i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

A inútil Arena da Amazônia celebra nossa capacidade de empurrarmos o futuro com a barriga

  • 15/01/2021 14:36
Arena da Amazônia: um monumento à estúpida arte de confiar nosso futuro a políticos e ao Estado.
Arena da Amazônia: um monumento à estúpida arte de confiar nosso futuro a políticos e ao Estado.| Foto: Jose Zamith de Oliveira Filho/ Wikipedia

No dia 19 de março de 2010, uma década antes de a pandemia de Covid-19 tomar o mundo de assalto, o então governador do Amazonas, Eduardo Braga, lançou a pedra fundamental da Arena da Amazônia, em Manaus. Na ocasião, o vice-governador do estado, Omar Aziz, disse que o estádio tornaria o Amazonas um lugar atrativo para mundo e que a Copa do Mundo “contribuirá para o impacto positivo na economia e qualidade de vida da população ao criar mais de 6 mil novas possibilidades de trabalho”.

Papo de político. Platitudes. Jargão sem qualquer base na realidade. Palavra ao vento, recebidas, à época, com aplausos e gritinhos antecipados de “É campeão!”. Uma vez encerrada a cerimônia sob o sol inclemente, cada qual foi para casa sonhar com o futuro próspero e glorioso e fácil como só o lulismo era capaz de nos proporcionar.

Com um atraso de quase um ano (por causa das chuvas) e depois de consumir R$ 669,5 milhões (quase R$200 milhões acima do previsto), a Arena da Amazônia foi finalmente entregue. Às moscas. O elefante caucasiano com projeto do prestigiado escritório Gerkan, Marg and Partners não serve para nada, uma vez que no Amazonas não há futebol capaz de lotar o estádio.

A um custo mensal superior a 1 milhão, a Arena da Amazônia tem uma única função: aparecer nas páginas dos jornais de vez em quando para nos lembrar das consequências de nossas escolhas coletivas. Da nossa insistência no erro. Da nossa fé inexplicável nos governantes e na possibilidade de alcançarmos uma espécie de nirvana econômico-social à base da canetada bem-intencionada.

O estádio é um obelisco a celebrar nossa crença de que, qualquer que seja o problema, o governo dará um jeito.

Um problema para o futuro

É tentador, mas não gosto da saída fácil e preguiçosa de culpar as administrações do PT por tudo o que há de ruim no país de Bolsonaro – inclusive o próprio. Para mim, esse argumento só serve para provar que sempre haverá um culpado por nossas escolhas desastradas. E que, no fundo, a democracia nada mais é do que a demoníaca festa de escolha de um Bode Expiatório.

Mais produtivo é, talvez, pensar na responsabilidade que cada um de nós temos pela tragédia presente. Na responsabilidade individual e intransferível. E aqui não me refiro apenas à tragédia sanitária da pandemia de Covid-19. Penso na tragédia estética do anti-intelectualismo e do elitismo blasé; na tragédia social da polarização e da desconfiança generalizada; e até na tragédia futura, mas muito palpável, da desesperança, da decepção. Sabe esse incômodo que você sente ao abrir o noticiário? Esse mesmo.

O contraste entre a felicidade no lançamento da pedra fundamental da Arena da Amazônia e a raiva diante das informações de que faltou oxigênio envasado num hospital de Manaus é falso. Ele dá a impressão de estarmos vivendo dois períodos distintos, mas não é nada disso. Porque o que se vê hoje é resultado daquele entusiasmo nascido da soberba e de uma inexplicável supervalorização do presente à custa do futuro. Sentimos raiva porque fizemos uma aposta errada. Mais uma.

Para nossos governantes, sejam eles prefeitos, governadores ou o presidente (o atual, os anteriores e os próximos), a palavra “legado” não faz sentido algum. O futuro é problema do futuro. O horizonte de nossos políticos alcança, no máximo, até as próximas eleições. Há muitos teóricos (entre eles Scruton e Hoppe, para citar apenas dois que me vêm à cabeça) que apontam nisso o problema fundamental das democracias representativas. Há dias em que fica ainda mais difícil tentar refutar.

E o que mais me espanta é que, diante desse descompromisso dos nossos “líderes” para com as consequências históricas de seus atos, ainda há quem seja capaz de joar todas as fichas na eficiência do Estado. Como se o problema não fosse, hoje, a falta de oxigênio, e sim a falta de oxigênio com a marca O2BRAS ou o "certificado de competência do governo federal". Como se o problema não fosse o excesso de Estado, e sim a ausência dele.

Como se esse entroncamento de tragédias não fosse resultado de décadas e décadas acreditando macunaimicamente que o futuro há de chegar, farto e glorioso, se eu me deitar preguiçosamente numa rede e deixar que um mito qualquer faça tudo por mim.

55 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 55 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    Cristiano Bohrer da Veiga

    22/01/2021 19:12:28

    Perfeito. Um dos melhores colunistas do jornal.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • O

      Otasito Sanches Tavares

      18/01/2021 1:19:09

      Ótimo texto! Pão e circo tem sido a abordagem política por séculos, e o estádio do Amazonas é um reflexo disso. Circo também é importante, mas o pão deve vir primeiro. As nossas escolhas erradas podem ser corrigidas através do voto, mas como corrigir uma escolha errada de um ministro do STF com cargo vitalício? Em relação ao “legado”, nem tudo está perdido, pois temos alguns bons exemplos: plano Real, lei de responsabilidade fiscal, lava-jato, reforma trabalhista, teto de gastos, reforma da previdência (que infelizmente ainda manteve privilégios), para citar alguns. A questão é que desejamos (e necessitamos) muito mais, porém o Brasil vai a passos lentos. Democracia exige paciência...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        Claudia Aguiar de Siqueira

        17/01/2021 18:09:02

        Simultaneamente inspirada e triste, Paulo. Brilhante.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • E

          Eudo

          16/01/2021 23:41:02

          Polzonoff, mais um texto que vai ao ponto. ... Cansamos de questionar os gastos com os estádios junto a copa do mundo e infraestrutura para Olimpíada, desvio de verbas públicas por corrupção do executivo , legislativo e judiciário, e tudo está certo.... O brasileiro comum estava sempre estava feliz com o carnaval, futebol , bolsa família, empregos públicos e empréstimos do BNDES. Veio a crise (pós PT) com a falta de dinheiro, e depois a pandemia do COVID 19 com mais crise, e diante da realidade ficamos batendo panela na janela buscando algum tipo de catarse junto aos problemas que nós mesmos criamos. Que Deus tenha pena de nós brasileiros...

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • B

            Beto

            16/01/2021 23:13:49

            Este elefante branco que o PT criou deve ser transformado em hospital. Uma Capital que nem tem saneamento básico tem, criar este elefante foi um erro do demagogo políticos.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • E

              elaine santos frança d'albuquerque teixe

              16/01/2021 21:31:29

              Você é perfeito sempre!!!!!! Parabèns!!!!!!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • J

                JORGEHF

                16/01/2021 21:06:23

                Em que governo foi feito esta inutilidade? PT, que deve ter levado uma boa grana

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • I

                  irineu umberto librenza

                  16/01/2021 19:43:45

                  Sr. Polzonoff: foi um prazer ler sua crônica, plena de equilíbrio, inteligência, lucidez e sem fanatismo, ódio ou raiva. Obrigado.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Marta M S Kogut

                    16/01/2021 18:56:55

                    Excelente!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • W

                      wilmar scoz

                      16/01/2021 17:39:24

                      Tudo que vemos é problema estrutural. Sabia-se que o SUS não tinha condições de atender a demanda do momento. A burocracia no Brasi atrapalhou e a atrapalha. A ANVISA, qual barata tonta, não facilita as coisas. Desde de o início da pandemia, medicamentos deveria estar à disposição. Não o fizeram. A mídia também se op[os. Os estados em que o povo passou a usar ivermectina e outros se deram melhor. Os burocrats é que impediram isso a todos.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • E

                        Eloy Júnior

                        16/01/2021 17:36:14

                        Escolha é uma ilusão criada entre os que têm poder e os que não têm. (Merovíngeo, Matrix)

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • E

                          ELMOR

                          16/01/2021 15:43:02

                          Concordo que as escolhas que fazemos durante a vida determina como será nosso presente e futuro, mas temos que culpar o PT sim por grande parte das desgraças que nos ocorreram, turma de desequilibrados.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • S

                            SERGIO RODRIGUES MARTINS

                            16/01/2021 15:23:22

                            Dê R$ 10.000,00 a um empresário e ele comprará mercadorias para vender; Dê R$ 10.000,00 a um pobre e ele comprará um IPhone.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • O

                              O Pragmático

                              16/01/2021 19:15:59

                              Esse comentário foi removido pelo usuário

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • J

                            João Martins Donizete

                            16/01/2021 14:34:46

                            Paulo: perfeito. Simplesmente perfeito.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Marcus Pinheiro Machado

                              16/01/2021 13:56:02

                              PANELAÇO TODO OS DIAS!!!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • A

                                ABFeitoza

                                16/01/2021 13:30:38

                                Gostei da menção aos riscos da democracia representativa: o descompromisso com o legado. Mas não podemos excluir da culpa “nós, o povo” das escolhas erradas por casuismo, despreparo ou desinteresse.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                2 Respostas
                                • T

                                  Tio Sam

                                  16/01/2021 16:35:46

                                  Os nossos representantes, são representantes do povo e foram colocados onde estão pelo povo. Enquanto não assumirmos a nossa responsabilidade individual, e simplesmente sairmos a cata de culpados alheios, nada vai mudar neste país. Votamos em Gomes, Barbalhos, Sarneys, Lulas, Covas, Magalhães, Pinheiros por algum motivo, moeda de troca pelo voto, depois só resta o choro.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • L

                                  L. Luz

                                  16/01/2021 13:32:41

                                  Como nos culpar por ter de escolher entre Haddad e Bolsonaro??!??!!!??!!!!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • F

                                Flavia

                                16/01/2021 13:20:44

                                Nosso problema é que não escolhemos quem irá disputar as eleições. Somos obrigados a escolher aqueles que nos são impostos, muitos deles sem conhecimento e formação adequados ao cargo disputado, apenas formados na faculdade do oportunismo, da desonestidade.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • E

                                  Edilson Dos Santos Fonseca

                                  17/01/2021 1:25:09

                                  Fato!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • P

                                Prof. Leonardo Mazzei

                                16/01/2021 13:10:31

                                Somos o país da casa no tijolo com portão velho mas com carro zero na garagem. Com prestação atrasada, lógico. Fazemos escolhas ruins. Sempre!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • P

                                  Paulo Heemann

                                  16/01/2021 12:39:49

                                  Havia um rebanho que gostava de ouvir minhas histórias. Adoravam principalmente quando eu contava histórias de um lobo perverso do passado. Hoje temos que contar uma história de um inimigo ainda mais perverso, mas o rebanho não vai gostar de ouvir estas...Já sei: vou começar contando as histórias do lobo do passado depois só dou uma despistada e termino fingindo que quase não falei nada! Importante é manter o rebanho.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • A

                                    Ana

                                    16/01/2021 15:42:22

                                    Esse comentário foi removido pelo usuário

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  ALETCM

                                  16/01/2021 12:34:29

                                  Sem esquecer do contexto, esta frase eu vou guardar: "...no fundo, a democracia nada mais é do que a demoníaca festa de escolha de um Bode Expiatório."

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    Luiz Carlos Giublin Junior

                                    16/01/2021 12:13:52

                                    Excelente!!! Acordou inspirado.....kkk....

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      JC Machado

                                      16/01/2021 11:49:51

                                      Devemos lançar um desafio aos arquitetos brasileiros. Transformar a Arena Amazônia num grande complexo hospitalar. Pelo menos poderá atender milhares de amazonenses.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • L

                                        L. Luz

                                        16/01/2021 13:35:46

                                        Será que passada a pandemia, esse enorme complexo hospitalar também não ficará sub-utilizado?

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      Affonso Ferro

                                      16/01/2021 11:12:40

                                      Excelente texto! Na época da construção dos estádios, quem lembrava desse "detalhe" era tido como chato e anti patriota. Que se cobre agora do Lula como fazer pra tratar doentes em estádio de futebol....

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • L

                                        Luiz Antonio Benfato

                                        16/01/2021 9:53:29

                                        a gente ja sabia que a copa do mundo nao brasil seria problematica para o futuro

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • A

                                          Alan S

                                          16/01/2021 8:29:30

                                          O paraense é 10x mais apaixonado por futebol que o amazonense e já tinham um estádio de copa prontinho, se muito, uma reformazinha por um décimo do elefante de Manaus. E eu nem sou paraense.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • L

                                            LSB

                                            16/01/2021 4:20:23

                                            Excelente texto! Não sei se “li demais” - ou não-, mas, no final, “quase” percebi, nas entrelinhas, um, digamos, “direcionamento maior”, na “acusação” na direção do executivo federal. Enfim, genericamente falando, a culpa é “muito bem distribuída”; já no caso particular, o veredito é mais complicado: uma das coisas mais difíceis neste país é determinar a responsabilidade. Brasileiro se acha esperto ao “super”/“sobre”/“over” delegar responsabilidades (qto mais “Estado”, “melhor”), mas cachorro com muitos donos morre de fome... abs

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • F

                                              Flavius Torres

                                              16/01/2021 4:10:34

                                              A F1 disse que não quer mais SP! Mas aceita RJ como alternativa! Lucro certo p/ RJ, demanda garantida fora exposição positiva do BR lá fora! Agora Estádio no Amazonas onde nunca teve time na 1° divisão?! Dinheiro no lixo na certa! Imagine se fosse um complexo hospitalar hj teria salvo vidas

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • L

                                                L. Luz

                                                16/01/2021 13:39:30

                                                1/10 do valor do estádio construía um hospital decente; os outros 9/10 investidos em manutenção, saneamento e infraestrutura, e Manaus não teria esse problema

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • F

                                              Flavius Torres

                                              16/01/2021 4:03:50

                                              Lula já dizia; Para que esse Povo quer hospitais? Lá não se pode jogar bola na copa?!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • C

                                                Clovis Marcelo Corso

                                                16/01/2021 2:51:06

                                                "Para nossos governantes... o futuro é problema do futuro. O horizonte de nossos políticos alcança, no máximo, até as próximas eleições." Você disse tudo que já sabemos. Polzonoff... mas insistimos em sublimar. Nas próximas eleições estaremos novamente em busca de (mais) um salvador da Pátria.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • C

                                                  Ciro Santos

                                                  16/01/2021 2:38:39

                                                  Pois é, e na época o povo embarcou alegremente nessa megalomania de copa do mundo como se fossemos um país rico e resolvido. Quando Lula começou com essa conversa era para ter acontecido uma sublevação da população o que só ocorreu quando já era tarde demais. Então que o povo brasileiro tenha a coragem de contemplar o resultado de suas péssimas escolhas, enquanto morre pela falta de oxigênio hospitalar.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • P

                                                    Pedro Silva

                                                    16/01/2021 2:37:49

                                                    Em 2007 eu ouvia pessoas comemorando que a Copa e a Olimpíada iriam ocorrer no Brasil. 7 anos depois descobriram que até o comando do Maracanã tinha sido super faturado. Ouvi vozes e vi rostos que viviam a esperança, que acreditavam que iríamos ter até metrô em Curitiba. Hoje em dia diante da desesperança e descrença vejo que o radicalismo tem se levantado. Sinceramente não vejo pra onde correr.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • S

                                                      Sr. Walker

                                                      16/01/2021 2:33:13

                                                      E o Bolçonaro querendo que se construa um autódromo no Rio só para receber a Fórmula 1. O discurso é o mesmo da Copa do Mundo: não serão usados recursos públicos, tudo será bancado pela iniciativa privada. Meu Senhor que coisa. E tem quem acredite.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      2 Respostas
                                                      • F

                                                        Fabio Wilson Dias

                                                        16/01/2021 12:31:35

                                                        Esse comentário foi removido pelo usuário

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • L

                                                        LSB

                                                        16/01/2021 4:11:38

                                                        Não mente. Os entusiastas do novo autódromo eram políticos cariocas.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • C

                                                      Carlos Henrique

                                                      16/01/2021 0:36:12

                                                      Na época daquela copa do mundo fatídica para o Brasil, o jogador Ronaldo "fenômeno" fazia parte do comitê da copa. Em coletiva de imprensa foi questionado por um repórter se o povo não preferia hospitais e segurança ao invés de estádios, e sua resposta foi a seguinte: " Sem estádio não se faz copa, amigo. Não se faz copa do mundo com hospital ". O Ronaldo têm um problema sério de distinguir as coisas, as vezes ele se confunde, ao ponto de em uma noitada no R.J. saiu com uma mulher e depois descobriu que era uma travesti.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • M

                                                        Marcus Vinicius de Andrade

                                                        16/01/2021 0:24:22

                                                        Isso sem falar da SUDAM e da Zona Franca. Sistemas de incentivos fiscais que canalizaram bilhões e bilhões de recursos do Centro Sul do país para a região Norte. Manaus ainda tem a pior cobertura de saneamento básico entre as capitais.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        1 Respostas
                                                        • C

                                                          CSG

                                                          16/01/2021 2:40:36

                                                          Calma Marcus , a amazônia é um caso a parte , a gente precisa cuidar dela...ela é um dos nossos tesouros. Calma cara.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • A

                                                        Ana Luiza

                                                        15/01/2021 23:49:55

                                                        O Brasil é um desperdício às custas de alguma justificativa.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        1 Respostas
                                                        • P

                                                          Polzonoff

                                                          18/01/2021 10:26:20

                                                          Oi, Ana. Bela frase! Abraço e obrigado pela leitura.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • O

                                                        Oliveira

                                                        15/01/2021 23:47:45

                                                        Sou de Manaus, e posso dizer q, no ranking de inutilidades, a Arena fica em 2o lugar. Antes dela, foi feito um monumento à ponte sobre o Rio Negro, q basicamente é um grande alicate q custou quase R$6 milhões, e fica numa praça. Hoje se encontra com vários pontos de ferrugem pois há um tempo se encontra abandonado, e por sua vez a praça é usada por mendigos ou pessoas q querem fazer alguma manifestação, pois a sede do governo do Estado fica muito próxima dali. A trinca Braga-Azis-Melo é conhecida pela péssima gestão do dinheiro público. A própria ponte citada ainda é tida como uma das mais caras do mundo.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • W

                                                          Walfred klitzke

                                                          15/01/2021 23:46:05

                                                          Erramos mais uma vez, com certeza. Bolsonaro simplesmente, lavando as mãos. Problemas no SUS já são velhos conhecidos e mesmo com a chegada da pandemia nada foi feito para melhorias. Problemas também nos EUA que não têm SUS. Esta pandemia é de todos e deveremos trabalhar juntos, senão não venceremos.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          1 Respostas
                                                          • C

                                                            Carlos F. W.

                                                            16/01/2021 12:29:45

                                                            E na Argentina?

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • E

                                                          Erik França da Silva

                                                          15/01/2021 23:33:09

                                                          Pois então, Brasília está na mesma!!! Um elefante branco de bilhões para nada.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • C

                                                            CLEUSA

                                                            15/01/2021 20:12:18

                                                            Tenho dificuldade em lidar com as altas cifras que "perambulam" pela mídia indicando desvios, roubalheiras, corrupção, mas para ficar mais fácil o entendimento sempre releio sobre o custo do projeto finalizado do Hospital Erastinho ak em Curitiba. Foram gastos 30 milhões!!!! Comparem agora com os 669,5 milhões gastos na tal Arena da Amazônia! Onde estava o povo que não reclamava de nada???? E os politicos, os tais representantes do povo??? Nenhuma voz. Nem um pio!

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            2 Respostas
                                                            • C

                                                              Cético

                                                              16/01/2021 15:03:16

                                                              A maior parte dos recursos do Erastinho veio de doações individuais e não de verba pública. O Hospital é fruto do esforço da sociedade e da excelência de seus administradores privados.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                            • C

                                                              Curitibano

                                                              16/01/2021 13:19:27

                                                              Manaus apenas um exemplo. Falamos como se aqui fosse diferente mas não é: devemos nos lembrar da "arena de Curitiba". Milhões de recursos dos contribuintes para reformar um estádio "que já estava pronto" nas palavras dos políticos de então. E o "monumento" sequer é publico!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                          • A

                                                            ALEXANDRE CARLOS BELEM

                                                            15/01/2021 19:08:01

                                                            Boa hora para ser cobrada da administraçao petista da epoca a devoluçao do dinheiro usado e sumido na construçao de varios elefantes brancos, que todo mundo sabia que iria ficar para as moscas.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            1 Respostas
                                                            • C

                                                              Cético

                                                              16/01/2021 15:03:55

                                                              Tem que combinar com o STF.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.