i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

Como fazer política com estatística – e uma pandemia

  • 19/07/2020 16:00
Átila Iamarino: o “biólogo, divulgador da  ciência e explicador do mundo por opção” previu que o Brasil teria 1 milhão de mortos até agosto. E houve quem acreditasse.
Átila Iamarino: o “biólogo, divulgador da ciência e explicador do mundo por opção” previu que o Brasil teria 1 milhão de mortos até agosto. E houve quem acreditasse.| Foto: Reprodução/ Instagram

Números, números, números. O que mais se viu nos últimos meses foram gráficos, números pretéritos, estatísticas atuais, projeções. Um tal de “modelo matemático”, incompreensível para a maioria das pessoas, entrou no debate como uma espécie de oráculo. Os números são considerados tão infalíveis e têm tanta credibilidade que por um instante p3n5e1 3m e5cr3v3r 0 t3xt0 4ss1m.

Intencionalmente ou não, é claro que os números foram usados politicamente para confundir as pessoas em meio à pandemia. Afinal, nada mais eficiente para gerar pânico do que porcentagens apocalípticas. Funciona para tudo, da taxa de juros à inflação, do valor calórico na latinha de refrigerante às queimadas na Amazônia, da taxa de desemprego à letalidade do coronavírus.

É truque velho. Tanto que há 70 anos Darrel Huff já tinha escrito Como Mentir com Estatística, livro que explica justamente como é fácil usar 72,3% de dados precisos para maquiar 12,46% da realidade e, assim, embasar a opinião de 99,98% dos picaretas intelectuais de plantão. O livro teve, no Brasil, uma edição recente pela Intrínseca. O que mostra que, em tempos de fake news, analfabetismo matemático, tirania de especialistas e narcisismo extremo, a manipulação dos números ainda desperta interesse e é mais eficiente do que nunca.

Um milhão de mortos

A pandemia de Covid-19 criou muitos monstros. De políticos tiranetes com ideias estapafúrdias para conter o vírus a epidemiologistas com aquele sorrisão que entrega a sensação de autoimportância. E os monstros dessa pandemia usaram e abusaram dos números a fim de imporem sua narrativa. Afinal, quem é louco de discordar de alguém que sabe fazer equações com letrinhas?!

O problema é que, quando manipulados para dar robustez estatística a uma narrativa fortemente contaminada pela política, os números, sempre tão frios, quase sempre aparecem cobertos por uma mantinha quente de incoerência. Se é assim com o ridículo e inaceitável 2 + 2 = 5 que somos obrigar a engolir quando saem da boca de renomados economistas da UNICAMP, imagine como não é com conclusões nascidas de equações com uma dúzia de letras gregas.

O "biólogo, divulgador científico e explicador do mundo por opção" Átila Iamarino, por exemplo, ganhou fama nos últimos meses ao prever, se nada fosse feito, um milhão de mortos por Covid-19 no Brasil até agosto. Para fazer essa afirmação, ele se baseou em complexos modelos matemáticos rodados em supercomputadores. Uma coisa que está além da compreensão de nós, meros mortais. Por causa de previsões como a de Iamarino, muita gente se desesperou. Autoridades tomaram medidas drásticas na tentativa de conter o coronavírus. E vidas foram afetadas de formas que nenhum supercomputador é capaz de prever e nenhum biólogo é capaz de assimilar em sua totalidade.

E quem discordasse da projeção com base apenas na lógica elementar, no dois-mais-dois de botequim, na matemática-moleque, na análise estatística de várzea, era imediatamente tachado de negacionista, obscurantista, anticiência e, por fim, bolsonarista. Pois estamos chegando a agosto e a previsão de Iamarino não vai se concretizar. Ele dá de ombros, claro, e já tem a justificativa na ponta da língua: alguma coisa foi feita.

Hidroxicloroquina no Aquífero Guarani

Aí a coisa muda de figura. Sorrateiramente, Iamarino abandona o terreno dito imparcial da matemática e invade o território da política, onde as palavras, bem menos precisas do que os números, podem ser torcidas e distorcidas à vontade. Tamanha maleabilidade é a beleza e a maldição das palavras, sua maior virtude e também maior fraqueza.

Quando se entra nesse campo minado, é possível usar os números para justificar qualquer coisa. O desvio-padrão do “se nada for feito” pode significar, por exemplo, que é preciso que se faça qualquer coisa. Pode-se correr para as montanhas, pode-se adicionar hidroxicloroquina no Aquífero Guarani, pode-se decretar toque de recolher e se pode até fazer o que o presidente Jair Bolsonaro fez – demitir ministros em meio à pandemia, falar que é gripezinha, sair abraçando apoiador, enfim, todas essas coisas que, para muitos, transformam o presidente no maior responsável pelas mortes por Covid-19 no Brasil.

Ainda brincando com os números e com as palavras, é possível dizer, veja só!, que Iamarino estava certíssimo em sua previsão inicial. Mas, como chegamos a agosto com menos de 100 mil mortes, isso significa que pelo menos 900 mil pessoas escaparam à Ceifadora graças ao empenho da autoridade de sua preferência (incluindo o presidente), que fez alguma coisa, qualquer coisa, até rodízio de CPF, e disse que tudo era para conter o coronavírus, evitar aglomerações, etc.

Usando apenas esses dados brutos, absolutos e até então irrefutáveis, é possível chegar à conclusão de que o Brasil é um dos países mais bem-sucedidos do mundo no combate ao coronavírus, porque conseguiu evitar 90% das mortes previstas pela ciência.

Percepção da realidade

O problema é que esses números todos não condizem com a percepção da realidade. Não condiziam no caso das fatalidades previstas por Átila Iamarino e alardeadas como um sinal do fim dos tempos por um sem-número de papagaios da “ciência, ciência, ciência” e não condizem com a ideia de que os governos federal, estadual e municipal foram extremamente eficientes no combate à pandemia.

Isso porque a estatística, assim como o uso político tanto dos números quanto das palavras, é um dado da realidade, e não a realidade em si. Modelos matemáticos como os usados por Átila Iamarino ou seu colega britânico Neil Ferguson requerem variáveis subjetivas. Até por isso o melhor modelo matemático não é aquele que mais acerta, e sim o que menos erra.

O que, parando para pensar, se aplica também aos modelos políticos.

Não estou querendo dizer aqui que os números sempre mentem nem sugerir que a ciência não serve para absolutamente nada. Longe disso. A Covid-19 definitivamente não é a gripezinha que muitos (inclusive eu) acreditávamos ser no começo. Até aqui, quase cem mil brasileiros já perderam a vida para essa doença e cada morte é um sofrimento inalcançável para quem não o vivencia.

A questão é que os números não são infalíveis quando manipulados (no sentido de manuseados, não de “desviados para determinado fim”) por seres humanos inegavelmente sujeitos a falhas – por mais que eles sejam “esterilizados” antes num supercomputador. O malthusianismo, os planos quinquenais da extinta URSS e até o Grande Salto Para Frente de Mao Tsé-tung estão aí para provar isso. Todos nasceram de complexas tabulações, um quê de boa intenção e muita arrogância de quem se considera "explicador do mundo". E resultaram em morte, milhares e até milhões  delas.

Por enquanto, é impossível avaliar se as projeções exageradas de Átila Iamarino e seus colegas pelo mundo causarão uma tragédia maior do que a da Covid-19. Tomara que não. Só espero que, uma vez computados todos os afetados pelo medo, possamos, desde que despidos da arrogância científica, concluir de algum modo que pecamos pelo excesso de cuidado – e que foi melhor assim.

[Se você gostou deste texto, mas gostou muito mesmo, considere divulgá-lo em suas redes sociais. Agora, se você não gostou, se odiou com toda a força do seu ser, considere também. Obrigado.]

43 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 43 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • P

    Paulo J Ribeiro Jr

    ± 24 dias

    "Spot on" . A ciência é nosso melhor leme. A ciencia de verdade nunca deve deixar de calçar as sandálias da humildade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    L. Luz

    ± 26 dias

    Um dos poucos textos do Polzonoff que eu não concordo na maioria dos pontos...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pruda

    ± 27 dias

    Me lembro que antes de fecharmos Shoppings, praças, academias, nossa gastronomia, etc, estávamos como pássaros ao vento. No dia seguinte, ouvindo essas previsões apocalípticas, fechamos tudo. Evitamos as mortes? O tempo e o https://transparencia.registrocivil.org.br/especial-covid nos dirão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gustavo

    ± 28 dias

    Polzonoff para Presidente! O cara é ****!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Felipe Martinelli

    ± 28 dias

    Pecar pelo excesso de cuidado significa falir a economia e deixar todos mais pobres.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nelson Correa

    ± 28 dias

    Esse assunto sem a auditoria do depois que acabar, cansa. Fomos todos babacas, por tempo parcial ou integral desses gurus do milhão, do achatamento e o escambau. Foi 1 milhão se não se fizesse nada, mas nenhuma sugestão do que fazer. Foi o achatamento da curva sem nunca ninguém ao menos chutar até onde essa curva iria. Foi o pico, provavelmente muito alto, além das nuvens porque ninguém pode vê-lo antes de chegarmos nele. Só cafajestismo explícito. Caminhemos em frente e tomemos a lição de que o timão de nossas vidas tem que ser nosso. Sucesso, Polzonoff, adoro deus textos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Dylan Rees

    ± 28 dias

    Os Iamarino dependem dos que dizem " ah, eu sou leigo" e que logo seguem. Ora, leigo significa seguir cegamente quem se diz ser "especialista"?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Henrique Barros

    ± 28 dias

    Texto muito bom!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    Jorge Dias

    ± 28 dias

    o Átila Tamarindo deveria estar preso por terrorismo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luzalvo

    ± 28 dias

    "É a ciência! É a ciência! É a ciência! Eu sigo a ciência, a OMS e as previsões gringas" - disse o perfeito IDI-OTA que assiste a Globo, acessa o UOL e lê a Folha de São Paulo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Isabelle Marques

    ± 28 dias

    "Explicador do mundo"... fiquei aqui pensando com meus botões, existe isso?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      rdi

      ± 28 dias

      Existe. É chamado tbm de professor.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ricardo Toledo

    ± 28 dias

    Gurus da esquerda Felipe Feto, Átila Apocalipse e Abraçador de Asquerosos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leonardo Guimarães de Lima

    ± 28 dias

    O Atila (o dele é sem acento mesmo) não disse que morreriam 1 milhão caso não fosse feito nada. Ele disse que morreriam 1 milhão caso fosse feito uma "mitigação" dos efeitos. Para ele somente um lockdown severo, como feito na China, impediria tanta gente de morrer. Ele justifica a diferença alegando que o efeito de medidas como o uso de mascaras foi subestimado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      João Teixeira Pires

      ± 28 dias

      Haja subestimação para justificar tamanha diferença!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    mup

    ± 28 dias

    Meu caro P aulo. Você me fez lembrar as "previsões" dos çabios economistas no início de cada ano. Ao final do período, nenhum deles aparece pra dar a cara a tapa, por terem errado redondamente! Há uma mística - renovada sempre - que quem lida com números é mais inteligente e merece respeito e reverência. Seu artigo desmistifica isso - com as compreensíveis exceções - ao revelar o uso intencional ou promocional de números que não se confirmam e nem garantem respeitabilidade do distinto público - nós, os etermos otários do povo! Parabéns.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edmar Alvarenga

    ± 28 dias

    Polzonoff, você sabia que Estatística é uma profissão regulamentada no Brasil, com conselho federal, conselhos regionais e necessidade curso superior em Estatística e registro profissional para exercer a profissão? Você sabia que economistas e biólogos tem umas poucas disciplinas de estatística nos seus cursos, o que não lhes dá nenhuma autoridade para falar sobre o assunto? Você sabia que os verdadeiros estatísticos se levantaram contra estes modelos chinfrins que foram feitos na pandemia por leigos? Se você não sabia, fique sabendo. O fato de termos picaretas querendo falar em nome da estatística, não lhe dá o direito de sair desmerecendo uma ciência que já resolveu problemas da humanidade

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • E

      E.L.B.

      ± 28 dias

      Ótimo comentário. Mas acredito que o Paulo não esteja atacando os estatísticos em geral, mas sim quem faz mau uso da ciência.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcelo Fortes

      ± 28 dias

      Caro Edmar, não vi esse ataque no texto. Vc pode por gentileza copiar e colar onde isso aconteceu?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • P

      PastorRosevaldo

      ± 28 dias

      No Brasil corporativo quase tudo que é profissão é "regulamentada", com seus "conselhos" federal, estadual, municipal ... (leia-se tungada $$$ para "autorizar" o pobre coitado que se formou e necessita trabalhar). Isso não garante que o "profissional regulamentado" seja isento dos problemas apontados pelo autor do artigo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Teixeira Pires

    ± 28 dias

    Atualmente, com os recursos tecnológicos já existentes, a ciência pode contribuir muito para explicar os fenômenos sociais, econômicos e ambientais. O problema é a escolha que os seres humanos fazem para uso da ciência, onde decidem colocar recursos para investigação, quais perguntas querem que sejam respondidas pela ciência. E é nestas decisões que entram ideologias, interesses e onde ocorrem as distorções. Este Sr. Átila é mais um pseudo-cientista que, com alguma habilidade de comunicação, serviu a interesses específicos, utilizando a ciência. Que seja devidamente desmentido e desmascarado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • O

    O Mito

    ± 28 dias

    Não acreditamos em modelos matemáticos, nem no vírus, nem nos mortos pelos vírus, nem em mascara. É tudo política e comunismo em pleno 2020... Que fase...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 28 dias

    É prezado, Paulo, os Átilas, a OMS, a China nos engabelaram, né? Foi um verdadeiro 171 dado às mãos cheias por essa turma aí. Aqui no Brasil, os Mandettas, os Dórias, a Rede Lixo e tutti quanti, são os responsáveis pelo desemprego e quebradeira. E no final das contas que estava mesmo certo era o "Bozo". O tratamento precoce está aí - e baratinho - o lockdown não funciona. Nossa vidas alteradas por esses iluminados. Ciência, ciência, hein? E mais: já nos colocaram a focinheira e ás rédeas, agora só falta montar. Né, STF, né gov, né pref.?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gabriel Leite

    ± 28 dias

    Ontem, o jornal britânico The Telegraph publicou reportagem sobre um relatório que indica que o lockdown no Reino Unido pode custar 200 mil vidas (ante as 45 mil causadas pelo coronavírus até o momento - número que está sendo revisado, inclusive). Infelizmente, existe a real possibilidade desses "erros" de previsão terem sido fatais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Adalberto

    ± 28 dias

    Infelizmente, não foi melhor assim. Jogamos no lixo séculos de conhecimento no combate a pandemias, pura e simplesmente. Regredimos a idade média num movimento sem nenhum sentido, pois nesse mesmo movimento, abrimos mão alegremente de conquistas que nos diferenciam de gerações e gerações passadas: o direito a liberdade, o direito de ie vir e diversos outros .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 28 dias

    Vamos descupá-lo. Muitos bons pesquisadores também erraram. Alguns fizeram o numero apocalíptico. Outros afirmaram que o clima no Brasil poderia conter a doença. Aprendi com o passar do tempo, que na ciência o que hoje é uma verdade amanhã pode ser uma mentira. E vice-versa. O que enoja mesmo, é estarem fazendo uso político da pandemia para retirar um governo legitimamente eleito.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Valter Luiz Demenech

    ± 28 dias

    Texto sensacional!!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Leivas Bastos

    ± 28 dias

    Como estes pseudointelectuais não colocam a “skin in the game”, eles podem dizer qualquer coisa. Gostaria que a conta bancária dele (e de muitos outros) fosse reduzida na mesma proporção de cada erro em seu prognóstico. Aí eu queria ver...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Santos

    ± 28 dias

    Sem contar os mortos sem Covid, com Covid, que se tornaram por Covid! Quanta mentira!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Allan Apter

    ± 28 dias

    Uma correção: o Tamarindo previa 2,3 milhões de mortes se nada fosse feito. 1 milhão era o número "otimista" , que num cenário favorável poderia apenas levar mais tempo (do que agosto) para alcançar. O que esse ******* fez foi um completo desserviço. Houveram familiares meus que aterrorizavam outros por conta da tal "ciência" dele... Num contexto de pessoas ansiosas e não preparadas para adversidades foi prato cheio.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduard Fontcuberta

    ± 28 dias

    Kkkkkk o que não falta nesse planeta é picareta “explicador do mundo”. Ainda bem que Carl Sagan, Hans Rosling e outros críticos da ciência-lixo não viveram pra ver isso

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    TIAGO SILVA

    ± 28 dias

    80,000 mortos ! E a curva nao da sinal de fraqueza. Qual e o objetivo mesmo do seu texto Dr Paulo? Por enquanto o que parece e so desservico mesmo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Carlos Eduardo

      ± 28 dias

      Na verdade, demonstrar que a previsão de 1 milhão de mortos não corresponde à verdade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RICK

    ± 28 dias

    Os números não são infalíveis e a torcida do Átila é por estar errado. Tenho a convicção que ele foi o motor que moveu a "histeria" por maiores cuidados. Acho mais preocupante que isso, na atualidade, ter que pedir para as pessoas lavarem as mãos e ter mais higiene, ter mais senso de comunidade. Agora se a ciência e alguns números não estão ajudando, gostaria de ouvir do autor porque estamos fazendo rodízio hídrico em Curitiba?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • R

      RICK

      ± 28 dias

      Já ouviu falar em desmatamento? Lembro que há poucos anos teve uma briga gigantesca para não transformarem uma área de proteção ambiental no Paraná em plantação de soja, governo Richa. Infelizmente essas coisas demoram para as pessoas verem as conseqüências, exatamente igual você, que não consegue ligar os pontos e entender porque não está chovendo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      ± 28 dias

      Não seria é pelo fato de não estar chovendo o suficiente em Curitiba?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      ± 28 dias

      Não seria é pelo fato de não estar chovendo o suficiente em Curitiba?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Davi

    ± 28 dias

    Taxa de mortalidade de 0,5%, numa população de 200 milhões de habitantes. Sera que o 1 milhão de mortos, não é uma possibilidade? "2.098.389 pessoas foram infectadas no país. O número total de mortes chega a 79.488." https://www.gazetadopovo.com.br/republica/breves/boletim-covid-19-19-07-2020/?ref=saiba-agora Fazendo uma conta de botequim, se chegássemos a 200 milhões de infectados, poderíamos chegar nos 794 mil mortos?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • C

      Carmo Augusto Vicentini

      ± 28 dias

      O número de infectados é imensamente maior devido à subnotificação, que em parte é devido ao baixo número de testes e assintomáticos. Então podemos afirmar que sua conta está errada.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gabriel Brandão de Abreu

    ± 28 dias

    Excelente texto!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Cardozo Cativo

    ± 28 dias

    Texto sensacional. Genial! Seria a hora de cobrar desse biólogo explicações não? Esteve em programa de TV Roda Viva bajulado pela esquerda Corona Lover. E agora? Temos que ir atrás desse “cientista”. Não tenha dúvidas que nas próximas eleições ele estará lá candidato a vereador ou deputado. Podem apostar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Cardozo Cativo

    ± 28 dias

    Texto sensacional. Genial! Seria a girando cobrar desse biólogo que se explicasse não? Esteve em programa de TV Roda Viva bajulado pela esquerda Corona Lover. E agora? Temos que ir atrás desse picareta. Não tenha dúvidas que nas próximas eleições ele estará lá candidato a vereador ou deputado. Podem apostar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bernadete m v amim

    ± 29 dias

    Senso de humor é tudo. Ótimo texto!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.