i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

Por que “Bacurau” é cronicamente inviável

  • 30/11/2020 17:35
Esta é a imagem da resistência política que nos conduzirá ao Paraíso. Acredita?
Esta é a imagem da resistência política que nos conduzirá ao Paraíso. Acredita?| Foto: Divulgação

Logo mais à noite, depois da novela, todo mundo deve se sentar em frente à televisão, fazer uma pipoquinha e se servir-se de um refrigerante bem gelado para assistir a Bacurau, de Kleber Mendonça Filho. Não para fazer um “exame de consciência de classe” acompanhando as aventuras de uma turminha do barulho que vai aprontar todas na caatinga. E sim para entender quão monolítica, superficial, frágil e maniqueísta é essa visão de mundo que opõem opressores e oprimidos – e da qual Mendonça Filho é um expoente.

Demorei para assistir a Bacurau. E, no entanto, dez minutos depois de iniciado o filme eu sentia que já tinha assistido ao filme de Kleber Mendonça Filho umas dez vezes – a última delas há uns 20 anos, na sala com cheiro de mofo da Cinemateca. Foi lá que, numa noite inesquecível em que entendi quão raso é o raciocínio dos cineastas brasileiros, assisti ao filme Cronicamente Inviável, de Sérgio Bianchi.

Ao ver subirem os créditos de Bacurau, a sensação foi a mesma. Exceto pela falta de novidade e pela perda de vigor e cabelos deste que escreve. E que, naquele tempo que agora parece tão remoto, ainda acreditava que o talento e a beleza sempre se sobreporiam ao proselitismo estéril e à exaltação da miséria. Vinte anos e três mandatos e meio de petistas no Planalto separam a obra de Bianchi da de Mendonça Filho. E, no entanto, a mentalidade ressentida, vingativa e acovardada continua a mesma. Mesmíssima.

Antes de ser um filme de resistência e exaltação de um espírito coletivista amoral, capaz de incluir todas as minorias oprimidas pelo capitalismo malvadão e pelo imperialismo norte-americano estadunidense, Bacurau é um filme que, para existir, depende da estética da miséria. Mendonça Filho, que para chegar aos pés do esquerdismo piradão de um Glauber Rocha ainda tem que comer muita carne-seca com farinha nas caatingas da vida, vê na beleza o vilão absoluto de sua luta. Daí porque precisa compor um universo feio, mas cheio de pretensas virtudes progressistas.

Este é o grande dilema de Bacurau: como pode a comunidade progressista ser tão miserável, habitada por gente miserável? E aqui uso com parcimônia uma palavra que não costumo sair verbalizando por aí. A miséria, na história tarantinesca de Mendonça Filho, é condição natural e eterna do homem. Miséria física, sim, mas também espiritual. Os corpos nus, naturalmente repugnantes, não estão ali por acaso. É com um nojo mal disfarçado que o diretor e roteirista vê os seres humanos, aos quais chama de companheiros ou irmãos, como convém.

Em meio a essas vítimas repugnantes do sistema opressor estão todos os seres de um cangaço mitológico e mitômano. As mulheres são Marias Bonitas (mulher macho, sim, senhor). Há até um Lampião de mullets, sem falar nos cangaceiros que passaram tanto tempo no semiárido que já não sabem se são homens ou mulheres, muito pelo contrário. Uma análise mais generosa poderia dizer que Kleber Mendonça Filho faz um aceno a Guimarães Rosa. Mas essa generosidade só renderia mentira. Não há em Bacurau um só grama de resignação sábia ou aspiração à redenção.

Tudo é luta, sangue e maniqueísmo de almanaque no filme que, diz o anedotário, foi aplaudido de pé em Cannes. Não há qualquer possibilidade de inteligência entre os personagens do filme, que se expressam por tiros ou palavrões ou caretas ou pelancas expostas ou ainda por infantis “afrontas à sociedade conservadora”, como uns peitos gordos à mostra. As falas são constrangedoramente teatrais e esquematizadas. O que, pensando agora, já no final do parágrafo, talvez possa ser visto como uma qualidade improvável.

Sim, porque com o incensado Bacurau, o cineasta-ativista Kleber Mendonça Filho acaba por desnudar sua visão de mundo (e a visão de mundo do público que o elogia) para os espectadores. Afinal, o filme é, o tempo todo, uma tentativa de transformar seres tridimensionais em bidimensionais, a fim de, talvez, categorizá-los numa planilha do Excel a ser usada por um supercomputador que nos conduzirá àquele Paraíso que já foi tentado lá atrás, em 1917, nas planícies geladas da minha ancestral Rússia.

Nesse mundo idealmente planificado, onde oração é heresia e onde o homem é o lobo do homem, há lugar até mesmo para um professor que faz as vezes de oráculo sábio, de crianças muito curiosas e puras, do cantor-profeta e da ciência com sangue inocente no jaleco. É no meio dessa fauna velha e cansada (e derrotada nas urnas) que o espectador tem de passar para, duas horas mais tarde, quem sabe, sair do cinema (ou levantar do sofá) com a sensação de que é preciso resistir e fundar, de uma vez por todas, e em plena caatinga, um paraíso igualitário quente e cheio de mosquitos. Mas silvicolamente feliz.

De minha parte, maldigo baixinho, e de brincadeirinha, meu editor que acordou hoje e, assim como não quer nada, sugeriu que eu me expusesse a Bacurau. E logo em seguida agradeço pela oportunidade de ver a bênção de não compartilhar da mesma realidade político-filosófica de Kleber Mendonça Filho. Afinal, deve ser muito difícil se ver como um herói solitário, munido de uma ideia na cabeça e uma câmera na mão, e destinado a ensinar as hordas ignorantes da Vila Madalena ou do Leblon que “o homem vale mais pelo mal do que pelo bem que pode fazer”.

Há 20 anos, em pleno governo “neoliberal” de Fernando Henrique Cardoso, Cronicamente Inviável talvez fizesse algum sentido com seu mundinho dividido entre ricos maus e pobres bons. Hoje, Bacurau não faz sentido algum com seu disquinho voador à la Ed Wood, seu povoado autossuficiente em miséria e seus americanos estadunidenses sedentos de sangue. Tamanho descolamento da realidade acaba por se refletir na fantasia. E, não por acaso, nas urnas.

44 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 44 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • P

    PTRLC

    04/12/2020 12:12:59

    Se eles aceitassem a derrota desde do início, doeria menos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      Adalberto De Queiroz

      04/12/2020 12:10:13

      O autor de "O cabotino" (2003) continua afiado, embora se confesse com menos cabelos do que à época.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • E

        Eduardo P.

        02/12/2020 0:01:32

        Filme brasileiro é bem complicado, dificil , muito difícil achar coisa boa, os enredos são repetidos, fracos, os temas politizados rasteiramente, nossos cineastas não precisam ir muito longe, basta passar na argentina pra ter uma boa escola de cinema.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • R

          Ricardo Amaral

          01/12/2020 17:22:49

          Cansativo e chatoca, como dizia minha finada mãe. Recicla ideias que mandam no cinema brasileiro desde o Cinema Novo. Tirando Tropa de Elite e Cidade de Deus, o dia em que fizerem algo parecido com o que cinema argentino faz, como em "Medianeras", "Nove Rainhas" e a "Odisseia dos Tontos", me chamem pra assistir...

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • E

            Einsiedler

            01/12/2020 16:17:53

            Acho que a analise e perfeita para Aquarius, que assisti parcialmente. Nao podem sequer serem chamados de cineastas.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • E

              Einsiedler

              01/12/2020 16:17:53

              Acho que a analise e perfeita para Aquarius, que assisti parcialmente. Nao podem sequer serem chamados de cineastas.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                mezz

                01/12/2020 15:04:25

                Melhor crítica sobre Bacurau que já li!! Sensacional! Se o Polzonoff assistir AQUARIUS aí sim vai ver um filme ainda mais raso que Bacurau (a burguesa esquerdistas de Boa Viagem que resiste aos malvadões donos de construtora), que só se salva por algumas belas imagens do Recife. Nem acho o KMF tecnicamente ruim. Perceba que o O SOM AO REDOR é o menos ruim. Mas a cada filme que ele faz, avança mais ainda na militância vazia. Um desperdício de talento em prol de uma ideologia nefasta.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • M

                  Mirtão

                  01/12/2020 14:12:36

                  Passo longe desta joças.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Luisa

                    01/12/2020 12:56:21

                    Fantástico. Parece o Zorro riscando as calças do Sargento Garcia.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • I

                      Irineu Berestinas

                      01/12/2020 12:20:46

                      A poesia q

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • D

                        denise de sene

                        01/12/2020 12:12:42

                        perfeito!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • I

                          Irineu Berestinas

                          01/12/2020 12:12:09

                          Texto de tirar o chpéu, que me pôs de posse de uma poesia de minha autoria, que relato, se houvr permissão: Meus parceiros Não queira recolher os meus excessos. Sem eles, perco os regalos de viver...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • G

                            Gustavo

                            01/12/2020 11:57:57

                            Fazer um filme decente no Brasil é tão árduo quanto tentar fazer em Palmas-TO uma Olimpíadas de Inverno! Salvo meia dúzia de filmes, o resto é só um bando de filmes ruins, feitos por cineastas comunas, com atores (na maioria das vezes, riquinhos) comunas, mostrando a realidade pobre no Brasil (como se isso fosse novidade), sendo aplaudidos pela "high society" dodói em Cannes, pois não dá pra fazer um festival desses em Cuba ou na Venezuela!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • I

                              IvoHM

                              01/12/2020 11:38:47

                              Não vi e não gostei. Valeu pela dica, Paulo! Gastarei essas duas horas em algo mais proveitoso. Velozes e Furiosos, com os estadunidenses barbarizando no RJ, talvez?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • P

                                Pedro Silva

                                01/12/2020 11:37:29

                                Concordo que o cinema brasileiro carece de uma renovação de idéias, para que apenas um lado não seja ouvido ou conhecido. Quanto ao pragmatismo político no texto, eu discordo totalmente, parece um tipo de esgotamento de argumentos que a própria direita extema sentiu nessas eleições municipais. Parece que é mais fácil tentar criar um "petismo de direita", justificando o petismo de esquerda. Mas ainda bem que os eleitores não estão mais concordando com isso, e mostraram que nem uma coisa ou outra serve mais. Bacurau terá a mesma vida curta do radicalismo inverso que tentaram nos impor.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • C

                                  chico

                                  01/12/2020 11:32:07

                                  Não existe bem mais precioso que a vida.Vida é a soma do tempo com nossas experiências.Não jogue fora nem um nem outro

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • K

                                    kukafe

                                    01/12/2020 11:02:51

                                    "tarantinesca" kkk - PP vc é muito divertido, véio!!! Deus abencoe!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • P

                                      Pzig

                                      01/12/2020 10:55:06

                                      Não cansam de fazer lixo, sempre com a mesma ladainha doRtrinadora. Vão catar coquinho, não dá pra aguentar o que querem transformar em arte.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • C

                                        Ciro Santos

                                        01/12/2020 10:03:07

                                        O cinema argentino sim é capaz de surpreender com estórias de apelo universal e atores talentosos. Por aqui é sempre a mesma patacoada provinciana. Um sem fim de biografias desnecessárias, o onipresente cine favela e não poderia faltar é claro a turminha do punho fechado combatendo a ditadura imaginária. Ôooo tédio!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        2 Respostas
                                        • M

                                          mezz

                                          01/12/2020 15:05:37

                                          Está aí Relatos Selvagens para mostrar isso.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • S

                                          Saulo Ferreira

                                          01/12/2020 12:27:07

                                          Sou brasileiro, mas rendo-me a qualidade e originalidade do cinema argentino... que dá um "banho" no cinema nacional que é sempre mais do mesmo! Bem lembrado Ciro Santos!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • C

                                        Ciro Santos

                                        01/12/2020 10:03:06

                                        O cinema argentino sim é capaz de surpreender com estórias de apelo universal e atores talentosos. Por aqui é sempre a mesma patacoada provinciana. Um sem fim de biografias desnecessárias, o onipresente cine favela e não poderia faltar é claro a turminha do punho fechado combatendo a ditadura imaginária. Ôooo tédio!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • H

                                          Harry Avon

                                          01/12/2020 9:20:00

                                          Sou levado a concordar com a opinião do Flavio: Ainda bem que não me interessei por mais um exercício maniqueísta do fraco cinema nacional.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • F

                                            Flavio Teixeira

                                            01/12/2020 8:57:14

                                            Ainda bem que não vi essa (mais uma) porcaria tupiniquim

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • E

                                              Eduardo Sol

                                              01/12/2020 2:45:26

                                              A principal questão envolvendo esse filme é que não há nada ali que seja original. Cópia da cópia da cópia. De Glauber, de John Carpenter (o tal herói rebelde, Lunga, é uma cópia descarada de um vilão de Fuga de NY), de Mad Max (a cena final do prefeito amarrado e vedado no lombo de um burro está inteira em Mad Max 3, o da Cúpula do Trovão), Tarantino (Django), Western Spagueti... Então é preocupante que tenha sido visto como a coisa mais genial que o cinema brasileiro produziu em tempos. É um sinal amarelo de que estamos mal. Para mim, não amarra os cadarços dos sapatos de Tropa de Elite. Com Cidade de Deus nem ouso comparar.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • C

                                                Cético

                                                01/12/2020 2:02:11

                                                Rindo aos borbotões. Me poupou um tempo precioso que desperdiçaria se assistisse esse atentado ao cinema. Muito obrigado pela coluna.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • J

                                                  Jeane

                                                  01/12/2020 1:43:29

                                                  Filme lixo. Não desperdicei meu precioso tempo assistindo essa porcaria. Depois desse excelente texto é que não vou assistir mesmo!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • A

                                                    Angelo M. Palmeira

                                                    01/12/2020 1:03:03

                                                    O que me levou a assinar a Gazeta, muito a despeito de alguns arrivistas que constam no quadro de colunistas do jornal, foi a a presença de Flávio Gordon e Rodrigo Constantino. Conhecendo Polzonoff hoje, eu só posso lamentar o tempo que demorei a tomar a decisão. Mais um texto esplêndido, como de costume.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • H

                                                      Hosep tchalian

                                                      01/12/2020 0:49:52

                                                      Filminho lixo

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • J

                                                        JJP

                                                        01/12/2020 0:44:59

                                                        filme lixo, cinema brasileiro nunca esteve tão ruim, perde de longe para o cinema argentino, vergonha esses pseudo-diretores de mierda, tudo lixo

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • L

                                                          Luigi Tenco

                                                          01/12/2020 0:22:33

                                                          Tá na hora de cineastas brasileiros criarem o Cinema Sem Partido. Pela moratória de filmes que abordem miséria, favela, mimizência de minorias e, mais que tudo, DITADURA DE 64!

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • L

                                                            Luigi Tenco

                                                            01/12/2020 0:18:20

                                                            Cinema cabeça brasileiro é sinônimo de favela, gangues, palavrão, nudez, feiura e, principalmente, DITADURA DE 64!!! Já temos mais anos de democracia plena pós ditadura que os anos que ela durou, será que esse assunto já não se exauriu???

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • J

                                                              José Eduardo Passos

                                                              30/11/2020 23:53:48

                                                              Mais um belíssimo texto do Polzonoff! É por essa e por outras que vale a pena assinar a Gazeta!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              1 Respostas
                                                              • A

                                                                Angelo M. Palmeira

                                                                01/12/2020 1:04:01

                                                                Assino embaixo

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                            • E

                                                              Eduardo Prestes

                                                              30/11/2020 22:41:46

                                                              Bacurau é um filme fascistóide, fraquíssimo em ideias, execução e valores morais. Os inimigos da cidade são os malvados americanos, que caçam gente por prazer (tosco isso, mas o autor deve achar sutil). Eles são ajudados por traidores, membros da elite local (tééédio). Aí o povo simples e valoroso resolve se unir e lutar, sob a liderança de um ex-cangaceiro, para dar o troco. A mensagem "oculta" é: está na hora de parar de conversa e matar esses conservadores imperialistas fascistas homofóbicos racistas. A esquerda continua a mesma de sempre, sonhando com tiranias marxistas e pronta para um novo Khmer Vermelho, FARC, Sendero Luminoso, etc. É discurso de ódio do início ao fim.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • L

                                                                Luigi Tenco

                                                                30/11/2020 22:38:21

                                                                Sônia Braga foi pros States fazer carreira cinematográfica. Não foi além de um ou outro papel de destaque como latina caliente padrão, e centenas de figurações com fala de latina marrenta padrão. "Não deu certo em Hollywood, vou tentar de novo no Brasil. Quem sabe de avó militante da Gabriela?"

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • S

                                                                  Salvador

                                                                  30/11/2020 22:36:53

                                                                  Em tese, ninguém pode dizer não vi e não gostei, não li e não gostei. Mas digo sim, pois sempre me recusei a assistir isto aí, assim como Democracia em Vertigem, seria mesma coisa que me propor a ouvir um debate entre Jânio de Freitas e Boulos, já sei que impossível sair qualquer coisa civilizada, que não cheire um século de atraso.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • A

                                                                    Ana Luiza

                                                                    30/11/2020 22:19:35

                                                                    Filme (suruba) para adolescentes.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • P

                                                                      PastorRosevaldo

                                                                      30/11/2020 22:17:49

                                                                      Faz tempo que passo longe de "produções" nacionais, seja pra cinema ou pra tv. É tudo a "lesma lerda": nas coisas atuais, mero repeteco das caras e bocas com sotaque (agora) do "subúrbio" carioca; na "crítica social" aquele clichezão anos 80. Além da pobreza artística, atores de novelinha... Basta assistir a um filme argentino ou a um seriado indiano no "streaming" pra se envergonhar do que temos aqui...

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • E

                                                                        Eudo

                                                                        30/11/2020 21:55:23

                                                                        Polzonoff, sou novo por aqui no GP mas já aprendi a adorar os seus textos...... Não assisti o Bacurau (e com este artigo é que nunca vou assistir) por já imaginar o roteiro de nossos filmes nacionais.... Lamentavelmente no Brasil o estado financia filme ruim e de viés de esquerda que nunca se paga e só deu prejuizo ao estado.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • E

                                                                          ELMOR

                                                                          30/11/2020 21:39:39

                                                                          Ontem foi um dia redenção para nós outros que não compartilhamos das ideias dessa turma de vermelhos inconsequentes que não querem enxergar a desgraça que essa ideologia oferece para os povos que um dia nela acreditaram, tem gente louca neste país mas os mais ou menos ainda são maioria.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • R

                                                                            Renatoguz

                                                                            30/11/2020 21:35:09

                                                                            Achei bem médio esse filme.

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • F

                                                                              Fabiano

                                                                              30/11/2020 21:33:36

                                                                              Que falar de uma resenha dessas? Simplesmente perfeita!

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • L

                                                                                Luigi Tenco

                                                                                30/11/2020 21:30:56

                                                                                Não assisti e não gostei, porque suspeitava que já tinha assistido coisa semelhante... e não gostado, igualzinho ao blogueiro. A narrativa desse pessoal é idêntica, só mudam os personagens, o cenário e o meio.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                Fim dos comentários.