez a grande maioria, eram de fato extraordinariamente estúpidos, que, em matéria política, um grande número ainda seja, e que o que vemos aqui seja uma situação de apodrecimento intelectual e ético que, de fato, fundamentou a ascensão do fenômeno de Hitler. Não é apenas um problema alemão. É um problema internacional.

A era Bolsonaro representa um total desvio do conservadorismo que buscávamos antes de sua meteórica ascensão. Trata-se de um reacionarismo ideológico e perigoso

Ou seja, a eleição de Hitler era culpa consciente do povo, e não era possível tergiversar dessa responsabilidade. No mesmo artigo trago Platão para o debate, pois, em seu conceito de democracia, seria necessário um programa de educação que evitasse que a população caísse nas armadilhas da tirania. E, para não dizer que tenho algum tipo de birra com o bolsonarismo crescente, cito um dos artigos mais brilhantes de ninguém menos que Olavo de Carvalho, “O orgulho do fracasso”, em que nos diz que são “o pragmatismo grosso, a superficialidade da experiência religiosa, o desprezo pelo conhecimento, a redução das atividades do espírito ao mínimo necessário para a conquista do emprego (inclusive universitário), a subordinação da inteligência aos interesses partidários, tais são as causas estruturais e constantes do fracasso desse povo”; do nosso povo. E eu mesmo arremato, dizendo que:

Os cinco pontos levantados por Olavo podem ser encontrados em cada iniciativa messiânica que surge em nossa experiência pessoal e pública – bem como em nossa política. Somos sempre empurrados para uma noção errônea de que o progresso ou o conserto de determinada situação desfavorável cabe num slogan cuja aplicação levará, invariavelmente, à resolução de nossos problemas mais profundos. Nossa religião, há muito, tornou-se uma tentativa vã de manipular o sagrado em nosso favor – quando não, de mantê-lo longe de nossas decisões claramente reprováveis. O conhecimento, quando esse afã pragmático rasteiro e apressado toma o lugar da reflexão, é demonizado, tido como algo elitista. E, por fim, todo o brilhantismo de muitos decai e se submete à mera busca por um lugar ao sol –  ao centro de poder e influência.

Terminei o ano sugerindo uma reflexão, em 28 de dezembro, sobre o tipo de príncipe que escolheríamos para nos orientar, o de Maquiavel ou o de Antoine de Saint-Exupéry. A proposta do governante maquiavélico é clara, e uma citação, retirada do artigo, pode nos esclarecer. Diz Maquiavel: “Todos concordam quanto é louvável que um príncipe mantenha sua palavra e viva com integridade, não com astúcia; todavia, em nossa época vê-se por experiência que os príncipes que realizaram grandes feitos deram pouca importância à palavra empenhada e souberam envolver com astúcia as mentes dos homens, superando por fim aqueles que se alicerçaram na sinceridade”. Ou seja, o príncipe que Maquiavel nos apresenta é um manipulador contumaz, em cuja palavra não devemos confiar. Por outro lado, o príncipe de Saint-Exupéry é pautado por outros ideais, pois “para o monarca criado pelo filósofo florentino, ‘é bem mais seguro ser temido que amado’; mas o príncipe de Saint-Exupéry, mesmo diante da serpente e sentindo medo, não se desespera, pois confia que maior é o amor – e através dele podemos contemplar as estrelas e nelas vermos o Príncipe da Paz”.

Em 2019 não desisti de, vez por outra, manifestar minha opinião em relação à nossa realidade atual. Artigos como “A sedução da ‘nova era’”, de 11 de janeiro; “Atração fatal”, de 21 de janeiro; “O texugo, a ideologia e o exemplo romeno”, de 27 de maio; e “A era dos alaridos”, de 16 de setembro, por exemplo. Em todos procuro ponderar a posição conservadora, pautada naquele ideal burkeano tão bem adaptado por aqui por homens da envergadura João Camilo de Oliveira Torres, e do liberalismo histórico, tradicional no Brasil desde o século 19, na figura de intelectuais ilustres como Visconde de Cairu, Antônio Pereira Rebouças, Joaquim Nabuco e Antonio Paim. Não tenho me posicionado de acordo com meus interesses circunstanciais, pois, no momento, não tenho interesse em cargos públicos para além do que já exerço como professor do ensino básico.

Não era hora de tocar lira enquanto Roma pega fogo. Mas Bolsonaro o fez, com direito a dancinha, selfies, chutes em pixulecos e acenos

Portanto, como podes ver, caríssimo leitor, sempre procurei manter a coerência para com o que acredito, e acho engraçado quando pessoas dizem que estou “em cima do muro” ou sou “isentão”. Minha posição é crítica, como foi nos governos anteriores; minha posição está definida desde o início, foram os outros que mudaram em busca de vantagens. Não tenho pretensão de elogiar um governo por fazer o seu trabalho; nem de salvar o Brasil depositando minha esperança em políticos – ou na política partidária. Diante do exposto, não tenho nenhum problema em afirmar, categoricamente, que nesse fim de semana vi minhas expectativas começarem a se concretizar de maneira assombrosa. A era Bolsonaro representa um total desvio do conservadorismo que buscávamos antes de sua meteórica ascensão. Trata-se de um reacionarismo ideológico e perigoso, que vem, a cada dia, mostrando suas garras. E, infelizmente, vem ao encontro da mentalidade ainda sebastianista do brasileiro. O comportamento das pessoas que, nesse último fim de semana, saíram às ruas numa atitude de confronto com as instituições democráticas que, gostemos ou não, existem para que haja equilíbrio entre os poderes, são um exemplo de como nos afastamos daquilo que era a política da prudência – pregada, inclusive, por muitos intelectuais que hoje cerram fileiras com o autoritarismo que já nos domina. Histeria e devoção são as palavras mais apropriadas para descrever o que vi. E o principal agente da desordem espiritual e social dessa gente me parece ser o maior interessado nela: o presidente da República.

Ao sair para saudar os manifestantes – diante de um problema gravíssimo de saúde pública que pode não só infectar muitas pessoas como também colapsar o sistema de saúde do país –, Jair Bolsonaro, estando ele mesmo com suspeitas de estar infectado com o Covid-19, deu um passo, provavelmente sem volta, em direção à total apropriação pessoal do Estado brasileiro e de confronto com a ordem institucional e pública; tudo isso em nome de um projeto de poder autoritário baseado numa miragem de maioria popular que não se refletiu nem nas urnas, uma vez que, fora os que votaram em seu adversário, a quantidade de votos nulos e brancos da eleição que o elegeu passou dos 30%. O absurdo silêncio institucional em relação à morte de Gustavo Bebianno, um dos principais articuladores de sua campanha e um dos ministros mais importantes do início de seu governo, transformado em inimigo repentinamente, já havia me parecido um ato de total desrespeito ao cargo que ocupa, um exemplo do perverso patrimonialismo que nos persegue há séculos. Ir às ruas nessas circunstâncias foi esticar a corda da democracia ao seu limite.

Desse modo o presidente desafia frontalmente as instituições da República, transforma em pessoal uma disputa com o Congresso que deveria se dar nos termos meramente políticos (termos que ele conhece muito bem, pois foi deputado por 30 anos), desobedece a recomendação de seu próprio ministro da Saúde, e, tal qual o príncipe maquiavélico, rompe com a palavra empenhada – que advertia para que a população não fosse às ruas – e ele mesmo se transforma num possível propagador da doença que já causa desastres socioeconômicos em muitos países. Mesmo que a doença não tenha essa propagação toda no Brasil, o caos econômico – previsto mesmo antes da pandemia, é bom lembrar – tende a se intensificar de maneira devastadora. Não era hora de tocar lira enquanto Roma pega fogo. Mas ele o fez, com direito a dancinha, selfies, chutes em pixulecos e acenos enquanto, da rampa do palácio, ouvia gritos pedindo o AI-5. É tudo muito assustador, e só estamos no início do segundo ano de seu governo.

Como brasileiro, o que me resta é pedir que Deus tenha misericórdia de nossa nação, dominada por pessoas que O honram com os lábios, mas mantêm o coração nas trevas.

Conteúdo editado por:Marcio Antonio Campos
129 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 129 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • K

    Kenji

    26/06/2020 17:25:19

    Lido o artigo com certo atraso, só posso dizer que este tempo serviu para fortalecer a assertividade do artigo. Parabéns Professor Paulo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Handel Lopes

    06/06/2020 13:58:20

    Excelente artigo, Paulo. Você é um verdadeiro conservador, mas antes disso, um cristão. Fizeram de Bolsonaro um bezerro de ouro para ser adorado; ou melhor, um jumento de ouro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edgard de Araujo Salles Junior

    04/06/2020 23:57:01

    Só hoje, 4 de junho, leio seu artigo. Como sempre, equilibrado e erudito. No entanto, sou obrigado a algumas considerações. Não entendo serem as manifestações contraas instituições, mas contra as pessoas que as ocupam. Quem desrespeitaas intituições são seus próprios membros. O Congresso não representa adequadamente nossa população. Basta acompanhar o Fernão Lara Mesquita em seu blog o Vespeiro para entender. Voto distrital com recall neles! Há mais de 30 anos nos presenteiam com casos intermináveis de corrupção e raramente votam de acordo com o interesse nacional. O stf com seu furor legislativo e autoritarismo afasta-se totalmenteda defesa da Constituição.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    kalebe

    12/04/2020 16:15:30

    Jair Bolsonaro foi eleito por vários grupos. O eleitorado dele não é um bloco homogêneo. Alguns votaram por ele ser cristão, outros por ser militar, outros por causa de influências intelectuais, outros porque o consideravam o menos pior. O mau caráter Paulo Cruz quer convencer o leitor de que todo eleitor de Bolsonaro é igual. Que todo mundo diz amém para tudo que ele faz ou diz. Mesmo a crítica ao presidente por cumprimentar os manifestantes não é totalmente sensata. O que dizer dos políticos que foram para a inauguração da CNN no Brasil, mesmo com riscos de contaminação? Por que só Bolsonaro é criticado? Paulo Cruz é um picareta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    luca lucas

    27/03/2020 1:10:01

    Nunca li um texto do autor desse texto , mas fui ver seu histórico aqui e quase ninguém lê , pela quantidade de comentários , acabei tomando conhecimento dele através do podcast em que ele tenta criticar Constantino e Fiuza e tomou uma resposta a altura . O pouco que ouvi dele , deu pra perceber que é um socialista que vive numa bolha , parece ser funcionário publico e não sabe o que é a vida da massa brasileira que trabalha duro pelo pão de cada dia . Formado numa especialidade que o brasileiro comum e ate as classes medias altas e baixas precisam a todo momento , FILOSOFIA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Júlio

    22/03/2020 23:47:14

    Não concordo com a posição adotada pelo pelo culto e nobre jornalista! O Presidente jair Messias Bolsonaro é uma pessoa espontânea e montou um ministério de ponta que no momento de crise está tomando as medidas necessárias para melhor atender a população! No mais, o país deixado pelo governos do PT está devastado pela corrupção e incompetência do serviço público que não funciona!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Schuwinski

    22/03/2020 23:27:16

    Paulo Cruz, você parece mulher de malandro - gosta de apanhar! Num podcast feito há dias, você levou um tremendo 'baile' intelectual de Fiuza e Constantino! Jornalismo de verdade não se faz defendendo bandidos políticos e apelando para o baixo nível argumentativo! Mostre que você entrou na faculdade por méritos próprios, rapaz!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Felipe Arnt

      ± 17 minutos

      #magoado

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FERNANDO BITTENCOURT VARGAS

    22/03/2020 15:31:49

    O artigo é uma análise fundamentada. O bolsonarismo não é conservador, não é liberal, nunca foi, e ao contrário é disruptivo. O que se vê é uma direita reacionária, obtusa, fanática, um culto ao grande líder, uma cegueira ideológica. A história é cheia de caudilhos assim. Dizem combater o comunismo e o socialismo, e não conseguem entregar um capitalismo que funcione.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rosa vermelha

    22/03/2020 11:30:26

    Muito interessante sua trajetória temporal apresentada relativa a sua lucidez em apontar as reflexões ao olhar os personagens e seus papeis no estado brasileiro... continue com luz e sabedoria

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Laudicéa Batista Macêdo

    19/03/2020 12:55:15

    Lendo o artigo do professor Paulo Cruz, me lembrei da frase do Barão de Itararé: ( DE ONDE MENOS NÃO SE ESPERA E QUÊ NÃO SAI NADA MESMO)

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo

    19/03/2020 10:54:45

    Eu nunca entendo nada que esse colunista escreve... talvez eu até seja um analfabeto funcional sei lá.. palavras difíceis, textos longos, enfim desisto de ler no começo... só que ele é sempre elogiado... É não... Era... hoje ele tocou na ferida, cutucou onça com vara curta....kkkkkk falou mal do Bolsonaro e tá levando lenha... já era de se esperar...kkkkk

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Felipe Arnt

      ± 15 minutos

      “Ui, não fala mal do mito”... cresce.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Rocha Passos

    19/03/2020 3:20:24

    Partilho do pensamento exposto no artigo sobre "povo estúpido e criminoso " e "do apodrecimento ético e intelectual" de Eric Voegelin. Exatamente por sermos manipulados desde o século XIX, com interesses da elite sempre acima dos da nação, que nos fizeram estúpidos e criminosos (matamos 50 mil pessoas por ano), é que passamos por esse processo de quebra de paradigmas. Pode não ser o ideal, mas é o melhor que temos. E se tiver que repetir, assim o faremos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo di Lorenzi da Silva

    19/03/2020 0:21:23

    Muito bem artculado e argumentado mas acredito exagerado, não podemos desejar perfeição e não podemos alegar enganação. O Presidente Bolsonaro pode ser criticado por muitas coisas mas não por falsidade, tudo estava as claras e só não viu quem não quiz. Votei e votarianovamente em Jair Bolsonaro, voto útil que. Os livrou de problemas e ideologias muuuito mais nefastas

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo Udo Zeviani

    19/03/2020 0:13:26

    TExto longo, repetitivo, cansativo. Além de pouco objetivo, ficou se citando. Texto ruim. Poderia ter sido muito mais objetivo e dito o que queria logo de uma vez. Criticar o governo? Beleza brother, direito seu e a gente lê o que você escreve, mas cometeu erros demais. Hitler nunca foi eleito a nada. Ele perdeu as eleições e Hindenburg o convidou a ser chanceler. Isso é só um pilar destruído do seu castelo de cartas. Fraco, fraco, fraco.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RoCS

    18/03/2020 23:48:24

    Sem paciência de ler tanta baboseira... Fui direto para o fim: "Como brasileiro, o que me resta é pedir que Deus tenha misericórdia de nossa nação, dominada por pessoas que O honram com os lábios, mas mantêm o coração nas trevas." Piorou... mais besteiras.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wellmil_live

    18/03/2020 23:26:03

    O povo foi às ruas independentemente do Bolsonaro apoiá-lo ou não. Haveria manifestações com ou sem Bolsonaro ... essa é a realidade que o nobre escritor, que tem o meu enorme respeito , desconsidera em seu belo texto. O apoio ao Presidente deriva da qualidade das ações do ponto de vista das pessoas comuns que não mais dão audiência à pseudo-intelectuais ou falsos jornalistas que afastam-se da realidade e da verdade a fim de impor a NARRATIVA que lhes convém

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joe araujo

    18/03/2020 22:00:24

    Alinhar sutilmente o que está acontecendo no Brasil com o que aconteceu na Alemanha de Hitler é um descalabro. Como esses vermelhos destilam veneno. Em nada ajudam o país a sair do buraco em nós enfiaram nós últimos 14 anos. Não falou que em 14 meses do novo governo não tivemos um único caso de corrupção no novo governo. Nem que o país está melhorando em todas as áreas, internas e externas. Como a Gazeta tem um comunista deste perfil? Destrutivo, negativista, venenoso. Ao lado de outros esclarecidos. E não se trata de opiniões diferentes. Hitler uma ova. Energúmeno.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURO FONSECA DE MACEDO

    18/03/2020 21:56:54

    Gazeta, um dos piores artigos que li neste jornal. Péssimo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joe araujo

    18/03/2020 21:49:02

    Alinhar sutilmente o que está acontecendo no Brasil com o que aconteceu na Alemanha de Hitler é um descalabro. Como esses vermelhos destilam veneno. Em nada ajudam o país a sair do buraco em nós enfiaram nós últimos 14 anos. Não falou que em 14 meses do novo governo não tivemos um único caso de corrupção no novo governo. Nem que o país está melhorando em todas as áreas, internas e externas. Como a Gazeta tem um comunista deste perfil? Destrutivo, negativista, venenoso. Ao lado de outros esclarecidos. E não se trata de opiniões diferentes. Hitler uma ova. Energúmeno.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Plínio

    18/03/2020 21:45:43

    Em que pese o texto bem escrito e bem argumentado, acredito que o autor não desceu as profundezas do abismo para entender o Inferno de Dante. O que deve fazer um povo cansado de ser morto por um celular ver um Congresso que favorece o criminoso? Recorrer as forças ocultas do general Golbery? O que deve fazer se aprova um presidente para governar em um semi presidencialismo? E quando sua ultima instância, o STF, é contra sua vontade? Antes de comparar este povo aos alemães, talvez devesse entendê-lo como uma Tereza cansada de guerra; e de perder. Por que ele deve respeitar instituições que, pagas por ele, não o respeitam? O buraco é mais embaixo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo

    18/03/2020 21:32:41

    Não me convence. Apesar da pompa, o texto não apresenta razões para sustentar a sua tese; o que se vê é um emaranhado de expressões de sentimento em meio a referências aleatórias e desconexas ao que deveria ser o argumento central. Lançam-se contra o presidente e seus apoiadores rótulos infamantes e chega-se até a descer ao nível baixíssimo da comparação, mais ou menos velada, mas nada fundada, a Hitler. No que consistiria o "reacionarismo" de Bolsonaro? Qual seria o "conservadorismo" por ele traído e por quê? Onde está seu alegado autoritarismo? O autor não o diz, e dá como premissas evidentes uma série de chavões e preconceitos que são consenso na bolha "progressista". Muito conservador...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo

      18/03/2020 21:40:36

      O comentário acima é apenas uma brevíssima análise sobre as fragilidades do texto. Minha opinião (a qual não conta com mais do que os 700 caractéres daqui para ser emitida, quem dirá devidamente fundamentada!) é de que, de fato, o GOVERNO tem, nalguns momentos, se desviado do conservadorismo – mas não por ser "reacionário", e sim "progressista"! Assim, p. ex., certas políticas feministas do ministério da Sra. Damares e várias campanhas publicitárias do MJSP (isso para não falar da Regina Duarte...). Em todo o caso, não estou convencido de que isso constitua propriamente uma traição ao conservadorismo. Creio que sejam apenas desvios pontuais, mais ou menos aceitáveis...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Miguel

    18/03/2020 21:18:40

    Tão inteligente, tão letrado, tão preparado e tão articulado. Escreveu, escreveu, escreveu e rodeou e rodeou, pra dizer o que todo intelectual de esquerda não para de falar . Paulo Cruz é como aquele atleta campeão de atletismo que corre muito, corre muito bem, mas corre fora da pista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Julio Cesar Mendes de Oliveira

    18/03/2020 20:49:39

    É difícil assinar um jornal e ver tamanha baboseira. A mente da esquerda é muito pequena e obtusa. Só enxerga o que eles podem. É melhor ele se ater ao seu mundinho socialista e parar de opinar sobre o que ele não entende.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sr. Walker

    18/03/2020 20:47:52

    Texto muito chato, li até onde meu espírito suportou, de verdade não cheguei à metade. Vou ler sobre a pandemia do coronavírus que é melhor. Meu Senhor!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Elza Janzen

    18/03/2020 19:54:33

    Bem escrito, apesar de que, mesmo crítico, temos que ver as coisas de forma pragmáticas também - no que Maquiavelli me parece atual. Aliás, achei a comparação com Hitler um pouco infeliz, como sempre, não acho essa uma boa comparação. Porém acho sua crítica justificável, mas existem fatos que não se pode deixar de fora e a pergunta seria, se não o presidente atual, quem então estaria em seu lugar? A resposta me da tremedeiras. A verdade é que estamos fadados à "caminhada no Vale das trevas" enquanto nós colocarmos toda nossa fé em Messias políticos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Alexandre Souza

      18/03/2020 20:18:46

      Boa!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LEONARDO RIBAS GOMES

    18/03/2020 19:33:56

    O Paulo me parece um cara coerente, até invocar o amigo imaginário. Neste jornal, me parece que acreditar no amigo imaginário é fundamental para conseguir emprego. Claro que o amigo imaginário deve ser o mesmo, não pode ser alá. O Paulo menciona a biblia como se fosse um livro sério, como costumes e moral do ser humano. Certamente irá abdicar do texto em si, em pró da ïnterpretação", ou melhor dizendo, a adaptação das beisteiras bíblicas ao mundo dos costumes atuais. Enquanto qualquer parcela de igreja estiver impregnada na politica ou no próprio jornalismo, a discussão me parece de crianças de escola sobre se papai noel existe.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Miguel

      18/03/2020 21:23:00

      Quanta asneira!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Mauricio

    18/03/2020 19:25:33

    Os alienados de plantão que abaixo tecem comentários negativos e pejorativos sobre este editorial, o fazem porque simplesmente são alienados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Cavalcante

    18/03/2020 19:10:43

    Colunista de mierda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gustavo Augusto Druziki

    18/03/2020 18:55:43

    Cara, sério. Eu não consigo entender como uma pessoa que se diz jornalista distancia-se tanto da verdade, sabe-se lá com quais intuitos, ou que grau de demência é necessário para tal, viver a vida ganhando para isso. O Brasil não tem jeito mesmo. Pu-t--ta arrependimento de ter perdido tempo lendo esta baboseira.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gustavo Augusto Druziki

    18/03/2020 18:53:22

    aonde você viu que o presidente tem disputa pessoal com o congresso ? Você não assistiu a entrevista do presidente onde ele convoca Maia e Alcolumbre a reunirem-se com ele para fazer a vontade DO POVO e não a deles ? Se isso não é democracia , o que é ? foi O POVO que percebeu que o congresso estava e está sabotando um presidente eleito com milhões de votos em um regime PRESIDENCIALISTA. O povo FOI a rua para deixar um recado claro ao congresso: apoiem o governo. O presidente TÃO SOMENTE foi cumprimentar manifestantes que estavam exercendo nada mais nada menos do que a democracia GARANTE: manifestando sua OPINIÃO. E para saber mais, ele não estava, como comprovado pelo 2o. exame, infectado

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gustavo Augusto Druziki

    18/03/2020 18:49:54

    Política da prudência segundo o autor: fazer as vontades de um congresso que gostava de governar e consumir os recursos da nação por motivos eleitoreiros e próprios. Enfia essa sua política da prudência onde bem lhe convier, elegemos o homem exatamente para acabar com o nome bonito que você dá a um monte de m-eer---da.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gustavo Augusto Druziki

    18/03/2020 18:48:09

    Quanto mais inconfessável o objetivo do autor, mais voltas dá para tentar justificar o injustificável. Pobre mente atormentada !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo

      18/03/2020 21:56:36

      Muito bem observado.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cybele castro

    18/03/2020 18:32:50

    Kkkkk...agora a pandemia é culpa da direita? Lembre- se de onde ela veio, petralha!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Oriovaldo Palmeiro Ribeiro

    18/03/2020 18:23:50

    Fui à manifestação do dia 15 em Curitiba e não acho que esta tenha contribuído para a proliferação do coronavirus porque aqui o número de casos ainda era muito pequeno e continuam havendo aglomerações em"shoppings" e supermercados(em recintos fechados). Não foi uma manifestação contra o Congresso e o STF mas contra os maus congressistas e maus Ministros do STF. O nosso sistema, referendado democraticamente, é PRESIDENCIALISTA. Não aceitamos que parlamentares com votação irrisória promovam-se a PRIMEIRO MINISTRO. Discordo da atitude do Presidente não respeitando o isolamento a que se devia submeter.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Goncalves

    18/03/2020 17:57:33

    PÉSSIMO TEXTO. Bem tipico de JORNALISTA DE ESQUERDA. MAS o Choro é LIVRE

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VITOR

    18/03/2020 17:08:49

    Excelente texto. A postura do presidente demonstra seu desprezo não apenas pelos adversários, pelos outros poderes e pelos valores democráticos. Mostra também seu desprezo pelo próprio governo. Fica evidente que seu compromisso é apenas consigo mesmo. Seu objetivo é unicamente afrontar a todos que supostamente o diminuam e alimentar sua imagem diante daqueles que já o adoram. Mais personalista impossível.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    18/03/2020 17:07:43

    Realmente um texto em que o colunista busca uma retórica que comprove a sua ideologia, mas compromete a sua própria ideia citando dados históricos que não tem qualquer comparação com os fatos atuais. Muito menos textos que reconhecidamente são obras que perderam a sua atualidade no mundo moderno. O mundo mudou, os conceitos se transformaram mas a ideologia da esquerda, aquela do socialismo progressista, continuam retrógradas. E uma dica ao autor: se acha que seu texto pode ser confuso e prolixo como um voto de ministro do STF, em breve ninguém mais se incomodará em iniciar a leitura dos seus textos. E esta comparação com Hitler......foi medonha.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Batista Siqueira

    18/03/2020 16:49:37

    Estamos em tempos complicados. Tanto a direita quanto a esquerda estão entregues a delírios de fanáticos de baixíssima cultura. É um prazer saber que pessoas como Paulo Cruz têm coragem e coerência e insistem em "clamar no deserto". O destino reservado às cassandras nunca foi invejável na história, mas você será reconhecido, Paulo. Tenha fé e persista. Parabéns.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Cybele castro

      18/03/2020 18:34:10

      Fé pra comunista? Rs

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FABIO MAC

    18/03/2020 16:44:21

    legal mesmo era manter a cleptocracia do pt e sua nefasta politica de estagnação haja vista que o recado nas eleições foi que PT E ESQUERDA NAO E BEM VINDA ! e infelizmente ou felizmente BOLSONARO foi o unico candidato com força para vencer ! ha de se levar em conta o nexo causal do atual momento.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EDUARDO

    18/03/2020 16:43:16

    Se Bolsonaro tem o "coração nas trevas", onde estão os corações dos **** politicos que infestam e corrompem a nossa Democracia? Pelo amor de Deus, Paulo! Menos, menos, bem menos!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EDUARDO

    18/03/2020 16:38:05

    Tentar comparar a eleição de Hitler, pelo povo alemão, com a de Bolsonaro, por nós brasileiros, é de uma tolice inaceitável! Uma desonestidade intelectual, que só se justifica no âmbito da "militância"! Nota zero, para esse arremedo de "ensaio acadêmico"!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Cybele castro

      18/03/2020 18:35:03

      Para o jornalista tolinho; HItler era do partido dos trabalhadores! Vá estudar

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antonio Cousseau

    18/03/2020 16:20:52

    DESASTRE É O NOBRE JORNALISTA QUE DIZ. SE NÃO FOSSE O CONSERVADORISMO COMO OU ONDE ESTARIA A SUA FAMÍLIA? GRAÇAS A DEUS POR SERMOS LIBERAIS E CONSERVADORES.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DELMO FONSECA

    18/03/2020 16:14:47

    O autor tem a pretensão de fazer uma análise da atual conjuntura política, porém demonstra incompetência. Ele parte do princípio de que no Brasil o conservadorismo é um fato consumado, o que não é verdade. Em meio a uma guerra cultural, pressão de todos os lados, exigir prudência e sofisticação de um homem como Bolsonaro é desonestidade intelectual. Quem votou nele não se enganou, embora admita que certos arroubos sejam desnecessários. O conservadorismo no Brasil está em construção e certamente o autor sabe disso, mas é melhor pagar de isentão e jogar para a torcida dos inteligentinhos do que admitir que apesar de tudo o Brasil está melhor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sebastião Ricardo Mascarenhas Carneiro

    18/03/2020 16:12:08

    Cruz, gosto da sua escrita; mas lembrando o Bolsonaro foi a favor da greve dos caminhoneiros devido as condições de trabalho. Em seguida ele Reforçou a importância de não ficamos reféns dos mesmo, buscando Ativar as Linhas Férreas, esquecidas por todos no congresso O ministro Tarcísio está se empenhando em fazer essas mudanças. Li o livro Hitler e os Alemães e não considero nenhum pouco os bolsominios comparado as suas citações. Quero um Brasil melhor, mas esse congresso, não quer as Reformas. Simples assim.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leandro Bezerra

    18/03/2020 15:56:44

    Gazeta mais uma vez com seus colunistas militantes....cada vez mais dificil manter minha assinatura.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Cybele castro

      18/03/2020 18:35:58

      Tb estou repensando...só o clube não compensa nao

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Almir Furtado Campos

    18/03/2020 15:36:07

    Mais um esquerdopata que torce para o país retroceder.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Natalin

    18/03/2020 15:16:50

    mais um comunista despejando besteiras e sendo pago com meu dinheiro que assino esta droga de jornal. Já pedi duas vezes para cancelarem minha assinatura e este povinho comunista da gazeta do povo se faz de bobo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Roberto

    18/03/2020 15:03:50

    "Bolsonaro, dê um alô aos CACs!" "Cacs, ano que vem será tudo diferente! Menos burocracia e porte de arma para todo mundo!" Passados um ano e três meses, o exército ignora os decretos e legisla por portarias ilegais, inventou um monte de regras e dificuldades que não exisitiam. A vida dos cacs está muito pior que na época da Dilma, por incrível que possa parecer. Se esse cara não consegue mandar no exercito, ele esta comandando o país?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ARAINA HULMANN BATISTA

    18/03/2020 14:45:03

    Parabéns

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Antonio de Arruda Meyer

    18/03/2020 14:43:06

    Não tenho a cultura do articulista, mas acredito que é muito fácil jogar pedras. Ele aponta o problema, segundo ele há bastante tempo, mas qual a solução? Jogar pedras é fácil mas, da crise moral que o Brasil vinha se nâo fosse Bolsonaro seria o PT de novo, da mesma maneira que, em 2020 talvez estejamos nesse dilema novamente. Qual o político, de centro ou de direita confiável? Não vejo as manifestações de domingo como vê o articulista. se não houvesse o coronavirus com certeza haveria milhões nas ruas pois ninguém mais aguenta esse legislativo, esse judiciário e candidatos da direita. Joice e Frota são os maiores exemplos, prova viva que mudanças democráticas não vão acontecer nunca.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Diego Leite de Oliveira

    18/03/2020 13:51:16

    Ótima análise!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • G

      Goncalves

      18/03/2020 14:04:28

      Pessima Analise. Percebe se até pelo curriculo. Mas um Petista frustrado@!!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Felício Turrão

    18/03/2020 13:40:06

    Se o conservadorismo não tivesse perdido força para a PuTaria essa **** de globalização não teria destruído o planeta com vírus com alto poder de transmissão vindo da **** do país comunista que cagou no planeta e tem apoio da **** da Rússia, pais mais incompetente da face de terra.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      Juliano

      18/03/2020 14:07:10

      Ah, agora a China é comunista. Qdo tá td indo às mil maravilhas, trata-se de um país capitalista kkkkkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    chico

    18/03/2020 13:36:18

    Olho a esquerda a direita e ao centro e não vejo um país preparado para a democracia.Vejo gangues atrás do dinheiro do contribuinte

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Allan Jose Alves

    18/03/2020 13:30:59

    Paulo Cruz !!!! Bom mesmo eram os ano com a Dilma estocadora de vento ou com Lulopetismo e sua creptocracia, governo de ladrões para os íntimos. Desastre conservadorismo ? Que ridículo nunca tivemos voz neste pais. Bolsonaro é a centelha que precisávamos para literalmente tomarmos as ruas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Allan Jose Alves

    18/03/2020 13:30:39

    Paulo Cruz !!!! Bom mesmo era os ano com a Dilma estocadora de vento ou com Lulopetismo e sua creptocracia, governo de ladrões para os íntimos. Desastre conservadorismo ? Que ridículo nunca tivemos voz neste pais. Bolsonaro é a centelha que precisávamos para literalmente tomarmos as ruas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    antonio sergio ferreira baptista

    18/03/2020 13:20:38

    Mais um "isentão" incapaz de entender que o fato de Bolsonaro sair à rua (seus exames deram negativo para o coronavirus) nada significa do ponto de vista epidemiológico enquanto milhares de pessoas andam em ônibus superlotados e trens suburbanos ou metrôs. No seu afã de criticar Bolsonaro ( morrendo de medo de que as pessoas pensem que ele está "apoiando" um governo de direita) pensa que TODA a manifestação pedia a volta do AI5. Como é o nome disso? DESONESTIDADE INTELECTUAL. Deveria ter mais vergonha na cara.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joao cesar reinert

    18/03/2020 13:16:20

    Tava demorando pra se revelar de vez , né socialista ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Anderson

    18/03/2020 13:09:04

    O Gado da raça Bozoide enlouquece, isso é muito pra inteligência deles, pensar e analisar os fatos por sí só dá trabalho, é muito mais fácil deixar que os outros pensem pela gente, massa de manobra, Maria vai com as outras, a burrice desse pessoal vai custar muito caro para a nossa sociedade, mas que bom que o povo está acordando, panelaços das classes B e C pedindo Fora Bolsonaro já começaram.. não vamos deixar essa tolera acabar com um sistema democrático para voltarmos a uma tirania militarista

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • D

      Decio mango

      18/03/2020 13:20:35

      Relaxa panelaco...QUA QUA QUA.....o problema hoje e que a esquerda mamateira inventa mentiras mas só elas acreditam..trouxa

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURICIO FABIANO MAZUR

    18/03/2020 13:01:56

    Esquerdista nutela ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    THIAGO

    18/03/2020 12:59:25

    a hora que o repórter começou a relinchar não intendi mais nada ,...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Vieira

    18/03/2020 12:49:33

    Bolsonaro governa como foi eleito: com autenticidade. É o mais eficaz pra lidar com a insensatez das esquerdas. Ser conservador é aceitar o fluxo natural da humanidade. A realidade se impõe sobre instituições carcomidas. A vontade dos indivíduos, via rede social, vai prevalecendo sobre o jornalismo militante. O autor do texto está preso ao passado e grita “somos resistências”!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Correa

    18/03/2020 12:48:47

    Texto profundo, fundamentado, substancial. Merece (muita) reflexão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • G

      Goncalves

      18/03/2020 14:06:37

      Texto de um Petista frustrado CHORAAAA

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Correa

    18/03/2020 12:47:11

    Texto profundo, fundamentado, substancial. Merece (muita) reflexão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André PC

    18/03/2020 12:45:53

    Quem lê opinião de jornalista sobre o Brasil antes de Bolsonaro, parece que vivíamos na Suíça....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Clístenes Pinheiro

    18/03/2020 12:41:32

    Mais um jornalista brasileiro contaminado pela praga da "prudencia e sofisticação". Pra que esse monte de citação? Esse pessoal não sabe, ou finge que não sabe, que a gente nao tinha opção. Acho que é mais fácil ficar posando de intelectual e sensato do que encarar a realidade do meio político brasileiro. Que é totalmente louco e que passa longe de qualquer coisa que lembre prudência.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    18/03/2020 12:20:34

    Todos sabem que o Bolsonaro tem personalidade forte e é uma pessoa que não esconde opiniões . Diferente de outros que fazem teatrinho para enganar as pessoas. Se tiver medidas boa para o País sera apoiado. e se não, obviamente não terá apoio mas querer sacrificar-lo por não agradar todos os setores, principalmente a esquedalha que é favor do quanto pior melhor , e que roubaram dinheiro da população é safadeza ou burrice.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • .

    .

    18/03/2020 11:56:57

    Bom texto. Muitos comentários aqui só o endossam. Pedir autocrítica para bolsominions é o mesmo que pedir autocritica para esquerdopatas. Ambos São iguais na construção do modelo maniqueísta: eu sou o bem e quem não está comigo é o mal.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos R. Portes

    18/03/2020 11:42:00

    Está preso ao passado, a ideologias comprovadamente destrutivas e escravizadoras. Basta não querer ser cego e ver as lições da história.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Decio mango

    18/03/2020 11:27:22

    Acredito que dentro de sua sapiência deveria saber que a liberdade não e direito e uma conquista...só os que lutam por ela a desfrutam...para os doces de coração e ao ideólogos de plantão sobra carregar o piano.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Matheus

    18/03/2020 11:01:34

    Bom texto. A reação dos militantes lambe botas também personifica bem a estirpe de gado imposta a eles.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • T

      THIAGO

      18/03/2020 12:55:40

      é linda ver a reação dos esquerdistas, relinchando e torcendo pelo pior melhor...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      Decio mango

      18/03/2020 11:25:05

      Ja aos jumentos amestrados sobra a adoração da idiotice..

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RSS

    18/03/2020 10:55:19

    Retórico buscando no passado sustentação filosófica para sua própria ideologia ultrapasdada, esquecendo do abismo econômico, social e moral que está idéia nos levou. Concordo que pessoalmente, o presidente ultrapassa certos limites taxados como politicamente corretos, mas o que importa são as ações do governo que nos coloque de volta no rumo correto e nos afaste dos bandidos travestidos de políticos que quase nos levou a ruína.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GRU

    18/03/2020 10:39:55

    Quanta bobagem. Você escreveu um artigo como resumo do que já escreveu e disse no passado. Um dos piores que já vi aqui.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo Gomes

    18/03/2020 10:38:35

    Considero que a postura pessoal de Bolsonaro não é a ideal, porém, enquanto presidente, não tenho nenhuma crítica quanto a forma que o governo vem conduzindo essa situação. Os ministro envolvidos tem total liberdade de ação, e isso é o mais importante.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    18/03/2020 10:25:24

    Prolixo, para cair no lugar comum!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • pradojoseeduardo@gmail.com

    18/03/2020 10:23:37

    É característica de comunistas serem prolixos em discursos e dissertações, e este escriba não fugiu a regra, tenta ser culto narrando fatos históricos sem nexo com a atual realidade que vivemos, de um país assaltado pelos governos recentes passados. Pelo visto, uma horda de comunistas que aqui assentam suas desilusões por o PT estar virando estória, porque lixo não vira história, esta ficando cada vez mais difícil acompanhar a mídia virtual.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leandro Basso

    18/03/2020 10:17:02

    Um salve à Gazeta do Povo e aos seus articulistas. Que sejamos nós os percursores de um verdadeiro movimento conservador. A hora é essa! O pêndulo dá história já deu sua volta pelos extremos insustentáveis. Tá na hora de as crianças sairem para o jardim brincar de lutinha enquanto os adultos tomam as decisões na sala.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    luiz

    18/03/2020 9:56:32

    Ele desconhece o fato de que a esquerda nos colocou numa situação de difícil retorno, o que lhe é bem conveniente. Mais um que coloca seus pontos de vista e sua própria posição acima do povo e da realidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nigro

    18/03/2020 5:11:00

    Textos brilhantes foram lembrados para nos mostrar toda a cronologia do governo atual. Chegamos, com o ato tresloucado do presidente ,a triste constatação , conhecida mas sempre ignorada pelos brasileiros. Não existe salvador da pátria.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando

    18/03/2020 4:30:27

    O artigo tem dois grandes defeitos e uma grande qualidade. Os defeitos são: é excessivamente prolixo e com mais citações do que o necessário. Isso o torna quase um texto "esotérico" aos olhos do cidadão médio leitor de jornal (e do comentarista de redes sociais, vale dizer). Mas sua grande qualidade, felizmente, supera seus defeitos: é a crítica conservadora e liberal necessária e autêntica para enfrentar essa grotesca e patológica simbiose entre o pior do autoritarismo e o pior do reacionarismo encarnados por Bolsonaro! Sua Excelência semeou ventos, ei-lo começando a colher as tempestades; que o varrerão, direto e reto, para o opróbio, a desonra e a desgraça.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo

      19/03/2020 2:28:05

      Gostaria de entender no que consistiriam tais "reacionarismo" e "autoritarismo" do presidente e de seu governo. Já que o autor do texto não o faz – sem o explicar, ele acaba por usar esses termos como meros rótulos infamantes –, quiçá o autor do comentário possa apresentar-me um argumento que dê alguma sustentação à sua tese. No mais, gostaria também de saber onde está o "conservadorismo" dessa crítica, que pouco (ou nada) difere daquela de algumas figuras públicas cheias de pose e pompa e tomadas de "progressismo" (v.g. FHC), e que não vejo ser disparada contra ações marcadamente "progressistas" vindas do mesmo governo, mormente da pasta da Sra. Damares e agora também de Regina Duarte.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Fernando

    18/03/2020 4:28:53

    Jornaleco!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Fernando

    18/03/2020 4:27:52

    Texto patético.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Debora B.

    18/03/2020 10:12:34

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre Souza

    18/03/2020 2:47:08

    A alternativa era pior...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vanderlei

    18/03/2020 10:12:39

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    carlos afonso

    18/03/2020 2:41:27

    Ariel muito boa observação. Precisamos definitivamente entender que o Jair foi a opção a um bando de ladrões. Bom ou ruim foi o melhor disponível.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Breno

    18/03/2020 2:33:58

    O cara faz uma contextualização com Hitler. Já parei ai. Cheio de pressuposições e ilações absurdas. Gosto de opiniões, mas não que optam pelo inimigo fraco, o tal do "espantalho". Com esse vc faz o que quiser, mas não o faz com a realidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Leonardo David

      18/03/2020 9:17:13

      Mas se você parou já naquilo que entendeu ser uma contextualização com Hitler, o que está no começo do texto, como pode dizer que está cheio de pressuposições e ilações absurdas?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JP

    18/03/2020 2:29:24

    Texto maravilhoso, lúcido, parabéns e obrigado!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marçal

    18/03/2020 2:11:57

    Choque de realidade e lucidez em linhas bem escritas. Não são linhas fáceis e capturadas por todos, mas devem continuar a serem escritas pelo Prof Paulo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS EDUARDO PAULINO SOARES CARVALHO

    18/03/2020 2:08:24

    Pra mim foi a gota d’água. Vou cancelar minha assinatura na primeira hora útil de amanhã; sem essa de “nos dê uma chance, somos um jornal conservador, apoiamos o Presidente”.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Victor Pereira

    18/03/2020 2:03:42

    Paulo, respeito lhe tenho, mas vc segue um caminho que, a meu ver, é o mais fácil: apontar uma racionalidade adequada sobretudo aos que apenas assistem aos acontecimentos. Bolsonaro , em certo aspecto, já caiu. Queda não somente impulsionada pelos que resistem às mudanças. Caiu e vc dança sobre seus despojos. Isso é uma busca por garantias que tb podem continuar como algue

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    THIAGO

    18/03/2020 1:58:06

    Só quero ver agora as empresas fechando as portas por causa do caos da mídia e essas empresas cortando propaganda dos jornais para conter despesas... Lembrando de não comprarem gazeta do Povo impressa... Pode transmitir Corona, já que outras pessoas manusearam.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ARIEL TEIXEIRA

    18/03/2020 1:49:32

    O grande problema é a realidade, Paulo: Bolsonaro é ruim em relação a qual dos candidatos que estava na corrida eleitoral. Se formos falar de 2o turno então, piorou. Ou você sinceramente acha que o governo dele é pior do que seria um governo Haddad? Elocubrações são lindas, mas não podem desprezar a realidade

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Giancarlo Bento Antoniutti

    18/03/2020 1:40:41

    Grande verdade, até o Trump mudou de posicionamento e por isso o reconheço enquanto Bolsonaro como um bom sul americano vive o realismo magico.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edson

    18/03/2020 1:35:08

    Agora entendo, por isso pouca gente lê o que o Sr escreve. Hoje tentei, desisti e não vejo motivo para lhe dar outra chance. Péssimo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Schuwinski

    18/03/2020 10:13:29

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Luiz Schuwinski

      18/03/2020 19:44:56

      O p a t e t a censurou!!! Rindo aqui!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    18/03/2020 1:01:32

    Prefiro gente autêntica do que vaselinas. Bolsonaro meu caro está encurralado pela imprensa podre e o congresso que não suporta sua popularidade. Querem seu enfraquecimento. Então se refugia junto a quem o elegeu. 58 milhões de eleitores, certo? Quanto mais batem nele mais seus eleitores o apoiam. Pois sabem que só com o apoio das ruas terá forças para prosseguir e enfrentar os Maias da vida. Também sou a favor da prudência, meu caro, mas desta vez acho que exageraste. Embora Bolsonaro tenha defeitos - que não tem?- precisa do apoio popular. E não é que dizem que o congresso só se mexe quando o povo vai pras ruas?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    18/03/2020 0:58:24

    Paulo Cruz começou de "paquera" com a Lascko tempos atrás, eu já estava prevendo por isso...nada surpreendente até aqui.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    rodrigo adr

    18/03/2020 0:57:14

    Texto demasiadamente longo. Artigo de jornal não é livro. O autor precisa treinar a concisão

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alex Juliano

    18/03/2020 0:55:02

    Só conversa fiada e zero conteúdo!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    18/03/2020 0:54:04

    Prefiro gente autêntica do que vaselinas. Bolsonaro meu caro está encurralado pela imprensa podre e o congresso que não suporta sua popularidade. Querem seu enfraquecimento. Então se refugia junto a quem o elegeu. 58 milhões de eleitores, certo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    18/03/2020 0:52:11

    Até tu Paulo??...Só sobrou mesmo o Fiuza e o Gordon na gazetinha, o resto pode cancelar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Willy Rossi Dierkes

    18/03/2020 0:51:02

    Boas leituras mal digeridas por falta de base.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    APJr

    18/03/2020 0:44:09

    Muito blá blá blá pra tão pouco conteúdo ...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bingo Two

    18/03/2020 0:18:59

    Quem saiu da bolha bolsonarista e conseguiu ver o que está do lado de fora, não apoia mais. Só está batendo palma para o Bolsonaro quem está dentro da bolha dele. Todo dia, a cada declaração, Bolsonaro tenta inflar a bolha, falando para os mais radicais que continuam. Quem se mancou, tomou vergonha na cara, parou de defender-lo. Bem simples.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Cavalcante

    18/03/2020 10:14:05

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    ProfGeraldinho

    17/03/2020 20:16:23

    Vivemos um tempo de trincheiras. Quem coloca a cabeça para fora corre riscos. Paulo Cruz acerta em muita coisa do que diz e creio que erra ao apontar para a derrocada da esperança. Nós conservadores somos realistas com relação a governos, partidos e eleições. Como Cristão Católico creio que deveríamos o ser também com relação ao que vem do meramente humano. É dever de quem votou no Presidente, criticar, mas apontar os rumos. Dizer dos erros cometidos e também os acertos. Investir o percentual pessoal e coletivo de fé e trabalho na possibilidade de avançarmos. Se Bolsonaro é ruim (para alguns péssimo), a sua alternativa eleitoral era desastrosa e um futuro sombrio ainda nos espreita.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joseeduardo

    17/03/2020 18:20:38

    Excelente!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo

    17/03/2020 14:27:10

    Parabéns, excelente texto. Apoio tudo o que escreve.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo

    17/03/2020 14:00:50

    Gostaria que o paulo demonstrasse em ações práticas e objetivas esse tal reacionarismo imaginário que ele fala, porque ao que me soa, reacionarismo é tudo que difere do que o autor pensa, analisa um lado sem explicar e analisar que com uma esquerda completamente autoritária, desonesta, sistematicamente mentirosa deve se prosear como com um amigo num bar. Isso meu amigo é alienação descabida, é graças a esse comportamento que hoje, em pleno século 21, regimes e doutrinas socialistas se espalham com mais verocidade, chega de covardia sob o manto de falsa imparcialidade de quem não enxerga o que esta acontecendo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Daniel B.

    17/03/2020 13:03:48

    Bolsonaro precisava de um mentor, alguém esclarecido como o sr. prof. Paulo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    17/03/2020 1:18:53

    Excelente artigo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.