i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

Mandetta quer que você sinta saudade dele. E para isso escreveu um livro

  • 25/09/2020 15:27
Livro de Mandetta é uma prova da ineficiência do Estado, das limitações e da vaidade sem fim dos homens públicos.
Livro de Mandetta é uma prova da ineficiência do Estado, das limitações e da vaidade sem fim dos homens públicos.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O ex-ministro da saúde e ortopedista pediátrico Luiz Henrique Mandetta vai estrear na literatura com “Um Paciente Chamado Brasil”. Nas 228 páginas do livro escrito e publicado às pressas, enquanto ainda é possível tirar algum proveito da pandemia de Covid-19, Mandetta promete contar os bastidores da luta contra o coronavírus.

Como o livro será lançado no dia 8 de outubro e neste dia, se tudo der certo, estarei praticando stand up paddle em alguma ilha de Bora Bora (não sem antes dar uma passadinha em Nauru), ficarei devendo ao leitor uma análise mais detida sobre esse trabalho que já tem seu lugar reservado no panteão das maiores obras da Literatura de Gabinete do nosso tempo – ao lado da involuntariamente hilária autobiografia do ex-Procurador Geral da República Rodrigo Janot.

Num esforço de reportagem, usei todos os meus dotes de hacker e andei pelos becos mais sujos e escuros que você pode imaginar na deep web para encontrar uma cópia de “Um Paciente Chamado Brasil”. Sem sucesso. Só me resta, pois, analisar o livro pela capa, pela sinopse e pelas primeiras páginas disponibilizadas como aperitivo pela Amazon. Anos de experiência no mercado editorial me qualificaram para, em casos bastante específicos, usar apenas essas três ferramentas para prever o que algum desavisado poderia chamar de “conteúdo”.

Pois a capa minimalista de “Um Paciente Chamado Brasil” (um título de criatividade mais escassa do que esparadrapo no SUS) é toda em azul, com apenas uma linha vermelha ascendente. Supostamente a linha mostra os casos de Covid-19 no Brasil depois que Mandetta foi demitido. Ou vai ver ela foi tirada de um daqueles gráficos que mostrava a ascensão de Fernando Haddad nas pesquisas eleitorais de 2018. A linha pode ainda fazer referência ao ECG contínuo nos monitores de UTI que indicam se o paciente tem ou não batimentos cardíacos. A julgar pela capa, pois, o paciente vai bem, obrigado.

E aí temos a sinopse. Fico imaginando como seria o mesmo texto caso o presidente Jair Bolsonaro não tivesse demitido o então ministro da Saúde. Se Mandetta até hoje estivesse administrando a pandemia. Aí seguramente desapareceria o tom quase que de beatificação, substituído por um tom crítico, duro, contundente, quando não francamente agressivo. Talvez um redator todo indignado até escrevesse a palavra “genocida” ali.

Pois a sinopse, no tom cartorário-eleitoral que sem querer mostra no que se transformou o mercado editorial brasileiro, começa dizendo que “Sua [do então ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta] defesa dos protocolos científicos no combate à pandemia e a transparência na comunicação com a sociedade acabaram desencadeando uma crise no governo federal”. Por “protocolos científicos” o redator está se referindo ao lockdown que em nenhum país do mundo se mostrou eficiente? E será que “transparência na comunicação” é uma referência às coletivas catastrofistas, mas com o inegável sorriso de candidato a qualquer coisa do ex-ministro?

O restante da sinopse prova que o livro entrega o que se espera dele mesmo: política disfarçada de jornada do herói ou coisa parecida. Tem lugar até para um “os cerca de cem dias” - o que leva a crer que precisão numérica não é o forte da narrativa. E, como não poderia deixar de ser, a sinopse diz o livro contará como Mandetta, munido de “ciência, ciência, ciência”, enfrentou a política, “a questão da cloroquina, o isolamento social e o negacionismo do presidente da República”.

Como a “questão da cloroquina” não é ponto pacífico na comunidade científica e “negacionismo” é só uma palavra inventada para hostilizar os que não seguem a ortodoxia da vez, deposito minhas esperanças no que o livro promete em seguida, ainda de acordo com a sinopse: “os caminhos da compra e distribuição de insumos para profissionais da saúde e hospitais”. Para os guarda-livros (!), deve ser uma leitura interessantíssima.

Pela a amostra que a Amazon me permite degustar, o livro começa com uma frase enigmática logo na introdução: “Minha vida é marcada pela luta contra a morte, em sintonia com a vida – compreendi esse caminho desde muito cedo”. Eu li e reli. Li para meu editor, para minha mulher, desci e li para o porteiro e, não satisfeito, mandei a frase para um grupo de médicos para que eles me explicassem. Ninguém entendeu o que Mandetta quis dizer com isso. (Se você entendeu, sinta-se à vontade para explicar).

Logo adiante, um Mandetta que parece um James Bond em Davos narra os primórdios da pandemia e até como agentes de segurança fizeram uma varredura em seu hotel em busca de explosivos. Porque todo livro tem que ter esse tipo de tensão, não é mesmo? Há ainda, logo nas primeiras páginas, rapapés à Organização Mundial da Saúde, uma sequência de nomes de burocratas desconhecidos, cifras que não dizem nada, o deslumbramento diante da possibilidade de um sul-mato-grossense se encontrar com o casal Bill e Melinda Gates, frases como “pessoas não são mercadorias” e lições como esta pérola: “(...) a Davos da empresa tradicional, do banqueiro, do capitalismo convencional que a gente conhece está tendo que conviver com uma nova geração com outros valores e competências. E esses dois mundos não dialogam, estão em momentos muito díspares”.

Mandetta quer que você sinta saudade dele. Quer que você o veja como o homem que poderia ter poupado o Brasil da tragédia do coronavírus – ainda que nenhum outro país do mundo tenha conseguido isso. E, para tanto, Mandetta escreveu um livro (ou melhor, narrou suas peripécias pelos corredores da burocracia médica mundial ao repórter da Folha de S. Paulo Walter Nunes). Sem querer, contudo, seu testemunho é uma prova da ineficiência do Estado, das limitações e da vaidade sem fim dos homens públicos.

Há quem goste. Eu prefiro ler bula de hidroxicloroquina.

80 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 80 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • H

    Henrique Barros

    ± 2 dias

    Como sempre, um excelente texto. Parabéns, Paulo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Clístenes Pinheiro

    ± 3 dias

    Mandetta é só mais um retrato da ineficiência do estado brasileiro. Um estado inchado, ineficiente e doente de tanta corrupção. O sujeito pode até ser bom médico. Isso, porém, não garante que vai ser bom gestor e, pelo visto, nem bom escritor. Parabéns pelo texto!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Polaco

    ± 3 dias

    Onde estão os milhares de mortos mandetta filho da puhntah, assustou toda a sociedade, colocou de joelhos os comerciantes que foram obrigados a fechar seus estabelecimentos, o engraçado que censuram nossos comentários aqui, mas os políticos podem continuar falando mherdha e roubando, afinal deixa eles roubarem honestamente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • N

    Nilvo

    ± 3 dias

    Decepcionante

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pzig

    ± 3 dias

    Demagogo midiático fisiologico (não o soro) e agora escritor.....KKKKKKk

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCO

    ± 3 dias

    Kkkkkkkkkk. A bula da "tóxica e perigosissima" cloroquina deve ser beeeeem melhor que o livro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Emiliano augusto bastos coutinho

    ± 3 dias

    Um grande oportunista isso sim ..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVIO MACIEL ROCHA

    ± 3 dias

    Sempre será lembrado, pelas atitudes demagógicas e pelo final ao se aglomerar com os funcionários após um discurso patetico. A daninha está na lembrança dos brasileiros.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eldo Brito

    ± 3 dias

    Sua pressa em publicar o livro em 'plena pandemia' já mostra suas reais intenções, somente política sensacionalista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 3 dias

    Ótima sugestão de presente de Natal praquele amigo petralha, com a obrigação de ler até o fim. Até dezembro, vai custar 10 reais a baciada na Amazon.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      Vanessa Fonseca

      ± 2 dias

      Sim! Tem a ala intelectual!!! A esquerda caviar!! Kkkk mas só lêem com o que se identificam!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 3 dias

      Petista lê?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos

    ± 3 dias

    Fique em casa e perca seu emprego. Só procure o hospital se tiver falta de ar severa e morra. Esse foi o "protocolo científico" do oportunista.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    BENJAMIN GONZALEZ MARTIN

    ± 3 dias

    É realmente um enrolandolero

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 3 dias

    Os fanatizados piram >>>> RANKING DE NÚMERO DE MORTES/MILHÃO DE HABITANTES. São Marinho em primeiro e Andorra em quarto, países pequenos demais para comporem a estatística. Mesmo assim, Brasil em nono, Suécia em décimo e Estados Unidos em décimo primeiro. Tirando os pequenos países, estamos no "pior dos mundos", E a tal Suécia, cantada em prosa e verso como exemplo? Os dados estão aqui na GAZETA. Pesquisem >>> https://especiais.gazetadopovo.com.br/coronavirus/numeros/ - Bolsonaro e Trump deram um "show"... rsss

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo Prestes

      ± 3 dias

      Deixa de se doido, os piores resultados foram de Bélgica e Peru, dois países que fizeram lockdowns rigorosos. A realidade comprovou que lockdown e quarentena não funcionaram contra o COVID-19, destruíram a economia por nada. Tanto que quanto mais as pessoas circulam, menos casos e menos mortes temos. A juventude inteira da minha cidade está na rua, sem máscaras, em bares e boates, e ninguém morreu e nem tivemos gente nos hospitais. Isolamento vertical e tratamento precoce sempre foi o caminho correto.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo Bertozzi

    ± 3 dias

    Quantos hospitais de campanha foram usados de verdade? Nada! Isto porque o infeliz disse diversas vezes para as pessoas com sintomas ficassem em casa. Por quase todo o período que esteve a frente da Saúde. Pela ignorância matou milhares. Tínhamos que ter usado tudo o que podia. Entre o lacre demoníaco e a realidade, fez a pior escolha. Que fique no ostracismo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    EDUARDO SABEDOTTI BREDA

    ± 3 dias

    Mandetta + Folha. Sério? O que basta para não perder mais tempo lendo sobre o assunto.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vinicius

    ± 3 dias

    Boa! Mais um "m" ligado à política querendo ser salvador da pátria falida chamada Brasil, escrevendo seu livro para depois sair em busca do voto obrigatório do brasileiro médio, com dinheiro do fundo eleitoral. Os cargos comissionados (cabos eleitorais) adoram.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Danilo Bernardo dos Santos

    ± 3 dias

    Show, é isso mesmo. Me diverto com seus textos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Burro branco

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    ELMOR

    ± 3 dias

    Cuidado saudade em demasia pode virar melancolia e depois vc poderá ter que visitar cardiologia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo Prestes

    ± 3 dias

    Mandetta era aquele que mandava as pessoas para casa, sem remédios, esperando a doença piorar, para só então ir aos hospitais, para serem entubados (situação em que a mortalidade fica acima de 50%)... Foi a receita perfeita para o óbito do paciente... Quero distância de um médico desses, que sequer tenta salvar o paciente...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    sansão

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Polaco

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo José da Costa

    ± 3 dias

    ao contrário de Moro, que saiu dizendo as verdades, Mandetta se calou e resolve meses depois contar tudo em livro. Porque não disse quando era governo ou quando saiu ?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • B

      Burro branco

      ± 3 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 3 dias

    RANKING DE NÚMERO DE MORTES/MILHÃO DE HABITANTES. São Marinho em primeiro e Andorra em quarto, países pequenos demais para comporem a estatística. Mesmo assim, Brasil em nono, Suécia em décimo e Estados Unidos em décimo primeiro. Tirando os pequenos países, estamos no "pior dos mundos", E a tal Suécia, cantada em prosa e verso como exemplo? Os dados estão aqui na GAZETA. Pesquisem >>> https://especiais.gazetadopovo.com.br/coronavirus/numeros/ - Bolsonaro e Trump deram um "show"... rsss

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    All Jr

    ± 3 dias

    Maneta não foi quem disse pras pessoas voltarem pra casa e só procurarem hospital quando estivessem com sintomas mais graves? Não foi contra o tratamento no início dos sintomas com a HCQ? Ele iria salvar o País!!? Fala sério!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Admar Luiz

    ± 3 dias

    Eu também, prefiro, nestes tempos sombrios, ler qualquer bula do que um livros narrado por um oportunista demagogo e palanqueiro como o Mandetta. Ainda mais auxiliado por alguém da Falha, ops, Folha, né? Lixo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LUIZ PINHEIRO

    ± 3 dias

    Brilhante narrativa de como se comportam no Brasil os políticos metidos a espertos! Um embusteiro e farsante, queria aproveitar o cargo para fazer politicagem. Armava seu showzinho todo santo dia, e tome Blá Blá Blá, igualzinho o cirquinho diário que faz o Doria, todo santo dia com seus secretários! Mas como a população não é boba, eles estão no lugar que merecem nas pesquisas. menos de 2%. com tendência de queda!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo M

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • Z

    Zyss

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eduardo M

      ± 3 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CAS

    ± 3 dias

    Boicote total ao livro. Publicidade zero Vamos dar a esse indivíduo o que merece, desprezo e cadeia.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Teixeira Pires

    ± 3 dias

    Um dos maiores exemplos (se não for o maior!) de oportunismo na vida pública. Se fosse digno e de caráter, Mandetta poderia escrever um livro mais tarde, quando pudesse ser feita uma avaliação crítica e aprofundada dos acertos e erros da condução da pandemia no Brasil. Mas não, novamente prevalece interesses pessoais, obscuros e egocêntricos. Seu aparente papel inicial de lider na condução da crise se transformou em mais uma demonstração da pequenez e distância que o homem está da verdadeira e profunda sabedoria humana e espiritual. Bem-vindo ao ostracismo Mandetta!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Gustavo

    ± 3 dias

    E agora está dando entrevistas mensais tentando se manter relevante para 2022

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Pedro tenvia

    ± 3 dias

    Mandeta quer ser lembrado principalmente em 2022, coitado, já quase ninguém se lembra dele, a não ser pela politicagem na saúde que muito mal nos trouxe, assim parafraseando os Mamonas assassinas, "xô satanás".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LSB

    ± 3 dias

    Excelente texto! Leitor “calouro” (acabei de me tornar assinante), este é 1º texto q leio de sua autoria! O q tenho a dizer? O artigo em si, nota 10, mas.. “complicado” criticar algo q não se leu. Veja, a “resenha” é bem desenvolvida; a “evolução” da crítica e do raciocínio é articulada e bem construída. Enfim, do pto de vista “literário”, parabéns! Mas seria também nota 10 do pto de vista “político” se tivesse sido publicado após o livro ser lançado (e lido). Sua crítica, por + certeira q seja (e creio q seja), acaba sendo “neutralizada” (ou “desqualificada”) c/ o argumento de q “sequer leu o q está criticando”. Enfim, “estilo” e “articulação”, nota 10; “timing”, nota 3. Abs e parabéns.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • M

      MF

      ± 3 dias

      Adicionalmente ao comentário acima, alguns livros já se conhecem pela capa, outros pelo autor. Bem vindo ao Gazeta...Aqui vai ter que aumentar sua capacidade de críticas... Mas muito bem vindo de verdade!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marco Polo

      ± 3 dias

      Belo comentário, inclusive quanto à presunção do Autor do que poderá estar escrito no livro de Mandetta. Creio que o Autor se baseou nas inúmeras declarações e comentários, inclusive de Mandetta, de seus pontos de vista e abordagens. Sob esse aspecto, também o repugno mesmo sem tê-lo lido. Os.: também não lerei!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    GISELE

    ± 3 dias

    Mutreta sempre foi ator global manipulado pelo Maia .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Glecio

    ± 3 dias

    Um político fazendo o que fazem de melhor : politicagens. Esse Sr causou muita morte com esse fique em casa até piorar.. Quando os pacientes procuraram o hospital era tarde.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • G

    Glecio

    ± 3 dias

    Um político fazendo o que fazem de melhor : politicagens. Esse Sr causou muita morte com esse fique em casa até piorar.. Quando os pacientes procuraram o hospital era tarde.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    Thiago Piedade

    ± 3 dias

    Nesse caso, também prefiro a bula da hidroxicloroquina kkk

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo P.

    ± 3 dias

    Se o ex-ministro não fosse tão orgulhoso e aceitasse, ainda q de forma experimental, o uso da cloroquina, ivermectina e demais logo de início quantas vidas não poderiam ter sido salvas hein! Até hj lembro dele dizendo pra ninguém procurar um hospital nos primeiros sintomas e aguardar até q tivesse falta de ar, felizmente muitos não deram ouvidos a ele.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      victor A

      ± 3 dias

      Nao podia aceitar estava a serviço da esquerda .e milhares morreram por sua culpa em solicitar que somente quando estivessem com todos os sintomas fossem se tratar essa e a verdade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Leonardo Freitas

    ± 3 dias

    Esse cidadão é um Moro piorado. Ambos apostaram todas as fichas na derrocada do Bolsonaro até o fim da pandemia. Já está claro que ambos perderam a aposta. A diferença é que Moro ainda pode se gabar do que fez como juiz. Mandetta tem só a parte negativa: um oportunista. Já tinha esse conceito dele antes do tal livro. Agora, então, ele já cruzou a linha da desfaçatez.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 3 dias

    Dizem que o Mandetta pediu conselhos a ex-BBBs sobre como estender a fama ao máximo. Rejeitou de pronto posar nu. Aceitou publicar um livro, e já se matriculou em um cursinho de DJ.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    BANESTADO

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MF

    ± 3 dias

    Será que no livro ele vai dizer que: “ O pico será segunda semana de Abril” ou “Comemorar com amigos sem máscara pode desde que seja ele” ou “Que construíram dezenas de hospitais sem necessidade” ou “ A liberação de verbas pelo governo Federal serviu para escancarada corrupção” ou “ Na China pode ter festa em piscina “ ou “A OMS fala uma coisa depois “desfala” e isso não tem problema se agrada as esquerdas” ou “ A OMS assim como Bolsonaro recomendam cloroquina no início dos sintomas” ou “Fiquem em casa até sentirem falta de ar” ou “Fique em casa a Economia não é problema” ou “Se eu não militasse eu poderia ter salvo muitas vidas” ou ... os caracteres acabaram...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luigi Tenco

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • N

      Nm

      ± 3 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 3 dias

      Até o Natal, já vai estar a 10reais a baciada na Amazon.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSMAR PORTUGAL VAZ

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cleonisio Leite Rodrigues

    ± 3 dias

    Excelente!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Cleonisio Leite Rodrigues

    ± 3 dias

    Excelente!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    ELMOR

    ± 3 dias

    Escrever bem não é para qualquer um, se assim fosse eu mesmo poderia ser um grande escritor. Infelizmente não tenho essa competência, quanto ao livro claro não vou comprá-lo, pelo seu comentário quer me parecer que está cheio auto-elogios e afins.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário Kume

    ± 4 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marco Polo

    ± 4 dias

    Mandetta e os membros do STF que decidiram o que era de alçada exclusiva do Executivo, deverão ir a julgamentos pelos malefícios e mortes provocadas ao povo brasileiro. Enquanto não responsabilizarmos esses presunçosos limitados e alienados homens públicos, a situação continuará se repetindo. Algum advogado poderia entrar com uma ação exigindo danos morais e pecuniários pelas maldades propositais causas por eles e/ou, uma ação pública com a assinatura de inúmeros cidadãos brasileiros, na qual faço questão de constar como parte.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Alexandre Paranaense

    ± 4 dias

    Ciuminho do Bolsonaro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João Martins Donizete

    ± 4 dias

    Paulo: estou contigo. Prefiro ler bula até de um remédio que nunca precise tomar. Esse Mandetta (e olhe que vi várias coletivas do Ministério da Saúde) como falava, falava e não dizia nada). Em suma: um falastrão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Denis

    ± 4 dias

    Pelo visto, Madetta escreveu um livro de auto-ajuda político-eleitoral para ele mesmo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • B

    Bevi

    ± 4 dias

    O pior: Recomendou a busca de socorro médico só quando estiver com dificuldade para respirar...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Flavio Teixeira

    ± 4 dias

    Só falta a dilma lançar sua bibiogra...biliogr..biolog...biotec... ah, sua história

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    chico

    ± 4 dias

    Comprando 3 ganha um colete do SUS autografado

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • F

      Flavio Teixeira

      ± 4 dias

      Ahahahahahahahahahahahaha

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    José

    ± 4 dias

    Quando tudo acalmar e houver uma revisão histórica do que aconteceu, é bem possível que o ex-ministro tenha que explicar a recomendação para os pacientes não procurarem atendimento médico ao surgirem os primeiros sintomas. Aquele "fique em casa" e só procure o médico se começar a sentir falta de ar, ficará registrado na história como o pior conselho que uma autoridade poderia ter dado para a população. Não se preocupe Mandetta, não vamos esquece-lo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos Ctba

    ± 4 dias

    E a globo não cansa de por a foto dele o dia todo, tudo que ele fala coloca em manchete. Pelo jeitão vai ser comentarista da globonews . Quer ganhar visibilidade para sair candidato.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • E

      Emiliano augusto bastos coutinho

      ± 3 dias

      Grande verdade Ary..globo que alavancar qualquer um que faça frente a Bolsonaro

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Arys

      ± 3 dias

      Já que viram que Hulk não decola, tentam outro pavão...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 4 dias

    Está contando a história de uma gripezinha que vai deixar umas 180 mil mortes já na primeira onda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    4 Respostas
    • L

      Luigi Tenco

      ± 3 dias

      Freitas desejando a morte dde 40 mil pessoas! Doente!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • I

      IvoHM

      ± 3 dias

      É impressionante a cegueira de certas pessoas. Optam pela morte de 40 mil pessoas só para marcarem posição contrária ao Governo. E quem defende o Presidente Bolsonaro é que é "fanatizado"...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luigi Tenco

      ± 3 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      Neto

      ± 4 dias

      Se ficar em casa sem tratamento, sem dúvida.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SILVIO MACIEL ROCHA

    ± 4 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 4 dias

    Ironia e bom humor para explicar a inutilidade de uma obra literária que está surgindo. Por motivos ideológicos será apreciada pelos progressistas. Mas, quem se importa? Eu é que não. Estou com a maioria lúcida e coerente. E que tem mais o que fazer na vida. Gostei, Polzonoff.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.