i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

Da vitória de Biden ao impeachment de Bolsonaro, como a política sequestrou a esperança

  • 21/01/2021 17:31
É com certa tristeza, e nunca asco, que vejo as pessoas celebrando a vitória de um político numa eleição. Qualquer político. Qualquer eleição.
É com certa tristeza, e nunca asco, que vejo as pessoas celebrando a vitória de um político numa eleição. Qualquer político. Qualquer eleição.| Foto: AFP

O mundo hoje está perfeito só porque Joe Biden tomou posse como presidente dos Estados Unidos. Foi com base nesse argumento pueril que acabei de escrever uma crônica destinada à lata de lixo. Tinha até alguns trechos bons, reconheço. Mas também peço desculpas ao meu editor, que teve de ler aquela bobagem. O problema do argumento é que ele é vulgarmente ressentido. Coisa de mau perdedor.

Quando a questão é justamente o fato de não haver perdedores ou ganhadores na luta política. Ainda mais na democracia, com sua suposta alternância de poder. Tudo é instável demais e só há um aparente vencedor nessa história toda: o magnânimo Estado, com sua pretensão semidivina de resolver tudo, desde tapar um buraco de rua até esclarecer a eterna dúvida sobre nosso papel neste mundo.

É com certa tristeza, e nunca asco, que vejo as pessoas celebrando a vitória de um político numa eleição. Qualquer político. Qualquer eleição. Para alguns, essa felicidade é compreensível e palpável. Ela representa cargos e possibilidade de ascensão social. Ainda triste, mas compreensível. Pior mesmo são as pessoas sem interesse direto na administração e que ainda assim derramam lágrimas porque, neste caso, Joe Biden se tornou o 46º presidente dos Estados Unidos.

Há toda uma simbologia a ser explorada aí. Para essas pessoas, Joe Biden pode representar, por exemplo, a volta de um pai fugidio. Daí a esperança de recuperar a proteção e o cuidado. Daí a sensação de que é possível dar a mão a este pai e com ele seguir rumo a um futuro fadado à perfeição. Ou então talvez seja uma libertação. Como se a pessoa tivesse vivido os últimos quatro anos num cativeiro ideológico e essa figura paterna aparecesse de repente, derrubando a porta e matando os sequestradores.

Tenho dificuldades, reconheço, para entender como se dá esse processo de transfusão de responsabilidade. De abdicação voluntária do poder individual de transformação. Como se todas as nossas decisões cotidianas dependessem de um sinal de aprovação ou repreensão do Estado. Aqui, novamente, vê-se a figura paterna impondo seu controle sobre o filhotinho vulnerável.

É justamente isto o que mais me incomoda na política da esperança, a hoffnugpolitik que mencionei em outro texto: a sensação de que o futuro está à mercê de forças incomensuráveis, mas de alguma forma administráveis. Lá se vão o acaso, a sorte e as consequências não intencionais de nossas escolhas livres, isto é, tudo aquilo que nos torna belos marionetes de algo remotamente semelhante a um destino, substituídos pela esperança insólita de que um grupo de homens será capaz de conter a fúria (ou a alegria) do tempo.

Deve ser bom ter esperança assim. Acreditar assim. Ter assim. Eu adoraria me render à política se, como os ardorosos fãs de Biden (ou Trump, Bolsonaro ou Lula), visse nos líderes humanos uma forma de interlocução com o Deus silencioso. Ou então visse neles a própria encarnação de uma divindade secular. Imagine simplesmente se render ao poder dos decretos e leis ou ao desejo de homens e mulheres que, sei, querem não só o meu melhor, mas principalmente o melhor da sociedade.

Mas padeço do pecadilho de não acreditar na política como força apaziguadora de conflitos. Muito menos como uma muleta capaz de me ajudar a alcançar a própria felicidade – como consta dos princípios da democracia norte-americana, da qual somos parentes distantes. A política, com seus líderes inerentemente corruptos (num sentido mais abrangente do que o lavajatista), existe e rege alguns aspectos da minha vida, mas não todos. Ao menos por enquanto.

Curioso é que essa forma muito mundana de esperança parece realizar um ciclo previsível de morte e renascimento. A não ser entre os mais fanáticos (e eles são muitos), toda esperança política tende à desesperança no médio prazo. Desesperança que, uma vez satisfeita, dará à luz uma esperança novinha em folha, na forma de uma ideologia recauchutada ou um líder boquirroto qualquer.

Daqui a dois anos (ou antes, se os sonhos dos apressadinhos se realizarem) testemunharemos por aqui o mesmo e deprimente espetáculo. As brigas, como se o processo eleitoral fosse uma questão de vida ou morte. A vitória de um dos lados. A esperança expressa em lágrimas ou em delírios de rede social. E, no minuto seguinte, o encontro com a realidade. E a lição que insistimos em não aprender: a de que a vida é feita de som e fúria; e não de slogans e promessas irrealizáveis de um mundo imaculadamente puro e azeitadamente perfeito.

37 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 37 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    Mauricio Conde

    22/01/2021 18:10:59

    Texto de gente grande. Parabéns.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • G

      Gercilio Gomes

      22/01/2021 17:42:33

      Belo texto Paulo, acho a ideia ótima, mais no mundo real não funciona assim, temos sim que nos envolver, caso contrário o grande irmão (Globo, folha, foro de São Paulo e afins) toma conta de tudo, aí sobrará pra nós o BBB 132 e uma porção de sopa fria no final do dia.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • P

        Paulo Santos

        22/01/2021 15:57:00

        A natureza é violenta e o ciclo da vida se renova, o campeão deste ano pode ser o perdedor do próximo. Rei morto rei posto. Só Deus é eterno.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          Martinho

          22/01/2021 15:53:06

          Excelente texto...um dia sairemos da casa dos pais para finalmente enfrentarmos os medos e prazeres de morar sozinho...quem sabe um dia...

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • D

            DENISSON HONORIO DA SILVA

            22/01/2021 21:44:37

            Polzonoff, percebi também a grande fumaça que encobria o Capitólio na posse de Biden. O mundo em um dado momento tornou-se civilizado porque a vice era uma mestiça oriunda dos grotões miseráveis do mundo. Percebe-se um cálculo exato de quantos eram da minoria étnica que deviam estar presentes. Mas gostaria que você comentasse uma contradição da sociedade americana. Observe que a cerimônia religiosa da posse nunca é transmitida. Por quê? Seria resquício do ódio contra as religiões pós-revoluções como a Francesa? Para que não favoreça a religião do novo presidente? Confessarei aqui que não fui na boca maldita pedindo diretas-já. O ceticismo havia me dominado. E estava certo.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • L

              Luiz

              22/01/2021 13:55:19

              Polzonoff muito bom seu artigo de hoje. Reflexões p/ abrir nossa mente. "Uma vida sem reflexão não vale a pena ser vivida", já dizia Sócrates. Concordo, esse negócio de mito, líder, timoneiro, ou outro adjetivo qualquer, nuca fez minha cabeça. Esses caras são humanos, erram, acertam, tem virtudes e defeitos, nada que os façam semi deuses. Bidem, Lularapio. Obama, Maduro, Bolsonaro, Dória, e tutti quanti, passam. Fica mesmo o encontro com nossa realidade, nossas mazelas, nossas idiossincrasias, nossas incertezas e perguntas. Mito? Só passou um por essas bandas terráqueas. Dois mil e poucos anos atras, né?

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • P

                Polzonoff

                22/01/2021 15:09:39

                Oi, Luiz. Muito obrigado pelo seu comentário. De verdade. Abraço.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • I

              Irineu Berestinas

              22/01/2021 13:53:45

              Interpretar a política como uma dinâmica entre dois polos que têm lugar em interminável processo histórico é a suprema ingenuidade, desconhecendo que os regimes totalitários têm como primeiro ato suprimir a política do seu território... Se as mãozinhas imaginem que isso não é verdadeiro, me tragam, por gentileza, exemplos contrários....

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • I

                Irineu Berestinas

                22/01/2021 13:13:07

                Vejo mãozinhas discordantes em meus comentários. Nada contra! Sugiro que formulem a sua discordância por escrito., desde que eu não esteja pedindo demais... Do contrário, interpreto, apenas como uma extravagância sem moradia...

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • W

                  WILSON ZETI

                  22/01/2021 12:59:23

                  PP, grande verdade, desde a redemocratização tive a esperança renovada em cada eleição, sempre votei, e todos decepcionaram, FHC foi o melhor mas também decepcionou, Dilma a pior, este que está aí vai no caminho dela, só mais perigoso.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • I

                    Irineu Berestinas

                    22/01/2021 12:10:02

                    A política, Caro Polzonoff, é substiuída pelo materialismo histórico e pela lógica dialética, que Marx extraiu de Hegel, por inversão. Do idealismo para o mundo real, material. Registro que não tenho a pretensão de ensinar o Padre Nosso ao vigário, mas apenas lembrá-lo sobre sobre questões importantes...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • F

                      FRANCIELY

                      22/01/2021 12:09:11

                      Para mim, a pessoa que comemora a vitória de algum político é alguém que já não tem mais nada na vida, ou nem sabe o que é vida, e a única tábua de salvação é uma boia furada....

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • P

                        Polzonoff

                        22/01/2021 15:10:47

                        Oi, Franciely. Mas não é essa a tônica das discussões nas redes sociais agorinha mesmo? Abraço!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • I

                      Irineu Berestinas

                      22/01/2021 11:59:11

                      Contente-se, Caro Plzonoff, porque essa sua aflição pela política é despicienda diante do marxismo teórico e prático, pois a política deixa de existir. Segundo Marx e Engels, e deles deduzido , a política é um epif4nômeno. Ou seja, fenômeno cuja presença ou ausência em nada interfere no fenômeno principal. No mais, é só trololó para agradar os incautos...

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • E

                        Edson

                        22/01/2021 11:26:57

                        Gostei do texto, mas sua íntegra me preocupa, pois somos sim afetados pela política (para o bem e para o mal). Carga tributária, valores morais, inércia, liberdades... Enfim, também não comemoro certos vencedores, mas me preocupa certos rumos que a vida política toma.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        2 Respostas
                        • P

                          Polzonoff

                          22/01/2021 15:15:34

                          Oi, Edson. As coisas que você citou (adorei o "carga tributária") afetam tanto assim a sua vida pessoal? O jeito como você trata as pessoas ou como enfrenta questões como a morte? Para mim, pagar 25% ou 27% de alíquota é chato, revoltante e até injusto. Mas, se interfere na minha busca pela felicidade, é pouco. Uns 2% só. :-) Abraço.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • F

                          fekrneiro

                          22/01/2021 13:44:54

                          Concordo. Acho o texto genial, como sempre, adoro as crônicasd o Paulo, mas, sim, um prefeito novo, ou governador, ou presidente pode ou não realizar algumas mudanças para o 'bem' ou para o 'mal'. Mas, de qualquer modo, mesmo se meu candidato for eleito, mesmo se as promessas de campanha dele forem legítimas, estaremos no campo da esperança.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • N

                        Nm

                        22/01/2021 11:13:02

                        Gostei do texto. Parece que a política virou torcida de futebol. Quem pensa diferente é logo atacado sem qualquer coerência ou lógica. Debito isso a Mídia que usa sua força para atacar pessoas públicas sem qualquer fundamento. Basta ler as manchetes de algumas revistas e alguns jornais, principalmente de São Paulo.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Magaly

                          22/01/2021 8:29:16

                          O povo fica na expectativa da volta de Dom Sebastião para resolver os problemas e fura fila para tomar vacina. Conosco ninguém podemos

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • T

                            TIAGO SILVA

                            22/01/2021 6:58:25

                            Texto Ótimo! É claro que zero coerência com o que vc escreveu na semana passada....hehehe temos mais de um Ghost Writer aqui? A Coincidência que esse amadurecimento veio após a derrota do Trump, interessante..... No fim, acho por um.pouquinho esse Estado tãooo distante, afeta nossas vidas.... Veremos o tom das novas colunas.....

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • P

                              Polzonoff

                              22/01/2021 11:09:23

                              Oi, Tiago. Lembrei da musiquinha do Fred Rogers que publiquei ontem: what do you do with the mad that you feel? Abraço.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • L

                            Luciano Müller

                            22/01/2021 6:45:59

                            "Não há preocupação mais constante e torturante para o homem do que, estando livre, encontrar depressa a quem sujeitar-se" (Ivan K.)

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            3 Respostas
                            • L

                              Luciano Müller

                              22/01/2021 17:28:22

                              Talvez não vocação, mas com certeza uma tendência a voluntariamente nos colocarmos nessa posição. Abraço.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • A

                              ALETCM

                              22/01/2021 12:59:59

                              Ou talvez um difuso messianismo mundano buscando a redenção humana através da política.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • P

                              Polzonoff

                              22/01/2021 11:08:21

                              Oi, Luciano. Ótima citação. Mas também triste. Será que temos mesmo essa vocação para escravos? Abraço.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • H

                            HGO

                            22/01/2021 3:39:31

                            Parabéns pelo texto! Gostaria de ler o que foi pra lata de lixo também! Divulga aí!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            3 Respostas
                            • P

                              Polzonoff

                              22/01/2021 11:07:40

                              Oi, Adriano. Não dá ideia. :-) Abraço.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • P

                              Polzonoff

                              22/01/2021 11:06:26

                              Oi, HGO. Acredite: estava ruim. Abraço.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • A

                              Adriano

                              22/01/2021 4:16:20

                              Também quero!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • L

                            LSB

                            22/01/2021 1:32:11

                            Excelente texto!!!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • A

                              André

                              22/01/2021 1:13:10

                              Resolveu fazer um texto sério hoje Polzonoff?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              2 Respostas
                              • D

                                Demetrius Giovanni Soares

                                23/01/2021 0:26:33

                                Andaram serrilhando sua boca com navalha ou esse seu risinho permanente é afliçao cognitiva?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • P

                                Polzonoff

                                22/01/2021 11:04:07

                                Oi, André. Ontem também. Que coisa, não? Abraço.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • J

                              João Martins Donizete

                              22/01/2021 0:54:15

                              Paulo: fazer o quê? A esperança dizem por aí é a última que morre. Mas, como a toda a vida, morre. Mas, tô com você, a descrença é total e coitado de quem põe suas fichas nesse que sempre foi um eterno engodo. Mas, somos os culpados (plural majestoso) afinal como gostamos de um salvador da pátria. Daí a frustração longo ali, não necessariamente em quem acreditamos e votamos, é que é a roda da vida.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              2 Respostas
                              • P

                                Polzonoff

                                22/01/2021 11:03:26

                                Esse comentário foi removido pelo usuário

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • P

                                Polzonoff

                                22/01/2021 11:02:58

                                Oi, João. Respondendo à sua pergunta: assumindo mais responsabilidade sobre as próprias decisões. Política é diversão. É rinha de ideias na qual os dois galos saem depenados. Abraço!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • S

                              SERGIO RODRIGUES MARTINS

                              21/01/2021 23:58:48

                              Excelente texto Polzonoff, parabéns!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.