i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

Fogosa, porém pacífica: como uma imagem da CNN desdiz o apocalipse racial

  • 27/08/2020 13:30
Imagem cheia de contradições da CNN mostra que Kenosha é uma prova da integração bem-sucedida entre os povos.
Imagem cheia de contradições da CNN mostra que Kenosha é uma prova da integração bem-sucedida entre os povos.| Foto: Reprodução

Mais um dia de protestos violentos em Kenosha, Wisconsin. Tudo começou por causa de outro caso de violência policial, depois que um homem de 29 anos chamado Jacob Blake foi atingido por sete tiros durante uma abordagem. Até onde se sabe, o episódio é de fato sórdido. Acionada por conta de uma disputa doméstica, Blake levou tiros pelas costas e na frente de um dos filhos. Ele tinha uma faca no carro.

O despreparo e/ou crueldade policial fomentaram manifestações incendiárias. A gente se escandaliza e tal, mas é assim desde que o mundo é mundo. O fogo tem essa coisa de ser visto como um elemento purificador. Como se das cinzas de Kenosha fosse emergir uma nova sociedade racialmente plural. E, com alguma sorte, pacífica.

O detalhe que chamou minha atenção é que Kenosha, apesar da tragédia de Jacob Blake, poderia muito bem ser vista como um exemplo dessa utopia racial tornada realidade – e com enorme sucesso. A cidade-dormitório de pouco menos de 100 mil habitantes, às margens do Lago Michigan e que tem como seu filho mais ilustre ninguém menos do que Orson Welles, é uma enorme mistura de raças e origens que, até semana passada, viviam em razoável paz e prosperidade.

Prova disso é a imagem algo cômica (e com um quê de icônica) de uma reportagem da CNN que mostrava, ao vivo, os protestos “ardentes, mas pacíficos” em Kenosha. A imagem roda o mundo desde quarta-feira (26) como um símbolo da manipulação da realidade por parte de uma imprensa de claro viés progressista. Mas, se você reparar bem nos detalhes, vai ver que a imagem se contradiz não apenas ao insistir em dizer que os protestos são pacíficos e mostrar uma cidade em chamas. Ela mostra que a convivência de diferentes raças, etnias, origens (chame como quiser) é mais do que possível. Ela já é uma realidade.

Canto superior esquerdo

Comecemos pelo canto superior esquerdo da imagem, que nos diz que ela está sendo transmitida do epicentro dos conflitos: Kenosha, Wisconsin. São dois nomes indígenas. O primeiro é um nome dado pela tribo Pottawatomi e que significa “lugar do lúcio” – em referência ao peixe de nome estranho que habita os rios e lagos da região. Wisconsin também é um nome indígena (ou nativo, se você preferir) cujo significado ninguém sabe direito.

Wisconsin é um daqueles casos incríveis de colonização multiétnica que só a descoberta do Novo Mundo pôde nos proporcionar. Originalmente, a região foi colonizada por franceses, no século XVII. Os franceses caçavam e comercializavam peles com os nativos. No século XVIII, os britânicos se apoderaram do lugar. Nesta época, negros livres, fugidos do sul escravocrata, já viviam em Wisconsin.

Aí veio o maravilhoso século XIX e o lugar se tornou etnicamente ainda mais diverso, com a chegada de alemães, suecos, noruegueses e irlandeses. Os “antirracistas” discordarão e dirão, não sem um toque de incoerência que eles insistem em não perceber, que branco é tudo igual. Mas vale lembrar que Frank Sinatra ganhou até um Oscar especial por um curta-metragem feito nos anos 1940 e que pregava o fim do preconceito racial entre os brancos de várias origens.

Personagens

Os próprios personagens da reportagem são um sinal de que, apesar de todo o discurso purista e eugenista, a mistura de cores é uma força incontrolável e benéfica para a Humanidade. Ela não deixará de ocorrer porque uma turba minoritária, mas ruidosa, quer ver sua origem racial prevalecer sobre as demais – repetindo um dos muitos erros daqueles que já foram declaradamente opressores.

A vítima da brutalidade policial, por exemplo, é um homem negro de nome judaico e sobrenome romântico. Na Bíblia, Jacó é o irmão gêmeo de Esaú – e o restante dessa história você lê no Gênesis. Blake é um nome irlandês ou nórdico ou inglês, e se refere a uma tribo, um vilarejo norueguês ou a uma grafia antiga de “blac”, palavra usada para se referir às pessoas de cabelo escuro.

Aqui faço uma gracinha provavelmente sem graça em homenagem ao poeta romântico William Blake – cujas pinturas me agradam mais do que os versos. Blake, aliás, é o autor de uma daquelas frases publicadas com frequência em velhos almanaques: “Você só sabe o que é suficiente depois que sabe o que é mais do que suficiente”. Ou seja, você tem que saber o que é extravagância, luxo e privilégio para saber o que é o essencial.

Por fim, o repórter que transmite os protestos “fogosos, mas pacíficos” da cobertura completamente enviesada é um jovem negro (e nem poderia ser diferente, infelizmente) de 26 anos, com prenome árabe e sobrenome latino.

Ápice

Pedindo perdão pela obviedade algo sentimental, ouso constatar que foi a mistura de todos esses povos, cada qual com sua cultura e tecnologia, o que deu origem a Kenosha, uma cidadezinha tipicamente americana, numa das regiões mais ricas e privilegiadas do mundo. Ela representa, de certa forma, o ápice da civilização – daí o incômodo e enganoso ar de decadência nessa história toda.

Conflitos entre essas pessoas de origens distintas sempre existiram e é provável que continuarão existindo – até porque eles transcendem a questão racial. E não há fogo ou paralisação da NBA capaz de mudar isso. A questão não é como reparar uma injustiça cometida por canalhas, e sim como criar instrumentos que impeçam que canalhas de quaisquer raças possam voltar a cometer injustiças.

O que não deixa de ser curioso. Porque o apocalipse racial nos Estados Unidos (e que em breve deve estar nas ruas brasileiras, porque adoramos importar uma ideologiazinha norte-americana) se contradiz ao usar a abundância necessariamente miscigenada para pregar o fim de uma convivência nem sempre pacífica e bem distante do ideal (se é que existe um ideal alcançável), mas inegavelmente virtuosa e bem-sucedida.

[Se você gostou deste texto, mas gostou muito mesmo, considere divulgá-lo em suas redes sociais. Agora, se você não gostou, se odiou com toda a força do seu ser, considere também. Obrigado.]

31 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 31 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    Claudia Aguiar de Siqueira

    ± 2 dias

    Polzonoff, sempre um texto delicioso e muito, mas muito inteligente!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      matuto velho

      ± 4 dias

      O progresso social é a busca constante das sociedades e, a convivência pacifica é a utopia desejada. O colunista conclui tudo em só um pequeno texto, que infelizmente a maioria não entende sua relevância: ... "A questão não é como reparar uma injustiça cometida por ********, e sim como criar instrumentos que impeçam que ******** de quaisquer raças possam voltar a cometer injustiças." Esse é o degrau da escada, para que as "mesmas" injustiças não sejam recorrentes.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • R

        Rocha Dias

        ± 4 dias

        “Incendiária, mas pacífica” lembra manipulações de notícias de um certo (ou errado) canal de TV brasileiro.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • L

          Leonardo David

          ± 5 dias

          Mais um texto excelente! Mas é frustrante ver a quantidade de gente que dá mais atenção a questão de fundo do que ao conteúdo do que foi dito. Alguns eu imagino em museus admirando os pregos nas paredes e não os quadros.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Marcus Pinheiro Machado

            ± 5 dias

            Polzonoff Ainda não descobriram remedio para DOR DE COTOVELO ( da Globo)

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              Ana Luiza

              ± 5 dias

              Ótimo texto!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                MARCELO LESSA CEZAR

                ± 5 dias

                EUA : - detém os mais ricos esportitas da história: Jordan, Tiger Woods, Lebron James , Kobe Byant, etc - Todos negros - a mais rica apresentadora da história da TV: Oprah Winfrey( negra) - 95% dos atletas que jogam basket são negros ( cadê a cota de brancos?) - O mais rico músico da atualidade : Jay Z ( negro) - Ritmo musical mais popular e que mais tem milionários no país: HIP HOP ( 99% são negros ) - ULTIMO PRESIDENTE DO PAÍS: Obama ( negro !) , em um país onde 70% da população é branca.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • M

                  MARCELO LESSA CEZAR

                  ± 5 dias

                  Se o policial não atira, o meliante pega una arma, se volta contra o policial, atira nele , matando-o, ninguém saberia de nada . Mais um policial morto, por falha na abordagem. E ninguém daria bola pra isso .

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • G

                    Gustavo

                    ± 5 dias

                    Ótimo texto!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • S

                      Sérgio Guerra

                      ± 5 dias

                      Paulo quanto ao âmago da materia parabéns. Vc só pecou na reportagem. O Blake, nao atendeu 3 pedidos de stop do policial e ainda abriu a porta do carro e abaixou para pegar o que ninguem sabia e o policial diante da sena atirou. Morre muito branco nestas condições. Agora o Brasil e multi racial e vive bem. Se matam brancos japoneses ou negros da na.mesma o resto e histeria programada

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • S

                        salcutrim

                        ± 5 dias

                        O Brasil era pacífico no convívio entre as raças, até mesmo porque metade da população é misturada. Mas foi só a esquerda subir ao poder que a luta de classes e raças começou a surgirem. A esquerda leva ódio e sangue por onde pisa. Ainda bem que demos um basta nesses tontos.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • C

                          Ciro Santos

                          ± 5 dias

                          Aqui em São Paulo há poucas semanas um marginal matou três políciais simplesmente por uma falha no procedimento de revista. Estes policiais são treinados corretamente? Não teria sido possível conter o sujeito com a arma de choque antes da opção por munição real? Entendo a tensão a que são submetidos os policiais durante uma abordagem mas penso que ser policial implica avaliar a situação e agir com técnica e prudência. O problema e que um erro destes é um prato cheio, especialmente quando se trata da "vítima certa" para a manipulação política.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • R

                            Roberto

                            ± 5 dias

                            Quem disse que é dada arma de choque a todo policial e seu respectivo treinamento?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • A

                          ABFeitoza

                          ± 5 dias

                          A cena que vi mostra um home resistindo à abordagem policial e dando a volta para entrar em um carro, apesar das tentativas fisicas de policiais no local . Ao iniciar a entrada no carro ( não dá para saber o motivo), é alvejado varias vezes pelas costas (pela posição que tentou entrar no carro) por um policial. A entrada no carro foi impedida dessa maneira. Tinha passagens pela policia. Quem em sã consciência reage assim à abordagem policial? Que outra alternativa deveria ser usada para conte-lo efetivamente e sem riscos para todos? O episódio depende de cores?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Marcelo Emilio Cordero Quiroga

                            ± 5 dias

                            lectura deshonesta que va por las ramas, en este párrafo se puede leer la deshonestidad del autor: "Ela não deixará de ocorrer porque uma turba minoritária, mas ruidosa, quer ver sua origem racial prevalecer sobre as demais – repetindo um dos muitos erros daqueles que já foram declaradamente opressores."

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • L

                              L. Luz

                              ± 4 dias

                              Acredito que você não tenha compreendido o sentido da expressão :(

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Rogerio Barao

                            ± 5 dias

                            Polzonoff, os EUA são o que são justamente pela miscigenação, todos contribuindo para torná-los a maior potência mundial. É a prevalência do capitalismo, sem qualquer sombra de dúvidas. O país cresce e se desenvolve nos governos republicanos, patinando quando os democratas assumem. Mas sempre a democracia é soberana. Porém, a estratégia de grupos esquerdistas totalitários é desviar o foco do crescimento econômico para os conflitos de classe como meio de conquistar o poder e de lá nunca mais sair. Tipo a China. É o que está se vendo agora às vésperas das eleições presidenciais americanas.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • S

                              Sérgio Guerra

                              ± 6 dias

                              Cara não li tudo mas nem precisava. Mais um homem morto . Mas não somos todos vítimas de nós mesmos? Pensa aí!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Marco Polo

                                ± 6 dias

                                Visão torpe e/ou de má-fé quem alimenta a segregação entre os homens. É claro que esse é o modus operandi da esquerda, arregimentar alienados, complexados e revoltados, mas sem ela, sem a esquerda, a humanidade tenderia a uma melhor convivência, tal qual como é com a Natureza. O grande problema a se vencer para uma melhor convivência é a esquerda.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • C

                                  Cirilo Jardim

                                  ± 6 dias

                                  O amigo se superou. Não novamente pelo texto, mas pelo capacidade de percepção e quantidade de informações pertinentes. Cumpra sua missão de luz. Obrigado!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • D

                                    DENISSON HONORIO DA SILVA

                                    ± 6 dias

                                    Algum iluminado aqui quer dizer que aqueles governos de esquerda foram capazes de instituir as mais corretas abordagens para o racismo, consequentemente impedindo morte de negros por uma policia truculenta. Bom, vejam que a população carceraria aqui no Paraná é majoritariente branca. Expliquem-se nobres esquerdopatas.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • N

                                      NH4NO3

                                      ± 6 dias

                                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      3 Respostas
                                      • C

                                        Cogito ergo sum

                                        ± 5 dias

                                        Calma Nitrato de Amônio, o apocalipse ainda não chegou não. Vc tá muito pessimista. Tá lendo muito as teorias de conspirações e/ou jornais da Globo, que, com raríssimas exceções, mostra só o lado ruim e as desgraças do Rio.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        André

                                        ± 5 dias

                                        Eduardo Prestes: acuse-os do que você faz, xingue-os do que você é... velha tática da esquerda. Não adianta tentar argumentar com esse povo. Como diz Lobão, é o mesmo que jogar xadrez com um pombo...

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                      • E

                                        Eduardo Prestes

                                        ± 6 dias

                                        O Trump incita o ódio ? Isso é o que a esquerda faz, há mais de 100 anos... São loucos furiosos, sempre foram... Basta lembrar de BLM, Sendero Luminoso, FARC, maoístas, Kmher Vermelho, Brigadas Vermelhas, etc...

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      João Martins Donizete

                                      ± 6 dias

                                      Paulo: em suma, se querermos ver coerência, coalescência ou algo minimamente com sentido dos progressistas ou esquerdistas em geral e principalmente da mídia mainstream toda aparelhada por essa turma esqueçamos. Simplesmente não tem. Os fatos são e serão sempre escamoteados. O negócio deles é a narrativa, é a mentira e o engodo.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        Admar Luiz

                                        ± 6 dias

                                        O esquerdismo, prezado Paulo, é que estraga tudo. Onde essa gente põem sua mãos sujas, gera pobreza, violência e mortes. E isso é fato.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        3 Respostas
                                        • K

                                          Kaue

                                          ± 6 dias

                                          NH4NO3: à direita estava quieta conformada com a decisão da maioria. Acabou! Esquerda progressista, Nem pensar. E pode chorar a vontade...

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • E

                                          Eduardo Prestes

                                          ± 6 dias

                                          NH4NO3: Pode até ser que o Governo Bolsonaro deixe de resolver muitos problemas, até porque está sendo boicotado pelos militantes esquerdistas infiltrados no Estado (a começar pelo STF). Mas o Bolsonaro já fez uma grande coisa ao manter essa esquerda criminosa e fanática longe do Governo Federal. E fez isso arriscando a própria vida e o bem estar de sua família. Sou muito grato ao Bolsonaro por ter me livrado da máfia petista...

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • N

                                          NH4NO3

                                          ± 6 dias

                                          Eu só me pergunto onde estava a direita brasileira durante o governo"comunista e socialista" do PT. Não me lembro de ver a direita revoltada. A direita passou 13 anos quieta, bem como o Bozo, que em 30 anos de mandato parlamentar nunca presidiu uma sessão, nem teve 1 projeto pelo menos aprovado. Acho que o povo tá esperando por entragas que o Bozo é incapaz de fazer. Simples assim.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • G

                                        Gustavo

                                        ± 6 dias

                                        Restará à polícia de vários estados americanos deixarem de atender ocorrências que envolvam pessoas negras, deixando os próprios negros se resolverem, ou deixar isso para as pessoas brancas ricas "do bem" (que se dizem negras na alma!). Vamos ver até aonde isso vai! Há alguns locais onde isso já acontece, ou seja, policiais "lavam as mãos", e a comunidade negra, que é a que mais sofre com a violência urbana, já está começando a entender que o buraco é mais embaixo; e que o tal BLM só é um bando de loucos baderneiros e saqueadores! Se os policiais erraram, que os punam! Mas imobilizar o trabalho da polícia é um tiro no pé! Quem sofre? O branco "do bem" rico? O BLM? Não! Sempre será o negro!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        Fim dos comentários.