i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Pedro Menezes

Foto de perfil de Pedro Menezes
Ver perfil
Rompimento de Caetano

O liberalismo é maior do que os liberais

  • Por Pedro Menezes
  • 09/09/2020 09:46
Caetano Veloso: o liberalismo é maior do que os liberais
Caetano Veloso: o liberalismo é maior do que os liberais| Foto: Reprodução/Facebook

Caetano nunca foi visto no debate público brasileiro como um liberal, por motivos compreensíveis: sempre se alinhou à esquerda, num país que praticamente desconhece a rica tradição dos liberais de esquerda. Poucos reparam que, nas letras dele, Estados Unidos e Inglaterra aparecem como grandes referenciais civilizatórios para o Brasil – em contraste com Chico Buarque, cujo apreço por Cuba é bem conhecido. Ou não era: em entrevista a Pedro Bial, o famoso compositor baiano anunciou seu rompimento com o liberalismo e uma inflexão na direção do socialismo.

Já existiam sintomas no ar. Quando Danilo Gentili corria risco de prisão por passar uma carta do Congresso nas suas “partes íntimas”, Caetano e sua esposa Paula Lavigne comemoraram nas redes sociais. Poucas décadas transformaram o autor de “É Proibido Proibir” num defensor da prisão de quem esfrega papel na própria genital. O tempo, que não faz bem a todos, aproximou Caetano dos seus carrascos militares.

Dado o histórico de outros gênios baianos, até que poderia ser pior. Não satisfeito em receber o prêmio Stalin da Paz (sim, isso existia), Jorge Amado chegou a publicar um livro em homenagem à URSS stalinista – título: “O Mundo da Paz”. Nele, Stalin é descrito como “mestre, guia e pai, o maior cientista do mundo de hoje, o maior estadista, o maior general, aquilo que de melhor a humanidade produziu”. Após abandonar o comunismo, Jorge Amado se aproximou do velho ACM, ex-senador e governador da Bahia, escrevendo cartas endereçadas a “Mestre Antônio” que eram lidas em propagandas eleitorais. A genialidade artística, infelizmente, é uma clássica companheira da estupidez política.

A declaração de Caetano pode ser entendida como um fenômeno pessoal. Nos últimos anos, a esquerda abraçou o cantor, como sempre fez, enquanto grupos liberais comandavam campanhas contra o cantor. O MBL, por exemplo, chamou o músico baiano de pedófilo por conta do seu relacionamento com Paula Lavigne, iniciado quando ela tinha 13 anos. Apesar de haver substância intelectual do argumento de Caetano, é difícil separar suas posições recentes da polêmica familiar.

Segundo o próprio, seu afastamento do liberalismo se deu após a leitura de Domenico Losurdo, um filósofo e historiador italiano. Num de seus livros, “Contra-História do Liberalismo”, Losurdo discorre sobre a proximidade histórica de alguns liberais com o escravismo, racismo, colonialismo e outras ideias repugnantes. De fato, é impossível negar que John Locke defendeu a escravidão, assim como Adam Smith foi um simpatizante do colonialismo. A história do liberalismo é bem menos limpa do que sugerem seus defensores mais ingênuos.

Por outro lado, falta nuance na descrição de Losurdo, um comunista desavergonhado. Primeiramente, Locke e Smith eram homens do seu tempo. Assim como é intelectualmente desonesto julgar o marxismo com base em críticas anacrônicas sobre os preconceitos de Marx, o mesmo vale para quem julga o liberalismo com base em críticas anacrônicas sobre um intelectual do século 17, como John Locke.

Além disso, assim como muitos liberais defenderam a escravidão, o abolicionismo foi um movimento majoritariamente liberal em grande parte do planeta, inclusive no Brasil. Assim como a ala conservadora do Partido Liberal defendia a escravidão, “liberais radicais” como Luís Gama comandaram o movimento abolicionista. Sendo uma tradição intelectual mais diversa do que o comunismo, o liberalismo é mais capaz de abrigar contradições e se renovar a partir de novos paradigmas históricos.

E este é o ponto fundamental: se liberais foram racistas, escravistas e colonialistas, o fato é que a democracia liberal foi uma vigorosa combatente do racismo, do escravismo e colonialismo. O movimento abolicionista não teria a mesma força sem a imprensa livre ou a separação de poderes defendida pelos liberais.

Angela Davis, outra comunista desavergonhada, denuncia o racismo a partir da Universidade da Califórnia. O exemplo de Davis resume a superioridade moral do liberalismo: nos EUA, uma comunista pode debater as falhas do liberalismo numa cátedra de universidade pública. Se Milton Friedman fosse soviético, ele não teria a mesma liberdade.

Como bem escreveu José Guilherme Merquior na abertura de um clássico ensaio, “o cerne do argumento liberal é a velha lição de Montesquieu: não basta decidir sobre a base social do poder — é igualmente importante determinar a forma de governo e garantir que o poder, mesmo legítimo em sua origem social, não se torne ilegítimo pelo eventual arbítrio do seu uso”. O liberalismo não é uma doutrina fechada sobre uma concepção específica do que é o progresso. Na verdade, trata-se de um molde institucional dentro do qual o progresso deve ocorrer para garantir que este seja concretizado.

É inegável que, tendo sua origem na burguesia, o liberalismo foi liderado por humanos que reproduziram preconceitos e más ideias típicos da sua classe, do seu tempo e espaço. Mas esta é a grande virtude do liberalismo, ignorada por Caetano e Losurdo: a democracia liberal não depende dos valores de seus líderes, sendo capaz de regenerar-se através de um debate público livre e descentralizado.

Este processo de regeneração contínua não pode acontecer numa ditadura do proletariado. A coletivização dos meios de produção leva, necessariamente, ao enfraquecimento da imprensa livre, que depende da propriedade privada. Limites constitucionais são vistos como um obstáculo na busca da revolução.

É por isto que o liberalismo é maior do que os liberais: as bases de uma ordem livre permitem que as sociedades liberais se movam e superem os defeitos humanos de seus criadores. O socialismo, por outro lado, tem o tamanho dos socialistas. Na ausência de limites constitucionais ao poder, o arbítrio do poderoso tem maior influência. Não faltam obras similares à de Losurdo, mas com sinal trocado: “contra-histórias” do comunismo que descrevem as inúmeras ideias ruins e atrocidades defendidas por líderes revolucionários.

Há, porém, uma diferença simples entre as consequências dos erros tipicamente humanos dos líderes de cada movimento políticos. Nos Estados Unidos, Thomas Jefferson lançou as bases para que as gerações seguintes derrotassem sua mentalidade escravocrata. Harriet Tubman, Martin Luther King Jr e muitos outros foram capazes de exercer a própria liberdade para superar as más ideias dos pais fundadores. O mesmo nunca ocorreu no socialismo da Europa Oriental, onde vícios de origem jamais foram corrigidos e resultaram numa sociedade degenerada, tomada pela corrupção e pelo desprezo às liberdades.

Caetano tem razão quando diz que os liberais também são cheios de defeitos. Assim são os seres humanos. A força do argumento liberal reside justamente na sua capacidade de considerar a imperfeição humana e conter os danos gerados por ela.

32 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 32 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • R

    Ricardo Amaral

    ± 18 dias

    Gastou Montblanc com redação do ENEM.Primeiro:não entendo a tara de parte da intelectualidade brasileira, com alguns liberais incluídos, de transformar esse cidadão em vaca sagrada.Segundo: dizer que os Estados Unidos e a Inglaterra são parâmetro civilizatório pro Brasil é dizer o óbvio, o que não faz do cara automaticamente um liberal. Terceiro: aceitando que esse sujeito era um "left lib", Thomas Payne deve estar se revirando na tumba. E por último, e não menos importante, Pedro Menezes mais uma vez atravessou a rua para escorregar na casca de banana, pois Caetano já tem gente demais pra defendê-lo. Para mim, o artilculista não passa de um socialista que não tem vergonha de ter Iphone.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • R

      Ricardo Amaral

      ± 15 dias

      Entendi sim Alexandre Souza...o liberalismo é maior que os liberais, claro, e o texto é cristalino neste sentido mas podia ter se abstido de defender o Caetano, porque como eu disse, o sujeito tem muitas pessoas pra defendê-lo já, e existem muitos outros liberais progressistas reconhecidos que apanham e não merecem essa defesa tão ardorosa.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Alexandre Souza

      ± 16 dias

      Você não entendeu nada!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 21 dias

    Se o texto é sobre o Caetano Veloso, por que puseram uma foto do/a Laerte Coutinho sem maquiagem?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      SERGIO RODRIGUES MARTINS

      ± 20 dias

      Boa !

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Aranha

    ± 21 dias

    Belo artigo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mauricio Conde

    ± 21 dias

    Parabéns ao excelente texto!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Stefan

    ± 21 dias

    Ah, e Caetano é um *****

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Stefan

    ± 21 dias

    Texto formidável

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maurício Gomes Vieira

    ± 21 dias

    Excelente! Isso é o que o liberalismo tem de melhor: a possibilidade de se o criticar livremente, até por aqueles que defendem ideologias que não admitem diálogo, crítica etc. Por ser centrado no indivíduo real, não utópico, reconhece as falhas que todo ser humano tem, e, por isso mesmo, não cultua um líder infalível, ao revés está sempre vigilante com os detentores ocasionais do poder. Enfim, com isso, preserva as instituições que garantam sempre a primazia do indivíduo e da democracia contra a tirania de pessoas ou grupos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Maia

    ± 21 dias

    Artigo muito bom

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sílvia

    ± 21 dias

    Brilhante!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 21 dias

    Um espírito de 18 anos (não é um elogio) no corpo de um velhote gagá de 81 anos que opina sobre tudo. A importância da opinião do Caetano sobre política deveria ser tão irrelevante quanto a opinião dele sobre faixas de pedestres e botões de elevador com leds. E, se fuçarem bem, verão que o chatonildo tem opinião sobre faixa de pedestre e elevador!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • C

      Cético

      ± 21 dias

      Luigi Tenco: Definição perfeita.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 21 dias

      Um cérebro de ervilha ricocheteando eternamente dentro de um ego gigante.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Ana Luiza

    ± 21 dias

    Tipo chinês 'romper' com a democracia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José

    ± 21 dias

    Caetano não é liberal e nem comunista. Caetano é "modista". Sabe o que é? Gosta de estar na onda, de causar. Não tem substância no que fala muito menos no que defende. Uma hora uma coisa é certa outra é errada, dependendo do autor da frase ou comportamento.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • S

      SERGIO RODRIGUES MARTINS

      ± 20 dias

      Boa! Quem leu isso bem foi Chico Anysio com a sátira Caretano Zeloso e Zelberto Zel

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Ciro Santos

    ± 21 dias

    Matou a pau Pedro! A clareza do seu argumento é inquestionável. O liberalismo carrega em si uma força moral que é o adubo do seu próprio aperfeiçoamento. Diferente do infértil socialismo que se nutre do desalento e da violência.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PastorRosevaldo

    ± 21 dias

    Como poeta, compositor, Caetano fez coisas maravilhosas (e como é normal, em prolíficos, muita m...). Agora, a melhor definição para os seus posicionamentos como "homo politicus", pode ser pinçada de uma frase dele próprio, lá dos fins dos 70 ou início dos 80: "sou um intelectual do miolo mole" hehe

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Júlio

    ± 21 dias

    ótimo artigo! sou fã do caetano ,um grande compositor, mas politicamente na minha opinião , os artistas famosos puxam a farinha para o seu pirão ! veja ! grande parte da classe artística famosa e " intelectual " apoiaram o lula , dilma , sérgio cabral e demais políticos que abriam os cofres para os interesses destes artistas! Diante a grana e os interesses particulares, cada um luta pelo seu! o socialismo só produz fome e miséria para o povo , não precisa ser gênio para perceber isso! veja a venezulela, china , coreia do norte!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Carlos Carvalho

    ± 21 dias

    Muito bom e lúcido o seu artigo ! Já o Caetano é um esquerdista senil sem mais nada a contribuir para o Brasil ! Eu não ligo para o que fala ,são ideias ultrapassadas !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge

    ± 21 dias

    Ao senhor Pedro Menezes, percebeu que está a fazer aquilo que é tão vil na sociedade? Julgar sem saber da intimidade, da vida particular. Considero o Caetano um excelente cantor, que por sua idade avançada tem todo o direito de ser quem quiser (aliá, todos nós temos esse direito), então se ele quiser ser da esquerda ou da direita, pouco me importa. É um cantor que já escreveu ótimas músicas e para mim basta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Admar Luiz

      ± 21 dias

      Putz, não entendeu nada, não sabe nada, rsrsrsrs

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nm

    ± 21 dias

    Caetano um cantorzinho, que parou no tempo e no espaço, vive do passado mediocre, só isso. Como cantos, ainda tem que aguenta, mas como formador de opinião é um desastre.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcelo Marinho

    ± 21 dias

    Coitado do Caetano. Acho que está ficando senil. Como já foi dito, um homem que não seja comunista aos 20 não tem coração, mas se é aos 40, não tem cérebro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 21 dias

    Embora se refira a Caetano Veloso, ótimo artista mas com escolhas políticas péssimas, gostei do artigo como descrição simples e eficiente do liberalismo. Que não pode ser vinculado a uma simples posição política. Limitar idéias e ideais é aprisionar o bom senso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 21 dias

    Vem cá, prezado, e o que Caetano diz tem alguma importância? Nada. Esse esquerdo progressista não aprendeu nada, não sabe nada. Como qualquer comunista/socialista. A história está para lhes esfregar nas fuças o que foram esses regimes: milhões de mortos, pobreza e tirania. Caetano vive do que fez lá nos anos 60/70 do sec. passado. Seu texto é timo p/ refletir. Todo o liberal/conservador deve ter em mente somos imperfeitos. Se preciso mudamos nossas opiniões. Como dizia R. Kirk, "ideias verdadeiras, "coisas permanentes", são a base e a infraestrutura intelectual de uma nação. Essa é a verdadeira "política prudencial conservadora", em oposição à "política ideológica" de por ex, CV da vida.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos de Albuquerque Regina

    ± 21 dias

    Ótimo texto. Mas não creio que Caetano vai entender alguma coisa. A ladainha desta turma parece berimbau. Tem uma corda só.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    mup

    ± 21 dias

    Pedro, Pra começo de conversa, Caetano é apenas um compositor e cantor. Só. Como qualquer um cidadão tem o direito de ter opiniões por mais que discordemos delas. Mas pára por aí. Não tem nenhum valor adicional - aos talentos reconhecidos - para ter suas opiniões discutidas como se elas fossem muito relevantes ou imprescindíveis para o país. O fruto que eles querem apodreceu em 89 e a árvore morreu, secou e deverá permanecer assim, apesar de Caetanos, Chicos e similares. Deixem o Caetano no lugar dele. Deixem Bolsonaro governar!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    mup

    ± 21 dias

    Pedro, Pra começo de conversa, Caetano é apenas um compositor e cantor. Só. Como qualquer um cidadão tem o direito de ter opiniões por mais que discordemos delas. Mas pára por aí. Não tem nenhum valor adicional - aos talentos reconhecidos - para ter suas opiniões discutidas como se elas fossem muito relevantes ou imprescindíveis para o país. O fruto que eles querem apodreceu em 89 e a árvore morreu, secou e deverá permanecer assim, apesar de Caetanos, Chicos e similares. Deixem o Caetano no lugar dele. Deixem Bolsonaro governar!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gilson Mendes

    ± 21 dias

    Perfeito!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.