Escravidão ideológica à direita
- [01/07/2019] [15:44]

- [01/07/2019] [15:44]
“Uma nação que se recusa a discutir inteligentemente ou a investigar o problema que, historicamente e no presente, é o maior de seus problemas sociais, pode reclamar e fingir que deseja liberdade de expressão, mas se engana”. (W. E. B. Du Bois)
A última semana foi mais uma daquelas de explicações e reexplicações para algo que deveria ser somente um ponto de discordância ou advertência a ser refletido. Sim, porque num país cuja polarização política atingiu o ápice do maniqueísmo, do “nós contra eles”, todo questionamento da ordem (ou desordem) vigente é “procurar pelo em ovo”; pior: todo contraditório é traição. Não há espaço para o debate franco, para a reflexão detida; aqueles que macaqueiam a advertência de não ser possível “servir a dois senhores”, se esquecem da admoestação imediatamente anterior, que diz: “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!” (Mt 6,22-23).
Vamos aos fatos: ousei questionar a postura política de Hélio Lopes, o deputado federal mais votado do Rio de Janeiro nas últimas eleições. Para quem não sabe, o sub-tenente do exército Hélio Fernando Barbosa Lopes era um ilustre desconhecido até 2018. Antes cognominado Hélio Negão, concorreu para vereador, em 2004, por sua cidade Natal, Queimados, e recebeu 277 votos; em 2014 pleiteou a vaga para deputado federal, pelo RJ, mas, ao que parece, sua candidatura foi indeferida; em 2016 concorreu para vereador novamente, dessa vez por Nova Iguaçu, mas recebeu somente 480 votos. Mas eis que, em 2018, surge Hélio Bolsonaro, o “melhor amigo” do então candidato Jair Bolsonaro, que disse ter adotado o amigo de “uns vinte anos”, a fim de elegê-lo para a câmara federal. Com o apadrinhamento da campanha, Hélio passou não só a adotar o sobrenome de seu popularíssimo amigo, mas, também, a divulgar seus tuítes usando uma hashtag nada convencional: #onegãodobolsonaro.
Até aí, tudo bem. Não há o que desconfiar dessa relação de amizade, pautada pelo respeito e, sobretudo, pela conhecida lealdade militar; no entanto, é preciso que sejamos honestos para notar que ela não tinha qualquer relevância até o último período eleitoral. Hélio assumiu o sobrenome Bolsonaro a fim de se eleger, e a moeda de troca parecia estar pronta: “Bolsonaro não é racista, eu sou a prova disso” – ou seja, a aliança serviu também para tentar afastar a imagem de que Bolsonaro era racista. Inclusive, os dois começaram a aparecer juntos em meio ao processo movido, por entidades quilombolas (?), por conta de suas afirmações controversas dadas no Clube Hebraica, no RJ, em 2017, após visitar uma dessas comunidades. A proximidade com Hélio também o ajudou a se afastar daquele tal de Paulo Quilombola, um líder quilombola com cara de sambista, que parecia não convencer ninguém, e cuja liderança foi contestada e repudiada até pelas entidades que representam essas comunidades – seja lá o que elas mesmas signifiquem. A dívida de gratidão de Hélio, expressa em suas tórridas manifestações de carinho pelo presidente, também não estão em questão. Tudo isso é legítimo. Inclusive a constatação de que Hélio Lopes não é um turista no Legislativo. Apresentou um número grande de projetos desde o início do mandato e tem ido às sessões na Câmara – quando não está viajando com Bolsonaro, evidentemente.
O problema é de ordem estética e de moral política. Ter se tornado o “Negão do Bolsonaro” (sempre detestei a palavra negão, diga-se se passagem), ter se prestado a esse expediente para ser eleito, tornou Hélio uma espécie de race card de Jair Bolsonaro, e suas aparições por aí, ao lado do agora presidente, quase sempre e infelizmente transmitem uma postura de subserviência que reforçam um estereótipo do qual os negros estão tentando se livrar há décadas. E ainda que seja involuntário, não deixa de ser real. Esteticamente, na maioria das vezes Hélio parece estar a tiracolo do presidente (1, 2, 3, 4, 5); parece estar sempre na posição de um segurança, na retaguarda. Essa, inclusive, é a impressão de muitos que não o conhecem; não por maldade, mas porque assim as coisas são, ainda, no Brasil. Difícil não associá-lo, por exemplo – guardadas as devidas proporções e posições –, a Gregório Fortunato, chefe da guarda pessoal de Getúlio Vargas, o “Anjo Negro” (1, 2, 3).
E, veja, caríssimo leitor, não se pode, mesmo, atribuir isso à mera associação maldosa, uma vez que, como eu mesmo já disse muitas vezes (p.e. aqui, aqui e aqui), nossa cultura ainda é muito pautada pela visão do negro como subalterno; e, como também costumo afirmar, é preciso separar essa perspectiva do racismo puro e simples. Por mais de trezentos anos a escravidão foi uma realidade que permeou a sociedade brasileira, nossa imaginação moral acostumou-se a ela e culturalmente ainda sentimos os seus efeitos; por isso, ainda é necessário que essa cultura mude – e isso leva tempo –, a fim de normalizar o olhar de todos para o fato de que, cada vez mais, há negros em todas as posições sociais. É um trabalho de todos nós. Como advertiu Joaquim Nabuco, protagonista da causa abolicionista – em passagem de seu Abolicionismo já citada por mim anteriormente: “enquanto a nação não tiver consciência de que lhe é indispensável adaptar à liberdade cada um dos aparelhos do seu organismo de que a escravidão se apropriou, a obra desta irá por diante, mesmo quando não haja mais escravos”.
Um desses organismos é a autoestima do negro, a visão que ele tem de si próprio, bem como a visão que transmite aos outros. Assumir uma postura de altivez é parte da autoeducação que estimula a superação das dificuldades e serve de exemplo a outros, a fim de que todos se apresentem com independência perante a sociedade, mudando essa impressão que ainda persiste. A questão é delicada? É, mas é preciso enfrentá-la se quisermos livrar a sociedade da garras da vitimização perpetrada pelas teorias identitárias. Ficar repetindo obviedades autoafirmativas como “minha cor é o Brasil” não ajuda, pois os bordões servem à reação emocional, mas não à profunda conscientização.
Fazendo um livre paralelo, lembro-me da absolutamente excepcional entrevista da filósofa Camille Paglia ao programa Roda Viva, na qual ela diz que o feminismo, a revolução sexual dos anos 1960, deu liberdade às mulheres, mas que agora, o que ela chama de “feminismo burguês” está num processo de retrocesso, pedindo por proteção estatal para tudo. Paglia diz que, ao entrar na universidade, havia uma enorme e rigorosa supervisão e monitoramento das mulheres no campus, e elas se rebelaram contra isso. Ela afirma: “Eles nos disseram 'o mundo é perigoso, temos a obrigação de protegê-las de estupros'. E nós dissemos: 'nos deem a liberdade de arriscar', essa é a verdadeira liberdade”. E faz uma das afirmações que mais causam ódio às feministas de hoje – mas que nos serve de um exemplo por associação –, de que “a comunicação sexual é muito mais do que palavras”, que há códigos não verbais que transmitem o interesse em sexo, e um deles é a vestimenta; e diz que a mulher contemporânea não pensou bem “na natureza de seu modo de vestir”: “o modo como ela se veste, a quantidade de pele exposta, contém uma mensagem sexual”, quer ela queira ou não. Se querem expor o corpo – e ela diz que defende a total liberação das mulheres para que façam o que bem entendam –, devem estar preparadas para a autodefesa contra as “bestas primitivas” que ainda circulam por aí. Ou seja, segundo Paglia, as mulheres devem ser completamente livres, mas absolutamente responsáveis pelo modo como se vestem e se comportam, e arcar com as consequências.
O caso de Hélio Lopes é parecido pela mensagem que também transmite, ainda que sua intenção seja somente estar perto do amigo e manifestar a sua gratidão – por exemplo, escrevendo, pateticamente, IRMÃO, em caixa alta, em suas postagens. Se ele não deaeja ficar conhecido, para sempre, como o “negão do Bolsonaro”, se não quer mais (na campanha ele quis) que as pessoas assim o vejam, precisa, agora que está eleito, assumir o seu papel de parlamentar independente, ainda que mantenha, evidentemente, a fidelidade política a Jair Bolsonaro. Precisa mostrar a seus IRMÃOS negros – inclusive àqueles que discordam dele – que tem personalidade e independência para tocar o seu projeto pessoal, atender os anseios de seus eleitores e, pela projeção, ser um exemplo a outros que queiram trilhar o mesmo caminho virtuoso que o dele. Se não quer ter a sua atividade parlamentar questionada por parecer estar, a todo momento, ao lado do presidente, deixando de cumprir seus compromissos na Câmara, deve ser prudente. Esse é o meu desejo para o deputado Hélio Lopes, que reputo ser um homem de inteligência e caráter, além de, certamente, uma pessoa maravilhosa.
Mas pensas, atento leitor, que o título desse artigo faz referência ao Hélio? De modo algum! Diz respeito ao comportamento, por vezes animalesco, da famigerada militância política que apoia o presidente. Por meus comentários no Twitter, fui chamado de esquerdista – por gente que, provavelmente, só descobriu que existe algo chamado “direita” e “esquerda”, na política, há menos de um ano –, de invejoso, vitimista e até de racista. Houve até quem criticasse o fato de eu colaborar com o Instituto Brasil 200, dizendo que estou recebendo “migalhas de milionários brancos”. Outro disse que sou influenciado pela “mentalidade revolucionária”; outro, que não entendo as relações de amizade – mesmo tendo escrito artigos recentes, aqui, nesta Gazeta do Povo, no qual exalto o valor das verdadeiras amizades (esse e esse). Ainda houve quem me questionasse por ter comprado o meu curso. Centenas de comentários, repetindo as mesmas coisas. Tentei explicar melhor, mas não adiantou; e veio daí o desejo de explanar o caso num artigo.
Mas o que mais vi foi gente dizendo que, pelo fato de Bolsonaro e Hélio serem muito amigos, ele tem todo o direito de viajar com o presidente para onde quiser. E que por ele ser, como disse alguém, “um cara muito gente boa, que eu convidaria para um churrasco”, está tudo OK. Ou seja, não se importam que o parlamentar eleito tem compromissos que, a cada viagem, têm de ser adiados; que seu salário é pago com dinheiro público; que fazer parte de comissões não pode ser um passe inquestionável para ele estar sempre acompanhando o presidente. Ou seja, o brasileiro ainda é o brasileiro de sempre, doente do paternalismo estatal; e os políticos continuam autorizados a manter o patrimonialismo de sempre, desde que se digam comprometidos com o que as pessoas acreditam. A imensa maioria das reações foi puramente emocional; de pessoas que acompanham (ou acompanhavam) meu trabalho, mas quando veem um comentário com o qual não concordam, dizem: “eu te admirava, o que aconteceu”?; como se a admiração a uma pessoa não se desse pelo que ela, de fato, é, mas pelo nível de concordância quase simbiótica nos assuntos mais periféricos possíveis. Isso não é admiração, é transferência.
Essa reação irada a qualquer discordância, essa violência absurda ao simples contraditório, Theodore Dalrymple, no seu Podres de mimados (É Realizações), liga ao sentimentalismo tóxico que assola a sociedade contemporânea. Diz ele, por exemplo, analisando a violência nas prisões:
A conexão entre o sentimentalismo e a lei do linchamento é também demonstrada pela violência dos prisioneiros contra seus colegas que são culpados de delitos sexuais (ou que apenas estão cumprindo pena por eles). A lógica para essa violência é que os criminosos sexuais 'mexem com criancinhas' – sempre criancinhas, aliás, e nunca meras crianças. As autoridades têm de proteger os criminosos da ira sentimental de homens que, não infrequentemente, causaram eles mesmos muitos infortúnios a outrem e agiram com brutalidade, e que são grandes procriadores e negligenciadores de crianças. O sentimentalismo é o progenitor, o avô e a parteira da brutalidade (grifo meu).
Mais à frente, assevera, em relação à sinalização de virtudes sentimentais: “O frisson da emoção supostamente virtuosa para exibição e consumo público, ou sentimentalismo, aqui [na indignação suscitada por uma pesquisa sobre encarceramento] é criado pela fuga deliberada da complexidade, e pelo evitamento da reflexão a respeito de realidades desagradáveis”.
Tudo isso é muito triste. Mas não era difícil prever que, ao nos livrarmos do radicalismo petista, seríamos submetidos a um novo radicalismo – que às vezes se mostra ainda mais radical. Desde a campanha eleitoral isso era certo. Porém, minha crítica à escravidão ideológica de gente à esquerda não pode se calar ao mesmo procedimento de gente à direita. Que essa polarização horripilante e irrefletida faça parte do processo de transição pelo qual o país está passando, eu até compreendo, mas não contem comigo. Para mim isso é, nas palavras de Gustave Thibon, mística revolucionária, que ele expõe num de seus melhores aforismos:
Coração gelado! – me dizeis vós, em tom de censura, pelo fato de eu não partilhar no vosso ardor impuro... Coração gelado, não! Eu gosto do calor, tanto ou mais do que vós. Mas detesto a febre.
Comentários [ 94 ]
Flávio Duarte
± 3 minutos
"Coração gelado! – me dizeis vós, em tom de censura, pelo fato de eu não partilhar no vosso ardor impuro... Coração gelado, não! Eu gosto do calor, tanto ou mais do que vós. Mas detesto a febre." Fantástico! A verdade é [...] "é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." Hb 4:12
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Eliabe Silva
± 2 dias
Muito bom. Não vejo a palavra "negão" como perjorativa, mas ele errou ao se declarar #negaodobolsonaro, mesmo sabendo que usou isso para se candidatar.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Cristiano Quaresma da Silva
± 30 dias
Paulo Cruz levou uma sova no Twitter por esse seu posicionamento.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Luiz
± 30 dias
Grande Paulo Cruz! Esquerdista jamais. Um pensador livre. Eu entendo sua crítica como construtiva. Pelo que já observei do Hélio Lopes, uma pessoa autêntica. Quando vejo ele ao lado do presidente, vejo um amigo do presidente dando total apoio. Não vejo um jogo de cena...teatro...etc. Ele é um político principiante, mas, pelo que já vi, vai longe, justamente por ser autêntico.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Paulo Cruz
± 29 dias
Obrigado!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Simone
± 31 dias
Excelente artigo! Infelizmente, estão se confirmando as piores previsões: tal qual o lulopetismo, o bolsonarismo é uma religião política, na qual a razão é substituída pela fé cega num líder populista. O próximo passo é a adoção de uma moral e ética seletivas a fim de justificar o clássico “os fins justificam os meios”. Dessa forma, admitem para si a conduta que nos outros é absolutamente reprovável. Pura hipocrisia. Ao abraçar a agressividade e o radicalismo como modus operandi, o bolsonarismo, assim como aqueloutro, flerta com o autoritarismo e, por isso mesmo, despreza o contraditório por medo de que sejam expostas todas as suas anomalias.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Paulo Cruz
± 29 dias
Muito obrigado!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Admar Luiz
± 31 dias
Boa Paulo, teu texto serve como reflexão. Esse negócio de direita esquerda está ultrapassado. O bom debate, o contraditório sempre é bem vindo. Infelizmente há extremistas de todos os matizes, né? Esses geralmente são poucos instruídos. Nunca leram um livro sequer ou então foram doutrinado por algum professor pouco sábio. Prudência em tudo, eis o segredo. Leiam Russell Kirk.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Paulo Cruz
± 29 dias
Obrigado, Admar!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Maurício Gomes Vieira
± 31 dias
Excelente!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Paulo Cruz
± 29 dias
Obrigado!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
João Mauricio
± 31 dias
Paulo, apesar de alguns comentários contrário ao seu ponto de vista, eu concordo contigo, e lhe parabenizo pelo artigo e pela coragem de apresentá-lo, neste momento de enorme divisão no nosso País. Alguém viu (em alguma foto) o Bolsonaro junto com o Hélio antes das eleições? Ele (Bolsonaro) como De****do saiu ao lado do Hélio? Os dois estão usando o outro para tirar vantagens. Um para não parecer racista e o outro para galgar prestigio para um próximo pleito. Nada mais que isto. Não se iludam Brasileiros!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Paulo Cruz
± 29 dias
Muito obrigado!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Marcelo Aquino
± 31 dias
Bobagem. Não fosse o cara negro, não haveria nenhuma de tais insinuações, especulações e/ou conjecturas. Ou seja, se está mais uma vez supervalorizando a cor da pele, o que, queira ou não é RACISMO. Ponto.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Paulo Cruz
± 30 dias
Mas não foi ele mesmo que se apresentou como "Negão do Bolsonaro"? E isso não dá a ele uma responsabilidade?
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
AV
± 31 dias
Sempre achei que era um segurança
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Lourdes Dantas
± 31 dias
Ótimo artigo. Parabéns!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Paulo Cruz
± 29 dias
Muito obrigado!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Antonio Eduardo Fernandes
± 31 dias
Confesso que acho estranho a onipresença do tal Hélio negão em fotos com Bolsonaro. Não fica claro qual é a função dele que o faz acompanhar o presidente em todos as suas viagens.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Helio
± 31 dias
Prezado Paulo, interessante notar como os comentários somente ratificam seu texto. Parabéns pela clareza.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Paulo Cruz
± 29 dias
Pois é. Muito obrigado!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Rodrigo Jardim
± 31 dias
Professor Paulo, nesse contexto há perigo sim de um novo radicalismo à direita e a boa liberdade está a serviço da eterna vigilância.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Cassiano
± 31 dias
Professor Paulo, percebeu que nos seus dois últimos artigos em que você se declarou cristão e citou trechos bíblicos passou a ser mais perseguido e criticado? Isso não é coincidência, tenha fé e continue com o ótimo trabalho!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Lucas Rezende Gomes
± 31 dias
Preguiça, viu!?
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
IRONILDA MADALENA A DE LIZ DE OLIVEIRA
± 31 dias
Que racista e preconceituoso é esse "jornalista'. Não tem coisa melhor para comentar, fique calado .
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
João Mauricio
± 31 dias
Pelo seu comentário Ironilda, racista e preconceituosa é vc. Além de ter uma mente do tamanho de um amendoim, pois não tem senso critico e não consegue fazer uma análise de um texto à luz da razão. Infelizmente o Brasil está cheio de pessoas iguais a você.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Helio
± 31 dias
Pelo visto é a primeira vez que a senhora lê os artigos de Paulo Cruz. Uma pena...
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Renata
± 31 dias
Olha, é bom saber pelo seu artigo que ele tem relevância particular, pois eu tinha um péssimo conceito dele, pois ele parece um papagaio de pirata, sempre pronto para ficar atrás nas fotos para ser como você disse, um race card. Tanto é, que na semana passada, segundo a agenda do parlamentar ele deveria estar na câmara, mas onde o de****do Hélio estava: "tirando fotos" com a comitiva do presidente no G20.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Isabel
± 31 dias
seus textos são sempre excelentes, este tambem é, so que este, na minha opniao, o sr errou...
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Isabel
± 31 dias
Paulo Cruz: discordar faz parte rsrsrs continue seu otimo trabalho!!!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Paulo Cruz
± 31 dias
Obrigado mesmo assim, Isabel.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Nelson Carvalho
± 31 dias
Gosto muito das colunas do Paulo. Entendo que os ânimos ainda estão um pouco exaltados por conta da mudança política, que é recente. Mas quero crer que as pessoas verdadeiramente de direita devem modificar suas manifestações. Eu mesmo era petista até pouco tempo e me descobri um conservador. Agora estou tendo que me educar para tal...
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Paulo Cruz
± 31 dias
Muito obrigado, prezado. Estamos sempre aprendendo.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
All Jr
± 31 dias
Professor Paulo, uma coisa é questionar o fato de um De****do Federal estar viajando; outra é considerar que a proximidade com o Presidente da República implica em subserviência... aí já parece preconceito. Não vejo nada demais em pessoas amigas e próximas andarem juntas, independente da cor de suas peles. Registro aqui que o presente artigo se mostrou confuso quanto a este ponto.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Paulo Cruz
± 31 dias
"Não vejo nada demais em pessoas amigas e próximas andarem juntas, independente da cor de suas peles". Eu também não, a não ser que seja um parlamentar eleito e pago com o dinheiro público. Mas o artigo não é sobre isso.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Alim Gonçalves
± 31 dias
Paulo, não se abale com a ira dos boçais. Você tem leitores atentos e reflexivos aqui. Continue o ótimo trabalho!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Rodrigo Jardim
± 31 dias
Sigamos em frente professor!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Paulo Cruz
± 31 dias
Muito obrigado, meu caro. Abraço.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Alim Gonçalves
± 31 dias
Paulo, não se abale com a ira dos boçais. Você tem leitores atentos e reflexivos aqui. Continue o ótimo trabalho!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Vitor Colivati
± 31 dias
Importante reflexão, mais importante ainda é perceber isso em nós mesmo, em nosso roda de amigos antes de sair apontando para pessoas desconhecidas. Será que são outros que fazem essa polarização? Será que na ânsia de procurar a polarização, de querer enxergar isso, não estamos forçando para isso acontecer? Pegando qualquer aspecto para dizer que existe tal fato, querendo fazer parecer algo que não é...
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Paulo Cruz
± 31 dias
Cada um sabe de si e sabe o que sofre, caro Vitor. Falo por mim. Em relação a "fazer parecer o que não é", é simples: pegue o artigo e faça uma crítica ao que está escrito e amplamente provado através dos vários links. Daí podemos construir um debate sadio sobre ele. Abraço.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Ivan Rocha
± 31 dias
Essa narrativa da sono. Pra resumir. Mais um...
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Diz
± 31 dias
Deixa o NEGÃO em paz, se fosse um loiro de olhos azuis muitos iriam criticar por não ser um NEGÃO.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Paulo Cruz
± 31 dias
Quatro comentários que só comprovam a veracidade de meu último artigo: 1) que o título se refere ao dep. Hélio Lopes; 2) que estou questionando as viagens de Hélio Lopes; 3) que estou questionando a amizade de Hélio Lopes com o presidente. 4) "e se ele fosse branco?"
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Alex Fox
± 31 dias
Analfabeto funcional...
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
guilherme palma
± 31 dias
Você sempre foi muito consciente ao criticar o racismo e ao criticar a falsa luta contra o racismo. No entanto, percebi que você esta incorrendo em alguns erros que a esquerda usa para "combater" o racismo. Ao usar palavras como irmãos negros ou se referir como negros se libertarem da servidão a brancos, penso que você separa brancos de negros. Quando ele esta agindo por livre e espontânea vontade. Seja para conseguir cargo ou por gratidão a Bolsonaro. E você disse que agora que ele já foi eleito deveria se "libertar" disso. Mas agora é hora dele mostrar suas convicções e não se mostrar apenas interesseiro. Retomar essa conversa -esquecida por ora- e esse tipo de insinuação acentua o racismo
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
guilherme palma
± 31 dias
João Mauricio: ficofeliz que ache graça. Mas para mim é um assunto sério. Não sei se você entendeu o meu ponto de vista, mas longe de mim fugir dessa conversa sobre racismo ou descortinar. A minha crítica ao texto , do excelente Paulo Cruz, é enxergar subserviência, e até sugerir como o Hélio deveria agir nessa situação. O racismo de verdade ocorre no Brasil, mas não é o caso aí no governo, que aliás tem outros aspectos que merecem mais atenção que o seu Helio.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
João Mauricio
± 31 dias
Muitos poucos gostam de falar sobre racismo, em que todos sabem que existe e é velado em nosso País. Acho engraçado o Guilherme falar em "acentuar o racismo". Fique tranquilo Guilherme pois ele não será acentuado, simplesmente descortinado.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
guilherme palma
± 31 dias
Concordo com você. No entanto a forma como expos e julga a motivação do Hélio é que me preocupa.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Paulo Cruz
± 31 dias
Outra coisa: A divisão entre negros e brancos (ou seja, falar em termos "raciais") não é desejável, mas 1) isso já existe e 2) não foram os negros que criaram. Portanto, é preciso tratar o sintoma para depois curar a doença.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Paulo Cruz
± 31 dias
Guilherme, é fácil a gente achar que há algo errado quando a gente discorda de algo. Tudo o que direi a seguir está no artigo, mas vamos lá, andar a segunda milha: quem se colocou na posição de "negro" foi o de****do eleito, quando se apresentou como "negão do Bolsonaro" e usou disso para falar em "acabar com a divisão de cores". E mais: fazendo isso, ele se colocou como MODELO para muitos outros negros que, vendo-o, procuram nele um exemplo; se lê o que escrevo, sabe que o exemplo para mim é a melhor arma para vencer a discriminação e o vitimismo.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
guilherme palma
± 31 dias
Você leu minha critica? parece que não
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Vinicius Annoni Martins
± 31 dias
Você leu o texto mesmo? Parece que não.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Francisco Carneiro Neto
± 31 dias
Ótimo texto, sempre o admiro pelas suas postagens lúcidas. Eu mesmo, muitas vezes, me "embriago" com este clima de torcida organizada, mas tem de admitir que este clima é uma reação ao extremismo de esquerda, que se torna mais fanático ainda quando perde o poder para seus adversários - a polarizado radical é praxis costumeira para a esquerda, que vive, entre outras coisas, da dialética e do radicalismo para dividir a sociedade. Mas sou otimista e penso que quando houver um equilíbrio justo entre as diferentes visões políticas, o clima se torne menos pesado e radical e que o equilíbrio e a justiça prevaleçam.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Paulo Cruz
± 31 dias
Muito obrigado!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Andrea C.B.
± 31 dias
Parabéns Paulo, ótimo artigo ! Fanáticos vão sempre existir, e não adianta exigir deles racionalidade. A diferença é que hoje a mídia dá vazão às suas manifestações, e como normalmente eles são mais barulhentos, acabam se destacando. Graças à Deus pela Gazeta e seus colunistas sensatos !
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Paulo Cruz
± 31 dias
Muito obrigado!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Francisco
± 31 dias
Meu amigo, cheguei desconfiado, mas de um algo, para mim, inexpressivo você extraiu contundentes considerações. Seja sempre esse pensador independente que voluntariamente se submete à Sabedoria. Abraço.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Paulo Cruz
± 31 dias
Muito obrigado!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Daniel Pan
± 31 dias
Espero que esta polarização política não dure muito tempo. Parabéns por se posicionar a respeito.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Paulo Cruz
± 31 dias
Obrigado!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Luiz Carlos Giublin Junior
± 31 dias
Mais "mimimi". Se vc não consegue ver o carinho em chamar um amigo querido de "negão" deveria ficar revoltado tb qdo alguém chama, carinhosamente tb, um amigo branco de "polaco". São essas posturas equivocadas que evitam que verdadeiros problemas sejam levantados e resolvidos. Eu chamo meus amigos de "negão". E nenhum deles tem esse "mimimi". Todos percebem o carinho e o companheirismo da relação. Mas se o senhor não gosta de ser chamado de "negão"....o problema é seu. Tem gente que gosta. Pare de dar pitaco na vida dos outros. Que o "Negão do Bolsonaro" seja feliz e continue apresentando projetos, ou seja trabalhando pelo povo.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Alex Fox
± 31 dias
Mais um analfabeto funcional.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Santos
± 31 dias
Querido Professor Paulo Cruz, gosto muito dos seus artigos, e entendo as suas ponderações em relação a postura do de****do Hélio Lopes, ou Hélio Negão como é mais conhecido. Eu pessoalmente não vejo essa subserviência, vejo uma relação de amizade e interesse mútuo, simples assim, como em qualquer segmento da vida, mas o seu ponto de vista também é interessante e vale a reflexão. Quanto aos cães raivosos, não ligue, eles são assim mesmo, ignore-os! Parabéns pelo seu trabalho. Um forte abraço.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Paulo Cruz
± 31 dias
Obrigado!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Alex Fox
± 31 dias
O problema não é amizade, mas sim um de****do eleito não cumprir suas obrigações na Câmara para acompanhar o presidente pra cima e pra baixo.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Mariza
± 31 dias
Sofrível!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Tulio
± 31 dias
Gosto dos seus artigos, mas acho que dessa vez se equivocou. Acho que está procurando pelo em ovo. Poderia até concordar se fosse em relação a algumas afirmações controvertidas do atual presidente, o que não foi o caso. E não sou totalmente a favor a tudo que Bolsonaro diz, mas me identifico com a corrente ideológica dele. Enfim, espero que a sua inspiração possa voltar nos próximos artigos. Talvez fosse melhor que ficasse longe de picuinhas do dia a dia. Seria tão ruim que perdêssemos um grande articulista para futilidades. Abraços!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Alex Fox
± 31 dias
"Mais um analfabeto funcional."
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Wellmil_live
± 31 dias
Concordo com a ideia de que os negros estão, por enquanto, no imaginário ainda como alguém "inferior" ou que deveriam ser, prova é o espanto que alguns ainda têm quando vê os que se destacam (fora do esporte é claro...). Só discordo da crítica à relação do De****do Hélio com o Presidente, acho prematura, já vi o Deputado falando da sua GRATIDÃO (que é diferente de subserviência) ao Presidente, o que é totalmente aceitável, e também são vários os Parlamentares convidados a viajar com o Presidente o que me parece uma atitude interessante.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Robinson Dantas
± 31 dias
Caro Paulo Cruz, escreves muito bem. Não entendo o real motivo intencional em sua coluna, ou seja, se és um crítico com critérios iguais a todos políticos ou apenas por não gostar do Bolsonaro. Então, uma dúvida: você tem outras matérias criticando a produtividade de algum De****do Federal recentemente eleito? Ou apenas estás a criticar isoladamente o “Hélio Negão” ao seu bel gosto partidário. Aguardo o link para eu formar melhor minha opinião, como leitor desse admirável jornal.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Paulo Cruz
± 31 dias
Mas não estou criticando a produtividade de ninguém.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Marcelo
± 31 dias
Péssimo texto e de conotação racista, que só tem o objetivo de enganar e confundir os menos esclarecidos culturalmente! Cada um exerce uma função, um é presidente e o outro Parlamentar,
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Helio
± 31 dias
O problema é que o parlamentar em questão está deixando de exercer a função dele. Por favor, leia o texto com mais atenção.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Marcelo
± 31 dias
Péssimo texto e de conotação racista, que só tem o objetivo de enganar e confundir os menos esclarecidos culturalmente! Cada um exerce uma função, um é presidente e o outro Parlamentar,
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
NivAldo r. S.
± 31 dias
Eu concordo totalmente com o teu ponto de vista; os brasileiros são em sua maioria desenquilibrados emocionais, não conseguem assimilar a minima critica de forma racional, partindo em um ataque xiita e sem fundamento.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Paulo Cruz
± 31 dias
Obrigado!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Marçal
± 31 dias
Caro Paulo Cruz, na maioria das vezes não concordo com seu ponto de vista mas a democracia é assim, aprendermos a ver outras formas de pensar. Mas neste eu concordo 100% com você. Vamos em frente e viva a democracia tratada de forma madura.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Paulo Cruz
± 31 dias
Muito obrigado!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Zilda mara Santos da Silva
± 31 dias
Já que usou uma frase Bíblica para sustentar o seu texto, usarei a mesma técnica. Todas as vezes que uma pessea seguia ou ra conduzida por outra pessoa para onde quer que ia o "líder" estava na verdade ensinando o ofício para que em outra oportunidade o aprendiz no tempo oportuno se virasse o lider, exemplo mais claro disso vemos entre Moíses e Calebe. Pense nessa possibilidade.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Paulo Cruz
± 31 dias
O problema é que Calebe não recebia salário para isso. Estagiário, atualmente, recebe somente ajuda de custo. Mas, enfim, o artigo nem é sobre isso.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Demétrio reis da costa
± 31 dias
Não enxergo assim , tem gente que se assume como negão e tem orgulho disso , muitas vezes me chamam de branco mas me considero pardo por ter mãe branca e pai negro , essa de negão do Bolsonaro é extrategica politica pura que deu certo é marketing o mesmo que o MBL usou e usa surfar na onda do vencedor .A Leticia em São José dos Campos se chama de filha do Bolsonaro , eu mesmo chamo meu ex patrão de pai pois é meu segundo pai tem gente que nos adota e gente que nós adotamos como família é simples eu tenho irmãos que não tem meu sangue vizinhos maravilhosos que são mais queridos que muitos parentes do meu sangue .Veja por outra ótica veja com mais amor e até mesmo estratégia .
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Fernando Cézar
± 32 dias
Iiihhh... O Paulo Cruz! Começou a beber da mesma "água" que o Reinaldo Azevedo e Villa? Não entra nessa "vibe" não cara ou você irá parar na mesma caixinha que esses dois malucos.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Rodrigo Santos Brandão
± 32 dias
Só não entendi a parte do: "Tem que mostrar a seus IRMÃOS negros...". Mostrar oque? Tem que pagar o pedágio ideológico ao movimento negro? É isso? Ele tem sim, que parar de ficar viajado por ai e trabalhar mais, e mostrar a seus ELEITORES, negros ou não, um bom trabalho. E outra, a parte do subalterno, Hélio é subalterno de Bolsonaro, eu sou subalterno de Bolsonaro e tantos outros que com ele trabalha. Sou subalterno de vários amigos e isso não tem nada a ver com cor ou raça. Tem a ver com cargo e lealdade.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Paulo Cruz
± 32 dias
Rodrigo, o Hélio, mesmo sem querer, se colocou no lugar de exemplo para outros negros. Quando diz "Negão do Bolsonaro", ele próprio está enfatizando a sua cor, compreende? Se você acompanha meu trabalho, se lê meus artigos aqui, na Gazeta, sabe que considero o exemplo a maior arma para a superação de discriminações e dificuldades. No entanto, acho que o Hélio, do modo como tem conduzido sua carreira política até aqui, vem passando uma "mensagem errada", ainda que involuntariamente. Como digo no artigo, ele é livre para fazer isso -- pra fazer o que ele quiser --, mas essas coisas tem um preço.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Vitor Chvidchenko
± 32 dias
Excelente, concordo totalmente. Independente de ser de esquerda ou de direita, a maior parte dos brasileiros parece só conseguir pensar e enxergar de forma "binária" (sem ver nuances), aderir a um ou outro lado de forma radical e fanática e reagindo a todo e qualquer argumento de forma 100% emocional. Sou de direita, votei em Bolsonaro, mas não sou cego e critico aquilo que considero errado. E sou frequentemente hostilizado por beócios da direita, que agem igualzinho aos petistas, só com o sinal trocado.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Paulo Cruz
± 32 dias
Muito obrigado!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Nani Napoli
± 32 dias
Nosso Imperador D.Pedro II tb tinha uma "anjo negro", chamado Rafael! Vcs é q estao procurando pelo em ovo.... que indecencia!
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Paulo Cruz
± 32 dias
Rafael era pagem do imperador. Se o Hélio for pagem do Bolsonaro, a comparação é correta, mas reforça o meu ponto. Saudações.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Lucas Rios Torres
± 32 dias
Que preguiça. Ele não tem direito de ser o Hélio Negão do presidente só pelo fato de ele ser negro. Começou a problematização. Que preguiça.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Paulo Cruz
± 32 dias
Lucas, deve ser preguiça mesmo (rs). Se você leu o texto -- melhor ainda, se acompanha o meu trabalho --, leu que prezo pela total liberdade. Hélio pode fazer o que quiser, mas quem se colocou nessa posição foi ele, e ela tem um preço social e pessoal. Além de ter se tornado uma figura pública, se colocou como o "Negão do Bolsonaro", a passou a campanha inteira falando em superar as diferenças raciais; se expôs, então tem responsabilidade. Abraço.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Rodrigo Cleto Jorge
± 32 dias
Excelente análise. E o fanatismo é pregado pelo próprio guru desse pessoal em posts contrários à moderação.
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso
Nani Napoli
± 32 dias
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Denunciar abuso
A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.
Qual é o problema nesse comentário?
Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.
Confira os Termos de Uso