i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Pedro Menezes

Foto de perfil de Pedro Menezes
Ver perfil

Pobreza e desigualdade não caíram por causa da bondade de Lula

  • Por Pedro Menezes
  • 11/11/2019 22:02
Ex-presidente Lula discursa para militância no Sindicato dos Metalúrgicos: redução da pobreza foi um evento global e coincidiu com o governo dele na década de 2000.
Ex-presidente Lula discursa para militância no Sindicato dos Metalúrgicos: redução da pobreza foi um evento global e coincidiu com o governo dele na década de 2000.| Foto: Nelson Almeida/AFP

O lulismo, um dos movimentos políticos mais poderosos da história do Brasil, tem um mito fundador: a bondade de "Vossa Lulidade" fez com que 36 milhões de brasileiros saíssem da miséria. O número varia. Na boca dos petistas, todos os brasileiros que saíram da pobreza durante os anos 2010 devem se levantar em graças ao “Amigo” da Odebrecht.

Em notas oficiais e discursos, diz-se que “Lula tirou milhões da miséria”, numa frase que, adequadamente, tem Lula como sujeito e os miseráveis do Brasil como objeto. Após a soltura do ex-presidente, muitos dos que criticavam os “gados de político” até ontem agora dizem coisas como “foi Lula quem me deu o meu diploma”.

O mito do Lula bondoso que tirou milhões da miséria converteu-se, ao longo do tempo, em mito fundador do movimento político personalista que ronda o ex-presidente. Mesmo na esquerda, de modo mais amplo, a bondade do ex-presidente é sempre adotada como premissa para analisar o Brasil. O maior defeito de Lula, dizem seus defensores, foi amar demais os pobres deste país.

Como todos sabemos, o governo Lula marcou um período de substantivo crescimento no bem-estar do brasileiro, especialmente na base da distribuição de renda. O PIB per capita cresceu cerca de 2,9% ao ano em média entre 2003 e 2010. Já entre 1995 e 2002, no governo FHC, a taxa de crescimento média foi de 0,9%, menos de um terço da observada nos dois primeiros mandatos presidenciais do PT.

Muitos comparam os dois governos, mas param por aí. Observam o maior crescimento sob Lula, mas raramente contextualizam o desempenho de cada governo. Nos mandatos de FHC, a maior taxa de crescimento da América PIB per capita foi a do Chile (3,5% ao ano), seguida de Peru (1,7%), Bolívia (1,2%), Brasil (0,9%), Colômbia (0,05%), Uruguai (-0,4%), Equador (-0,4%), Paraguai (-1,2%), Venezuela (-1,7%) e Argentina (-1,9%). Fomos o 4º país entre os principais da região.

Já no governo Lula, apesar do crescimento maior, ficamos em 8º entre 10. A lista é puxada pela Argentina e Peru (5,3% ao ano), seguidos do Uruguai (5,2%), Chile (3,4%), Colômbia (3,2%), Paraguai (3,1%), Venezuela (3,1%), Brasil (2,9%), Bolívia (2,5%) e Equador (2,4%).

No governo FHC, a taxa de pobreza argentina (medida pelo % da população vivendo com menos de U$ 1,90 por dia) triplicou. Grande parte dos países sulamericanos observaram um aumento de pobreza na virada do século 21. No Brasil, houve diminuição no mesmo período.

Já no governo Lula, a diminuição da pobreza se acelera, mas o cenário internacional havia mudado. A primeira década desse século vai ficar conhecida como um dos maiores períodos de redução da pobreza na história humana. Por todo o mundo, a pobreza caiu consideravelmente. O Brasil segue a regra.

A menos que Lula tenha sido o responsável por todo esse fenômeno global, esta é uma ressalva importante que deve ser feita aos excelentes números do seu governo. A causa do que aconteceu não está num presidente bondoso, mas numa conjuntura internacional onde todos tiveram números excelentes, especialmente no combate à pobreza.

Da mesma forma, Lula foi beneficiado por outro fenômeno. A partir dos anos 1980, o Estado brasileiro aumentou seus gastos com educação para incluir uma maior parcela da população nas escolas. Ainda nos anos 1990, universalizamos pela primeira vez o ensino fundamental. No início da década de 2000, a geração anteriormente educada chegou ao mercado de trabalho, o que impactou a desigualdade e pobreza.

Nas palavras do grande economista Ricardo Paes de Barros, um dos responsáveis pelo Bolsa Família, em entrevista à revista Piauí:

“Entre 1996 e 2009, a escolaridade média de quem procurava emprego passou de 5,4 anos de estudo para 7,3 – um aumento, em 13 anos, de 35% na qualificação dos trabalhadores. Investimentos decorrentes de exigências da Constituição de 88 e da ampliação de verbas para o ensino fundamental no governo Fernando Henrique fizeram com que a desigualdade educacional, que antes crescia, começasse afinal a cair, no início dos anos 2000.”

Foi esse fenômeno que permitiu que a elevação do salário mínimo no governo Lula obtivesse bons resultados. Segundo artigos de Firpo, Messina et al (2010), a valorização real do salário mínimo teve impacto positivo na desigualdade durante o governo FHC. Já no governo Lula, essa relação se inverteu: o salário mínimo crescente ajudou a combater a desigualdade, dado que a produtividade dos trabalhadores mais pobres crescia consideravelmente.

Sobre o Bolsa Família, Ricardo Paes de Barros, na mesma entrevista, considera que o  programa funcionou “mais como aditivo, contudo, do que como causa principal”. Ele poderia ter sido generoso com a política pública que ajudou a formular, mas o fato é que o Bolsa Família funciona como acessório num arsenal necessário para combater a pobreza. Sem crescimento, pouco adianta ter uma boa política social – os últimos anos, por sinal, são um exemplo disso.

No estudo “A Década Perdida: 2003-2013”, os economistas João Manoel Pinho de Mello (professor do Insper, Ph.D pela Stanford University), Vinicius Carrasco (professor da PUC Rio e Ph.D pela Stanford University) e Isabela Duarte (mestre pela PUC Rio) avaliaram o desempenho econômico brasileiro em contraste com o de países comparáveis, no mesmo período.

O método foi simples: para que a conclusão do estudo fosse mais precisa, em cada quesito foi feita uma comparação entre o Brasil e o que se chama de “grupo de controle sintético” – um grupo de países que pode ser tomado como o melhor possível para uma comparação justa. A conclusão é assustadora: o Brasil, entre 2003 e 2013, “cresceu, investiu e poupou menos; recebeu menos investimento estrangeiro direto e adicionou menos valor na indústria; teve mais inflação; perdeu competitividade e produtividade, avançou menos em Pesquisa e Desenvolvimento e piorou a qualidade regulatória; foi pior ou igual em quase todos os setores importantes; a distribuição de renda, a fração de pobres, e a subnutrição caíram em linha ou um pouco menos; a escolaridade avançou menos, a despeito de maiores gastos; a saúde andou em linha, sem grandes diferenças”.

O único critério em que avançamos mais do que os países de comparação foi no mercado de trabalho, mas mesmo nele os pesquisadores julgaram que apenas “avançamos na margem mais fácil: colocar as pessoas para trabalhar”. Em tarefas mais difíceis, como a já citada produtividade – que seria capaz de garantir empregos de melhor qualidade e com salários maiores –, o Brasil foi pior.

Mesmo sem Lula no governo, é provável que o Brasil vivesse um período de intensa redução na pobreza e desigualdade durante os anos 2000. Afinal, foi o que ocorreu por todo o mundo.

Portanto, Lula não deve ser julgado pelos resultados do seu governo. Cabe observar, principalmente, qual legado foi deixado ao Brasil. E o fato é que, apesar de ter tido mais de 80% de popularidade durante boa parte do mandato, Lula nunca entregou uma boa reforma tributária ou outras medidas estruturantes de longo prazo. Pelo contrário, suas tentativas de acelerar o crescimento brasileiro – como o PAC e a farra do BNDES – resultaram num estrondoso fracasso.

Os eleitores brasileiros já demonstraram, em quatro eleições, sua satisfação com os governos do PT. O mesmo pode ser observado na aprovação de Lula durante o seu mandato. Muitos enxergam (com boa dose de razão) como “retribuição” por todo esse fantástico processo de redução da miséria. O que precisamos lembrar é que eleitores não estão certos por definição. Na verdade, muitos economistas e cientistas políticos dizem que, em democracias, temos ótimos incentivos para não estudar a realidade antes de votar: ninguém jamais será capaz de distinguir perfeitamente quem merece levar o capital (ou o ônus) político por um episódio histórico. Estudar o que os pesquisadores mais sérios dizem sobre o assunto envolve um custo imenso sem benefício claro, já que dificilmente um eleitor sozinho definirá as eleições, não importa quão consciente seja o seu voto.

Uma pesquisa do King’s College de Londres e da Royal Statistical Society é esclarecedora nesse sentido: ela nos mostra que a população do Reino Unido erra muitos fatos básicos sobre o próprio país. O povo britânico erra clamorosamente o estado dos indicadores de imigração, criminalidade, programas sociais e gravidez na adolescência. Até mesmo num país onde o acesso à educação de qualidade e informação é muito superior ao do Brasil, a opinião pública é formada através de aparências e impressões gerais que podem estar simplesmente erradas. Por que seria diferente no Brasil? Será que nós somos melhores e mais inteligentes do que os britânicos? Apoio popular e razão nem sempre andam juntos.

A aprovação de Lula durante o seu período na presidência é compreensível, assim como suas vitórias eleitorais de 2002 e 2006. Lula provavelmente seria igualmente popular em qualquer outro país do mundo que passasse por tudo o que o Brasil passou nos últimos anos, mas a voz do povo não é a voz de Deus. Dar ao povo a razão em tudo o que diz não é nada inteligente, ainda mais num país como o Brasil, onde desde Floriano Peixoto nada é impossível quando o assunto é populismo. Conceder tons divinos ao voto popular é, também, conceder uma aura divina a nossa larga tradição de políticos autoritários.

46 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 46 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • A

    Ana Cecília Neiva Gondim

    ± 15 dias

    O começo da reportagem, os dados coletados, a intensa pesquisa, tudo perfeito. Mas a conclusão é, no mínimo, perigosa. A democracia é falha, mas ainda é o melhor sistema político já inventado. O que você sugere, que uma casta de intelectuais decida os rumos do país? Esse parece com o que mesmo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Walter

    ± 16 dias

    Comparação de dois governos muito frágil. Os números colhidos no governo petista foram resultados da administração anterior. Em Economia, primeiro se planta, depois se colhe. Hoje Bolsonaro convive com todos os desmandos da esquerda no governo por 4 mandatos. É difícil reverter isso, no médio e longo prazo, mas é possível, bastando manter esses pseudogestores da esquerda longe de tudo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 16 dias

    Boa Pedro, ótima análise. Eu penso da mesma maneira. Sempre que algum esquerdista/lulista diz que Lula tirou milhões da pobreza, retruco na lata, me mostre hum só. A conjetura mundial e as commodities á época de Lula o favoreceu enormemente. O mais ******* dos presidente acho que teria feito mais que Lula. Não soube aproveitar a janela que se abriu. Poderíamos ter dado um salto em todos os setores da economia brasileira. Mas, quê?, enveredou para o populismo e a roubalheira. E o mais grave, montou a maior quadrilha de todos os temos que rapinou o país de norte ao sul, né não?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RMSL

    ± 16 dias

    Dizem que temos 20 milhões de Analfabetos ou Semi Analfabetos... estes são eleitores do Lularápio. Sem reformas para o Estado gastar menos e ser mais eficiente não tem como o país crescer sem artificialidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André

    ± 16 dias

    Excelente! Na verdade, se há algum mérito do Lula nesses resultados, isso se deve à manutenção da política econômica (meta de inflação, superávit primário, câmbio flutuante). Depois que resolveu mudar, tudo desandou...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Indio do Brasil de Paula Neves.

    ± 16 dias

    Pedro, você está me surpreendendo. Sua matéria é excelente, desmistifica a fábula criada para perpetuar uma quadrilha no poder. Essa orcrim ainda não se deu conta, ou melhor, se deu conta sim, e por isso insiste e vai lutar até suas últimas forças para voltar ao poder. Mas o povo brasileiro não permitirá. Os bandidos precisam ir para a cadeia e de lá nunca sair.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    FRANCIELY

    ± 16 dias

    a úncia proeza desse senhor foi mostrar que um EX presidente pode ir para a cadeia!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSE CARDOSO

    ± 16 dias

    Políticas Sociais. Porquê não comentam sobre o décimo terceiro do bolsa família. Uma atitude do Presidente Bolsonaro bastante louvável. Digna de um homen que olha pelos pobres. Ah se Lula fizesse isso!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Meg Litton

      ± 16 dias

      Deveriam dar era emprego para o povo ter uma vida digna, não esmolas em forma de bolsa...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    WILSON MUGNAINI

    ± 16 dias

    A respeito da popularidade do sr Molusco vale lembrar o que disse um filósofo: "A sociedade é constituida da seguinte maneira: a) UMA INFIN ITA MAIORIA QUE NÃO SABE O QUE ESTÁ ACONTECENDO; b) uma MINORIA, que sabe: e c) UMA INFINITA MINORIA que faz acontecer: PARA O BEM OU PARA O MAL". (Vide Hitler, Mahatma Ghandi, Stalin, Irmã Dulce). Hegel também disse que essa infinita minoria é chamada de "povo" e é quem elege.....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Almir

    ± 16 dias

    Lula recebeu um governo enxuto (que permitiu expansão do crédito) e com superávit de 3,5% do PIB, em dinheiro de hoje cerca de R$ 250 bi. Lula aproveitou o céu de brigadeiro da economia mundial, principalmente commodities e só gastou. Tanto que Dilma entregou o país com R$ 150 bi de déficit e uma dívida pública e quase 80% do PIB (quando PT assumiu estava pouco mais de 50%). Em resumo, o PT recebeu as contas públicas sanadas e entregou o país na ruína e afundado em desemprego na maior crise da história. Isso precisa ser repetido todo dia, e repetido, e repetido...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CLEUSA

    ± 16 dias

    Se saiu alguém da pobreza foi graças ao plano Real. Deus um up na economia!Mas quem saiu mesmo da pobreza foi a turma vermelha de carteirinha! Se "ler" a biografia de vários deles, todos estão hj na elite, frequentando a classe executiva: morando, bebendo e comendo do bom e do melhor, desde sindicalistas até o topo. Sem contar as indenizações que correram soltas. Sorte deles né? Mas dizer que saiu da pobreza quem ganha o bolsa familia, é ser cruel com o povo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • D

      Divini Redemptoris

      ± 16 dias

      Na verdade foram de miseráveis a pobres, devido a uma manobra na classificação de renda da população bolada pelas mentes vermelhas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JAIME

    ± 16 dias

    "Até mesmo num país onde o acesso à educação de qualidade e informação é muito superior ao do Brasil, a opinião pública é formada através de aparências e impressões gerais que podem estar simplesmente erradas. " Falou e disse. Ótimo artigo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luiz lima

    ± 16 dias

    9dedos e sua quadrilha só tem um objetivo: perpetuação de poder. O resto é balela.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Míriam Malaguti

    ± 16 dias

    Excelente texto! Quanto ao legado dos governos petistas, podem ser observados na Síntese de indicadores sociais do IBGE de 2019 https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101678

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vincenzo

    ± 16 dias

    Parabéns, Pedro Menezes, por essa rara análise crítica, quase imparcial do governo Lula, na qual cabem alguns debates, algumas checagens de dados, mas que é um grande progresso ao sair da crítica passional de antipetistas e/ou antilulistas. Há uma pitada de desejo, forçando um pouco a barra, teria sido melhor se ficasse restrito somente aos fatos, mas já é um progresso imenso sair das análises tão passionais, quer a favor, quer contra os governos Lula. Sei que é complicado, mas se tiver condições, gostaria de ler uma análise sua de todo o movimento político que se iniciou com a eleição de 2014 e culminou com a eleição de 2018, análise semelhante a esta, tentando o máximo possível de isenção.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hélio

    ± 16 dias

    Faltou um dado em seu cometário Pedro. Analisar a questão fiscal no mesmo período. Pegar a casa arrumada e fazer a festa é fácil. Quero ver é manter a longo prazo. Quem olha o horizonte já sabia no que ia dar: dívida interna de quase 100% do PIB e déficit fiscal monumental.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Adriel Farias

    ± 16 dias

    O que se pode esperar de um governo liderado por um cachaceiro, apenas populismo e ressaca que é o que Brasil está passando.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    julio marcos Correia

    ± 16 dias

    Por decisões tomadas por ele sim. Aceita que dói menos...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      VBSB

      ± 16 dias

      Decidiu tomar scotch em vez de cachaça

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Adriel Farias

      ± 16 dias

      Ķkkk. Lambe bolas do cachaceiro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Clebson Rogério Vieira de Araújo

    ± 16 dias

    É lamentável que o povo não consiga fazer essa reflexão e concluir que o Lula é uma farsa, que na verdade nada fez, a não ser buscar implantar o comunismo na América Latina, com a destruição de todos os valores morais construídos a séculos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Elias Quadros

    ± 16 dias

    Ele fez sim um excelente governo. Isto é fato reconhecido no mundo todo. Menos na cabeça dos patos amarelos e laranjas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • G

      Gerônimo Portugal

      ± 16 dias

      Reconhecido no mundo todo é o Sérgio Moro pelo combate a corrupção. E agora o Brasil se confirmando como País da impunidade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      Divini Redemptoris

      ± 16 dias

      Elias deve ter mamado bem

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      VBSB

      ± 16 dias

      Débil mental!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo de Lacerda

    ± 16 dias

    A maior farsa histórica política maldita do séc 20 com reflexos no séc 21 simples assim O resto e manipulação midiática da cleptocracia sistêmica nos poderes da nação sustentada pelo Brasil que trabalha e paga impostos não e mesmo? Pobre Brasil vítima de sua incuria em mitificar o maior criminoso de sua história política que caminha para sua autodestruição por ser arquivo e todo depositário do caos apoiado pelo pior do poder econômico será eliminado e quem viver verá , seus ditos aliados de ocasião agora precisam urgente se livrarem dele pelo bem de si mesmos, rei morto ,rei posto,viva o novo rei que espera chegar sua vez no poder na política suja e sordida dos bastidores ocultos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    PAULO C.P.

    ± 16 dias

    Obrigado por confirmar que os melhores governos brasileiros foram o do FHC e o do LULA. Pontuo que não é a conjuntura que governa e resolve, se o remador for incompetente vai tocar seu barco contra o vento. Parabéns LULA.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    7 Respostas
    • D

      Divini Redemptoris

      ± 16 dias

      Por ai você percebe a desgraça que foi o PT , o cidadão não consegue nem por decreto interpretar um texto. Triste educação Paulofreiriana.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      francisco felix pilares

      ± 16 dias

      Cara, você não entendeu nada, da próxima vez pede para o colunista usar um power point.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      PAULO C.P.

      ± 16 dias

      VBSB: é você.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      PAULO C.P.

      ± 16 dias

      Eduard Fontcuberta: o texto é melindroso e faz 'especulações'. Carregado de ideologia tenta desconstruir tudo o que não lhe interessa. Assim como o Bozo faz ao afirmar que não houve ditadura durante o regime militar, etc. Simples assim.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      VBSB

      ± 16 dias

      Débil mental

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      VBSB

      ± 16 dias

      Débil mental

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • E

      Eduard Fontcuberta

      ± 16 dias

      Acho que vc não entedeu muito bem. Se o remador for competente (e honesto) num contexto favorável, consegue chegar muito antes ao destino. O ponto aqui é o que ele poderia ter feito se fosse honesto e competente. O texto fala exatamente dessa perda de oportunidade que o Brasil perdeu graças ao Lula e ao petismo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduard Fontcuberta

    ± 16 dias

    Muito bom! Apenas agregaria 3 outros fatores fundamentais para os resultados positivos do governo Lula, e que não têm nada que ver com sua influência: 1) preços e volumes dos commodities de exportação brasileiros, puxados pelo crescimento da China 2) câmbio estável/inflação controlada, graças ao plano Real (o qual Lula foi contra!) 3) ambiente político estável e consolidado Nesse cenário as agências de rating recomendavam investimento no Brasil, o que aconteceu, melhorando emprego e superavit da balança. Até aí zero influência de Lula... A partir daí foi só gastar e roubar, e garantir o eleitorado para as eleições futuras com programas de compra de votos disfarçados de assistenciais

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    7 Respostas
    • V

      VBSB

      ± 16 dias

      Não esqueça do aumento de consumo de cachaça

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      VBSB

      ± 16 dias

      Não esqueça do aumento de consumo de cachaça

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      VBSB

      ± 16 dias

      Não esqueça do aumento de consumo de cachaça

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      VBSB

      ± 16 dias

      Não esqueça do aumento de consumo de cachaça

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      VBSB

      ± 16 dias

      Não esqueça do aumento de consumo de cachaça

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      VBSB

      ± 16 dias

      Não esqueça do aumento de consumo de cachaça

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      VBSB

      ± 16 dias

      Não esqueça do aumento de consumo de cachaça

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto Garcia

    ± 16 dias

    A palavra “bondoso” do texto deveria vir com aspas para ficar mais patente o seu significado na matéria. Na realidade significa populismo rasteiro, demagogia barata. A crise advinda das medidas calcadas num estado paquidérmico com prioridade ao consumo, descaso com a infraestrutura e demais investimentos foi o maior da história.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Indignado

    ± 16 dias

    A quem possa interessar. No dia 07/11/2019, foi institucionalizado pelo STF, "O DIA NACIONAL DA IMPUNIDADE". A decisão por 6x5 contra "a prisão em 2ª instância" traduz a afirmação de que "O CRIME COMPENSA". O Exemo. Sr. Ministro Barroso, do STF, relator de uma outra ação, assim definiu: "Corrupção mata, mata na fila do SUS, mata na falta de leitos, falta de medicamentos, mata nas estradas que não têm manutenção adequada, a corrupção destrói vidas que não são educadas adequadamente em razão da ausência de escolas, deficiências de estruturas e equipamentos”. O Brasil está de LUTO !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.