i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Paulo Cruz

Foto de perfil de Paulo Cruz
Ver perfil

A liberdade é um direito radical. Coluna semanal

Por um conservadorismo antirracista

  • Paulo CruzPor Paulo Cruz
  • 02/06/2020 12:00
Grupo de artistas pinta um mural com o retrato de George Floyd na parede do lado de fora da Cup Foods, onde Floyd foi morto sob custódia da polícia, em 28 de maio de 2020 em Minneapolis, Minnesota. As pessoas se reunem no local desde que Floyd foi morto.
Grupo de artistas pinta um mural com o retrato de George Floyd na parede do lado de fora da Cup Foods, onde Floyd foi morto sob custódia da polícia, em 28 de maio de 2020 em Minneapolis, Minnesota. As pessoas se reunem no local desde que Floyd foi morto.| Foto: AFP

Se caminhares para a direita baterás e esbarrarás ansioso, aflito, numa parede horrendamente incomensurável de Egoísmos e Preconceitos! Se caminhares para a esquerda, outra parede, de Ciências e Críticas, mais alta do que a primeira, te mergulhará profundamente no espanto! (Cruz e Souza, O Emparedado)

Uma das maiores confusões propagadas ao longo dos séculos recentes é a de que o conservadorismo seria uma doutrina política de elite, baseada na manutenção do status quo. Numa rápida pesquisa pela internet, é possível encontrar um artigo, na Revista PUC Minas, que expressa as palavras de um professor universitário dizendo o seguinte: “Para o sociólogo e professor da PUC Minas, Robson Sávio Reis Souza, o conservador é essencialmente individualista e só se preocupa em manter o seu status quo. Além disso, cultua o rentismo, ou seja, vive de aplicações de capitais, e só pensa em concentrar rendas. ‘Com essa questão do capital, estamos vivendo uma onda fascista, moralista, xenófoba e misógina, permeada de sentimento de ódio’”. O tal professor Robson Sávio é pós-doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Salamanca e coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp), órgão da PUC Minas e da Arquidiocese de Belo Horizonte. Além disso – é importante frisar – escreve para o site Brasil247, aquele site envolvido no Petrolão. Ou seja, é esse tipo de ignorância que professores tarimbados ensinam nas universidades brasileiras, criando um espantalho que pode ser facilmente rechaçado, afinal de contas, quem quer se associar a algo ligado a uma “onda fascista, moralista, xenófoba e misógina, permeada de sentimento de ódio”?

O problema de definições como essa, do nobre pós-doc, é que não refletem, absolutamente, a verdade daquilo que o filósofo Michael Oakeshott chama de “disposição conservadora” em seu livro Conservadorismo [On being conservative], que nada mais é que:

[...] preferir o familiar ao estranho, preferir o que já foi tentado a experimentar, o fato ao mistério, o concreto ao possível, o limitado ao infinito, o que está perto ao distante, o suficiente ao abundante, o conveniente ao perfeito, a risada momentânea à felicidade eterna. Relações familiares e lealdades têm preferência sobre o fascínio pelas alianças de momento; comprar e aumentar é menos importante do que manter, cultivar e aproveitar; a tristeza da perda é mais aguda do que a empolgação pela novidade e pela promessa. Significa viver dentro dos limites do patrimônio, usufruir dos meios possíveis à riqueza, contentar-se com a necessidade de maior perfeição que é exigida a cada um em dada circunstância.

Ou seja, uma doutrina moral das pessoas absolutamente comuns; muito mais simples que a definição catastrófica do nosso professor247. No entanto, ele não é exceção; esse tipo de concepção errônea é corrente no pensamento acadêmico brasileiro, principalmente nas ciências humanas, quase completamente dominadas pelo pensamento marxista. Isso faz com que nossa própria tradição de pensamento conservador, que possui figuras como Visconde de Cairú, Joaquim Nabuco, André Rebouças e João Camilo de Oliveira Torres, seja completamente desconhecida dos jovens universitários, que passam a reproduzir a ignorância propagada propositadamente por seus professores.

João Camilo, sobre quem já escrevi aqui, nesta Gazeta do Povo, diz que o conservadorismo é, em termos políticos, a posição que “reconhece que a existência das comunidades está sujeita a determinadas condições e que as mudanças sociais, para serem justas e válidas, não podem quebrar a continuidade entre o passado e o futuro”. E André Rebouças, o cérebro do abolicionismo, dizia que a questão social brasileira seria resolvida “não por utopias socialistas e violências anarquistas ou comunistas, mas, sim, convencendo-se ao operário que o trabalho é uma necessidade higiênica, que sem trabalho é impossível ter saúde – o fator principal da felicidade. E também, por outro lado, demonstrando aos ricos que todos os abusos do luxo, da gula e da volúpia, proporcionados pelo excesso de riqueza, conduzem fatalmente à perda da saúde – isto é, o maior bem que há nesse mundo”. Tudo isso porque os conservadores são guiados, como diz Russell Kirk, “pelo princípio da prudência”; e que “qualquer medida pública deve ser julgada pelas consequências de longo prazo, não apenas por vantagens ou popularidade temporárias”.

Tais princípios, que parecem muito livrescos aos olhos de um progressista, seguem evidentes na ordem moral natural das civilizações mais antigas. Por exemplo, os povos Bantu – que englobam mais de 400 grupos étnicos africanos –, são caracterizados, segundo o eminente missionário Placide Tempels, citado pelo padre Raul Ruiz de Asúa Altuna, em seu Cultura tradicional Bantu, por serem comunidades tradicionais, interligadas por fortes laços familiares que se estendem até os mortos:

O homem nunca aparece como um indivíduo isolado, como uma substância independente. Todo homem, todo indivíduo, constitui um elo na cadeias de forças vitais, um elo vivo, ativo e passivo, ligado superiormente à sua linhagem ascendente e sustentando, inferiormente, a linhagem de sua descendência. Podemos afirmar que para os Bantu o indivíduo é, por necessidade, clânico. Isso não se refere a uma relação de dependência jurídica, nem de parentesco, mas deve ser entendida como uma real interdependência ontológica.

O que significa isso senão a “democracia dos mortos” de que fala Chesterton ou mesmo o “contrato do sociedade eterna” de que fala Edmund Burke? Entre os Bantu, a liberdade e a propriedade (não da terra, mas dos bens) são amplamente preservadas, mas dentro de um sistema comunitário tradicional e rígido. Nenhuma civilização ou sociedade, na história da humanidade, se consolidou sem isso.

Feitas essas considerações a fim de dirimir enganos conceituais, é preciso reconhecer que há outro lado da moeda, digamos, pouco nobre de um certo conservadorismo ressurgido recentemente. Por conta da apropriação ideológico-partidária de causas sociais legítimas (violência contra as mulheres, racismo, homofobia etc.) por progressistas de toda sorte, determinados grupos conservadores mais obtusos e ignorantes – que eu chamaria, na verdade, de reacionários, conforme a definição de João Camilo – tendem a enxergar tais demandas como “coisa de comunista” ou “mimimi”, e acabam por cerrar fileiras com a injustiça. Tais pessoas não têm em mente que a ideia de justiça está nos fundamentos do conservadorismo, pois parte do princípio de que toda vida tem valor transcendente. Por isso as sociedades criam leis, para garantir que nenhum indivíduo tenha poder arbitrário sobre o outro. Como diz o economista liberal Frédéric Bastiat – inspiração para o projeto pós-abolicionista de Rebouças –, em seu A lei: “A vida, a liberdade e a propriedade não existem pelo simples fato de os homens terem feito leis. Ao contrário, foi pelo fato de a vida, a liberdade e a propriedade existirem antes, que os homens foram levados a fazer as leis”. Nesse sentido, “a lei é a organização do direito natural de legítima defesa. É a substituição da força individual pela força coletiva. E esta força coletiva deve somente fazer o que as forças individuais têm o direito natural e legal de fazer: garantir às pessoas as liberdades, as propriedades; manter o direito de cada um; e fazer reinar entre todos a JUSTIÇA”. Por isso Bastiat era contra a espoliação (apesar de reconhecê-la como fruto de leis humanas que a legalizavam) e a escravidão, pois, para ele, esta era “uma violação, sancionada pela lei, dos direitos da Pessoa”; era, ao fim e ao cabo, “a lei tornada instrumento de injustiça”.

Um excelente exemplo prático desses princípio pode ser encontrado em ninguém menos que Edmund Burke, considerado o pai do conservadorismo moderno. Burke foi um crítico contumaz do modo como a Inglaterra governava a Índia nos tempos da colonização, na pessoa de seu governador Warren Hastings. Burke disse, num de seus discursos – citado na monumental biografia escrita por Russell Kirk: “A invasão tártara foi perniciosa, mas é a nossa proteção que destrói a Índia. A sua foi a inimizade, mas a nossa é amizade. Lá, nossa conquista, após vinte anos, é tão rude quanto no primeiro dia”. Para Burke a Inglaterra tinha violado a lei moral natural, que garantia dignidade a todos os seres humanos, ainda que num sistema de conquista. Como diz Kirk: “Todo poder é de Deus, e a Companhia das Índias Orientais, o rei, a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns não têm poder arbitrário para outorgar – não existe autoridade ilimitada, ‘porque o poder arbitrário é uma coisa que nenhum homem pode suportar e nenhum homem pode conferir. Não há quem se governe a si mesmo segundo a própria vontade, nem, muito menos, nenhuma pessoa pode ser governada pelo arbítrio de outrem’”.

Burke processou o governador geral da Índia numa ação de impeachment que durou, após sua renúncia, em 1785, sete anos (1788-1795) e, mesmo desgastado pela insistência – que muitos consideravam exagerada –, Burke não desistiu, pois “estava convencido de que as ofensas de Hastings constituíam um ataque a todo o tecido social da Índia e tinham servido para dissolver os laços morais e consuetudinários que unem os homens para o bem comum”. Isso é conservadorismo, caríssimo leitor; e qualquer um que se deixe levar por antagonismos políticos e passe ao largo da justiça, não é conservador, é mero reacionário, que busca vantagens pessoais em torno de uma identificação ideológica.

Os casos recentes de mortes, de dois homens negros nos EUA – o jovem de 25 anos, Ahmaud Arbery, e George Floyd, de 46 anos –, e do menino João Pedro, de 14 anos, no Brasil, levantaram, novamente, a questão do racismo e, lá fora, geraram protestos que já se arrastam por seis dias (até o momento, 01/06/2020), com muita destruição em várias cidades... e mais mortes. Uma situação assaz delicada, por certo. É evidente que os protestos foram, como sempre, capturados por grupos de militantes profissionais e por jovens antifa de esquerda; e que trata-se de uma questão bastante controversa quando se sabe que mais de 90% dos assassinatos de negros americanos são perpetrados por outros negros, e que o aliciamento de crianças e jovens negros – 75% oriundos de lares sem o pai –, pelas dezenas de milhares de gangues, causam um dano terrível à comunidade negra americana e tendem a evocar um certo ceticismo diante de tamanha reação ao que parece ser uma exceção: a morte causada por policiais brancos; (isso foi tema de um longo artigo que escrevi sobre o movimento #BlackLivesMatter, e também de outro, sobre o funeral de Aretha Franklin, aqui, nesta Gazeta do Povo). Outro problema é que esses casos quase sempre estão envolvidos em muitas contradições, pois, geralmente, dependem de testemunhas que parecem estar sempre prontas a incriminar a polícia. Alguns deles, como o de Michael Brown (que cito no artigo sobre o BLM), fica demonstrada a inocência dos agentes da lei, que agiram em legítima defesa. Mas, ainda que os casos reais sejam exceções, estas confirmam a regra e não devem ser ignoradas.

No entanto, nobre leitor, os três casos recentes não deixam dúvida, se não do racismo, da total arbitrariedade e injustiça cometidas contra dois suspeitos – se é que podemos chamá-los assim – e uma criança absolutamente inocente. Por isso foi um ultraje para mim ver tantos que se dizem conservadores relativizando os casos como se fossem absolutamente iguais àqueles sobre os quais pairam controvérsias. Sim, os três casos foram de assassinato; se culposos ou dolosos, a justiça determinará; mas não podemos, em nome de um pseudoceticismo – que, na verdade, se manifesta em ódio ideológico e racismo mesmo – menosprezar a razão e o bom senso. Isso não é conservadorismo, é covardia. Conservadores devem se pautar pela verdade e pela prudência, sem jamais negligenciarem das “coisas permanentes” – dentre elas, a justiça, uma virtude cardeal. O racismo existe, é um mal moral (e um pecado, para os cristãos) e deve ser combatido por todos, inclusive por conservadores.

Luiz Gama, o grande abolicionista, tinha o temperamento conservador; não obstante, deixa claro que não compactuaria com a injustiça por medo de ser confundido com radicais:

Sei que algumas pessoas dessa cidade, aproveitando caridosamente o ensejo do movimento acadêmico, mandaram dizer para a Corte e para o interior da província, que isto por aqui, ao peso de enormes calamidades, ardia entre desastres temerosos e desolações horríveis, atestados por agentes da INTERNACIONAL!... e que eu (que não por certo faltar à sinistra balbúrdia, estava capitaneando uma tremenda insurreição de escravos! [...] Protesto, sinceramente, não só para fazer calar os meus caluniadores políticos como aos inimigos da Loja América, que não sou nem serei jamais agente ou promotor de insurreições, porque de tais desordens ou conturbações sociais não poderá provir o menor benefício à mísera escravatura e muito menos ao partido republicano, a que pertenço, cuja missão consiste, entre nós, em esclarecer o país. Se algum dia, porém, os respeitáveis juízes do Brasil, esquecidos do respeito que devem à lei, e os imprescindíveis deveres que contraíram perante a moral e a nação, corrompidas pela venalidade ou pela ação deletéria do poder, abandonando a causa sacrossanta do direito, e, por uma inexplicável aberração, faltarem com a devida justiça aos infelizes que sofrem escravidão indébita, eu, por minha própria conta, sem impetrar o auxílio de pessoa alguma, e sob minha única responsabilidade, aconselharei e promoverei, não a insurreição, que é um crime, mas a “resistência”, que é uma virtude cívica, como a sanção necessária para pôr preceito aos salteadores fidalgos, aos contrabandistas impuros, aos juizes prevaricadores e aos falsos impudicos detentores. (Luiz Gonzaga Pinto da Gama, Correio Paulistano, 1871)

Que não sejamos negligentes e covardes de abandonarmos causas tão nobres só porque, geralmente, se transformam em bandeira política nas mãos daqueles que só fazem se aproveitar delas em benefício próprio.

60 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 60 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • D

    Destemido

    ± 115 dias

    Retrato do que está acontecendo! Os fatos infelizmente ocorreram assim como vários outros, mas estão sendo usados como cavalo de batalha pelos mesmos causadores de confusão e discórdia de sempre.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      ABFeitoza

      ± 115 dias

      Otima análise! Prudente e elegante. Excelentes ensinamentos. Lamento não permitirem compartilhamento dos textos da GP.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        Marcio Machado

        ± 116 dias

        Excelente!!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • U

          Ulisses

          ± 119 dias

          Sempre uma aula! Textos como esse me inspiram a ler autores sensacionais,  cujas obras desconhecemos mesmo após anos de estudo universitário. Mestres são seres assim, que inspiram os alunos a buscar conhecer, com humildade e respeito. Políticos são seres prudentes, que buscam a justiça em seus atos. Há muita gente que só ocupa o lugar de um mestre e de um político, sem nunca chegar perto de ser. Tomás de Aquino me ensinou isso e, ao que parece, ensinou a Paulo Cruz também. Parabéns pelos belos textos que escreve e por ser mestre.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • Y

            YVONNE MAGGIE de leers costa ribeiro

            ± 119 dias

            Nem sei bem o que dizer, espero que considere como uma maneira de me aproximar. Você descreve o que é o conservadorismo e nos leva a pensar na verdade e na justiça. Um abraço afetuoso

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • D

              d'Amortan

              ± 121 dias

              CONTINUANDO: A elegância da escrita também importa, pois, assim como um artista que tem boas ideias, o resultado adquirido impressiona somente quando vem revestido de uma capa que embeleza o conteúdo. Portanto, esse é mais um elemento que deixam os teus artigos sempre em nível agradável de se ler. E, por favor, continue sempre a nos brindar com seus pensamentos.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • P

                Paulo Cruz

                ± 120 dias

                Muito obrigado!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • D

              d'Amortan

              ± 121 dias

              Professor Paulo, É com alegria que venho aplaudi-lo pelo excelente texto, isto é exemplo de conservadorismo. Em tempos de tamanha confusão intelectual, em que as ideologias se tornam mais importante que valores, teus artigos vêm para nos mostrar que não devemos perder o senso de prudência, decência e responsabilidade. Noto que o que deixa os teus artigos sempre em alto nível são estes elementos: boa mensagem; citação a fontes (isto é importante para não deixar um texto apenas uma mera opinião) e de qualidade, mais importante; respeito e moderação no falar, o que é outro ponto importante em tempos de guerras e ódio verbais; e, também, a elegância da escrita. CONTINUA EM OUTRO POST.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • R

                Rodrigo Toni

                ± 121 dias

                Texto excelente! Sei que o momento exige mais ação do que palavras, mas mesmo assim peço licença para bater aplausos de pé para teu texto, Paulo. Deus te abençoe e continue te usando.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • P

                  Paulo Cruz

                  ± 120 dias

                  Muito obrigado!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • J

                Jackson Alves Lessa

                ± 121 dias

                Um bom texto.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  jose rodorval ramalho

                  ± 122 dias

                  Perfeito. A luta política esganiçada, oblitera as inteligências e impede a reflexão sobre as enormes diferenças entre conservadorismo e reacionarismo.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • P

                    Paulo Cruz

                    ± 120 dias

                    Muito obrigado!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • A

                  Ana Luiza

                  ± 122 dias

                  Genial!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • P

                    Paulo Cruz

                    ± 120 dias

                    Obrigado!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • L

                  Leandro Castro

                  ± 122 dias

                  Bravo!!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • C

                    Carlos Eduardo de Abreu e Lima

                    ± 122 dias

                    Palavras certeiras, amigo.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • I

                      Isaias Lobao

                      ± 122 dias

                      Texto bem articulado e relevante. Revela prudência em tempos de tanto radicalismo. O autor foi preciso em sua análise. Excelente.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • A

                        Admar Luiz

                        ± 122 dias

                        Essa corja aí devia é ler um discípulo de Burk, prezado Paulo. Russel Kirk, e "A Política da Prudência", Dariam valor a essas "idéias verdadeiras e essas "coisas permanentes", hein?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • A

                          Admar Luiz

                          ± 122 dias

                          Boa Paulo, foste certeiro. Aliás, disse num post, lá na coluna de seu colega de jornal, Pedro Menezes, para ele ter um pouquinho de humildade e tomar umas aulinhas contigo. Principalmente sobre a questão racial americana, não só ela, claro. Os progressistas e esquerdistas de todos os matizes saem por aí bancando os virtuosos. Se solidarizando com os que vão pras ruas vandalizar e agredir pra defender uma causa com a violência já característica de gente desse tipo. Não ao racismo deve ser uma pauta de qualquer cidadão de bem. Esse baderneiros querem impor seus valores baseados na violência. Quem os apoia -artistas e famosos, querem é lacrar . Bando de hipócritas.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • J

                            Jorge Okamoto

                            ± 122 dias

                            SER HUMANO, ético, competente e fraterno, a caminho da sabedoria e o amor puro, enobrecedor, responsável, dignificante.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • L

                              Lucas Mendes Ávila

                              ± 122 dias

                              Perdi a conta do tanto que já aprendi e continuo me impressionando com cada texto do professor Paulo Cruz, sou seu fã!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • E

                                Eduardo Prokofiev

                                ± 122 dias

                                Parabéns pelo excelente texto! Eu aguardava ansioso por a sua opinião!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • D

                                  DEBORAH CHRISTINA NERCOLINI

                                  ± 122 dias

                                  Excelente texto, professor! Ando sentindo falta de sensatez e clareza ultimamente...

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    Ricardo Amaral

                                    ± 122 dias

                                    Não encontro palavras para definir essa pérola literária...só me ocorre uma: genial !!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      André

                                      ± 122 dias

                                      Muito bom!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • C

                                        Carlos Eduardo Lopes Nunes

                                        ± 122 dias

                                        Nos dias de hoje, faz falta um pensamento claro assim, embasado em cultura e servido com tamanha sensatez e equilíbrio. Um texto-aula! Parabéns!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • R

                                          Rogerio Barao

                                          ± 122 dias

                                          Professor Paulo Cruz, que aula!!! Bem demonstrou seu vasto conhecimento com sensatez e equilíbrio. Parabéns

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • E

                                            Edivaldo S

                                            ± 122 dias

                                            Excelente texto...

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • M

                                              Magela

                                              ± 122 dias

                                              Muito bom o artigo, parabéns estamos melhorando .O racismo , antes de tudo, é contra a natureza humana e cristã.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • L

                                                Luiz Carlos Rodrigues Azevedo

                                                ± 122 dias

                                                Excelente artigo e texto. Uma aula para todos que buscam uma analise apurada e coerente. Obrigado Professor Paulo Cruz.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • S

                                                  Stella

                                                  ± 122 dias

                                                  Ótimo texto! É tão bom ler algo assim, salutar.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • P

                                                    Pedro Carlos Muniz de Figueiredo

                                                    ± 122 dias

                                                    Obrigado pelo artigo! Escrito primoroso para alertar para o racismo infelizmente ainda presente, alerta feito sob a luz da preservação da Direitos essenciais bem definidos por Frederic Bastiat.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • G

                                                      Giba12

                                                      ± 122 dias

                                                      Obrigado Prof. Paulo, por me ensinar, sempre que leio seus textos, a separar o joio do trigo e a histórias de grandes homens(humanidade) e a não ser mais um "maria vai com as outras", neste joguete.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • G

                                                        Gustavo Silva

                                                        ± 122 dias

                                                        Parabens pela concatenação de belas referências com uma analise afiada em prol da verdadeira justiça..

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • U

                                                          Uiliam da Silva Grizafis

                                                          ± 122 dias

                                                          Obrigado pelo texto, Paulo. O Brasil precisa saber o que de fato é conservadorismo e não deixar-se levar por oportunismo político através de ideologias. Abração, mano!

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • R

                                                            Rodrigo OL

                                                            ± 122 dias

                                                            Muito bom, irretocável,

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • R

                                                              Rodrigo OL

                                                              ± 122 dias

                                                              Muito bom, irretoca6.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • M

                                                                MARCIO ROGERIO DAVID

                                                                ± 122 dias

                                                                primoroso. grato

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • R

                                                                  Rômulo Viel

                                                                  ± 122 dias

                                                                  Muito bom texto, como de praxe.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • A

                                                                    Adonis

                                                                    ± 122 dias

                                                                    Que belíssimo texto. Inspirador para todos os conservadores. Deve-se preservar o senso de justiça, o que é correto, e que parte de premissas que há muito nos foram ensinadas pelos sábios juristas romanos: não lesar a ninguém, dar a cada um o que é seu, proceder honestamente. O erro tem que ser reconhecido e punido, independentemente da manipulação que o esquerdismo faça da justa indignação contra o racismo. Os culpados por violência contra inocentes devem ser punidos e, com mais rigor se agentes do Estado com o dever precípuo de proteger. Também não se deve fazer vistas grossas à instrumentalização do caos pelo marxismo, sob a falsa premissa de legitimação moral.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • R

                                                                      Rafael de Freitas Teixeira

                                                                      ± 122 dias

                                                                      Texto sensacional, professor. Nosso país precisa de respeito, conhecimento, equilíbrio e inspiração... e eu o considero um dos maiores difusores dessas virtudes. Que Deus o abençoe.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • V

                                                                        Valter Luiz Demenech

                                                                        ± 122 dias

                                                                        Parabéns!!!

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • E

                                                                          Edgard de Araujo Salles Junior

                                                                          ± 122 dias

                                                                          Impressionado com seu equilíbrio, lucidez e erudição! Sinto-me gratificado por assinar este jornal.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • J

                                                                            jalegriablumenau

                                                                            ± 122 dias

                                                                            Excelente!!!

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • C

                                                                              Carla Graciele Alves Lima

                                                                              ± 123 dias

                                                                              Faço um questionamento sincero, professor. Como devemos agir de forma objetiva, clara e que não venha-mos abarcar nesses ventos que os tais aproveitadore usam, os vários movimento dignos, para fins que já sabemos. Devemos como conservadores nos idignar com as injustiças feitas.

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • A

                                                                                Arthur Pinho Vivaqua Rocha

                                                                                ± 123 dias

                                                                                Lúcido, sensato e intelectualmente honesto. Nosso desafio, penso eu, é continuar a amar VIDAS, ignorando (e denunciando) a barulheira dos MOVIMENTOS.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                • G

                                                                                  Gustavo Alves Cardoso

                                                                                  ± 123 dias

                                                                                  Que prazer ler os seus textos, professor. Quanta cultura!

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                  • R

                                                                                    Renato Ramos Martini

                                                                                    ± 123 dias

                                                                                    Parabéns professor Paulo Cruz, mais um artigo carregado de sabedoria e elegância.

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    • F

                                                                                      fpaulo

                                                                                      ± 123 dias

                                                                                      Muito bom! Nesses tempos de desinformação, nada melhor que um artigo mostrando o verdadeiro espírito do conservadorismo: Prudência e justiça.Parabéns Paulo!

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                      • D

                                                                                        DANIEL CIA ZAZERI

                                                                                        ± 123 dias

                                                                                        "Que não sejamos negligentes e covardes de abandonarmos causas tão nobres só porque, geralmente, se transformam em bandeira política nas mãos daqueles que só fazem se aproveitar delas em benefício próprio." Realmente, fechou com chave de ouro. Parabéns...

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                        • M

                                                                                          Mailson Pereira de Souza

                                                                                          ± 123 dias

                                                                                          Prezado, como sempre seus textos falam diretamente comigo, seja filosoficamente ou moralmente. Me lembro que nas últimas eleições fui obrigado a expressar a semelhança entre duas falácias tão em pauta naquela ocasião que eram: "o mi mi mi" e "fascistas ". Argumentei que ambas eram perniciosas e covardes, sendo que a primeira muitas vezes relativizava problemas sérios e a seguranda, procurava incriminar quem discordava dela mesma. Infelizmente são por atos iguais ao desse Dr, que nós negros somos obrigados a abraçar certo espectro político " esquerda ", colocando-nos numa senzala ideológica. E se por acaso não aceitarmos mais essa corrente, passamos a ser mais um "branco opressor".

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                          • T

                                                                                            THIAGO ELOI SANTOS SARRAFF

                                                                                            ± 123 dias

                                                                                            Brilhante!

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                            • E

                                                                                              EDN

                                                                                              ± 123 dias

                                                                                              Sobriedade! Coisa rara por aqui nos últimos tempos. Parabéns.

                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                              • F

                                                                                                Frank de Luca

                                                                                                ± 123 dias

                                                                                                Parabéns seu artigo Brilhante

                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                • R

                                                                                                  Rômulo Batista Teles

                                                                                                  ± 123 dias

                                                                                                  Sensacional professor!

                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                  • R

                                                                                                    RAFAEL

                                                                                                    ± 123 dias

                                                                                                    Muito lúcido.

                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                    Fim dos comentários.