i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

A coragem de matar baratas: Caetano, prisão e a infinita estupidez da censura

  • 13/09/2020 21:07
O tedioso documentário sobre Caetano Veloso mostra como a estupidez da censura é capaz de transformar bons artistas em gênios e até em mártires.
O tedioso documentário sobre Caetano Veloso mostra como a estupidez da censura é capaz de transformar bons artistas em gênios e até em mártires.| Foto: Reprodução/ Twitter

Ah, o ridículo da juventude. Eu tinha no máximo 18 anos quando fui a um show de Caetano Veloso pela primeira e última vez. Na Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba. Acho que era de graça ou muito barato. Provavelmente show oficial, com o cachê pago com meus impostos.

Do show só lembro que estava ao lado de um amigo, os dois cheios daquela razão típica do fim da adolescência. Ouvindo Caetano cantando um de seus clássicos, a certa hora virei para o meu amigo, apontei para o telão e disse: “Imagina quantas coisas aquelas rugas já não viram”. Ah, o ridículo da juventude.

Pouco depois eu teria essa minha admiração abalada pela famosa entrevista de Bruno Tolentino à Veja, na qual o poeta basicamente desdizia tudo o que os meus professores me ensinaram ao longo do segundo grau (“ensino médio” para os novinhos). Não sei que milagre se deu ao ler aquelas letrinhas miúdas sob o fundo amarelo. Só sei que, a partir dali, eu comecei a desconfiar de tudo o que os meus professores diziam que era incontestavelmente bom, ou melhor, genial no mundo da cultura.

De vez em quando, porém, sou tomado por uma vontade louca de ouvir o melhor de Caetano Veloso. Nesses dias, para o desespero dos vizinhos, saio à sacada e, com a voz mais desafinada do mundo, entoo “Força Estranha”, “O Quereres” e a improbabilíssima “Circuladô de Fulô” – logo eu, que tenho alergia a Haroldo de Campos.

O general jantava

Se você chegou até aqui, deve ter desconfiado que estou falando de Caetano Veloso por causa do documentário “Narciso em Férias”, de Renato Terra e Ricardo Calil. Aliás, por que um documentário que é basicamente uma longa entrevista de um senhor sentado numa cadeira diante de uma parede cinza com um quê de brutalismo precisa de dois diretores é um mistério insondável, desses que somente um fictício detetive Rouanet seria capaz de explicar.

O documentário, apresentado no Festival de Veneza, serve a dois propósitos. O primeiro e mais evidente é botar Caetano diante da câmera para contar sua experiência na prisão, logo depois da assinatura do AI-5. O segundo é simplesmente vender a versão de Caetano para “Hey Jude”, dos Beatles. Uma versão que, ao lado do cover de “Jokerman”, de Bob Dylan, é das coisas mais constrangedoras que o multiartista baiano já produziu.

(Me dizem aqui que Caetano Veloso também gravou “Come As You Are”, do Nirvana, e “Dreamland”, de Joni Mitchell. Mas não vou ouvir. Posso até ser masoquista, mas tudo tem limite).

A narrativa de Caetano sobre a própria prisão, como não poderia deixar de ser, é digna de um épico. E o mais constrangedor do documentário é justamente isso: à medida que os minutos avançam e os detalhes vão sendo contados, fica mais e mais evidente que há muita fantasia misturada à história. Não estou querendo dizer, com isso, que nada do que Caetano conta aconteceu de fato. Ou que o sofrimento dele tenha sido fingido. Mas os olhos esbugalhados, o choro contido, a boca trêmula aqui e ali denunciam uma sensação de autoimportância desproporcional. Que, por sua vez, revela um Narciso que, em seus quase 60 anos de carreira, nunca teve férias.

Já no começo da entrevista, por exemplo, Caetano descreve a prisão como um cenário de uma adaptação inferior de “O Processo”, de Kafka. Salas enormes, cadeiras de encosto alto. Numa dessas cenas, contada com uma dramaticidade evidentemente exagerada, Caetano diz que ficou numa sala assistindo a um general jantar. Só isso. O general jantava. O que, para ele, foi “uma espécie de tortura psicológica”.

Coragem de matar baratas

Em seu momento mais interessante, na verdade o único do documentário, Caetano Veloso fala do período em que ficou confinado numa solitária – embora fosse uma solitária estranha, por permitir a conversa com o preso vizinho. “Fiquei dois meses sem ver espelho”, conta ele. “A comida era muito ruim”, constata. E daí começa a falar que, naquela situação, ele não conseguia ter uma ereção. “Eu me tocava, mas não havia erotização”, diz ele, para então concluir caetanamente: “Não houve nenhuma ejaculação e nenhuma lágrima”.

Num dos trechos mais tensos do documentário (para se ter uma ideia de como “Narciso em Férias” é tedioso), Caetano conta o dia em que um soldadinho (ele se refere sempre aos soldados como “soldadinhos”) certa vez o pôs para caminhar pelas ruas da vila militar. Ele achou que levaria um tiro pelas costas. Estava com medo de morrer. Mas, na verdade, os militares só o tinham levado para cortar os cabelos.

Aí Caetano Veloso pega o violão e se põe a cantar “Hey Jude”, dos Beatles, música que ele diz ter ouvido nos radinhos de pilha dos guardas. O curioso é que “Hey Jude” é justamente uma música que fala sobre superar ressentimentos, deixar para lá, algo que Caetano não pode fazer, senão perde todo o seu cacife de intelectual politizado.

Ao que parece, a música dos Beatles deu a Caetano força para superar a prisão. A tal ponto que ele, um baratófobo (catsaridafobo) assumido, reuniu coragem para, finalmente, agir como um herói da resistência à Ditadura e matar os insetos nojentos que apareciam em sua cela.

Eis que então Caetano Veloso se põe a ler os autos de seu processo. Isso mesmo. Durante uns dez minutos que parecem dez eternidades, Caetano lê os autos do processo. Aqui e ali ele para e ri, faz algum comentário jocoso, diz ironicamente que algumas passagens são “geniais”. E declara: “Nunca defendi os sistemas socialistas. Fui ler os liberais. Até hoje não aceito programa de futuro nem proposta de arranjo da sociedade sem os princípios liberais”.

Ao fim, Caetano Veloso canta aquela que talvez seja sua música mais bonita, “Terra”.

A infinita estupidez da censura

O documentário é ruim e Caetano Veloso exagera. O que não quer dizer que o sofrimento de um menino de 26 anos não tenha sido real e digno de compaixão. Por causa de todas as bobagens que Caetano Veloso já disse ou escreveu ou cantou, da admiração dele por Lula, de seu autoritarismo ao querer proibir biografias não-autorizadas e até do romance algo nabokoviano com Paula Lavigne, “Narciso em Férias”, sem querer, expõe a infinita estupidez que é a censura e a prisão de adversários políticos.

Ah, mas eles queriam impor a ditadura do proletariado no Brasil, dirá alguém mais afoito, tirando os fiapos de botina do meio dos dentes. E eu até entendo a lógica daquele tempo. Afinal, era guerra.

Independentemente da justificativa que se use para aplacar a culpa, seja ela política ou moral, o fato é que a censura e a prisão de inimigos políticos podem ter até uma eficaciazinha no curtíssimo prazo. No médio e longo prazos, contudo, e uma vez restabelecida a ordem democrática, os censurados e presos sempre adquirem essa falsa aura de santidade que acomete Caetano Veloso em “Narciso em Férias”.

E assim o bom cantor e ótimo compositor, uma vez vítima da estupidez totalitária, deixa de ter sua obra analisada para se transformar no Caetano Veloso que temos hoje: uma personalidade política, um mártir de uma luta qualquer perdida no tempo, uma voz a influenciar jovenzinhos encantados com o marxismo 2.0 e um intelectual cuja obra é ensinada aos nossos filhos como exemplo de genialidade literária, quando não filosófica.

Alguém cuja relevância artística foi inflada pelos dois meses que passou numa prisão por ter supostamente cantado uma versão desrespeitosa do Hino Nacional.

78 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 78 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • P

    Plínio

    ± 0 minutos

    Concordo que a prisão de Caetano e Gil somente elevaram eles a intelectuais da esquerda, acima de suas qualidades musicais. Mas, relembrando outro texto seu, acho que o Universo está mesmo em fase Che. Caetano saindo das tumbas, Paulo Coelho pedindo que o mundo pare de comprar do país que é responsável por alimentar 1/3 da população mundial, Carminha pedindo explicações sobre a presença do Exército na Amazônia e o ministro Bocão com seus 10 togados afirmando que a impressão do voto está sujeito a adulterações. Como quem imprime é a urna, conclui-se que a urna pode ser adulterada. Somente os 11 urubus de toga não perceberam o ridículo desta decisão. Que passe logo a Lua na ascendência de Che

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre Souza

    ± 1 dias

    Caetano dá sono...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Saber é poder

    ± 1 dias

    Sou mais Bach, Zelenka, Chopin e Beethoven. Esses voz-de-taquara do pseudo-popular nunca terão status de música de verdade - pura politicagem esquerdolhosa. Que nojo!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ANTONIO DOMINGOS ESTEVES JUNIOR

    ± 2 dias

    “Eu amo a juventude como tal. O que eu abomino é o jovem ******, o jovem inepto, que escreve nas paredes "É proibido proibir" e carrega cartazes de Lenin, Mao, Guevara e Fidel, autores de proibições mais brutais.” (Nelson Rodrigues)

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dissenha

    ± 2 dias

    Ter a liberdade cerceada sem um amparo legal não é indicado para ninguém. Tampouco ter ser sofrimento zombado não é ético. Quanto ao documentário, não vi e não vou ver. Agora me parece, e provável segundo o modus operandi dos progressistas, que o Artista adotou a postura de vítima eterna. Este episódio não resultou em superação " Não conseguia nem me erotizar". Fala sério. Alexander Soljenitsin, Victor Frankl, Victor Klemperer, por exemplo, relatavam sofrimento, mas também uma reação humana que levou a algo e bom e real, que até hoje beneficia a Humanidade, mas ver a realidade não é para todos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 2 dias

    Gustavo é um lambe coturno, um gado reaça, um lambe **** da direita. Copiei exatamente ofensas que o GUGU BOCA DE CLOACA escreveu neste blog. Se apagarem este post, têm de apagar todos os do Boca de Cloaca, débil mental que só vem aqui pra pentellar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • L

      Luigi Tenco

      ± 2 dias

      Antônio, eu só copiei, letra a letra, ofensas que um companheiro seu de esgoto escreveu aqui. Concordo: quanta boxta a sua turma escreve, kkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      ANTONIO DOMINGOS ESTEVES JUNIOR

      ± 2 dias

      Nossa cara, você fala muita *****.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      ANTONIO DOMINGOS ESTEVES JUNIOR

      ± 2 dias

      https://www.youtube.com/watch?v=i13tQqV5gj8

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Correa

    ± 2 dias

    Desde o início senti que o autor escreve para minimizar o fato (a prisão de Caetano). "Por que dois diretores?" Não concordo com muitas das ideias de Caetano, ainda assim a prisão não deixa de ser uma grande violência.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • A

      ANTONIO DOMINGOS ESTEVES JUNIOR

      ± 2 dias

      “Não há ninguém mais bobo do que um esquerdista sincero. Ele não sabe nada. Apenas aceita o que meia dúzia de ******* lhe dão para dizer.” (Nelson Rodrigues)

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 2 dias

      A prisão do Caetano não deve ter lhe causado um trauma insuperável. Herzog, sim, sofreu trauma. Caetano usou o fato pra enriquecer o currículo, é isso o que o autor da matéria.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marco Polo

      ± 2 dias

      O Autor de fato dá uma outra conotação inversa à supervalorização da prisão dada por Caetano que, na realidade, fora do contexto é, justamente, assunto para ser levado para qualquer um dos lados.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVIO MACIEL ROCHA

    ± 2 dias

    Um bom artista de miolo mole.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco

    ± 2 dias

    Excelente texto Paulo, parabéns! Gostaria de escutar ou ler a sua análise sobre a o que MARCELO ODEBRECHT DISSE À PGR SOBRE DIAS TOFFOLI.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Targino

    ± 2 dias

    Caetano...um velho gaga...e sua "pseudohlstorinhas... já foi...agora não... e nem de exemplo esta servindo.triste

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Martins Donizete

    ± 2 dias

    Esses que dizeram terem lutado contra a ditadura militar já confessaram que na verdade nunca lutavam pela a democracia e sim por uma outra ditadura esquerdista dita do proletariado. Portanto, isso por si só descaracteriza a pseudo luta do bem monopólio desta turma da somente narrativa. Quanto ao Caetano assim como outros do naípe de FHC ou fingem arrependimento (o FHC em dizer arrependido do instituto da reeleição) e esses outros é só cair no ostracismo vem com essa balela toda. Daí, o drama que lhes são próprios. Está na veia destes falsos democratas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GUSTAVO

    ± 2 dias

    Como o autor do texto tem seguidores que adoram lamber um coturno, meus comentários são sumariamente censurados. Uma pena, mas previsível.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    12 Respostas
    • A

      ANTONIO DOMINGOS ESTEVES JUNIOR

      ± 2 dias

      Você é censurado porque só fala lixo, como todo esquerdista.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      ANTONIO DOMINGOS ESTEVES JUNIOR

      ± 2 dias

      Psicopata, como todo esquerdista.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 2 dias

      GUSTAVO É PAU MANDADO DA QUADRILHA DO LULARÁPIO, CÚMPLICE DOS CRIMES COMETIDOS PELA CURRIOLA DA ESTRELA VERMELHA, NÃO VALE UM PEIDS, NÃO MERECE RESPEITO NEM DEFERÊNCIA, UM VERME INÚTIL. NÃO OFENDI.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 2 dias

      Pessoal, vocês viram que não ofendi, respondi tranquilamente e com respeito, como o Gugu Boca de Sambiquira sempre faz, ou diz que faz.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 2 dias

      Gugu Boca de Sambiquira só faz xingar e ofender, e HIPOCRITAMENTE jura que não faz isso. CÍNICO, HIPRÓQUITA, CARA DE PAU, CANALHA, MAU CARÁTER, CÚMPLICE DE QUADRILHEIROS. NÃO XINGUEI NEM OFENDI!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 2 dias

      Gugu Gagá Boca de Sambiquira, xinga, ofende, provoca deliberadamente, mas não aceita que alguém o repreenda.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      Carlos Eduardo

      ± 2 dias

      GUSTAVO: Um caminho interessante para ter comentários excluídos: acusar uma miríade de pessoas de serem criminosas, apenas por apoiarem o presidente da República. E achar que isso não ofende ninguém...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • G

      GUSTAVO

      ± 2 dias

      Luigi Tenco: vc ainda não foi ao médico? Precisa ir. Pode virar um gastrite, ainda, vc reprimir tanto seus desejos assim. Pelo que escreve, nota-se que tem notórias fixações com sexo entre homens. Não tem problema. Busque ajuda e seja feliz.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • G

      GUSTAVO

      ± 2 dias

      Senor Rodriguez: eu não ofendo ninguém, nem cometo crimes. Quem faz isso são vocês, bolsominions.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 2 dias

      Gugu Gagá tá atacada hoje, uuuuuui!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 2 dias

      Gustavo Boca de Sambiquira, é só não xingar, ofender, provocar... mas isso é impossível pra você, né?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • S

      Senor Rodriguez

      ± 2 dias

      Tente se manifestar sem grosserias, calúnias, difamações e injúrias. Talvez dê certo...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Regina Célia Baldin

    ± 2 dias

    Caetano é ótimo em suas músicas. Se vcs pretendem coisificar a qualidade deste excelente musicista não incluam ideologias. Tenham o mérito de saber separar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Marco Polo

      ± 2 dias

      Prezado Regina, entendo sua indignação. No entanto, aqui não é uma coluna de crítica artística, mas de manifestações e posições de cunho política. Imagino que se alguém daqui estivesse a fim de qualificar a arte de Caetano e/ou dos demais a ele semelhantes, procuraria faze-lo em mídias mais adequadas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Amilcar Baiardi

    ± 2 dias

    O aparelho repressivo da luta armada no Brasil tinha critérios e sabia quem detinha informações que poderiam interessar, o que não era o caso de Caetano, Gil, Chico Buarque e Geraldo Vandré, tidos como opositores, mas não envolvidos, até porque não tinham coragem para tanto, com o pessoal da "barra pesada", militantes da VAR VPR, ALN, MR8, PCBR etc. Por este motivo, a rigor, nenhum deles foi torturado. Se afirmarem que sofreram violências físicas, estão mentindo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Luiz Claudio

      ± 1 dias

      Amílcar: se no governo do PT você tivesse ficado 2 meses preso sem motivo, poderíamos escrever que se não foi torturado tudo bem?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Polo

    ± 2 dias

    Texto conciso, pertinente e retrata um individuo impregnado pela sua própria distorção e elucubração da realidade. Essa é uma das características dos jovens que se meteram, em algum momento, em caminhos semelhantes, mas que, por limitações e/ou até mesmo por mau-caratismo, não saíram dessa emaranhada teia impregnada em parte por suas alucinações e, em parte pela necessidade da manutenção desse estado de alienação para suas próprias sobrevivências. Concluí o Autor, com retidão, que a censura, da forma como exposta, não leva a lugar algum; pois que forma vítimas nas cabeças das pessoas não submetidas a processos de instrução capazes de lhes dar o discernimento necessário!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Amilcar Baiardi

    ± 2 dias

    Paulo, ainda sobre Caetano Veloso, estive na mesma prisão, Companhia PE da Vila Militar, na qual estiveram Gil e Caetano. Eu, obviamente, por motivo justificado, uma vez que era militante da Vanguarda Armada Palmares, a VAR, e estava treinando para ser comandante de uma frente guerrilheira que visava implantar a "ditadura do proletariado". Caetano e Gil por serem suspeitos de propagação de uma cultura favorável "guerra neuro psico disléptica" uma construção teórica de militares ultra-conservadores. A única violência que sofreram, diferentemente dos que estavam envolvidos com a luta armada, meu caso, foi ter o cabelo cortado. Não levou um tapa sequer.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • L

      Luigi Tenco

      ± 2 dias

      A Estocadora de Vento fez parte da VAR Palmares, né? Quando lutava "pela democracia", kkkkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 2 dias

      O Gilberto Gil já foi preso por dar uns tapas. Ele e a Rita Lee.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 2 dias

      Até porque, se levasse um tapinha, o Caetano já desmontava, de tão magrelo e que sempre foi.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • G

      GUSTAVO

      ± 2 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • G

      GUSTAVO

      ± 2 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      ± 2 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 2 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 2 dias

    É a esquerda caviar em sua melhor performasse. Ui ui ele lutou pela nossa querida democracia. Preso político. Olhem como ele foi torturado. Assistir um general jantando e ficar sem um espelho foi sua maior tortura, rsrsrs. Será que essa gente lembra do "anistia ampla, geral e irrestrita" pactuada pelo sociedade brasileira em 79 no governo do General Figueiredo (Lei da Anistia) depois de uma ampla mobilização social? Kafkaniano é o CV, essa figura, tal o personagem Gregório Samsa é transformista. Claro, conforme os interesse$$$ do momento, né?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Beto

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GUSTAVO

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • L

      Luigi Tenco

      ± 2 dias

      Gugu Gagá tá atacada hoje, kkkk

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    marcelo bergerson

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS EDUARDO RUIZ TEIXEIRA

    ± 2 dias

    excelente artigo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Santos

    ± 2 dias

    Eu achava que este tipo e documentário era só para receber recursos da Lei Rouanet. Achava não acho.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos de Albuquerque Regina

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    mup

    ± 2 dias

    Caro Paulo, Já são muitos os artigos sobre Caetano nos últimos dias. É suficiente e até demasiado para um cantor em fim de carreira e de vida.... O que ele fez de bom poderá sobreviver. Assim como as grandes bobagens entremeadas de asneiras e absurdos essas também ficarão...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Sérgio Guerra

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Hugo Dalla Zanna

    ± 2 dias

    Não sei se realmente gostava de Caetano, Gil, Chico e outros. Meus amigos gostavam. Hoje não consigo mais ouvir essas músicas. Creio não estar perdendo nada. Esse "povo" todo não tem nada de novo a dizer ou mostrar ou ambos. Desnecessário assistir a documentários, etc., etc., etc. O mundo mudou e eles não mudaram...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mendonça

    ± 2 dias

    A ANCINE só serve para jogar no lixo o nosso dinheiro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 2 dias

    Artitiscamente, Caetano traduz alguns dos mais belos momentos da musica brasileira. Houve confluencia de fatores para que ascendessem, e paradoxalmente o regime militar forçou-os serem mais sofisticados. Fazendo-os enveredar em um leitura poetica marxista. E aqui também começa o erro e o anacronismo. Tornaram-se figuras caricaturais e isso bem evidente quando o artista precisa se reinvemtar. É uma penam

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo

    ± 2 dias

    Caetano Veloso é cria da midia "diretas ja". Falso heroi que sofreram um "corte de cabelo" em dois meses de prisão seguido de dois anos na Inglaterra. Serviu apenas para elevar o status de um mediano artista que nos brindou com "leaozinhos"para o delirio de alguns pseudo-intelectuais. Apesar de defender causas socialistas, igual a muitos, não se vê uma atitude concreta em prol do que defende.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CARLOS EDUARDO DEL VALLE

    ± 2 dias

    Ótimo texto! A Gazeta estava precisando de um colunista com seu estilo e conhecimento

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GUSTAVO

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    ± 2 dias

    Caetano é parte da trupe fabricada pela esquerda a shows promovidos pelos diretorios academicos nos anos 70. Hoje vejo que tudo foi dado mastigado na boca da juventude pelos esquerdistas das universidades e midia, até culminar nas diretas já.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    augusto mucciolo

    ± 2 dias

    Aehhh! Tá melhorando, hein?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO SILVA

    ± 2 dias

    Acho desnecessario debochar de um preso politicio pelo seu periodo na prisao. Mas fico aqui me perguntando, no alto de sua superioridade, quais as referencias musicais do nobre Polzonoff se Caetano e tao ruim assim.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • I

      IvoHM

      ± 2 dias

      Mimimimimi.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mendonça

      ± 2 dias

      Não precisa de referência, basta ouvir Tom Jobim ou Vinícius de Moraes para se ter uma noção da inferioridade de Caetano.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 2 dias

    O Caetano disse ao Pedro Bial que esta descobrindo, aos 78 anos!, (supostas) virtudes no stalinismo. Só adolescente trouxa acredita no stalinismo. O filme sobre o Caetano deveria se chamar O Curioso Caso De caetano "Benjamin Button" Veloso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 2 dias

    Fui fãzaço de Gilberto Gil, Caetano Veloso e Chico Buarque, nessa ordem crescente de veneração. Acho que tenho todos os álbuns do Chico até o Paratodos. Hoje, não consigo ouvir nada deles sem um tantinho de remorso, meio que uma vergonha de ter admirado tanto a opinião de heróis tão fake. Chego a duvidar de que alguém com uma atuação política tão estúpida quanto a do Chico escreveu "Como, se na desordem do armário embutido, Meu paletó enlaça o teu vestido E o meu sapato inda pisa no teu." Se bem que dizem que o Chico plagiou muita coisa. Tendo a achar que isso não é só maledicência de invejosos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • J

      João Martins Donizete

      ± 2 dias

      Eu também no tocante ao Chico Buarque. E mais ou menos com Gil. Já esse Caetano sempre achei fraco. A música leãozinho é um tédio só. Hoje, vejos-os como falso moralistas. E no caso novamente do Caetano um cara que não cabe nas suas contradições. Dizia ser um liberal e agora virou um stalinista. É de chorar. A gente cresce e felizmente vemos que essa turma esquerdista vivem somente de narrativas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      Pzig

      ± 2 dias

      idem

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André

    ± 2 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Ana

    ± 2 dias

    Caetano Veloso não é nem bom cantor nem bom compositor. O colunista escreve muito bem.Porém, o fato de sempre colocar em seus textos um certo distanciamento, como se fosse nobre reconhecer algum mérito no objeto da critica, sempre acaba por enfraquecer o resultado final. Terra é uma música muito ruim. E a versão de Jokerman de fato é horrível.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • R

      Rubens Farias

      ± 2 dias

      Rubens Farias: Beethoven

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Rubens Farias

      ± 2 dias

      A tal Ana tem alguma formação musical? A música popular como um todo, em TODO o MUNDO, é popular por ser uma música simples, sem muita sofisticação musical , então se você ouve música popular não pode esperar ouvir,Bach, Stravisnky ou Berthoven. Caetano Veloso, dentro da boa música popular brasileira é um dos melhores sim. Nunca foi um grande cantor, principalmente depois da velhice (ele tem 78 anos).

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 2 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]