• Carregando...
Evaristo Sá/AFP
Evaristo Sá/AFP| Foto:

O discurso de posse de Jair Bolsonaro foi um dos mais originais da República. É igualmente parecido tanto com os dos presidentes eleitos desde a redemocratização quanto com dos militares da ditadura. E entre todos os presidentes da história, o pronunciamento de Bolsonaro se assemelha mais com o de José Sarney.

O índice de similaridade calculado por um algoritmo foi de 54% para Bolsonaro e Sarney. O discurso mais distante do de Bolsonaro foi o de Epitácio Pessoa (1919).

A figura abaixo relaciona todos os presidentes do Brasil segundo seus discursos de posse. Quanto mais semelhantes, mais próximos estão.

Na média, a semelhança com os presidentes militares foi de 29%, mas com os presidentes eleitos após o fim da ditadura foi de 31%, ligeiramente acima.

***

Entre todos os discursos, os mais parecidos foram o de Fernando Henrique Cardoso (1995) e Lula (2003). Os dois presidentes em seus pronunciamentos inaugurais deram muita ênfase a desenvolvimento. Outros dois termos usados com muita frequência foram social e povo.

O Top 5 dos discursos mais parecidos é o seguinte:

    Chama a atenção a relação forte entre os discursos dos presidentes desde a redemocratização (FHC, Lula, Sarney, Dilma), mas também a grande similaridade entre dois presidentes militares: Eurico Gaspar Dutra, o primeiro da Quarta República (1946) e Castelo Branco, o primeiro da ditadura militar (1964).

    LEIA TAMBÉM: Já temos o vencedor da Mega da Virada: o governo

    Entre outros, os dois militares tiveram predileção por todos e nação.

    Já os discursos menos parecidos são os seguintes:

      ***

      Voltando à imagem acima, os presidentes mais centrais são os que os que tiveram discursos mais parecidos com o de outros presidentes. Os 10 discursos mais centrais são listados a seguir:

        A similaridade entre os discursos pode ter razão ideológica. Pode também ter razão histórica: os temas e mesmo a linguagem mudam com o tempo. A relação forte entre os discursos dos presidentes eleitos desde os anos 1980 pode ter a ver com uma nova forma de discurso, que se dá na democracia e com maior acesso à comunicação de massa.

        Fernando Henrique aparece duas vezes entre os discursos mais centrais, e lidera com o de 1995. Neste caso, há uma razão adicional: seu discurso de posse foi um longo passeio pela história da República.

        O presidente mais antigo no Top é Getúlio Vargas, com o discurso de posse no Estado Novo. Talvez Getúlio tenha fundado um estilo de retórica, copiado pelos sucessores? Ou a posição meramente reflete seu papel histórico, entre a República Velha e as “novas repúblicas”?

        É um discurso com grande semelhança tanto com Tancredo, Lula (2003) e  Dilma (2015) quanto com Floriano Peixoto, Afonso Pena e Wenceslau Brás.

        Já os 10 discursos mais distantes dos demais foram estes:

          Por esta ótica, Bolsonaro teve um dos discursos mais originais.

          O leitor vê alguma relação entre os discursos diferentes e o destino desses governos?

          ***

          Fechamos com os discursos mais e menos parecidos com o de Jair Bolsonaro.

          Os discursos de posse mais parecidos com o de Bolsonaro:

            Os menos parecidos:

              E os termos mais compartilhados entre Bolsonaro e Sarney? Liberdade, soberania e trabalho.

              0 COMENTÁRIO(S)
              Deixe sua opinião
              Use este espaço apenas para a comunicação de erros

              Máximo de 700 caracteres [0]