i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Pedro Menezes

Foto de perfil de Pedro Menezes
Ver perfil
O peso das palavras

Bolsonaro agravou a pandemia e a crise econômica, simultaneamente

  • Por Pedro Menezes
  • 05/05/2020 19:53
Bolsonaro em manifestação
Bolsonaro em manifestação em Brasília no último domingo.| Foto: AFP

Há poucos dias, os economistas Tiago Cavalcanti, Nicolas Ajzenman e Daniel da Mata publicaram um estudo evidenciando que as palavras de Jair Bolsonaro promovem o desrespeito ao distanciamento social no Brasil. O título, em tradução livre, é “Mais do que palavras: discurso do líder e comportamento de risco durante uma pandemia”. Os autores estudaram como os pronunciamentos do presidente brasileiro afetaram o cumprimento das medidas decretadas por governadores.

O resultado indica que o poder de Bolsonaro não está apenas na caneta, mas principalmente nas palavras. Os pronunciamentos do presidente enfraqueceram o distanciamento social – e o impacto foi sensivelmente superior nas regiões onde o presidente tem mais apoio político.

Esse resultado se soma às pesquisas de opinião que já apresentavam dados semelhantes. Em média, brasileiros que apoiam o presidente desrespeitam o distanciamento social com mais frequência.

Tais números frios apenas esclarecem o que já era cristalino. Afinal, apoiadores do presidente se reuniram em diversas manifestações a favor do governo, gerando aglomerações desnecessárias e contrárias às medidas dos governadores. Ou seja, os resultados de Cavalcanti, Ajzenman e da Mata apenas comprovam o que já estava claro para quem observa as atitudes de Jair Bolsonaro.

Quando consideramos a curva de casos e óbitos pela Covid-19 no Brasil, a situação ganha contornos extremamente graves. Graças às medidas de distanciamento adotadas precocemente pelos governadores, o Brasil foi capaz de achatar a curva num momento inicial. Caberia ao presidente aproveitar a oportunidade para comprar testes e respiradores, expandir a capacidade do sistema de saúde, promover o uso de máscaras entre a população e, assim, planejar a reabertura da economia de modo prudente. O Brasil poderia ter dado exemplo ao mundo.

Infelizmente, foi o oposto do que ocorreu. Bolsonaro bateu cabeça com o então ministro Luiz Henrique Mandetta, levando à descoordenação das ações federais num momento inicial. Com o presidente promovendo aglomerações e incentivando o menosprezo à doença, rapidamente os brasileiros pararam de respeitar a quarentena. E o efeito desta irresponsabilidade já aparece nos números: a curva, que parecia em vias de ser achatada, mudou de direção.

Como resultado, diversas cidades importantes do país – Manaus, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, entre outras – já assistem a um colapso do sistema de saúde pública. Com o crescimento exponencial e descontrolado do número de infectados, a situação tende a se agravar ainda mais nos próximos dias.

Caso essa tendência se confirme, o presidente da República será responsável por agravar as crises econômica e de saúde, simultaneamente. Afinal, com um pico mais íngreme da curva de infectados, a reabertura da economia fica mais distante. É improvável que um esforço neste sentido comece ainda no primeiro semestre.

O colapso do sistema de saúde ainda não domina o noticiário político, mas a situação deve mudar rapidamente. Nesta pandemia, poucos dias são suficientes para desmentir negacionistas e otimistas irracionais. De hoje até minha próxima coluna, na semana que vem, Moro deve sair das manchetes, que devem ser dominadas pelo colapso do sistema de saúde. Não se trata de um desejo, mas da mera constatação decorrente do crescimento exponencial.

Na última segunda-feira, o boletim Focus, do Banco Central, divulgou as expectativas medianas do setor privado para a economia em 2020. O crescimento do PIB projetado, -3,8%, já significaria a terceira menor variação anual desde o início do século 20. Só os tristes anos de 1981 (-4,25%) e 1990 (-4,35%) tiveram um crescimento do PIB abaixo do projetado para esse ano.

E o pior: considero provável que o setor privado esteja otimista demais. Há um descolamento entre as previsões de epidemiologistas, mais pessimistas, e economistas, mais otimistas. Neste cenário, é provável que os epidemiologistas estejam corretos. Não por acaso, algumas consultorias e empresas isoladas já apresentam projeções de -7% para a variação do PIB neste ano.

Este cenário aumenta a importância da pesquisa de Cavalcanti, Ajzenman e da Mata. Afinal, se o Brasil tiver em 2020 uma crise de saúde pública colossal combinada com o pior crescimento do PIB da nossa história, o presidente será responsável direto pelo desastre. Portanto, ele merece a culpa e o custo político decorrente das tragédias que promoveu.

Pouco a pouco, Bolsonaro demonstra ser incapaz de combinar o controle da pandemia com a reabertura rápida da economia. Ao invés disso, o presidente acelerou o contágio e contribui para um cenário no qual o comércio seguirá fechado por muito tempo. Conforme a Covid-19 avança, fica claro quem realmente torceu pelo vírus durante esse tempo todo.

169 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 169 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • D

    Dulcina Figueiredo

    ± 0 minutos

    Rapaz, fico chocada em ver um artigo de tamanho superficialidade e inconsistência. Garoto, vc se recorda do carnaval? O absurdo apoio e divulgação feito pelos governos de Sao Paulo, Rio de Janeiro , Belo Horizonte e varios outros, tão esquerdopatas quanto vc? Aprenda a fazer jornalismo consistente e de credibilidade. Baseie-se em fatos reais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Carlos Rodrigues da Silva

    ± 8 horas

    Tá torcendo para que haja muitas morte para suas previsão esteja certa, para vcs petralhas quanto pior melhor, estamos a mais de um mês seguindo governadores e prefeitos, e só agora a curva tá subindo, deixa de ser otário moleque, querendo colocar a culpa no Bolsonaro, ele vem falando pra fazer o esquema na vertical, talvez seria melhor, só que agora já é tarde. #LULADEVOLTAPRACADEIA

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Cavalcante da luz filho

    ± 11 horas

    Cazeta esses comunista escrevendo esse tipo de material acaba com a moral do jornal,manda ele chora para presedente de Curitiba ok

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lucio Araripe de Abreu e Lima

    ± 12 horas

    Pedro, você ainda é muito criança. Perder tempo lendo DOIS "pesquisadores" que depois de muito estudar e comparar, desenvolvem uma tese que Bolsonaro deve ser chamado de GENOCIDA por causa do Covid 19, é muita ingenuidade. Indaga dos pesquisadores os estudos deles sobre a ITÁLIA, FRANÇA, ESPANHA, INGLATERRA, BÉLGICA E AMÉRICA DO NORTE. Tá certo, que pelo jeitão da pesquisa, vai sobrar genocida para o TRUMP também. Ideologia não é jornalismo, rapaz.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    waldir rodrigues de morais

    ± 12 horas

    Lembrar o passado é bom No dia 4 de fevereiro o Presidente assinou um decreto de emergencia para conter o virus Mas nossos governadores não deram credito pois o carnaval estava bem ali e não podiamos perder este dinheiro que os turistas , muitos já portadores do virus ,traria ao Brasil Naqueles dias muitos dos combatentes do virus hoje diziam "é só uma gripezinha não vai dar nada" Mandetta ,nosso ministro da Saude já sabia em Janeiro da letalidade do virus mas não correu atras de respiradores nem de estocar mascaras Isolamento é seguro para quem mora na Barra da Tijuca mas para quem mora no Morro do Alemão já é um pouco mais complicado

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre Reis

    ± 12 horas

    São artigos como esse que me fazem lembrar que só faltam 3 meses para vencer a minha assinatura da GAZETA DO POVO. Dei um credito de confiança e ele foi quebrado, Vou assinar um outro jornal mais digno.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Teodoro Jacob Winkler

    ± 12 horas

    A Gazeta do Povo deveria excluir de seu quadro de jornalistas, colaboradores e colunistas todos os profissionais oriundos das escolas "Paulo Freire" de Jornalismo como esse aí.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antonio Muller

    ± 13 horas

    Pedro Menezes, ou você estava em coma há meses e "acordou" hoje pela manhã ou você é mais um dos maus caráter que escrevem artigos para jornais e revistas neste Brasilzão Gramsciano! (leiam Cultura, Educação e Meios de Comunicação = Marxismo Cultural).

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUIMAR SZCZEPANSKI

    ± 13 horas

    Mais um que acha que o único culpado de tudo é o Bolsonaro. Acorda rapaz venha conhecer o Paraná

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      LUIMAR SZCZEPANSKI

      ± 13 horas

      Aqui as coisas funcionam, a epidemia não assusta

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Danielle

    ± 13 horas

    Me pergunto como um cara tão ruim assim escreve pra qualquer jornal!!!! Como pode afirmar tanta besteira em relação ao comportamento e opinião das pessoas?? Realmente o Brasil tá morto. Com esse tipo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Mitrano

    ± 14 horas

    Pedro Menezes, você é um canalha ou é burro/******. Gazeta do Povo, melhore estes colunistas. Vou cancelar minha assinatura.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Tony Cruyf

    ± 14 horas

    Seu Lixo! Quem tá agravando a economia e a pandemia é a mídia e esses repórteres chinfrim, meia boca que nem você!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rogerio Barao

    ± 14 horas

    Pedro, com todo o respeito, vc tá fumando maconha estragada. Pare de molestar os leitores da Gazeta do Povo com essa militância enfadonha e desgastada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    M.SANTANA

    ± 14 horas

    05/05/2020 – MINAS GERAIS, + 20 MILHÕES HABITANTES, CONTABILIZA 94 MORTOS DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA. https://covid.saude.gov.br/

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 15 horas

    É incrível como a Gazeta mantem um comentarista como este. Lamentável...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VBSB

    ± 15 horas

    Lixo, como sempre.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    luiz

    ± 15 horas

    Vai para a Venezuela Pedro, lá o Maduro vai te tratar melhor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Weber

    ± 15 horas

    Pedro M., vc só escreve lixo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    vortice

    ± 15 horas

    Os bolsonaristas estão seguindo à risca a cartilha do PT! Todos que criticam o governo Bolsonaro são esquerdistas, comunistas e ignorantes. Quem, assim como Moro, afasta-se do governo é traidor. Os militares são os únicos que prestam (os mesmos que nos causam um rombo de quase 10 bi/ano). Sinceramente é difícil acreditar que os políticos conseguiram criar dois grupos extremistas, sem qualquer senso político, de liberdade, diálogo e respeito!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MAURICIO FABIANO MAZUR

    ± 16 horas

    É "Dez Ano" você piorou muito desde o último artigo , pobre imprensa latindo no deserto

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Austríaco-PR

    ± 16 horas

    Bom, pelo que entendi você estava indo na linha histérico-científico do Átila, certo. Não vai morrer um milhão de pessoas como o previsto. Talvez o mérito seja do Bolsonaro. Quanto a ecônomia, quem ignorou a inexistência de consenso científico quanto a fazer a quarentena horizontal e/ou restringir as liberdades individuais, foram governadores, prefeitos, sistema judiciário e ministério público. Se a economia está um caos, estaria muito pior sem um presidente que forçasse o debate sobre o que é razoável. Ainda, o articulista ignora o bom trabalho da equipe do Paulo Guedes, artigo vexaminoso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      vortice

      ± 15 horas

      O presidente não força debates! Não é a dele escutar pessoas. Os fatos estão aí. Enxerga quem quer e quem tem a mente livre de doutrinas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo Gurgel

    ± 16 horas

    É obvia que a intenção do autor é a desconstrução do Governo. O que falta ao povo é respeito e credibilidade aos governadores e prefeitos pela gestão da epidemia e seus resultados desastrosos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André Sena Pereira

    ± 16 horas

    O articulista conseguiu errar os dois diagnósticos. 1- Atribuiu a crise econômica que é mundial ao governo atual. Basta ver algumas condutas no mundo para ver como Bolsonaro e Guedes estão abrindo as portas do cofre. 2- os erros do Lockdown foram estaduais. Se tivessem testado maciçamente, cobrado máscara já no início e orientado sobre medidas preventivas nas mídias teriam melhor efeito que Lockdown. Também neste caso, uma pesquisa rápida na internet mostra que não houve erro do governo. A análise do artigo é capenga, falha e inverídica. Sugiro leituras sobre o tema antes do artigo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CSG

    ± 16 horas

    Bolsonaro é o principal responável pela maior parte das mortes do Coronavírus , a prova disso é o derprezo que o Brasil tem hoje do mundo inteiro. Nós nos tornamos a vergonha do mundo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • D

      Domingos Marconato

      ± 14 horas

      Vc deve ser a vergonha mesmo de sua familia para defender ladrões e bandidos da esquerda.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André Bruno Carrilho Donas

    ± 16 horas

    Não concordo com o autor da matéria. Se não tinha nada para escrever, melhor se omitir, fazia mais bonito. Primeiramente, todas as grandes "aglomerações" registradas, ou foram carreatas ou os participantes estavam com máscaras em sua maioria. Eu participei de duas e sou testemunha. Atribuir essas duas responsabilidades ao presidente, é muito primarismo, lembrando ainda que, o virus já estava no Brasil e 2 governadores incentivaram as aglomerações carnavalescas. Sendo assim, me poupe de sua opinião sem embasamento algum.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EDUARDO SABEDOTTI BREDA

    ± 17 horas

    Desta vez discordo de Pedro Menezes. O Brasil é continental e algumas cidades (cidades, não Estados inteiros) enfrentam problemas. São os chamados "hubs" da doença, como se previa que aconteceria aqui e está acontecendo em outros países. Manaus, São Luís, Recife e Fortaleza estão a pelo menos 4 horas de avião do Estado do Paraná. Por que nós, paranaenses, devemos ficar em casa isolados se aqui o sistema de saúde está bem dimensionado e capacitado e o número de casos é baixo frente à população total?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Felipe

    ± 17 horas

    Inacreditável a Gazeta publicar matéria desse desnível

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    elisangela alves laranjeira

    ± 17 horas

    Esse pessoal que vem com esses argumentos, que não mais se sustentam: Bolsonaro é genocida, mas não é corrupto; quer impedir investigações contra os filhos e aliados, mas não é corrupto; é o único responsável por perdermos o Sérgio Moro no Ministério da Justiça, mas não é corrupto; é na atualidade o principal responsável pela invasão de garimpeiros em terras indígenas, mas não é corrupto; deseja a ruptura democrática, mas não é corrupto; não é educado e muito menos polido, mas não é corrupto. É CORRUPTO SIM, CORROMPE A NOSSA CULTURA, CORROMPE A NOSSA IDENTIDADE, CORROMPE A FAVOR DOS GARIMPEIROS, CORROMPE A POLÍCIA FEDERAL; CORROMPE AS FORÇAS ARMADAS; CORROMPE A CIVILIZAÇÃO HUMANA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      CARLOS FELIX

      ± 17 horas

      CALMA, LULA TÁ LIVRE ! DO JEITINHO QUE VCS QUERIAM. ELE NÃO CORROMPEU NADA, CONFORME TUA DEFINIÇÃO DE IDENTIDADE CULTURAL.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edilson

    ± 17 horas

    Que mer... de reportagem. Não existe neste jornal um revisor. Os colunistas estão livres para falarem besteira. Será que podemos pedir desconto na assinatura, tendo em vista que a Gazeta não se responsabiliza?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando

    ± 17 horas

    claro, foi ele quem endividou a união, foi ele quem quebrou os pequenos comerciantes? Não. Foram os prefeitos e governadores com aval do STF.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sr. Walker

    ± 17 horas

    FORA BOLSONARO. INGERE UNS GARDENAL E FICA EM CASA BEM QUIETINHO. VAI SER DE GRANDE AJUDA

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Raulino Sales

    ± 17 horas

    Relevante a matéria. Irresponsável esse Presidente Bolsonaro, criou o coronavírus e disseminou pelo mundo e ainda quer responsabilizar a República Popular da China.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ronald Facury Wigg

    ± 18 horas

    Primeiro tire as fraldas, entenda um pouco do ambiente político brasileiro, e aí sim, tenha argumentos para opinar dentro de um jornal. Para papo de rua serve.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ARMINDO VILSON ANGERER

    ± 18 horas

    Infelizmente essa é uma triste realidade! O homem não tem experiência administrativa, não tem jogo político, não tem cultura, é tosco, mal preparado para o cargo, é egocêntrico e para piorar é psicopata! O Brasil vive um momento impar na sua história. As próximas gerações haverão de lembrar esses tempos difíceis!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      César

      ± 17 horas

      Isso mesmo Armindo, sem cultura, tosco, mal preparado. Mas não é CORRUPTO. Quem votou em Bolsonaro sabia como ele era. Vá buscar outro candidato que seja polido, engomado, culto. Se acha ruim com Bolsonaro, queria ver sem ele. Talvez o Doria seja seu presidente ideal, ele fala bem. Ou talvez voce ainda prefira os ladrões demagogos da esquerdalha. Boa sorte.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre Paranaense

    ± 18 horas

    Infelizmente só cria caso. Governar que é bom...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo OL

    ± 18 horas

    Só li o título, e faço questão de afirmar: um artigo oportunista de um sofista. Que só restringe-se ao circulo dos que são adversários do governo atual. Portanto, é um simples panfleto contrário e não provido de uma análise fria e racional dos fatos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 18 horas

      Vai ler os colunistas vendidões, então. Alexandre Garcia, Fiúza, Guzzo, Constantino... Tem vários colunistas da linha "apoiador cego" ao presidente-anta aqui na Gazeta. Ali você vai se realizar. Mas vá logo, antes que eles dancem aqui do site da Gazeta. Sim, porque a credibilidade deles está naufragando cada vez mais.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Antonio Cousseau

    ± 18 horas

    O BOLSONARO É CULPADO E O COMUNISMO NÃO? E A CHINA? E O SORROS? E OS GOVERNADORES? KKKK

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 18 horas

      Não tem graça nenhuma, babaca. Na política brasileira, não tem santo não. E seu queridinho Bolsonaro atualmente é um dos PIORES deles, principalmente pela atitude irresponsável e criminosa que vem tendo a respeito da pandemia. E o Soros, por pior que ele seja (não tenho simpatia alguma por esse canalha), o que ele tem a ver com a covid-19? Vai dizer agora que foi ele que inventou o vírus ou a epidemia? Teoria conspiratória tem limite.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Heleno Virgolino de Sousa

    ± 18 horas

    GAZETA DO POVO COMUNISTA. SIM, PORQUE ESTÁ MAIS ENVIESADA PARA A ESQUERDA DO QUE OS "UOs, G1s E OUTROS. TROUXE OS PASSOS DE IMPEACHMENT EM PRIMEIRA MÃO E REPETIDAMENTE MAIS QUE QUAISQUER OUTROS VEICULOS. PARA ESTE PTEDRO QUERO DIZER: QUEM AGRAVOU A PANDEMIA E A ECONOMIA FOI O PÂNICO CRIADO PELA OPOSIÇÃO E A MIDIA ESQUERDISTA QUE VIU NELA A OPORTUNIDADE DE USURPAR O PODER. SP, RJ, CE, PE, MA, AM,PA, DF. OS ESTADOS COM MAIOR NÚMERO DE CASO. MERA COINCIDENCIA?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Cidadão Brasileiro

      ± 18 horas

      Se as fantasias de ser Bolsonaro um cavaleiro do bem contra o mal, da ameaça comunista e do besteirol ideológico falacioso forem deixadas de lado por um milésimo de segundo, mesmo você conseguiria ver que esta coluna do Pedro Menezes é o retrato nu da realidade. Bolsonaro é um inapto descontrolado em sua raiva, mentiroso por opção e método político, usa do cargo para safar sua prole e quadrilheiros amigos. Está, agora mesmo, comprando os corruptos do centrão com cargos e orçamentos gordos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Júlio César Lopes Soares

    ± 18 horas

    Você esqueceu que os governadores são responsáveis pela saúde de seus Estados e não o presidente, a torneira do dinheiro já foi aberta. Triste Brasil

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 18 horas

      Mas os governadores estão orientando na direção certa, no que diz respeito à pandemia. Ao contrário do seu presidentezinho louco. (nota: não é porque eu disse isso que você vai vir aqui dizer que eu "defendo os governadores". Não seja estúpido, sei muito bem que eles são safados e oportunistas também. Mas o que Bolsonaro está fazendo é MUITO PIOR do que a atitude dos governadores).

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Júnior Brasiliano

    ± 18 horas

    SEU RETARDADO O CARA FOI ÚNICO QUE SE PREOCUPOU COM SAÚDE E ECONOMIA QUE MATAM TANTO QUANTO VÍRUS E FOI ELE QUEM AGRAVOU SUA BESTA FERA. QUEM AGRAVOU FORAM OS GOVERNOS E PREFEITOS SEU ARROMBADO DE *****.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 18 horas

      Foi o "único" que se preocupou, é? Puxa, só falta canonizar o sujeito! Vamos rezar todo dia para São Bolsonaro!! O maior GÊNIO da medicina e da Economia do MUNDO! Você não tem vergonha de dizer uma imbecilidade dessas aqui, não? Mandetta estava fazendo um trabalho sério na área da saúde, e foi demitido. Guedes também está fazendo o possível para amenizar os efeitos da pandemia na economia do país. E só quero ver o quanto ele ainda aguenta nesse governo de loucos. Vou te falar, adorador e puxa-s**co de presidente, estou para ver maior...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Raimundo Correia

    ± 18 horas

    Os Governadores se guiaram pelas orientações da OMS, ora a OMS disse, recentemente, que o exemplo a ser seguido é o da Suécia, onde não houve isolamento horizontal. Esse e um esforço de transferir o erro brutal dos governadores.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Everaldo Basso

    ± 19 horas

    Mais um colunista do MBL? Tá ficando osso ler a Gazeta !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 18 horas

      Então tchau.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Sartan

      ± 18 horas

      Ate quando interessava o MBL era ótimo

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • X

    Xicote

    ± 19 horas

    O pais..na maior crise mundial ...clima de guerra...e Jair o que faz ??? Ta pintando o canhao !!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS FELIX

    ± 19 horas

    AFUNDADOR DE OPINIÃO. ISSO É JORNALISMO DE OPINIÃO ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 18 horas

      Sim, é jornalismo de opinião. Apenas é uma opinião diferente da sua. É claro, eu sei que você não gosta muito disso, de existirem opiniões diferentes da sua. Mas você vai ter que se acostumar com isso, rapaz. É a vida.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Sartan

      ± 18 horas

      Segundo o cérebro de fanáticos adoradores do mito

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Joao Schneider

    ± 19 horas

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      Sartan

      ± 18 horas

      Ele não entendeu nada segundo quem? você ou será que é você que só quer entender seu lado

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Vallim de Medeiros

    ± 19 horas

    Gazeta, perdendo toda credibilidade. Que porre , ler esses comentários. Fiquemos com Garcia, Guzzo e Coppolla. Assinei numa promoção mas, mesmo barato, só vale pelos mencionados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 18 horas

      Isso, sujeito, fique apenas com os colunistas-vendidões que só dizem amém ao presidente. Aliás, vou te perguntar uma coisa: para que ler colunistas 100% subservientes a Bolsonaro? Não é mais fácil ler direto o que o presidente posta nas redes sociais, então?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Sartan

      ± 18 horas

      Não é só porque eles não compactuam com sua santa opinião que eles perderam credibilidade

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    gilson r c de oliveira

    ± 19 horas

    Sério ? Que medidas precoces os governadores tomaram ? Tudo que ele fizeram foi praticamente sabotar as cadeias de de produção fechando arbitrariamente fábricas e comércio, confiscando material médico, bloqueando estradas, fechando restaurantes que atendiam caminhoneiros. Só mais uma pergunta o sistema de saúde era perfeito antes ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 18 horas

      Seu Gilson, QUEM foi que disse que o sistema de saúde era perfeito antes? O Guzzo (outro que se vendeu) foi o primeiro que veio com esse papo-furado por aqui. Que eu saiba, NINGUÉM NUNCA DISSE que o sistema de saúde era perfeito - muito pelo contrário. Tiraram isso de onde? É justamente POR ELE SER LIMITADO que não pode dar conta de um número de casos excessivamente alto de pessoas contaminadas com a covid! Caramba, é TÃO DIFÍCIL ASSIM entender isso, mané? E o MUNDO TODO está fazendo o que os governadores estão fazendo aqui. Mas para você, Bolsonaro é o ÚNICO CARA CERTO NO MUNDO, E TODO O RESTO ESTÁ ERRADO. Inacreditável. A que ponto chega o fanatismo político-ideológico.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Sartan

      ± 18 horas

      Eles e o mundo todo inclusive o deus do mito o Trump, que pelo jeito já virou comunista

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    sebastião orlando machado

    ± 19 horas

    Eu fico imaginando, oque um mongoloide tipo este jornalista estudou pra escrever uma coluna assim? Aqui mesmo nos comentariios existem textos muito melhor escritos. O jornalismo verdadeiro acabou no Brasil ja faz tempo, só oque temos na maioria são mediocres escrevendo qualquer babozeira e pior sendo pagos por isso. Lamentável

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 18 horas

      Mongolóide é quem idolatra um sujeito medíocre e desequilibrado como Bolsonaro. E se está insatisfeito, vá criar o seu próprio jornalzinho chapa-branca, onde Bolsonaro será idolatrado como o novo Messias do Mundo. Ah, quer saber? Vá para a ***...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Felipe Scaramuzza

    ± 19 horas

    O fato é que ninguém sabe nada, colunistas dando opiniões do achismo a respeito do vírus chinês.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 18 horas

      É, "ninguém sabe nada"... Só você que sabe, pelo visto.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Sartan

      ± 18 horas

      Melhor do que ficar se encostando em bodes expiatórios

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 19 horas

    Acho que o colunista "misturou estações". A crise da saúde no Brasil sempre existiu, jamais os políticos, que agora reclamam do presidente, tomaram medidas adequadas para termos uma rede de saúde eficiente. Mas os salários dos políticos, seus assessores e de algumas classes de funcionário públicos sempre foram regiamente beneficiadas . Ou seja, a crise da saúde já existia. Ela apenas era um contraponto da contratação de políticos e de médicos ou enfermeiros. Simples assim.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 18 horas

      Esse argumento tosco de que a crise da saúde no Brasil sempre existiu é um espantalho que vocês, bolsonaristas, inventaram para bater nele. E por uma razão muito simples: NINGUÉM, EM MOMENTO ALGUM, DISSE QUE A SAÚDE NO BRASIL ERA BOA ANTES. Vocês estão batendo em um argumento que nunca existiu. Vocês mesmo inventaram ele. Agora, me diz uma coisa: vocês fazem isso por estupidez, fanatismo ideológico ou falta de caráter, mesmo?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emily Sobral

    ± 19 horas

    como todo respeito, estudo inútil. Já que o 'fique em casa' não parou a pandemia. aliás, os 'cientistas' que acreditam no isolamento total também não sabem nada, e não aceitam opinião de outros que pensam diferente. na verdade, a questão é absolutamente política. É óbvio ululante que o safado do Dória não está preocupado com a VIDA das pessoas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 18 horas

      É claro que não parou a pandemia, ô gênio! E sabe por quê? Por que MILHARES de pessoas NÃO ESTÃO RESPEITANDO A QUARENTENA. Só no Rio e em São Paulo os números de pessoas que continuam saindo por aí e ignorando todos os avisos são altíssimos. E outra: você sabe muito bem (quer dizer, eu espero que saiba) que o vírus se transmite por contato. Quanto mais pessoas em casa, menor é a taxa de transmissão do vírus - é uma questão estatística. E se as pessoas que estão em casa estivessem saindo por aí em vida normal, as taxas de contaminação já teriam explodido, muito acima das atuais. Conselho: pare de ler aquele bocó do Fiúza e se informe por fontes mais sérias.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sam

    ± 19 horas

    É pacabá! Não se tem um estudo sequer para saber se a quarentena horizontal está funcionando. Ninguém garante a confiabilidade de um modelo sequer para prever como e quando sairemos desse caos. Mas o sr. Pedro Menezes acredita num "estudo" que correlaciona palavras do presidente com agravamento da pandemia! Se a situação não fosse tão séria, seria motivo para rir de uma palhaçada dessas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Michel Carvalho

    ± 19 horas

    "Achatar a curva em um momento inicial", como defende o articulista, foi uma idiotice. Gastou-se uma enorme quantidade de recursos para simplesmente atrasar algo inafastável em um momento em que não era necessário. Só faz qualquer sentido defender quarentenas quando se está próximo de situação de colapso de um sistema. A Suécia é a prova disso, os papers de Oxford são demonstração disso, o paper do Acemoglu e outros economistas do MIT corroboram isso. Meu ponto não é a defesa de Bolsonaro, mas indicar a falácia da defesa de quarentenas generalizadas como política de longo prazo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo

    ± 19 horas

    Já dei mais crédito ao jovem articulista. Me parecia uma pessoa bem informada e liberal. Jogar toda a responsabilidade no presidente, todavia, revela ignorância e mau-caratismo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre

    ± 20 horas

    Mais um chorão... Não aceita o que maioria quer! A vida continua! Quer ficar trancafiado em casa? Problema seu! Cada um é responsável por seus atos! Se o sujeito quer aglomerar o risco é dele! E nem vem com aquele papinho de coitadinho... "Se fosse alguém da familia..." vai te catar! Não tem o menor cabimento esse sonho de estado totalitário! Recomendações são feitas! Cada um faz o seu! Governadores querem é palanque! So pra lembrar o virus chinês vai continuar por ai... Como tantas outras no Brasil!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 17 horas

      corrigindo: "eu faço o que eu quero, é problema MEU" - foi o que eu quis escrever. E se as pessoas são estúpidas - como aqui no Brasil - e saem por aí desobedecendo as orientações da área de saúde, e se isso coloca em risco a saúde de outros, TEM QUE TER AÇÃO DO ESTADO, SIM. Vou só te fazer uma pergunta: seu "liberalismo" tosco continua valendo também quando algum criminoso ameaça a sua vida e você quer que a polícia venha te defender? Ou aí você, rapidamente, passa a admitir que o Estado tem seu papel? É MUITO fácil ser "liberalzinho" enquanto se tem dinheiro, em condições tranquilas de vida, sem ameaças à saúde e à vida... Já nas crises, o papo é outro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 18 horas

      O risco não é dele não, ****** - se ele se contaminar, vai transmitir a doença para várias outras pessoas. Quanto mais pessoas pegarem o vírus, maior a taxa de transmissão e maior a quantidade de pessoas infectadas. Os hospitais não possuem capacidade para absorver tanta gente ao mesmo tempo. Isso quer dizer que MAIS GENTE VAI MORRER, SEM PODER SER ATENDIDA. Não vem com esse papinho pseudo-liberal de que "eu faço o que eu quero, é problema". Não é, no momento em que suas ações afetam outras pessoas. Vê se pensa, pelo menos uma vez na vida.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    guilherme palma

    ± 20 horas

    O caos na economia foi causado pelo fechamento de tudo de forma irresponsável. Foi o envio de recursos sem fim da união para governos e municípios. Auxilios sem fim que não teriam necessidade caso o comércio permanecesse funcionando com os cuidados de segurança. O relaxamento da lei de responsabilidade fiscal vai gerar mais rombos depois que isso acabar. A pandemia não foi agravada pelo presidente e sim pela curva dela e pelo exagero da imprensa ao noticiar os mortos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 17 horas

      Seu argumento está totalmente errado: em primeiro lugar, não foi tudo fechado. E os auxílios aos estados foram uma ação posterior à crise que já estava instalada, causada pela pandemia. Não inverta causas e consequências. E não houve "exagero da imprensa ao noticiar os mortos". As mortes estão ocorrendo SIM. Ou você acha que é mentira? O que você propõe, gênio? Que a imprensa ESCONDA os números para "não impactar a economia"? Hmmm.... Interessante. De repente, você começa a defender as práticas de países como China, a antiga URSS, etc. Grande liberal é você.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz Carlos Giublin Junior

    ± 20 horas

    Grande besteira. Quem decide sobre isolamento não é Bolsonaro. O STF decidiu essa "excrescência". Mas acusar ele e seus apoiadores pela disseminação do vírus é um absurdo. Chega a ser ridículo. Vou dar um exemplo. No Paraná o Bolsonaro teve uma expressiva votação, quase 3/4 dos votos. E o Paraná e Curitiba tem números excelentes de controle da pandemia, se o resto do Brasil tivessem os mesmos números teríamos quase controlado o problema. E sem um isolamento "ditatorial" como em SP, RJ,PI e MA. E daí? Como fica essa tua teoria "sem pé nem cabeça"? É bom pensar antes de escrever.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 17 horas

      Paraná e Curitiba têm números melhores por uma simples razão: a população local está OBEDECENDO às orientações para ficar em casa, ao contrário do que está ocorrendo no Rio ou em São Paulo. Agora, o que ISSO tem a ver com a votação que Bolsonaro teve em cada estado, lá atrás? Andou bebendo, é? Quem está escrevendo besteira é você, misturando assuntos totalmente diversos que não têm nada a ver. O momento agora é outro, e a aprovação pública de Bolsonaro é BEM MENOR no país inteiro. E as ações "ditatoriais" aqui no Rio e em São Paulo ocorreram JUSTAMENTE POR QUE A POPULAÇÃO NÃO ESTAVA OBEDECENDO O ISOLAMENTO. Entendeu agora, ou será que preciso desenhar?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    antonio sergio ferreira baptista

    ± 20 horas

    Mais um esquerdopata que, por ignorância ou má fé usa o raciocínio mais simples para tentar explicar um quadro complexo. É mais fácil culpar Bolsonaro pelas mortes por COVID 19 e pela crise que, graças ao autoritarismo do STF, deixou a cargo dos governadores e prefeitos a administração da pandemia. A crise econômica que virá é fruto das políticas de quarentena adotadas PELOS GOVERNADORES E PREFEITOS ouviu Sr.Menezes? Tenha vergonha na cara, pelo menos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 17 horas

      "Esquerdopata"... "É GÓÓÓÓÓPI!!!!"... É inacreditável o baixo nível de argumentação dos bolsonaristas. Agora, todo mundo que é contra as posições de Bolsonaro é "esquerdoopata". Ridículo. Volta para a sua seitazinha de idiotas fanatizados e deixe a gente aqui em paz.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sergio Vianna

    ± 20 horas

    Estagiário, papel aceita tudo. Até 2022!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 17 horas

      Sim, aceita tudo - até os seus comentários idiotas. E em 2022, você vai cair do cavalo, mané. Isso se o presidente-jumento não cair antes.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IRAN GETULIO ZANINI LONGHI

    ± 20 horas

    Essa matéria é tendenciosa, lamentável que o presidente se todos os brasileiros repita a performance de seus antecessores e não apresente projeto para erradicação da miséria, sub-emprego, saneamento básico e aumento de produtividade. Isso o diferenciaria se seus vulgares antecessores, por mais que esses projetos seriam desfigurados no Congresso e o STF concedesse a alguém o direito adquirido à eterna burrice, ignorância e insanidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Ademilson da Costa Melo

    ± 20 horas

    Outra asneira...... do autor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Ademilson da Costa Melo

    ± 20 horas

    Outra asneira......

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marise Casaccia Soares

    ± 20 horas

    Opinião tão profunda quanto um pires. A culpa, se é que existe culpa, é do Doria que deixou fazer Carnaval contra orientação do Bolsonaro, idem do Witzel. E sim, o governo federal investiu em insumos médicos, e ajudou os mais pobres. Agora contra a burrice, a falta de caráter e a ideologia esquerdista, não tem vacina. Péssimo artigo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 17 horas

      Ah, sim... Quer dizer que Bolsonaro orientou CONTRA a realização do Carnaval em SP e RJ, é? Essa é nova para mim. Então, o cara é louco: primeiro, ele é SUPER-ULTRA-PRUDENTE com relação à epidemia, orientando até para que não fizessem o Carnaval. Depois, quando a epidemia acontece de verdade, aí ele enlouquece, muda radicalmente de opinião e diz que "é tudo besteira, é só uma gripezinha, o Brasil não pode parar". SÉRIO MESMO que você acredita que Bolsonaro orientou contra o Carnaval lá atrás, por conta do coronavírus? Conta outra.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leandro RQ

    ± 21 horas

    Pedro "Haddad" Menezes não consegue escrever uma coluna sem criticar o presidente. Não consegue esquecer a derrota na eleição.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 17 horas

      Ah, sim... Então TODO MUNDO que escreve aqui criticando o presidente-maluquinho é porque votou no Haddad e até hoje não aceita a derrota. Contra outra, mané. Esse mundinho de fantasia onde só existem "bolsonaristas" e "esquerdopatas" só existe na cabeça de bolsonarista ******.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Adriano

    ± 21 horas

    Concordo plenamente Pedro!! Não vê a verdade quem não quer!!! Triste realidade! Pior do que assistir os atos e falas do presidente é ver que há pessoas que ainda o defendem e apoiam.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CHIPS

    ± 21 horas

    A culpa é do Bolsonaro e acusar a China é uma injustiça, não pode, os comunistas podem pestiar o mundo mas são anjinhos, deixam sua população comer morcegos, cachorros e insetos e todos vivem felizes para sempre. Vai estudar um pouco mais piá de prédio, antes de escrever um artigo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • C

      CHIPS

      ± 9 horas

      Não passa pela sua cabecinha de jumentinho que o vírus veio da China e "pestiou" o mundo inteiro porque os comunistas mataram médicos que queriam isolar o vírus já no começo? Seguraram e a peste espalhou-se, hipocritamente o isentinho atrás de sua "inteligencia" vomita conceitos....Lamentável, estuda piá de prédio.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CHIPS

      ± 9 horas

      Não passa pela sua cabecinha de jumentinho que o vírus veio da China e "pestiou" o mundo inteiro porque os comunistas mataram médicos que queriam isolar o vírus já no começo? Seguraram e a peste espalhou-se, hipocritamente o isentinho atrás de sua "inteligencia" vomita conceitos....Lamentável, estuda piá de prédio.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      CHIPS

      ± 9 horas

      Não passa pela sua cabecinha de jumentinho que o vírus veio da China e "pestiou" o mundo inteiro porque os comunistas mataram médicos que queriam isolar o vírus já no começo? Seguraram e a peste espalhou-se, hipocritamente o isentinho atrás de sua "inteligencia" vomita conceitos....Lamentável, estuda piá de prédio.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 17 horas

      Não passa pela sua cabecinha minúscula de fanático bolsonarista que VÁRIAS pessoas podem ter culpa neste caso? Seu presidentezinho querido, inclusive. E quem aqui está defendendo a China?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    IvoHM

    ± 21 horas

    Falou o Caio Coppola dos pobres...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 17 horas

      Caio Coppola é mais um tapado vendidão ao Bolsonaro, daqueles idiotas que não querem aceitar a pandemia do coronavírus, igual a criança ("se eu não acreditar, então deixa de existir"). Sou muito mais o Pedro Menezes. Pelo menos ele ainda pensa com a própria cabeça - mesmo que eu discorde dele em vários pontos (como já fiz aqui várias vezes).

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 21 horas

    Tá, pseudo jornalista, por que não te calas? Então ficamos assim, o Bolsonaro é responsável pela disseminação do vírus entre os brasileiros. Logo ele, que já está com os anticorpos, hein? As recomendações, as diretrizes, os cuidados que se tem que tomar foram dadas pelo Min. da Saúde. Mas o povão, imaginem, ouvem o presidente e não min. da saúde. Boiada é uma m...em Pedro? Não tem livre arbítrio. Enquanto isso, os milhares de contaminados -devido ao CARNAVAL e a irresponsabilidade de governadores - não entram na análise do jornalismo podere por essas bandas. Fale aí de SP e RJ, jornalistazinho covarde. Se é pra culpar alguém, então vamos fazer justiça. Certo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 17 horas

      Sua toupeira, o fato dele ter os anticorpos não faz com que ele não tenha o vírus e não possa transmití-lo para outras pessoas. Que tal estudar um pouco de biologia? E é ÓBVIO que a entrada da pandemia no Brasil não é culpa do presidente (só um retardado diria isso). Mas também é evidente que a postura e as declarações do presidente são totalmente irresponsáveis e estimulam a população a não seguir os procedimentos corretos de saúde neste momento.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Fernando Fernandes

    ± 21 horas

    Com suas estúpidas e quase inacreditáveis declarações minimizando o risco desta gravíssima epidemia, ao contrário dos governadores e tb de praticamente todos os líderes mundiais, Bozo é sim responsável pelo caos que esta doença já causa em algumas capitais e pelo absurdo número de mortes que teremos!! Ao declarar em seu pronunciamento que era apenas uma gripezinha, o povo foi para a rua...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Manoel Bernardes Neto

    ± 21 horas

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Manoel Cesar Romero

    ± 21 horas

    O STF autorizou os governadores e prefeitos a agirem da melhor formar para a sua região, não vejo culpa do governo federal. Quem esta pagando a conta é o governo federal com a sua ajuda financeira. A imprensa não esperava levar um cala a boca, não esperava um globo lixo na cara e ainda levar que o lixo e reciclável. A imprensa em vez de questionar o Ex Ministro Moro sobre quantos presos foram soltos e porque? Esses presos já cometeram quantos crimes após a soltura. A OAB não se pronunciou sobre isso? Que país é esse de pobres e miseráveis que na maioria do tempo ficam em filas esperando um auxilio deste governo tão ruim?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      RODRIGO

      ± 20 horas

      Brilhante!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Juliano

    ± 21 horas

    Acabo de assinar este jornal acreditando que fosse imparcial, entretanto pode-se ver que nem mesmo este jornal escapa dos tentáculos comunistas representados aqui pelo colunista Pedro Menezes. Não se trata de apoiar ou não o isolamento. Trata-se de criar condições minimas de sobrevivencia para as pessoas autônomas, que precisam trabalhar para sobreviverem. Os governadores preciptaram ao fazer um isolamento fora de hora.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 17 horas

      "Imparcial", né? Sei... Você quer é um jornal chapa-branca 100% pró-Bolsonaro. E "comunista" é o car****lho. Aqui não tem comunista não, viu, ô ******? Tem gente DE DIREITA e que ainda PENSA, fora da sua seitazinha bolsonarista maldita. Mas para você, um cara de direita que rompeu com Bolsonaro é "comunista". Inacreditável.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Guilherme Gonçalves

    ± 21 horas

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 21 horas

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    7 Respostas
    • Z

      Zyss

      ± 20 horas

      peace!: aí frutinha, fica na tua, senão eu vou te achar! Ninguém me ameaça e fica por isso mesmo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 20 horas

      peace!: aí frutinha, fica na tua, senão eu vou te achar! Ninguém me ameaça e fica por isso mesmo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 20 horas

      peace!: aí frutinha, fica na tua, senão eu vou te achar! Ninguém me ameaça e fica por isso mesmo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 20 horas

      peace!: aí frutinha, fica na tua, senão eu vou te achar! Ninguém me ameaça e fica por isso mesmo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 20 horas

      peace!: aí frutinha, fica na tua, senão eu vou te achar! Ninguém me ameaça e fica por isso mesmo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      ± 20 horas

      peace!: aí frutinha, fica na tua, senão eu vou te achar! Ninguém me ameaça e fica por isso mesmo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      peace!

      ± 20 horas

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Massimo

    ± 21 horas

    O autor apresenta dados concretos. Foi exatamente como demonstrado, o presidente negou a gravidade da pandemia em pronunciamento oficial "gripezinha", desdenhou das vítimas..."e daí" e segue semanalmente incentivando aglomerações e protestos contra instituições e contra o isolamento social. Desenvolve crises no próprio governo e segue diariamente despejando sua falta de educação e ignorância diante das câmeras. Só é apoiado por quem se assemelha... gente ignorante, preconceituosa e burra.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Admar Luiz

      ± 21 horas

      Ui, ui, ui, fique em casa, prezado. Está assistindo muito a Rede Lixo? Vc queria o quê? que o presidente espalhasse pânico? Ai, ai, vamos todos morrer pelo corona, fiquem em casa. Na Itália virá - investigações estão sendo feitas - o resultado do confinamento social imposto pelo governo. A verdade se imporá. Gente burra? Vista a carapuça, inteligentinho?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Williams

    ± 21 horas

    Cancelem minha assinatura pelo amor de Deus, não aguento mais essa virada em 180 graus da Gazeta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 17 horas

      Então tchau. Mas vê se cancela mesmo! Vai pegar muito mal se aparecer de novo por aqui amanhã.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    peace!

    ± 21 horas

    "gripezinha! com isto substimou o virus e seus consequentes impacto economicos, demorou a agir em função disto, pais de melhor resultado: coreia do sul, começou a fechar e testar imediatamente. O restoé fanatismo e gente paga pelo governo" Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/pedro-menezes/bolsonaro-agravou-pandemia-crise-economica-simultaneamente/#comments?ref=comentarios-home Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Juliano Torres

    ± 22 horas

    O cara que livrar a cara dos governadores , ainda bem que a maioria não concorda! o STF deu autonomia para que governadores decidir , inclusive prenderam e algemaram pessoal. Ele sofre de amnesia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 17 horas

      João, bolsonaristas não interpretam texto e NÃO PENSAM. E só lêem e entendem o que querem. Também, o que esperar de alguém que idolatra uma figura boçal como a deste Bolsonaro?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      JOÃO MARCIO HELIODORO DA SILVA

      ± 21 horas

      Leu e não entendeu....ou não leu? Os governadores tem autonomia para decretar a quarentena mas do que adianta se o presidente fica fazendo discurso contra e estimulando a desobediência? Falta interpretação de texto!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro Piccoli

    ± 22 horas

    Ja elogiei a coluna, mas desta vez o autor se equivoca, contradizendo-se nas próprias palavras. Se os discursos do presidente levam a população a afrouxar o isolamento principalmente nas cidades onde têm maior apoio, como explicar que as mesmas não são aquelas com pior situação ante à pandemia? O presidente tem amplo apoio no Sul e centro-oeste, regiões essas em confortável situação epidemiológica. Atribuir ao presidente a escalada das infecções é leviano e mentiroso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      elisangela alves laranjeira

      ± 21 horas

      Mentira. No Sul, quem comanda é Sérgio Moro. Bolsonaros, comandam clínicas psiquiátricas.kkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cássio

    ± 22 horas

    Os Governadores NUNCA quiseram proteger a população, criaram um buraco na economia. Estuda a curva comparativa da evolução da pandemia. Elas estão disponíveis em vários sites ABERTOS. Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos e vários outros entraram na quarenta bem mais tarde numa equilibrada decisão. Ou vc acredita que só o Brasil acertou? Kkkkk. De onde vc faz as suas avaliações comparativas? Governadores e parlamentares só querem uma coisa ROUBAR. Derrubar o governo pra roubar mais. Análise FRAQUÍSSIMA. Qualquer um aqui faria uma análise melhor. A Gazeta do Povo te paga pra vc fazer isso??!? Tô fora. Cancelando a assinatura.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    W

    ± 23 horas

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Izio Machado

    ± 1 dias

    Quanta bobagem!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 1 dias

    Sou grato ao Bolsonaro por ter respeitado a minha liberdade de circulação e de trabalho. O único político que defendeu estes direitos básicos dos cidadãos. Tomo minhas precauções, mas não fiz quarentena e sigo trabalhando. As pessoas mais pobres não conseguem ficar em quarentena, não possuem reservas financeiras. O Bolsonaro teve essa sensibilidade social, que faltou a toda imprensa. E o Brasil é continental, seria insano uma quarentena nacional, há milhares de municípios sem uma única morte por coronavírus. Não há justificativa para parar toda economia, as medidas precisam ser locais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • R

      RODRIGO

      ± 20 horas

      Rodrigo: xará, vc mente ou está desinformado. Suecia, ficou um pouco acima da media, porem nao fez lockdown total. Inclusive a propria queiridnha chinesa, a OMS, já declarou q a suecia é um exemplo a ser seguido. Italia foi um dos primeiros paises a fechar. Lockdown total, dia 09/03. Após isso, o contagio e as mortes cresceram exponencialmente, é só vc pesquisar. Papo furado isso de q "só adotaram isolamento após descontrole" MENTIRA!!! Sugiro parar de assistir globolixo, seguir OMS, etc. Essa ciencia não é exata, nao existe o caminho certo, ninguem sabe de nada, cada lugar do mundo tem suas particularidades, o virus nao se comporta da msma forma nos 4 cantos do mundo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Rodrigo

      ± 24 horas

      Suécia teve e tem casos acima da média dos outros países nórdicos. tanto é q mudou a postura. Espanha e Itália tiveram explosão de casos é só adotaram o isolamento após o descontrole, justamente por pensar em como vc e teu presidente. defenda sua opinião sem desonestidade intelectual por favor.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      ± 1 dias

      E vale destacar, a quarentena não resolveu nada na Itália e Espanha, as mortes continuaram, centenas todos os dias. A Suécia (assim como outros países) nunca fez lockdown e não teve uma explosão de contágio ou mortes, a curva de infecção foi similar ao de países em quarentena. E a seita da terra parada nunca explicou como sair de uma quarentena, afinal, segundo sua teoria, bastaria sair de casa para que o contágio em massa volte a acontecer. O vírus não vai desaparecer por mágica, continuará existindo para sempre, até uma mutação benigna ou a descoberta de uma vacina. Trabalhar é necessidade, a quarentena prolongada é uma irresponsabilidade econômica e uma agressão a direitos fundamentais.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Lagertha Ingstad

    ± 1 dias

    Sem dúvida o comportamento de Bolsonaro, enquanto líder da nação, influencia as atitudes da população. Ao banalizar a pandemia, não ajuda em nada. Ao negar a gravidade e simplesmente se isentar de seu papel de líder só prova uma coisa: é um grande incompetente. Já não bastasse a crise de saúde e a econômica. Ele ainda é capaz de fabricar crises políticas e diplomáticas quase que diárias.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • P

      peace!

      ± 22 horas

      Eduardo Prestes: gripezinha! com isto substimou o virus e seus consequentes impacto economicos, demorou a agir em função disto, pais de melhor resultado: coreia do sul, começou a fechar e testar imediatamente. O restoé fanatismo e gente paga pelo governo para dar opiniões exdruxulas!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Rodrigo

      ± 24 horas

      Eduardo Prestes: Bolsonaro só se preocupa com ele e os filhos. deixe de ser fanático defendendo essa pústula q é mais um câncer. antes q me xingue de petista, comunista etc, adianto q não sou fanático nem adorava as outras pústulas anteriores.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduardo Prestes

      ± 1 dias

      O Bolsonaro sempre manifestou profunda preocupação com as consequências econômicas de uma quarentena e da paralisação da economia. Não pode, portanto, ser responsabilizado pela crise econômica. Tampouco pode ser responsabilizado pela epidemia, que é uma força da natureza, cujo contágio foi acentuado inclusive em países com lockdown rigoroso. E de qualquer forma, o STF decidiu que as quarentenas são responsabilidade de prefeitos e governadores, sem participação do Governo Federal. Assim, tampouco se pode responsabilizar o Bolsonaro por falta de medidas restritivas, um assunto de âmbito local.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Diniz

    ± 1 dias

    Sério ? Querer responsabilizar o presidente pelos efeitos da pandemia é no mínimo absurdo...O Brasil está enfrentando com a mesma dificuldade de países bem mais desenvolvidos o desconhecido covid-19 ... agora querer responsabilizar pelo caos econômico provocando em grande parte pelas medidas sem planejamento e irresponsável de muitos prefeitos e governadores não dá pra aceitar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Rodrigo

      ± 24 horas

      mas o presidente é responsável sim. foi ele quem disse q a covid-19 era bobagem, gripezinha. o ministério da saúde parece cego em tiroteio. já não estava muito bem com o mandetta, agora tem um perdido q nem máscara sabe usar. aí o debiloide do presidente não tem responsabilidade?? ah da um tempo. os bolsonaristas fanáticos são iguais aos petistas fanáticos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Humberto Edson Cervelin

    ± 1 dias

    Sério? Não seria de decisões sem nexo do STF que deram o comando a prefeitos e governadores? Não seriam de desmandos e irresponsabilidades de governos anteriores que construíram estádios e não hospitais? Ou do CN que não aprova MPs do bem e faz leis para o dinheiro público jorrar sem licitação? Não seria de governadores corruptos que inventam mortes para receber mais verbas do governo federal? Fala sério meu

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Rodrigo

      ± 24 horas

      não. não seria. o STF tomou decisões após o teu presidente debiloide falar em alto e bom som, em rede nacional: gripezinha, resfriadinho. teu presidente debiloide não governou até agora. são 15 meses de procura de inimigos e jogada pra torcida na "luta contra o comunismo". teu fanatismo te turva a visão, igualzinho o comportamento dos petistas fanáticos quando defendia aquela outra turma.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José Airton Gernano da Silva

    ± 1 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Araújo passos

    ± 1 dias

    Outro q tem q ser excluído da gazeta

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      Rodrigo

      ± 24 horas

      tá certo. criticar o bezerro de ouro não pode. só pode elogiar. tipo o Alexandre Garcia, elogiar até as burradas. esse é o modelo de democracia bolsonarista: falem bem, falem bem e só falem bem de mim.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Victor Pereira

    ± 1 dias

    "Bolsonaro foi o responsável pelo suicídio do ator Flávio Migliacio", dizia uma publicação recente do PC do B (https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/20315/pcdob-atribui-suicidio-de-flavio-migliaccio-ao-governo-bolsonaro-e-depois-apaga-publicacao). Ao admitir uma coluna como essa o jornal se expõe ao ridículo. Tudo é culpa do Bolsonaro. Palhaçada.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      Vitor Chvidchenko

      ± 17 horas

      O ridículo neste caso, evidentemente, é o PC do B (aliás, não acredito que alguém ainda leve esse partido a sério) e não o jornal que apenas deu a notícia. Que que é, garotão? Quer agora censura ideológica na imprensa? Só podem sair matérias elogiando o seu querido presidente?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os