i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

Eu vou tomar a vacina russa. Ou chinesa. Qualquer coisa para ser livre

  • 08/09/2020 18:36
Venha de onde vier, seja feita como for, aplicada nas nádegas ou na testa: vale qualquer coisa para ver restaurada um pouco da liberdade.
Venha de onde vier, seja feita como for, aplicada nas nádegas ou na testa: vale qualquer coisa para ver restaurada um pouco da liberdade.| Foto: Pixabay

As imagens que associamos à liberdade são as mesmas desde que me entendo por gente (há uns cinco anos). Um homem em meio à natureza. Um rebelde pilotando uma motona por uma estrada deserta. Um prisioneiro libertado dos grilhões. Algemas abertas. E agora haveremos de incluir também nessa imagética da liberdade a figura de uma nada convidativa seringa. Porque a vacina contra a Covid-19 (e só a vacina) será capaz de nos tirar dessa prisão sem grades em que a China nos meteu.

Ao longo da semana passada, acompanhei com certo distanciamento as discussões sobre a obrigatoriedade ou não da vacina contra Covid-19. Em parte porque vi naquele palavrório todo um falso debate, uma tentativa tola e desesperada de pregar no Presidente a pecha de antivacina por causa de mais uma declaração à toa. E em parte porque há muito desisti de convencer qualquer pessoa de que existe uma coisa chamada responsabilidade pessoal. Estado não deveria ser babá de ninguém – mas, ah, tão quentinho o berço esplêndido, não?

O fato é que eu mal posso esperar para tomar a vacina. Pode ser russa, chinesa, iraniana, nauruana. Pode ser feita com sangue de panda, chifre de rinoceronte, barbatana de golfinho, lágrimas de crocodilo ou ovos de águia-careca. Pode ser aplicada com uma agulhada nas nádegas, debaixo das unhas ou na testa. Pode trazer estampada na embalagem a cara de Putin, do camarada Mao ou da Anitta. A essa altura do campeonato, sinceramente, a vacina pode ter embutido até um chip chinês que não me incomodo de tomá-la.

Mas este sou eu

Mas este sou eu: um homem que às vezes olha em volta e não acredita no que está vendo. Que, ao receber a notícia de que o prefeito de Curitiba impôs novamente medidas restritivas sem qualquer garantia de que isso vá evitar mortes ou internamentos, mas com toda a garantia do mundo de que vai afetar a vida das pessoas e aniquilar algumas liberdades fundamentais, tomou a decisão de comprar um saco de pancada – na esperança de manter o que lhe resta da sanidade.

Um homem que não dá um abraço no pai e na mãe há sete meses e que não vê o filho há oito meses. Que foi xingado de negacionista e terraplanista e algum outro ista que me escapa à memória. Que não suporta mais o tom de voz condescendente dos pandemínions do bem que o aconselham a não sair para tomar uma cervejinha na sexta à noite, emoji coração, hashtag fiqueemcasa. Que não entende como você – justo você! – não percebe o absurdo disso tudo.

Um homem que no fundo sabe que o mundo jamais voltará ao normal porque sempre teremos tiranetes vislumbrando a possibilidade de aparecer na televisão ou se embriagando com delírios de que seus decretos esdrúxulos lhe garantirão reconhecimento e imortalidade. Um homem que, por detrás da máscara inútil do Garfield, pela qual ele pagou caro demais, ri da obediência bovina com que todo mundo, ele inclusive, aceita qualquer coisa com a cabeça baixa de quem se sabe súdito de qualquer cesarzinho de província.

E, por fim, um homem que tem esperança infundada e até ingênua de que essa vacina, venha ela de onde vier, vai mesmo pôr fim, pelo menos até o próximo vírus, a essa sentença que ele e os seus por ora cumprem sem ter cometido outro crime que não o de estar vivo.

[Se você gostou deste texto, mas gostou muito mesmo, considere divulgá-lo em suas redes sociais. Agora, se você não gostou, se odiou com toda a força do seu ser, considere também. Obrigado.]

58 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 58 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • J

    JP1980

    25/10/2020 17:58:25

    Polzonoff, por um momento esperava uma decepção. Li o título e me precipitei. Achei que justo você seria mais um defensor da "obrigação democrática"! Mas, não poderia esperar um texto diferente, vindo de você. Faço minhas suas palavras. Com a exceção de que eu estou do lado contrário ao da vacina. Não quero esse risco pra mim. De alguém que também acredita que essa decisão deve ser de cada um! Abs

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcus Pinheiro Machado

      13/09/2020 17:00:12

      EU TAMBEM

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        Arthur Piccolomini de Azevedo

        10/09/2020 17:11:09

        Texto brilhante, que reflete exatamente o momento de absoluto non-sense que estamos vivendo. Os hitlerzinhos tropicais, personificados pelos patéticos governadores brasileiros e pela grande mídia asquerosa, estão tentando nos tolher todas as liberdades individuais, em nome de uma ciência que não existe. Daremos o troco oportunamente. **** .

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • F

          FRANCIELY

          09/09/2020 17:40:23

          viver em sociedade implicar aceitar decisões contrárias aos nossos desejos, porque foram tomadas por representantes eleitos (espero que isso ainda seja uma verdade). É uma verdade, mas nem sempre a gente ganha, por isso Zagalo já dizia "que o empate é um bom resultado!" Nesse momento, estar com a vida empatada não está sendo a pior coisa do mundo.....

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • S

            sansão

            09/09/2020 16:42:53

            procure ajuda.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              Márcia Pasello Domingos

              09/09/2020 16:47:51

              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • S

                sansão

                09/09/2020 16:43:36

                irresponsável!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • E

              Eduardo Prestes

              09/09/2020 16:05:00

              Nunca fiquei em casa, segui trabalhando, circulando, cumprindo minha rotina. E não uso máscaras em locais abertos, apenas no comércio e órgãos públicos. Não aceitei o cerceamento da minha liberdade, dentro do possível e razoável. A seita da terra parada fez muitos estragos na vida das pessoas, não há como escapar... Mas o troco vem, começando pelas urnas. Acredito que os prefeitos do “fica em casa” serão tirados do poder, na esmagadora maioria dos casos.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • Z

                Zyss

                09/09/2020 15:41:20

                Seguir o pragmatismo puro sem pensar outros aspectos agride a minha inteligência.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • S

                  sansão

                  09/09/2020 16:12:49

                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • J

                Jussara delphino

                09/09/2020 15:20:02

                Se quer liberdade, faca como centenas de medicos que trabalham em ho SP itais: TOME IVERMECTINA

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • S

                  sansão

                  09/09/2020 15:39:27

                  fake

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • K

                K.

                09/09/2020 14:46:17

                Amigo, você só está precisando é de um abraço!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • S

                  sansão

                  09/09/2020 16:12:56

                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • J

                JOSMAR PORTUGAL VAZ

                09/09/2020 14:40:37

                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • S

                  sansão

                  09/09/2020 14:19:16

                  chato de galocha.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • S

                    sansão

                    09/09/2020 14:02:35

                    Maleta sem alça!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • S

                      sandra regina

                      09/09/2020 14:01:52

                      Nem vaXina, nem vaSSina

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • S

                        sansão

                        09/09/2020 16:16:37

                        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • J

                      José Airton Gernano da Silva

                      09/09/2020 13:56:45

                      Olha o poder de um jornalismo manipulador e nocivo ao interesse da sociedade. Faz apologia a insensatez, ao desvaneio, a insanidade. Nesse país qualquer um pode ocupar um espaço de mídia. Fico imaginando que conhecimento tem esse cidadão de ética. Que estudo fez sobre um aspecto do conhecimento tão fundamental. A responsabilidade, o interesse público, o interesse privado. A autonomia e a liberdade individual de um lado, do outro, a análise dos impactos no coletivo, na sociedade. Visões mais objetivistas, outras mais subjetivistas, umas outras no sentido antropológico, no sentido simbólico, etc. Lamentável, termos pessoas ocupando espaços de mídias com currículos tão limitados. #eticaneles.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • S

                        sansão

                        09/09/2020 13:33:57

                        MALA!!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • W

                          WILSON ZETI

                          09/09/2020 12:31:36

                          Não só tomarei a primeira vacina que aparecer, venha de onde vier, como tomarei todas as outras que forem disponibilizadas .

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          2 Respostas
                          • M

                            Mário Lobato

                            09/09/2020 15:56:55

                            Boa sorte kkkk

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • Z

                            Zyss

                            09/09/2020 15:41:49

                            O partido novo te ensinou a ser tão burro assim?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • C

                          Carlos de Albuquerque Regina

                          09/09/2020 12:26:34

                          Boa Polzonff. Desejo a você e ao resto do planeta, ótimos reencontros com familiares e amigos, enfim com a vida normal. Regado a boas e bem geladas cervejas. E desejo também que a turma do #fiqueemcasa, fique realmente em casa e de preferencia pra sempre e quietos. Eu não preciso deles para absolutamente nada. #ELESNÃO para os #fiqueemcasa.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • J

                            João Teixeira Pires

                            09/09/2020 12:25:19

                            Sou do tempo em que não se dispunha de tantos meios de comunicação e mídia. Dessa forma, sabíamos do essencial e não ficávamos perdidos no meio de tanta discussão e tantos detalhes em relação a temas políticos, econômicos e sociais. Nosso país precisa crescer! Vamos pautar e discutir alternativas para isso. Menos mimimi de vacina ou não. Já tivemos tantas doenças graves no país, em que praticamente acabamos com elas com vacinas e nunca vi tanta discussão sobre tomar ou não! Acordemos!!!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            2 Respostas
                            • J

                              JP1980

                              25/10/2020 18:00:58

                              De alguém que acredita em vacinas. Menos nessa, venha de onde vier.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • J

                              JP1980

                              25/10/2020 18:00:35

                              O problema é que não eram vacinas feitas a toque de caixa, meu caro xará!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • L

                            Luiz Carlos Giublin Junior

                            09/09/2020 11:54:21

                            E voltamos ao mesmo lugar e tema. Liberdade. Quem decide tomar a vacina deve tomar. Quem decide não tomar deve ser respeitado. Alguém já viu um remédio ou vacina ser estudado, testado e aprovado em alguns meses? Me respondam os "cientistas", que nunca aprenderam a composição química da água mas este ano passaram a defender a "ciência" como um mantra e falar em química e física como se a conhecessem, se isso é possível? Vivo em paz desde março. Não entrei na sanha paranoica da mídia, nem senti medo. Tomo todos os cuidados possíveis, mas sem neurose. Hoje não tomaria a vacina. Oxford suspendeu os testes por "efeito adverso grave". Sou conservador. Mas não gado...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • J

                              JP1980

                              25/10/2020 18:01:32

                              Brilhante!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • L

                            LEONARDO BARBASKI

                            09/09/2020 15:43:12

                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • L

                              Luiz

                              09/09/2020 11:33:09

                              Cara, tem certeza que sabe interpretar? Volta pra sala de aula. Mas não a freiriana, hein? Enquanto isso corre tomar a vacina. Não esqueça da focinheira e do gel, tá? Volta 2005? Quer de volta o chefão da OCRIM? Aquele que rapinou o país? Sujeitinho desmiolado, credo!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • S

                            sansão

                            09/09/2020 12:25:59

                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • I

                              IvoHM

                              09/09/2020 10:41:14

                              Enquanto isto, segundo o R7 (Jornal da Record), um estudo científico, conduzido pela Universidade de Pisa, na Itália, concluiu que o tratamento precoce reduz em 30% as mortes pelo vírus chinês. Ou seja, 40 mil vidas poderiam ter sido salvas se a sugestão do Presidente Bolsonaro, respaldado por diversos médicos, não tivesse sido sabotada pelos Mutrettas, Mornos biografados, governadores de calça atolada, prefeitos, mídia e alegres propagadores do "não vamos apoiar porquê é coisa do 'Bozo'".

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • L

                                Luiz

                                09/09/2020 11:37:21

                                Ivo, vc viu? teve 4 "deslaiques", rsrsrs 40 mil vidas - isso só na Itália -poderiam ter sido salvas. Uma vida salva já teria sido compensador o emprego do kit precoce. Mas os Mandettas do fique em casa e defensores da morte, não gostam né? Salva vidas. Bando de imorais.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • P

                              PastorRosevaldo

                              09/09/2020 10:36:43

                              Se for injeção "debaixo da unha" eu não tomo! Vou arriscar com a tal "quadra-ou-quina" hehe.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • B

                                Brasil

                                09/09/2020 10:09:39

                                É bem isso mesmo. Estamos em um mar de incertezas onde tudo é dúvida... Mesmo com a chegada das vacinas o estrago já está feito.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Magaly

                                  09/09/2020 9:44:27

                                  Revolta da vacina! Último bastião que nos resta.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Matraca Trica

                                    09/09/2020 9:40:07

                                    Toma tudo garoto

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • E

                                      Emerson

                                      09/09/2020 15:43:17

                                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • E

                                        elisangela alves laranjeira

                                        09/09/2020 9:09:00

                                        Essa decisão combina mesmo com o seu perfil. Vale tudo por uma manipulação alheia. Lamentável!!!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          J. MOACIR

                                          09/09/2020 15:43:23

                                          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • P

                                            Pedro Castro

                                            09/09/2020 2:20:09

                                            Não vou tomar a “m” da vacina, pois recuso a submeter-me a um estado babá. Mas me sinto da mesma maneira que você, me perguntando como pode que tanta gente passou a se comportar como gado...

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              João Carlos Carvalho

                                              09/09/2020 2:16:56

                                              Com os meus 70 anos eu tomo o que for necessário também ! Quero levar meus netos para um safari na Namíbia ano que vem ! Meus três filhos já foram comigo , o mais velho 4 vezes !

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • F

                                                Freitas

                                                09/09/2020 1:05:10

                                                APENAS 53 ANOS DE IDADE >>> O general Carlos Augusto Fecury Sydrião Ferreira, chefe do Centro de Inteligência do Exército (CIE), morreu hoje pela manhã em decorrência da Covid-19. O militar estava internado no Hospital das Forças Armadas, em Brasília. Ele havia assumido o CIE em julho de 2019. Militar de 53 anos estava internado no HFA e fez parte da comitiva brasileira que foi ao Líbano prestar ajuda em agosto.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                9 Respostas
                                                • L

                                                  Luigi Tenco

                                                  09/09/2020 18:06:14

                                                  Que horror! Muito doentio o seu comportamento!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • L

                                                  Luigi Tenco

                                                  09/09/2020 15:43:37

                                                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • F

                                                  Freitas

                                                  09/09/2020 13:39:20

                                                  Luigi Tenco: Não escondo os fatos. Mostro a realidade e a realidade serve de alerta para os que se acham "atletas".

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • L

                                                  Luigi Tenco

                                                  09/09/2020 12:37:30

                                                  Freitas passa o dia googleando "morre covid". Às vezes, interrompe um pouquinho, só pra limpar a baba e tomar um copinho de sangue.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • L

                                                  Luigi Tenco

                                                  09/09/2020 12:36:12

                                                  Freitas passa googleando "morre covid". Às vezes, interrompe um pouquinho, só pra limpar a baba e tomar um copinho de sangue.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • F

                                                  Freitas

                                                  09/09/2020 11:19:25

                                                  IvoHM: A notícia é mais um alerta para o perigo que o vírus representa. Uma pessoa de 53 anos de idade, um militar com toda a vida pela frente, não merece esse destino. Mas, vocês querem é esconder tudo.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • F

                                                  Freitas

                                                  09/09/2020 15:43:27

                                                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • I

                                                  IvoHM

                                                  09/09/2020 10:39:09

                                                  Freitas: você não vai dizer que é culpa do "Bozo", para desviar o foco do Queiroz?

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • L

                                                  Luigi Tenco

                                                  09/09/2020 4:28:21

                                                  Freitas tá entranhado na selva escura do recalque e do ódio. Sem gps, sem cachorro, sem bússola. Todos os dias, arruma uma morte pra festejar!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • J

                                                Joao F

                                                09/09/2020 0:54:11

                                                Após muita resistência, fui dar nova chance ao Martim Vasques, para ver se poderia colher algo de revelador, verdadeiro e inteligente no texto da Piauí. Tirando os relatos pessoais sobre Olavo de Carvalho e Tolentino, foi - mais uma vez - perda de precioso tempo. Você espreme o texto e nada sai de realmente inteligente. Nenhuma associação curiosa. Nenhum insight. Nenhum olhar especial sobre a realidade e o cenário político. E tudo regado a afetação intelectual e um vomitar de citações forçadas. O único traço onipresente nesse Vasques é o mesmo que se vê em outros do grupo, como Razzo e Noggy: são nulidades irremediavelmente pernósticas...

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                2 Respostas
                                                • L

                                                  Luigi Tenco

                                                  09/09/2020 4:39:11

                                                  Hoje, a Piauí me soa só pretensiosa, malandra e muito dissimulada.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                • L

                                                  Luigi Tenco

                                                  09/09/2020 4:37:10

                                                  Nos estertores da minha militância PETISTA (sim!, petismo tem cura!), eu li Piauí, e até me divertia. Depois de um tempo, aquele troço começou a me parecer uma Carta Capital gourmetizada e hermetizada.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • E

                                                EDUARDO SABEDOTTI BREDA

                                                09/09/2020 0:27:25