i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

A mais nova faceta do Fetiche da Peste™: a nuvem de gafanhotos

  • 21/07/2020 16:47
Não perca o sono. Os gafanhotos podem até assustar por causa do nosso medo ancestral da fome. Mas, com a tecnologia atual, eles são mera curiosidade.
Não perca o sono. Os gafanhotos podem até assustar por causa do nosso medo ancestral da fome. Mas, com a tecnologia atual, eles são mera curiosidade.| Foto: Pixabay

Não adianta. O apocalipse está dentro de nós. Dentro até de quem nunca leu o livro. Dentro do ateu. E dentro tanto daquele senhorzinho meio tantã que nos desenhos animados está sempre numa esquina berrando “o fim está próximo!” quanto do jovem influenciador digital que pia para seus seguidores que “o fim está próximo #apocalipsenow #2020eusobrevivi”.

Me refiro aqui (como você deve ter percebido pelo título) às nuvens de gafanhotos que ganharam as manchetes no último mês. A simples menção à praga é mais um sintoma do que eu, lá no remoto março a.C. (antes do Coronavírus), e num arroubo da criatividade (contém ironia), batizei de Fetiche da Peste™.

Fetiche da Peste™ é, segundo o criador do termo, essa coceirinha perversa na alma, algo que a gente inconfessadamente sente diante da mera sugestão de uma catástrofe de proporções mundiais, dessas capazes de dizimar milhões, não!, bilhões, eliminando os maus e salvando os bons (entre os quais nos incluímos sempre, claro). Em resumo, até porque minha mulher odeia quando escrevo frases com interpolações demais (como esta, por exemplo), o Fetiche da Peste é o sonho de uma catástrofe que venha para purificar a Humanidade. E, por consequência, para atestar nossa pureza.

Apesar de ter ganhado evidência com o onipresente coronavírus, o Fetiche da Peste™ está, em maior ou menor grau, por aí, no ar, desde que me entendo por gente. Não foi por acaso que, em 1986, minha mãe foi me levar para ver o cometa Halley (que eu juro que vi, mas evidentemente não vi). Tampouco foi o acaso que nos reuniu diante da TV para assistirmos Bagdá sendo bombardeada ao vivo (por que só me ocorrem desgraças tão antigas?).

E, para satisfazer esse nosso desejo por uma forma perversa de “salvação”, nada melhor do que uma doença misteriosa surgida num exótico país asiático. Um vírus – uma coisa tão estranha que nem a ciência sabe ao certo se ele é um ser vivo, coitado. Minto. Melhor do que uma doença só mesmo uma praga bíblica que nos desperta, antes de mais nada, o temor da ira divina. E depois esse medo ancestral da fome, da escassez absoluta e do desespero que a acompanha. Daí as nuvens de gafanhotos.

Que, em outras épocas, mereceriam uma notinha no pé da página (quando ainda havia “pé da página”) ou um daqueles textos que se pretendem a jornalismo literário, cheios de fascinação, com direito a citação de Manoel de Barros e alguma revoada de andorinha. Mas hoje não! Hoje elas se tornaram, com um empurrãozinho do Fetiche da Peste™, ameaças graves à agricultura (mesmo não sendo) – o que irracionalmente associamos, desde os tempos imemoriais, como diria alguém afeito a esse tipo de lugar-comum, à fome e à própria extinção da espécie.

Eu é que não perco o sono. Porque sei que a ciência, essa menina travessa (na qual todos dizem confiar, mas só se ela servir para a minha narrativa), dispõe de conhecimento bastante para lidar com gafanhotos. (Ou saúvas! Meu Deus, houve um tempo em que o inimigo número 1 do Brasil eram as saúvas). Assim como hoje, poucos meses depois do surgimento da Covid-19, primeiro como uma curiosidade vinda lá do outro lado do mundo e depois como pandemia, a ciência já começa a acumular conhecimento suficiente para o surgimento da primeira vacina.

A ansiedade diante da nuvem de gafanhotos, essas manchetes espalhafatosas e até as notas do Ministério da Agricultura faziam sentido no tempo de Moisés (quando as manchetes eram escritas em hieróglifos e o Ministério da Agricultura prestava contas somente a Osíris). E no tempo dos nossos bisavós. E ainda faz sentido em lugares sem um mínimo de tecnologia ou cheio de tecnocratas bem-intencionados e suas regulamentações contra a agricultura comercial.

Mas a Humanidade como um todo, ah, a Humanidade como um todo deveria estar vendo essa nuvem de gafanhotos aí e exaltando as maravilhas de nosso tempo. Os defensivos agrícolas poderosos, eficientes e baratos ou, para quem não curte, o manejo do fungo Metarhizium acridum (nome em latim é chirque no úrtimo) no controle dos gafanhotos. E toda a cadeia de produção global que impede que um dia venhamos a passar fome por causa do simpático e esfomeado inseto. Não é pouca coisa.

Tá, eu sei que a Greta vai voltar em breve dando de dedo na gente por causa do aquecimento global. Já estão voltando até a falar em queimadas na Amazônia, não é? E eu sei ainda que os gafanhotos são um prato cheio (sem trocadilho; não, vai com trocadilho mesmo) para os chineses e sua máquina de propaganda diversionista. Sei também que, em 2021, quando as camisetas “2020: eu sobrevivi” estiverem na moda, surgirá alguma outra coisa para saciar nosso Fetiche da Peste™.

Mas sei que, quando isso acontecer, estarei aqui, devidamente alimentado, dando uma de otimista (razoavelmente) racional.

[Se você gostou deste texto, mas gostou muito mesmo, considere divulgá-lo em suas redes sociais. Agora, se você não gostou, se odiou com toda a força do seu ser, considere também. Obrigado.]

18 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 18 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • F

    FRANCIELY

    ± 24 horas

    ao ler você escrevendo sobre o fetiche da peste, me vem a cabeça os humanóides (parecem gente, mas não o são) com raciocínio circular (não helicoidal, circular mesmo, que não sai do lugar), cujo amparo são as tragédias como forma de valorização da própria vida medíocre.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Manoel Cesar Romero

    ± 1 dias

    Muito bom Paulo, parabéns.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Teixeira Pires

    ± 1 dias

    Confesso que quando houve a derrubada das Torres Gêmeas em Nova York, achei que iriamos rumo ao fim do mundo. Pois é, quase 20 anos depois, este mundo, com todas as suas idiossincrasias, vem demonstrando boa resiliência. O terrorismo foi contido (ao menos internacionalmente) e vários outros "fetiches da peste" já passaram. Obrigado Polzonoff por propiciar mais esta reflexão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Celito Medeiros

    ± 1 dias

    Uma bela análise que sinceramente até me divertiu, sério, dei algumas risadas... Que reprodução fantástica destes gafanhotos, uma maravilha da natureza, se repetindo ocasionalmente, incluindo no MT, não com tanto vigor. Tudo isto depende de certas condições especiais de clima. Vimos agora a Nuvem de Formigas pela Gran Bretanha, aparecendo até nos radares meteorológicos. Ao menos por dois dias, o que seria o máximo, normalmente tais revoadas duram um dia. Machos mortos e Fêmeas candidatas a Rainha. O vento as levou para o mar, não foi suicídio, foi controle da natural? Quanto à pandemia, esta sim, veio para detonar o aumento da população humana, já faziam tal alarde. Cuidem-se, vai longe!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Roberto

    ± 1 dias

    Parabéns ao colunista, muita lucidez e senso de oportunidade! Mas um tal de Freitas aqui que deve ter comido gafanhotos alimentados com erva paraguaia... alucinado e desnorteado.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Meg Litton

    ± 1 dias

    Muito bom!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 1 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maria Sueli de Almeida

    ± 1 dias

    maria sueli de almeida : obrigada paulo. Alguém tem que manter a cabeça no lugar. Não só manter como usa´-la

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • H

    Henrique Sá Brito

    ± 1 dias

    Muito bom Paulo! É sempre um prazer ler os teus textos, o que, nos tempos atuais, é muito raro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Francisco calvoso paulon

    ± 1 dias

    Freitas, manda um e-mail prá presidência perguntando, o assunto aqui é gafanhoto e outras mazelas

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 1 dias

    Eu quero saber qual a posição da FAMÍLIA BOLSONARO e da base aliada do governo a respeito do FORO PRIVILEGIADO. Algum bolsonarista convicto pode me responder? E, SE RESPONDER, por favor, fale qual a posição dessa turma sobre a PRISÃO APÓS SENTENÇA DE SEGUNDA INSTÂNCIA. A posição desses "camaradas" vai nos dar uma resposta efetiva e saberemos se esse governo é contra ou a favor dos corruptos. Simples, simples, simples. Veja que estou defendendo a prisão de criminosos, não importa a cor, religião, partido, sexo, time que torce, etc. e tal. Portanto, não venham novamente me rotulando de esquerdista, comunista, fascista, petralha... REFLITAM.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    7 Respostas
    • I

      IvoHM

      ± 22 horas

      Amanhã tem Paratiba pelas quartas de final do Paranaense, às 20:00, pelo DAZN.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 1 dias

      Robson Eduardo: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/07/21/esquema-corrupto-no-exercito-tem-festa-com-prostitutas-e-desvio-de-alimento.htm

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • R

      Robson Eduardo

      ± 1 dias

      Cara! Encontre outro artigo para comentar sobre isso. A gazeta tem vários, inclusive muitos falando do assunto que você gostaria. Não seja imb.cil! O assunto aqui é outro.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 1 dias

      J.A.O: Impressionante o seu mau caráter, J.A.O. Estou defendendo uma AGENDA ANTICORRUPÇÃO e você vem me falando que estou torcendo para tudo "para o buraco"? QUERO SABER DOS BOLSONARISTAS - e eles sempre vêm aqui - QUAL A POSIÇÃO DO GOVERNO E SUA BASE ALIADA a respeito da segunda instância e foro privilegiado.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • F

      Freitas

      ± 1 dias

      Mirtão: Não fique nervosinho, cara. Você acha que a família dos RACHADINHAS vai apoiar agenda anticorrupção?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • J

      J.A.O

      ± 1 dias

      Freitas, você acha que suas atitudes fazem algum bem? Não meu caro. Ser contra o governo é normal, mas desejar que tudo vá p buraco, que seu semelhante morra só para satisfazer o seu ego em dizer que o governo está errado, ai já fugiu do aceitável. Tenha mais respeito aos que não pensam como vc, trabalhe positivamente e não como tem se empenhado em denegrir quem quer que seja que apoie o PR. Percebeu que os únicos que apoiam sua tática são os esquerdistas aos quais vc diz refutar? Você se sente bem em minar a dignidade alheia disseminando fofocas, atacando quem pensa diferente? “Vc perdeu sua RAZÃO de ser ao focar sua rotina somente em difamação”.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Mirtão

      ± 1 dias

      Cara você é hilário. O tema do Paulo é sobre a nuvem de gafanhotos, covid, apocalipse. O que que tem a ver esta tua conversinha aí. Você está totalmente deslocado. Você sta pirando meu. Procure um médico e de preferência um psiquiatra com 40 anos de experiência pois o teu caso é sério.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.