i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Pedro Menezes

Foto de perfil de Pedro Menezes
Ver perfil
Tributação

Que tal aumentar o Imposto de Renda para financiar o Bolsa Família?

  • Pedro MenezesPor Pedro Menezes
  • 17/02/2021 10:14
Que tal aumentar o Imposto de Renda para financiar o Bolsa Família?
| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Na semana passada, escrevi aqui uma introdução à economia para otários. Como expliquei no texto, o método desta nobre disciplina é simples: identifique a tribo de um autor e xingue. Na coluna, sugeri que a esquerda era praticante prioritária da economia para otários no Brasil, mas a direita se esforçou nos últimos dias para me contradizer.

Me refiro, especificamente, a certas reações sobre um estudo recente de Laura Carvalho e coautores da USP. Repercutido em primeira mão pela BBC, o estudo sugere que o PIB brasileiro pode aumentar em 2,4% com uma política que aumente a arrecadação do Imposto de Renda e os gastos com o Bolsa Família. Veja bem, caro leitor: não é que eu concorde integralmente com proposta, estudo ou autores. Mas um debate construtivo depende de análises e argumentos econômicos. Ao invés disso, muitos preferiram xingar a USP. Foram induzidos, claro, pelo que costumo chamar de jornalismo supostamente profissional. Afinal, diversos veículos relataram o artigo em questão como “estudo da USP”, como se a universidade assinasse esse tipo de proposta.

Feita a introdução, vamos ao que interessa. Primeiramente, os tais 2,4% do PIB aparecem como resultado de uma análise estática e bastante simples. A estimativa não parece exagerada à primeira vista, mas é importante discutir suas limitações. Pela literatura econômica recente – me refiro, por exemplo, ao artigo “How Big (Small?) Are Fiscal Multipliers” de Ilzetski e co-autores –, sabemos que os multiplicadores fiscais (isto é, os impactos de novos gastos no PIB) diminuem consideravelmente quando falamos de economias emergentes com dívida alta. Caso um aumento do Bolsa Família venha acompanhado por irresponsabilidade fiscal, é provável que aumentos do dólar e do risco-país diminuam bastante o seu impacto na economia.

Os autores do artigo “da USP” (que não é da USP) poderiam replicar, com razão, dizendo que o aumento do Imposto de Renda impediria as suspeitas de irresponsabilidade fiscal. Mas, neste ponto, surgem novos problemas. Os autores não propõem uma reforma estrutural na tributação da renda. Pelo contrário, se limitam a falar em aumentos de alíquotas, mantendo o sistema atual.

Esse desenho traz inúmeros problemas. O primeiro deles é agravar distorções já existentes, o que pode prejudicar ainda mais a economia. Como disse a piada da Duquesa Detax, um dos melhores perfis do Twitter para entender assuntos tributários, seria o IGS: Imposto sobre Grandes Servidores. No setor privado, afinal, ninguém recebe muito dinheiro como parte da folha de pagamento. Em geral, os mais ricos do país recebem dividendos (repasse dos lucros da empresa), que hoje não são tributados.

Fazer um “puxadinho” no Imposto de Renda agravaria alguns privilégios hoje existentes no Brasil. O trabalhador formal, que ganha salário e tem carteira assinada, é explorado pelo sistema tributário brasileiro, de modo que quase ninguém com alto salário deseja receber desta forma.  Servidores, por sua vez, pagam menos do que o trabalhador formal e mais do que quem recebe dividendos ou aproveita algum dos inúmeros regimes de tributação especial existentes no Brasil.

Veja bem, caro leitor: já escrevi aqui na Gazeta uma coluna com o sugestivo e impopular título “O IRPF deveria aumentar”. Porém, aumentos na tributação da renda precisam ocorrer com uma reforma profunda, que elimine injustiças e distorções. Por exemplo, boa parte das empresas brasileiras já pagam muitos impostos ao gerar lucro, e por isso são isentas quando repassam parte dele sob forma de dividendos. Tributar os dividendos exige, também, rever a tributação do lucro das empresas.

Após uma reforma profunda, eventuais aumentos na tributação da renda poderiam financiar diminuições de impostos sobre consumo/produção, exageradamente caros no Brasil. Qual o melhor uso para esses novos recursos: redução nos impostos pagos pelos mais pobres ou anabolização do Bolsa Família? Esta é outra discussão que vale a pena.

O Bolsa Família é uma política de extremo sucesso. Se o Estado brasileiro já mostrou que falha em muitas tarefas simples, o fato é que temos competência e eficácia em programas de transferência de renda. O auxílio emergencial reforça esta conclusão. Os dois programas tiveram impacto surpreendente na pobreza, desigualdade e até mesmo serviram como estímulos à economia.

O que nos impede, porém, de financiar aumentos do Bolsa Família com cortes de gastos noutras áreas? A reforma da Previdência, como se sabe, deixou um trabalho incompleto, carente de mudanças estruturais. Novas políticas de corte de gastos são impopulares, mas talvez se viabilizem politicamente caso os recursos economizados acabem destinados a um Bolsa Família. Substituir gastos ineficientes por outros mais eficientes deveria ser uma ideia na mesa.

O contribuinte brasileiro lhe parece disposto a tolerar novos aumentos de carga tributária? Para mim, claramente não. Basta ver no que deram as tentativas dos últimos 15 anos. Se fosse um aumento concentrado nas parcelas mais ricas da população, acompanhado de uma reforma profunda que simplifique o sistema e compensado por diminuições na tributação dos mais pobres, fica muito mais fácil engolir uma ideia desse tipo.

Quando critiquei a tal “economia para otários” na última coluna, não tive a intenção de diminuir o espaço da divergência saudável, e sim aumentar o espaço dos argumentos econômicos. A proposta de aumentar o IR e destinar a receita para o Bolsa Família é bastante interessante quando proposta em termos vagos. E também pode ser interessante em termos concretos – antes disso, precisamos refinar a proposta e criticar seus pontos fracos, como tento fazer acima. Esse refinamento só ocorre com diálogo e respeito à divergência. Xingamentos tribais podem ser divertidos e render likes, mas pouco ajudam na construção de um país melhor.

P.S.: Convido os leitores a continuar o debate na caixa de comentários. Me comprometo a ler e responder os melhores argumentos econômicos sobre o tema.

79 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 79 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • N

    NEY PEREIRA DE ALMEIDA

    ± 0 minutos

    Pedro, o Título de seu texto já permite perceber a ESTUPIDEZ DA IDEIA. Vamos aos fatos. Todos sabem o quanto o IR é injusto e regressivo (no mundo inteiro). Isto porque TODOS OS PAISES tratam salário como renda (errado). Tomando o caso no Brasil, os assalariados pagam seus impostos e sequer tem oportunidade para sonegar, face à existência do contra-cheque e do desconto na fonte. Os que vivem de renda sempre tem mil maneiras de sonegar. E, se o governo arroxar muito, eles sempre poderão migrar para um paraíso fiscal qualquer. Sua ideia é catastrófica para a classe média - a principal pagadora de impostos. Mas, para esquerdistas radicais, como Marilene Chauí, é um primor.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • F

      Fernando Oliveira

      23/02/2021 17:21:24

      Que tal um estudo, dos últimos 15 anos, para ficar no espaço de tempo da reportagem, que contemple o impacto na arrecadação, da cobrança dos diversos inadimplentes da União?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • G

        Gilberto

        22/02/2021 13:22:57

        De fato as alíquotas do IR são incoerentes no BR. Para uma família de 4 pessoas, é preciso uma isenção de pelo menos 4k reais / mês, o dobro da atual. Por outro lado, quem ganha mais de 15k paga "apenas" 27%. Eu vejo como natural uma alíquota de 35% e outra de 40% para salários acima de 30k ,apenas para tornar mais justo o imposto. Já esses programas de distribuição de renda, o auxílio emergencial mostrou que despejar dinheiro na economia de forma artificial, sem um ajuste fiscal que dê suporte, é inflação na veia.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • D

          Douglas Moura

          18/02/2021 13:27:15

          Um grande problema destas propostas que visam "taxar os mais ricos", a meu ver, é a delimitação apropriada dessa casta. O estudo menciona aumento de arrecadação com uma nova alíquota de 35% do IRPF, fim das deduções com saúde e educação e criação de um imposto sobre lucros e dividendos. A meu ver, todas afetariam pesadamente a classe média, que já é extremamente sobrecarregada. Sou favorável a programas sociais de transferência mas totalmente contrário a aumento de impostos. Sou funcionário público e convivo diariamente com o desperdício de recursos e má gestão. Isso que precisa ser atacado.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Marcelo

            18/02/2021 12:52:34

            Aumentar tributo para o Estado gastar mais? Tirar dinheiro do investidor que pode gerar emprego para dar para quem não trabalha?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              Marcelo

              18/02/2021 4:11:09

              Caríssimo Pedro, boa noite. Seu texto é bom, mas parte de duas premissas hiperbólicas: a restruturação do sistema tributário e enxugar o Estado em seus gastos desnecessários. Certo, é o que muitos de nós desejam, mas é negar a (nefasta) realidade de que quem pode mudar as regras é justamente quem mais se beneficia delas nas condições atuais. Atendo-me à sua proposta, gostaria de saber como lidar com a inflação nos produtos da cesta básica e bens de consumo não duráveis quando se injeta dinheiro nas camadas mais pobres. A história recente mostra que resposta do setor produtivo não acompanha a expansão da demanda, seja pela baixa produtividade ou pelo custo de capital.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                MIRIAM CRISTINA

                18/02/2021 2:19:49

                Que tal reduzir a jornada dos servidores públicos e reduzir proporcionalmente salários e benefícios. Dá para por no bolso dos pobres e programas sociais algo em torno de 200 bilhões por ano!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • R

                  Renata de Paula Xavier Moro

                  18/02/2021 2:00:32

                  Tirar de quem enriquece pra dar aos pobres pune os ricos pelo seu progresso, desincentivando-os a investir e crescer, gerando empregos e produzindo, e não resolve o problema dos pobres, pois são muitos e haverá perda e desperdício com burocracia e corrupção no meio do caminho. O nome disso é nivelar por baixo.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • R

                    Renata de Paula Xavier Moro

                    18/02/2021 1:57:05

                    Que tal privatizar as estatais? Todas elas? Além de fazer caixa, economiza-se.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • D

                      Destemido

                      18/02/2021 1:21:26

                      Ao invés de estudos para aumentar a tributação deveríamos rumar para o sentido inverso. Que tal reduzir a carga tributária , reduzir os gastos do governo em todas as esferas? Que tal reduzir o número de deputados pela metade, acabar com o trabalho remunerado para vereadores e instituir o trabalho cidadão? Que tal reduzir a carga tributária dos mais produtivos e os pesados impostos aos combustíveis e energéticos? Carece a USP de visões que retirem o peso estatal e incentivem a abertura de novos negócios!!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        João Mello

                        18/02/2021 0:11:25

                        Se eu cobro impostos de quem é altamente produtivo e subsidio o trabalhador de baixa renda, reduzo o ímpeto produtivo do primeiro e o segundo passa necessita trabalhar menos para auferir a mesma renda. O resultado é uma queda da produtividade e da riqueza. O autor do estudo da USP demonstra desconhecer o básico de economia.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • F

                          Fernando Oliveira

                          23/02/2021 17:16:05

                          Perfeito. Vide os países socialistas.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • P

                        Paulo Marinho

                        18/02/2021 0:03:37

                        Só no Brasil que prostituta se apaixona, traficante se droga e liberal propõe de aumento de imposto.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • R

                          Rary Ray

                          17/02/2021 23:52:14

                          Gostei da ideia, vamos também impor a censura para melhorar a liberdade de expressão, vamos criar discriminação para aumentar a igualmente, vamos botar pra quebrar, vamos fazer tudo errado pra dar tudo certo.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • J

                            J. Galt.

                            17/02/2021 23:26:03

                            Até chegar o dia em que os produtores de renda e riqueza, cansados, tal qual Ellis Wyatt , farão como Ayn profetizou: "Tomem. É de vocês"

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • C

                              carlosmarcello

                              17/02/2021 23:04:05

                              Pedro, sugiro que veja o vídeo do canal Ideias Radicais sob o título “Mais uma proposta genial para taxar os ricos (que não funcionaria)”.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • E

                                Emerson Luís

                                17/02/2021 22:45:47

                                Que tal DIMINUIR a carga tributária brasileira?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • E

                                  Emerson Luís

                                  17/02/2021 22:45:24

                                  Aumenta o IR para 100% de vez!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • D

                                    Denivaldo Lopes Cruz

                                    18/02/2021 0:48:28

                                    Curva de Laffer

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • K

                                  KF

                                  17/02/2021 22:25:27

                                  Pra propor aumento de IR deve ser politico ou de família de políticos. Tem é que corrigir a tabela que esta defasada em mais de 100%

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • N

                                    NELSON SAKAE

                                    17/02/2021 22:04:53

                                    A Gazeta deveria ter mais colunistas como o Pedro Menezes.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • O

                                      Oliveira

                                      17/02/2021 22:09:58

                                      Sim, aí já pode mudar o nome pra Carta Capital tbm.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • O

                                    Oliveira

                                    17/02/2021 22:00:32

                                    Ignora ou não sabe o autor que, neste país, 80% do que o fisco arrecada vem do bolso de trabalhadores que ganham até 5 salários mínimos. Aumentar impostos para fazer "justiça social" em um tal cenário seria como o Chaves tirando de um bolso e botando no outro, descontando a corrupção, ineficiência, incompetência, negligência e afins que são da natureza do Estado. Fora o argumento sobre jogar o problema nas costas dos mais ricos. Vá lá e pilhe tudo o q eles tem - não vai riscar a dívida pública. Quem pensa q dar mais dinheiro pro Estado resolve alguma coisa é "**** ".

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • I

                                      Inô Gazotti

                                      17/02/2021 21:59:35

                                      Sr. Pedro, que visão tosca a tua. Aumentar impostos para o governo fazer mau uso?! Boa parte dos meus rendimentos vai para o governo que não sabe usar. Ideia de esquerdista preguiçoso. Vai trabalhar para ver como dá pena ver o fruto do teu trabalho ser confiscado e jogado no lixo.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • J

                                        Janio

                                        17/02/2021 21:42:17

                                        Gostaria muito de saber QUAIS e COMO “Servidores, por sua vez, pagam menos do que o trabalhador formal”.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • W

                                          wilmar scoz

                                          17/02/2021 21:39:33

                                          Dizer que o bolsa família é um sucesso é fora da realidade. Se fosse um sucesso, as pessoa não continuariam no bolsa família. É um fracasso. Pois mantém as pessoas dependentes do estado e os estado e políticos se beneficiam dessa relação de dependência. Quere aumentar o valor do bolsa família, é destruir a geração de riqueza, e acomodar as pessoas. Esse esse montão de recursos fosse usado para promover o empreendedorismo, geraria emprego, que por sua vez, geraria autonomia do cidadão. O sucesso de um programa é quando as pessoas deixam de depender do estado. Roubar dos outros para dar aos que nada produze, é innjusto e perverso. É badidagem.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • G

                                            Giba12

                                            17/02/2021 21:36:15

                                            Péssima ideia. Que tal vincular essa proposta com 2 filhos no máximo por "familia" e fiscalização no estudo.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • L

                                              LSB

                                              17/02/2021 21:19:23

                                              Certas verdades deveriam ser anunciadas com mais, digamos, veemência por quem tem o dever de “instruir”. O Brasil JAMAIS se desenvolverá se aqui não for um lugar que seja “bom” para as empresas, um lugar onde os negócios sejam (altamente) lucrativos (qto mais “lucrativo” for o Brasil, mais rápido nos desenvolvemos; qto menos atrativo, mais devagar). Enfim, se queremos altas taxas de crescimento, SÓ HÁ UMA MANEIRA: fazer com que as empresas aumentem significativamente seus lucros; criar um ambiente que seja altamente atrativo investir (pois o retorno seria alto); facilitar “o ganho” para empresas, melhorar seus retornos. Isso é uma verdade não dita (coragem?), mas absolutamente “real”.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • M

                                                MARCO ANTONIO MENDONÇA FARIAS

                                                17/02/2021 21:01:51

                                                Em primeiro lugar, o Brasil tem uma carga tributária absurda, pelo que devolve de serviços aos contribuintes. Em segundo lugar, quem recebe dividendos e lucros de empresa deveria pagar imposto de renda mais do que os outros, pois ali existe renda propriamente dita, a renda decorrente do dinheiro empregado, ou seja, não há esforço para obter esta renda, bastando aplicar o dinheiro e deixar que ele trabalhe. Se o empreendedor trabalhar na empresa, deverá receber pro-labore, que é tributado pelo imposto de renda. Lucros e dividendos é para quem não trabalha, apenas vive dos rendimentos do dinheiro, portanto, um gigolô do dinheiro, que merece ser tributado mais ainda.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • L

                                                  LSB

                                                  17/02/2021 21:13:30

                                                  1 - o lucro já é tributado nas empresas (34% no geral; 44% para bancos). Dividendos = lucros (já tributados). Vai tributar o lucro qdo ele é gerado e depois qdo é distribuído? Pq também não qdo ele for sacado, transferido, gasto, doado, etc.?; 2 - exatamente por esse mentalidade anticapitalista, anti riqueza e q enxerga no rico/proprietário/patrão um pecado (“gigolô do dinheiro”) q merece ser punido (“merece ser tributado mais ainda”), é q somos pobres e continuaremos assim!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • L

                                                Leandro RQ

                                                17/02/2021 20:07:29

                                                Pedro a cada dia que passa justifica o voto declarado em Haddad. O famoso caso do "liberal" que quer aumentar impostos. Esse cara é uma farsa!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • A

                                                  Adilson

                                                  17/02/2021 20:07:22

                                                  Eu tenho boa renda e apoio esta ideia.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  1 Respostas
                                                  • K

                                                    KF

                                                    17/02/2021 22:23:40

                                                    Você deve ser político ou de família de políticos

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • L

                                                  LUIS FERNANDO BAPTISTA

                                                  17/02/2021 19:49:53

                                                  Reduzir gastos exorbitantes em TDS os níveis, cortar no mínimo 50% Cargos Comissionados, Teto salarial incluindo os " extras" , beneficiários do Bolsa Família serem obrigados a estudarem e profissionalizar, Educação Financeira obrigatória nas Escolas, Reformas Administrativa e Tributária, revolucionar a firma de Educar no Brasil treinando os Professores ( que na maioria pararam no tempo), currículo Básico inteligente ( pq o atual quer ensinar tudo e não ensina nada)

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • J

                                                    Jose

                                                    17/02/2021 19:49:22

                                                    Que tal menos estado e mais cuidados com o gasto do dinheiro alheio.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • A

                                                      Antonio de Pádua Cruz

                                                      17/02/2021 19:33:46

                                                      Que tal diminuir os gastos extravagantes do Estado em geral? Que tal eliminarmos o número de municípios que oneram o Estado com cargos, instalações, mordomias? Que tal? Que tal?

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • R

                                                        Rodrigo Henrique

                                                        17/02/2021 19:32:16

                                                        Pedro, em primeiro lugar, a coluna é muito boa e a discussão é mais do que necessária. Queria te perguntar em dados, mas se não tiver os números ou leitura suficiente, tudo bem. Sabe dizer o quanto deveria ter de tributação de renda e patrimônio para diminuir na tributação de consumo? Dentro de uma reforma estrutural, o que a literatura recente diz sobre esses dados? Ou qual a sua opinião?

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        1 Respostas
                                                        • L

                                                          LSB

                                                          17/02/2021 20:33:39

                                                          Muito... não tenho número exatos, mas é muito (fazendo estimativas por “cima”).

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • G

                                                        GR

                                                        17/02/2021 19:22:55

                                                        Não falta dinheiro nos cofres do Governo Federal. O que falta é acabar com a incompetencia de administração e acabar com as mordomias.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • S

                                                          Spartacus

                                                          17/02/2021 18:57:41

                                                          O bolsa família tem que ser extinto. Não existem pobres. Existem preguiçosod. Ociosos militantes e não é justo quem trabalha financiar essa horda do ócio

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • J

                                                            Joviana Cavaliere Lorentz

                                                            17/02/2021 18:45:44

                                                            Que tal proibir qualquer recebimento fora do salário e do teto no serviço público? Tenta calcular a economia. Só a farra do reembolso de honorários ir para o bolso dos advogados do setor público já dá uma grana talvez bem maior do que a recuperação pela lava a jato. Pesquise essa lei e seus efeitos. Farra é pouco.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • P

                                                              Paulo Santos

                                                              17/02/2021 18:32:42

                                                              Sei que funcionários públicos também geram empregos para o país, mesmo que de forma torta, pois juízes, promotores, defensores, sem contar a elite da elite do funcionalismo, acabam de alguma forma transferindo renda para outros setores da sociedade, visto que seus ganhos são astronômicos, quando comparados com o setor privado. Seria uma boa ideia diminuir o custo Brasil, neste setor. Porém sabemos que esta é uma seara muito difícil de ser modificada. Mas seria legal começar este debate e refinar estas ideias, quem sabe não conseguiremos avanço, mesmo que demore anos, neste setor que não aceita abrir mão de um mínimo de privilégio.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • C

                                                                Carmo Augusto Vicentini

                                                                17/02/2021 18:07:14

                                                                Acho a carga tributária brasileira excessiva, para sustentar um Estado perdulário. Assim posto, na minha opinião, qualquer discussão deve começar por redução das dimensões estatais e de seus gastos, além de redução de impostos. Desta forma mais dinheiro circularia na sociedade, estimulando a economia com ganhos para todos. Penso que já ultrapassamos o limite da curva de Laffer.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • J

                                                                  José Luiz A. C.

                                                                  17/02/2021 17:25:28

                                                                  Que tal tornar obrigatório que os benefiarios do Bolsa Família fazer cursos qualificatório no Pronatec e receberem em troca uma "bolsa emprego" ? Vamos erradicar as causas da pobreza.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • A

                                                                    ANGELO

                                                                    17/02/2021 17:13:54

                                                                    E não estaríamos falando de pouca grana. O artigo referenciado fala em R$125,00 por mês para os 30% mais pobres (seriam, então, cerca de 63 milhões de pessoas). Estamos falando de cerca de R$ 94 bi por ano. É essa a dinheirama que presumivelmente deixará estar disponível para capital de investimento e que virará consumo. Como toda injeção de grama, o potencial de tal engenharia financeira é muito bom no curtíssimo prazo, mas a médio e longo prazo não me parecem oferecer resultados que justifiquem a expropriação da riqueza alheia, sem que haja, pelo menos, um benefício público proporcionalmente compatível.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • A

                                                                      ANGELO

                                                                      17/02/2021 17:13:13

                                                                      Não sou especialista, mas estou informado de que dinheiro poupado é bom para a economia, pois o dinheiro que o indivíduo “A” poupa vira capital para que o indivíduo “B” inicie ou amplie um negócio, construindo riqueza no longo prazo. Então, tirar o dinheiro da poupança dos ricos e colocar no consumo dos pobres, significa também diminuir o capital disponível para empréstimos.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      3 Respostas
                                                                      • L

                                                                        LSB

                                                                        17/02/2021 21:07:29

                                                                        ——-> Logo, no curto e médio prazo, a transferência é “queima” de poupança (e no LP todos estaremos mortos, não?).

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                      • L

                                                                        LSB

                                                                        17/02/2021 21:05:49

                                                                        Pedro, discordo! Transferência de renda é consumo de poupança, sim! Alegar que esse consumo é tb investimento é extremamente FRÁGIL! Primeiro pq a relação não é direta (não é certo q recebendo benefícios, estuda e não recebendo, não estuda, por ex.), depois, ainda q seja um investimento, é de longuíssimo prazo (o adulto mais capaz) o q significa trocar investimentos com retorno no curto/médio prazo (nossa urgência) por investimentos cujos incertos retornos, se ocorrerem, ocorrerão em prazo maior q década; por fim, esses investimentos em capital humano são absolutamente inúteis se não houver investimentos em capital físico (ou seja, pode redundar em desempregados qualificados). Logo ——>

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                      • P

                                                                        Pedro Menezes

                                                                        17/02/2021 17:41:29

                                                                        Angelo, discordo da sua visão, principalmente porque boa parte dos benefícios do Bolsa Família são, ao fim das contas, investimento. O programa dá grandes incentivos para permanência dos filhos na escola, por exemplo. Creio, inclusive, que uma reforma deveria reforçar essa conexão entre PBF e educação. Investimento não se dá apenas em obras de infraestrutura. Quando uma família compra um prato de comida a mais e assim consegue manter o filho na escola, aquele prato não representa apenas consumo. É investimento em capital humano. Ao mesmo tempo, a poupança do rico pode virar consumo.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                    • A

                                                                      ANGELO

                                                                      17/02/2021 17:12:19

                                                                      Mas, uma vez que o consumo seja elevado sem investimentos para atender a elevação da demanda, é de se esperar que um aumento do preços anule o benefício da renda extra. Ok, pode-se dizer que um aumento pequeno pode ser absorvido pela já presente capacidade ociosa ou via importações dos bens e serviços demandados. Certo, é possível, mas a ideia, penso eu, seria criar um círculo virtuoso ou apenas dar uma de Robin Hood, tirando dos ricos para dar aos pobres? Se for apenas isso, então é uma ideia tão velha como a própria personagem “Robin Hood”, que teria vivido no século XII, no reinado de Ricardo I da Inglaterra.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • A

                                                                        ANGELO

                                                                        17/02/2021 17:12:00

                                                                        Coisa muitas estranhas nas contas dos autores do citado artigo, que concluem pela elevação do PIB em até 2,4%, se o dinheiro for tomado dos mais ricos e entregue aos mais pobres (sim, imposto é, por princípio, expropriação de riqueza legitimamente conquistada). A mágica do crescimento acontece, segundo os autores porque essa parcela do dinheiro dos ricos não vai para consumo, vai para poupança. Ok. É fácil concordar pois o consumo das famílias responde por boa por boa parte do PIB, aqui em qualquer lugar. (cont..)

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        1 Respostas
                                                                        • L

                                                                          LSB

                                                                          17/02/2021 20:49:14

                                                                          Estudo da Laura Carvalho. Descartável. Como já disse o Delfim, “números torturados confessam qq coisa”. Esquerdista da usp sempre chegará a tais conclusões. Vou me surpreender qdo concluirem algo diferente.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                      • L

                                                                        LSB

                                                                        17/02/2021 16:52:19

                                                                        Por fim: 80% a 90% da população brasileira ganha mal/possui baixa renda; a renda média fica pouco acima dos R$ 2 mil. Ou seja, para se ter um sistema tributário que fosse baseado predominantemente na tributação DIRETA (e c/ as condições econômicas da nossa população), vc teria q instituir IR até para o SM; do contrário, tributando somente acima de R$ 2 mil (quase a renda média) ou acima disso (isenção até R$ 5 mil como muitos defendem), vc praticamente só tributa 15% ou 20% da população (no caso de isenção até R$ 5 mil, os não isentos não passariam de 5%, 7% da população), daí as alíquotas teriam q ser altas, muito altas - talvez próximas de 100% para bancar a fatura!

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        1 Respostas
                                                                        • L

                                                                          LSB

                                                                          17/02/2021 16:59:36

                                                                          Logo, aqui na Bruzundanga, (1) querendo esse Estado hipertrofiado q custa 40% do PIB (fora os “serviços” da dívida); (2) necessitando arrancar ao menos 1/3 da renda nacional para tanto; (3) tendo um povo pobre (80 a 90% auferindo até 2 SM); e (4) precisando esconder o esfolamento dos esfolados (ou seja, tirar da população pobre mesmo - pois é a “única” q se tem -, mas sem q ela perceba), a ÚNICA SOLUÇÃO MATEMÁTICA é super tributar consumo!

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                      • L

                                                                        LSB

                                                                        17/02/2021 16:13:35

                                                                        Outro ponto: a regressividade do sistema brasileiro deve ser relativizada. Muitas vezes, são comparados “laranjas com abacaxis” (ou ainda, imposto direto com indireto). Se assumirmos uma alíquota única na tributação do consumo, qq rico q consuma 100% da sua renda - e por menor q seja o imposto direto q esteja pagando - estará pagando proporcionalmente mais (% mais alto mesmo) que o “pobre” - isso é matemático!!! Assim, mesmo alíquotas efetivas baixas de IR (15%, 20%) já levam a impostos TOTAIS (em % da renda) bem maiores para os extratos mais ricos QDO tais pessoas consomem 100% - ou próximo disso - da sua alta renda. Há dois pontos aqui a se ressalvar: (1) ——->

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        3 Respostas
                                                                        • L

                                                                          LSB

                                                                          17/02/2021 16:40:19

                                                                          -> Assim, quem poupou (e pagou menos imposto em T0) está diferindo seu consumo (e o pagamento do imposto) p/ T1 (ou Tn). Assim, vai pagar um dia (ainda q aufira rendimentos c/ esse diferimento.. mas, esse rendimento tb é tributado e, mesmo que tal diferimento compense - ou seja, q seus ganhos acumulados, ainda q tributados, “paguem” o imposto diferido - a questão se transmuta em qto vc quer estimular/desestimular poupança/investimento, pois, nominalmente - ou “absolutamente” - o imposto será PAGO no momento do consumo em Tn, só sendo permitido o cidadão “trabalhar” esse recurso antes. Isso é ruim? Injusto? O cidadão poder investir e ganhar antes de pagar imposto é indesejável? Pagar ele vai.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                        • L

                                                                          LSB

                                                                          17/02/2021 16:30:45

                                                                          ——-> (2) a segunda ressalva é q minhas observações são válidas assumindo q o “rico” consuma 100% (ou próximo disso) da sua renda disponível, porém isso não é sempre verdade. De fato, ricos poupam (e, não consumindo, não pagam o imposto embutido no produto/serviço), MAS: (a) há ricos e ricos; uns poupam, outros não! Até mesmo porque, sendo pobre como somos, a base dos 5% ou 10% mais ricos não aufere “fortuuuunas” (10 mil bruto já coloca um solteiro em posição “alta” no ranking - e é “fácil” esse cidadão consumir 100% - ou próx. disso - do seu salário líquido). Em suma, um boa parte da “elite” consome praticamente 100% da renda; (b) poupança é consumo diferido por definição! Assim ———>

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                        • L

                                                                          LSB

                                                                          17/02/2021 16:22:00

                                                                          —-> (1) assumi que alíquota sobre consumo é única. Não é. Assim, nessa discussão pode-se alegar q o consumo do pobre é mais tributado do q do rico pois “serviços” (consumido proporcionalmente mais pelos mais ricos) são menos tributados. Isso é verdade, MAS considerando a ponderação de toda cesta de consumo, isso é verdade? Alimentos (boa parte do consumo do pobre - em %; e podendo ser insignificante para o rico) possuem baixa tributação; produtos de luxo são mais tributados (carros “mil” x carros “top”) e, ademais, Impostos sobre propriedades e heranças (mesmo q alegue-se serem baixos) praticamente só os extratos mais ricos é q pagam. Enfim, considerando TUDO, o rico “paga menos” mesmo? —>

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                      • B

                                                                        BENJAMIN GONZALEZ MARTIN

                                                                        17/02/2021 16:11:25

                                                                        Quem colocou vc ai meu filho, te colocou no lugar errado. Essa tua proposta nem o meu pedreiro que nem terminou o primário não daria. Ele entende mais de economia do que vc.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • L

                                                                          LSB

                                                                          17/02/2021 16:03:42

                                                                          Bom, há várias propostas boas q não são implementáveis. A troca de IRPJ por IR na distribuição de lucros (PF) - conforme defendido no artigo - pode não “ser viável”, pois hj se tributa todo o lucro (incluindo o q não foi distribuído); essa “troca” beneficia os investimentos, é claro, porém, ao não tributar o lucro “retido” (incentivando o reinvestimento), cria-se um “buraco fiscal”. Ou seja, essa “troca” só é possível se houver “espaço fiscal” para desonerar reinvestimentos (e não há no Brasil - ou depende de reformas q cortem gastos - ou ainda, aumentar outros impostos). Outro pto: o “incentivo” para se “pendurar” despesas pessoais/familiares na empresa (dedução de 100% no IR).

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          2 Respostas
                                                                          • L

                                                                            LSB

                                                                            17/02/2021 21:02:53

                                                                            Pedro, vc tem “razão”: se fica fazendo “puxadinho” não funciona, pois ao mexer em “algo”, estraga/desequilibra outro! Assim, só uma reestruturação ampla resolveria! MAS... uma reestruturação ampla é quase utópica. Partir do (quase) “zero” para desenhar um sistema completamente (ou significativamente) novo é pedir para “inviabilizar” a proposta. Muitas incertezas, muitos interesses, muito “jogo político” nesse processo! Isso não deixa de ser aquele tipo de proposta política q quer “mudar tudo e de uma vez só”. Enfim, deveríamos estar simplificando o sistema aos poucos e com BASE na redução de alíquotas (ou eliminação do imposto), mas para isso há necessidade de “espaço fiscal”.

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                          • P

                                                                            Pedro Menezes

                                                                            17/02/2021 17:57:21

                                                                            LSB, você tem razão, mas a proposta pode ser viabilizada se incluída numa reforma mais profunda e estrutural. Neste caso, a desoneração de investimentos poderia ser compensada por novas fontes de receita que sejam economicamente mais racionais. Justamente por isso, não acredito em reformas no estilo "puxadinho", só com mudanças pontuais.

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                        • L

                                                                          LSB

                                                                          17/02/2021 15:55:28

                                                                          Bom artigo! Mas, vamos lá: “Se o Estado brasileiro já mostrou que falha em muitas tarefas simples, o fato é que temos competência e eficácia em programas de transferência de renda.”.... Isto diz muito, mas muito mesmo sobre nosso país, nossas dificuldades e nossas “conquistas”. De fato, o “assunto”, o “tema”, a “idiossincrasia” pende mais para a economia política e sociologia, mas, de qq forma, qq solução verdadeira para qq um de nossos problemas passa pela “psique”.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          2 Respostas
                                                                          • L

                                                                            LSB

                                                                            17/02/2021 21:01:42

                                                                            Mais do que isso: revela nossas prioridades! Nossas preferências! Nossas tendências! Revela os vieses das nossas soluções! E, consequentemente, os vieses das nossas análises, das nossas percepções político-filosóficas, da nossa cultura, enfim!

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                          • P

                                                                            Pedro Menezes

                                                                            17/02/2021 17:59:52

                                                                            Outro bom comentário, LSB. Esse tema da capacidade estatal vem ganhando força na literatura de economia política. É importante priorizar o que o Estado faz de melhor. Acho que as transferências de renda condicionais também tem méritos próprios, mas entendo seu argumento: de fato, é um sintoma da falta de capacidade do Estado brasileiro.

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                        • M

                                                                          MICHAEL GUSTAV ADOLF MULL

                                                                          17/02/2021 15:33:43

                                                                          O IRPF já está aumentando em função da ausênca total de atualização de suas tabelas. Mas gostei do Imposto sobre Grandes Servidores Adicione as filhas solteiras de alguns deles...

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • I

                                                                            Indiomar Selau

                                                                            17/02/2021 15:09:17

                                                                            1-Redução do tamanho do Estado, principalmente os privilégios e mordomias. 2-Redução de impostos sobre renda do trabalho e produção e tributar mais lucros sobre empréstimos e remessas ao exterior. 3-Redução de impostos sobre consumo de produtos e serviços nacionais.

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • V

                                                                              Victor H

                                                                              17/02/2021 14:47:17

                                                                              Na boa, os “remédios” que o país precisa tomar, os quais você sabe muito melhor do que eu, só com um milagre para acontecer. Isso seria o maior corte de privilégios da história, então, qualquer coisa que saia desse congresso não é nada mais do que aumentar a carga sobre a classe média, tentando salvar os pobres e deixando os ricos de fora.

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • F

                                                                                Fernando Bolonhezi Giannasi

                                                                                17/02/2021 14:25:27

                                                                                A maior máquina de concentração de renda no Brasil é o próprio estado brasileiro, com políticos, funcionários públicos de alto escalão e empresários amigos do rei constituindo a maior parte do 1% mais rico do país. Tem que diminuir o estado, tem que diminuir imposto e não aumentar. Isso sim iria diminuir a desigualdade. Essas pessoas cuja solução pra tudo é aumentar imposto não aprenderam nada com os exemplos de nossos vizinhos Argentina, Bolívia, Venezuela. Imposto é roubo, é extorsão mediante ameaça de violência. Artigo muito ruim.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                3 Respostas
                                                                                • F

                                                                                  Fernando Bolonhezi Giannasi

                                                                                  18/02/2021 1:25:45

                                                                                  O instituto mercado popular desse autor é o mesmo que defende a "auditoria cidadã" da dívida pública, que nada mais é do que o calote mesmo. Daí eu falo que não aprendeu nada, quer fazer a mesma coisa que os Argentinos.

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                • W

                                                                                  Will

                                                                                  17/02/2021 21:38:05

                                                                                  Caro Economista e analista econômico Pedro Menezes: O Brasil é um caso a ser estudado. Como uma das nações mais ricas do mundo tem uma população pobre e uma grande parcela vive abaixo da linha da pobreza? Já pesquisou o efeito sócio-econômico onde o funcionalismo e o poder público se apoderaram do estado, que já sequer consegue manter a máquina de privilégios que geraram para si mesmos? Já analisou que além disso, suportamos 16 anos de cleptocracia declarada, com o desvio de bilhões de dólares para o bolso destes mesmo senhores da corte? Já parou para pensar se essa dinheirama toda tivesse sido revertida para educação, como nosso país estaria bem melhor? Abra os olhos "especialista"!

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                • P

                                                                                  Pedro Menezes

                                                                                  17/02/2021 18:02:32

                                                                                  Fernando, as economistas que integram a OCDE - que não são estes citados - em geral praticam algum tipo de tributação progressiva da renda. Penso que devemos aprender com eles. Os problemas da Bolívia são outros. Mesmo que você tenha uma preferência ideológica pela diminuição do Estado, a tributação progressiva pode fazer sentido, principalmente se incluir diminuição nos impostos de outras parcelas da população.

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                              • J

                                                                                José Roberto

                                                                                17/02/2021 14:14:41

                                                                                Proposta simples para problema complexo é igual a fracasso total. O colunista tangenciou o problema da distorção do IRPF, mas não mencionou a falta de correção da tabela nos ultimos 20 anos que aprofundou a cobrança sobre quem recebe menos e criou uma dependencia de recursos dos quais o Estado não pode mais abrir mão. A questão principal é que esses programas de distribuição gratuita de dinheiro só servem para manter no poder o governante de plantão, escorado numa multidão de gente que não trabalha e vive do dinheiro. Esse tipo de programa deveria ter como meta principal a porta de saída e duração limitada para situações emergenciais.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                2 Respostas
                                                                                • P

                                                                                  Pedro Menezes

                                                                                  17/02/2021 17:29:23

                                                                                  José, num texto com tamanho de coluna e sobre um tema tão multifacetado, fica difícil abordar tudo sem apenas tangenciar um aspecto importante. Você tem razão. A defasagem na tabela do IR é mais um sinal de que a reforma precisa ser profunda e estrutural. Com relação ao Bolsa Família, discordo. De fato, a fiscalização é importante, mas os resultados do programa estão documentados e vão muito além de ajudar políticos. O PBF é muito eficiente no combate à pobreza, por exemplo. Certamente precisa de melhorias, mas até pra isso temos que reconhecer os méritos.

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                • P

                                                                                  Pedro Menezes

                                                                                  17/02/2021 17:29:31

                                                                                  Esse comentário foi removido pelo usuário

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                              • A

                                                                                Alexa

                                                                                17/02/2021 14:11:54

                                                                                Essa historia de que distribuição de lucro não tem imposto precisa ser melhor explicada. Se minha empresa, depois de pagar aquela quantidade incontável de impostos, lucrar 100 mil, eu ainda terei que pagar 34% de Imposto de Renda e Contribuição Social. Isso mesmo, escandalosos TRINTA E QUATRO PORCENTO, ou seja, 34 mil para mais impostos. Quer dizer que a idéia geral que lemos por aí é que precisa pagar ainda mais imposto daquilo que for distribuído? Já não está bom?

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                2 Respostas
                                                                                • A

                                                                                  Alexa

                                                                                  17/02/2021 19:09:24

                                                                                  Sim reparei. Muito dificil tudo isso mudar. Seria uma mudança extrema e radical, começando pelo Congresso e suas loucuras com o dinheiro publico. E é por isso que nao vai acontecer. Mas vamos lá. Sempre com esperança.

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                • P

                                                                                  Pedro Menezes

                                                                                  17/02/2021 17:24:37

                                                                                  Você tem total razão, Alexa. Não sei se reparou, mas chego a comentar isso no texto. O sistema atual é injusto de ponta a ponta e não tem como fazer “puxadinhos” sem agravar essas injustiças. A reforma tem que ser estrutural e tocar em pontos como o que você menciona.

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                              • A

                                                                                Araucária

                                                                                17/02/2021 13:51:09

                                                                                Mais um pouquinho de dinheiro para o ralo sem fundo do ESTADO sugador, mais uma tetinha para o pessoal do topo da piramide lá de brasília ficar mamando, enquanto a turma debaixo trabalha para sustentar, sensacional.....

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                Fim dos comentários.