i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

Millôr Fernandes e a luta anárquica contra a obediência bovina ao Estado

  • 07/05/2020 13:24
O que diria o homem que se insurgiu contra a obrigatoriedade no uso do cinto de segurança sobre os decretos que tornam crime andar sem máscara?
O que diria o homem que se insurgiu contra a obrigatoriedade no uso do cinto de segurança sobre os decretos que tornam crime andar sem máscara?| Foto: Cynthia Brito/ Wikipedia

Na longínqua década de 1990, era consenso entre os especialistas, tecnocratas, burocratas e cartorários em geral que o Brasil deveria impor a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança nas ruas e estradas. A cuestão hoje em dia pode parecer insólita, mas, na época, travou-se um pequeno e divertido debate que tinha entre seus protagonistas o saudosíssimo Millôr Fernandes.

Eu era um jovem aspirante a jornalista que lia aquela discussão nas páginas da Veja sem acreditar direito no que estava lendo. Quem era esse tal de Millôr para ser contra a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança? Afinal, se o slogan oficial dizia que o cinto de segurança salva vidas é porque é verdade. E, se é verdade, então faz sentido que o governo obrigue todo mundo a andar no carro bem preso. Na minha ingenuidade juvenil, me parecia uma loucura que alguém lutasse contra o consenso — que, hoje sei, é só um eufemismo com verniz científico para a ditadura do pensamento único.

Alguns anos mais tarde, fiquei observando um resignado Millôr prender o cinto de segurança, o que serviu de deixa para abordar o assunto. Na época eu já entendia que a luta do guru do Méier não tinha nada a ver contra o dispositivo de segurança em si, e sim contra a obrigatoriedade. Mais do que isso, era uma posição contra a aceitação bovina de tudo o que cheirasse a paternalismo e contra a “arrogância dos números”.

Me lembrei disso ontem, ao ir à padaria. Sob uma chuva leve e um friozinho desses de doer a ponta da orelha, esperei bovinamente, a boca retorcida num protesto silencioso por trás da incômoda máscara, até que o segurança permitisse minha entrada. Ao meu redor, homens e mulheres também esperavam mansamente, talvez ruminando manchetes escandalosas, sua vez de comprar o pãozinho nosso de cada dia.

Naquele cenário, a única coisa que fazia sentido era a chuva fraca e o frio — afinal, já estamos em maio. Sob uma tendinha que ameaçava ser levada pelo vento, eu e mais cinco ou seis pessoas nos aglomerávamos sem que houvesse rebeldia nenhuma nessa aglomeração. Éramos obrigados a ficar ali, juntinhos, meu coronavírus em potencial conversando com o coronavírus em potencial de um frágil senhorzinho, à espera de que o segurança, com o revólver bem à mostra na cintura, nos autorizasse a entrarmos no curral, digo, padaria. Onde marcas no chão faziam as vezes de baias nas quais esperávamos pacientemente o abate, digo, o pão.

Já disse que estávamos todos obedientemente mascarados? Estávamos. Todos. Umas máscaras feias, simples, frágeis e, sinceramente, inúteis, como a minha, outras todas decoradinhas e outras que pareciam tiradas de uma distopia cyberpunk. Ali estávamos reduzidos a vetores em potencial. A ameaças ambulantes. A pecinhas minúsculas e insignificantes nessa grande engrenagem enferrujada chamada Estado, cujas alavancas são controladas por deuses de jaleco empunhando Mont Blancs com as quais assinam seus éditos que “com toda a certeza do mundo” salvarão a minha, a sua, a nossa vida.

Millôr dizia o que dizia contra os cintos de segurança sem ser obrigado a ouvir o contra-argumento infantiloide do “quero ver quando acontecer com alguém perto de você”. Sem ter um tuiteiro embriagado de falsas virtudes dizendo que ele tinha “a alma necrosada”. Não, ninguém o chamava de negacionista ou terraplanista. Ou, se chamava, ninguém dava ouvidos. Sorte a dele. Na época (e não faz tanto tempo assim), as pessoas ainda admiravam aqueles que, com humor, praticavam o nobre esporte do livre-pensar.

Ali todo encolhido sob a tenda improvisada, irmanado no desejo de comer um pão quentinho e no medo do coronavírus, com a sensação de estar vivendo um pesadelo que, sinceramente, já foi longe demais, fiquei me perguntando o que Millôr Fernandes diria hoje sobre as ordens de lockdown no Maranhão — que, aos poucos, vai se transformando no parquinho de diversões comunista de Flávio Dino. Ou sobre as multas para quem cometer a ousadia, a temeridade, a violência sanitária, o crime de sair de casa sem a milagrosa máscara.

Fecho os olhos por um instante, sentindo o cheiro do pão recém-saído do forno, e me permito um momento de delírio. Me lembro da voz, daqueles olhinhos apertados e do pigarrear que sempre antecedia uma frase que despertava uma enxurrada de risos à mesa do jantar. E ouço Millôr Fernandes dizendo, naquele tom anárquico que tanto incomodava os burocratas do intelecto:

— Quem manda em mim sou eu, não o Estado.

45 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 45 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • Z

    Zyss

    10/05/2020 2:17:41

    “Fica em casa” é o novo Heil Hitler!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Z

      Zyss

      10/05/2020 1:59:15

      Primeiro, já mentiu dizendo que o segurança portava a arma ostensivamente. Proibido e cadeia brava. Engraçado que nós que lutamos pelas liberdades individuais somos chamados de gados por aqueles que aceitam passivamente ser doutrinado por ditadores.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • L

        Luiz Carlos Giublin Junior

        09/05/2020 23:50:24

        Parabéns. excelente texto. As pessoas em pânico aceitam perder a liberdade em troca da "salvação" do Estado. Mesmo que a salvação seja apenas uma trapalhada a mais de uma "burrocracia". Felizes aqueles que, com bom senso, conseguem questionar o Estado e manter a sua liberdade.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          Marcos eisenschlag

          09/05/2020 22:55:28

          Na idade media os médicos usavam mascaras bico de corvo nas quais penduravam lavanda para proteção dos "mau odores" que acreditavam serem os causadores das doenças. Hoje, passados 400 anos, ainda tentam nos dizer que mascaras de pano, com filamentos mais grossos quanto um fio de cabelo irao deter um virus nanométrico. Se fosse assim, os pelos dentro do seu nariz ja' seriam suficientes. As únicas mascaras que funcionam sao as cirúrgicas que possuem camada filtrante com filamentos menores de 5 microns, o resto e' placebo. O governo nos obrigar a usar algo que nem eficaz e' , só' tem um nome: TIRANIA.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          4 Respostas
          • D

            D. L. Paiva

            11/05/2020 13:57:07

            Sem contar os problemas respiratórios que hão de vir pelo uso de máscaras não higienizadas devidamente.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • Z

            Zyss

            10/05/2020 2:01:16

            Marcos eisenschlag: Prezado, estão testando a nova engenharia social e o povo esta engolindo com farinha. Estamos perdidos. Tipo essa senhora que lhe respondeu. Completo alienismo.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • M

            Marcos eisenschlag

            10/05/2020 1:46:45

            Sílvia : do ponto de vista da Medicina, que e' o tema tratado sim: existe a pré'-microbiologia e a pós microbiologia. Mas voce pode continuar usando sua mascara com lavanda se o placebo lhe faz efeito.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

          • S

            Sílvia

            10/05/2020 1:25:07

            Passaram -se 400 anos desde o fim da Idade Média? Só para saber...

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • C

          CLAYTON SALFER

          09/05/2020 21:20:47

          Parabéns, bem escrito. Posso não concordar 100% com a anarquia subjacente, mas o ilustre colunista escreve bem!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Marcelo

            09/05/2020 20:22:42

            Leio os comentários aqui e bate uma tristeza. Difícil ver a dificuldade das pessoas interpretarem um texto. Polzonoff é um cara que sempre escreve textos descontraídos, se não entenderam leiam de novo, ele em nenhum momento disse: "não usem máscara". Mas aí quando Doria, Witzel e outros fazem das notícias diárias das mortes os seus palanques eleitorais aí todos aplaudem, elogiam, etc. Até esses dias a Globo dizia pra sair de casa só em último caso, agora como essa não colou já justificam a máscara. Ninguém está duvidando da doença mas os critérios e a forma de induzir o povo (e o povo também não ajuda) é que incomoda.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • S

              Sílvia

              10/05/2020 1:22:55

              Sugiro q vc sim leia o texto de novo...

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • J

            João Mauricio

            09/05/2020 20:17:23

            Imaginem se o anarquismo tivesse tomado conta do nosso País, como estaríamos resolvendo a situação atual? Se com a presença do Estado (o direcionador) já está uma bagunça, fico imaginando como estaríamos sem ele!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • B

              Beto Moraes

              09/05/2020 19:49:01

              Poderia dizer sobre o lockdown o que disse sobre Brasília: "O desnecessário tornado irreversível".

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • R

                Ricardo Aranha

                09/05/2020 19:05:19

                Maravilha de artigo! Um dos melhores que li nessa Gazeta!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • L

                  LUIZ DE FREITAS

                  09/05/2020 17:59:09

                  Um ponto de vista, mas como o cinto de segurança já salvou minha vida, prefiro na minha máscara a companheira inseparável deste momento, muuuuu!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • L

                    Lucio Araripe de Abreu e Lima

                    09/05/2020 17:32:16

                    Millôr Fernandes foi, seguramente o maior filósofo brasileiro. Culto, falava várias línguas, alemão latim e grego, só pra começar. Lia as grandes obras no original. Era tradutor de peças de teatro estrangeiras. Escolheu o humor, o non sense finíssimo como modo de se expressar, não fazia humor chulo ou piadas tolas. É dele a mais perfeita definição do Brasil:"...O Brasil é um acampamento transitório de raças desencontradas." Isso explica o governo como um todo. Nós elegemos.Agora, experimenta fazer um tour, sem máscara numa emergência de um hospital...Menino, deixa o Millõr em paz.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • M

                      Marcelo

                      09/05/2020 20:12:44

                      Lúcio: por favor, se vc não conhece o Polzonoff, ou melhor os artigos dele, procure ler outros aqui mesmo na Gazeta pra vc entender o estilo descontraído dele. Muitas vezes às pessoas querem um texto como uma "receita de bolo", tudo explicadinho, e não é bem assim.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • S

                    Sílvia

                    09/05/2020 16:46:27

                    Fico imaginando esse tolo olhando todo orgulhoso para seu texto pedante e vazio, acreditado-o libertário. Não conhecia a história de Millor em torno do uso do cinto de segurança. Ela já é **** em si, mesmo em se tratando de MF, imagine face a uma epidemia causada por um vírus letal e sobre o qual nada se sabe? Tolinho esse moço. Muito tolinho.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • M

                      Marcelo

                      09/05/2020 20:14:30

                      Silvia: todos os textos do Polzonoff vc costuma criticar. Permita-me te deixar uma dica: se não gosta não leia. Ou se não entende nada, tipo analfabetismo funcional, também não leia.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • J

                    José R. A. Lobo

                    09/05/2020 16:06:44

                    Acho que esse rapaz está sem criatividade para escrever

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • J

                      José R. A. Lobo

                      09/05/2020 15:45:36

                      Acho que esse rapaz está sem criatividade para escrever

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • L

                        Luciano

                        09/05/2020 15:02:01

                        O estado tem a obrigação de impor regras, ele serve para sorver nosso dinheiro e criar regulamentação. Regras sempre incomodarão uns e satisfarão outros, é o jogo. Na questão da máscara, como foi comentado antes, tem que ser usada sim, é um período de altíssima taxa de transmissão, não é um resfriado comum. Tenhamos paciência, isso passa. O protesto é livre, se não vai cumprir determinação superior que assuma as consequências, se quer mudar quem dita as regras vote corretamente, paremos de eleger energúmenos, a começar pelos vereadores.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • Z

                          Zyss

                          10/05/2020 1:57:35

                          Vc é o típico gado, sinto muito.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • G

                        Gilson Figueiredo

                        09/05/2020 14:52:55

                        Esse **** não sabe que vive em sociedade?! Se quer livre, sozinho, isole-se numa região inóspita, desabitada, onde possa clamar sua liberdade!!!!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • L

                          Luiz

                          09/05/2020 12:59:30

                          Opa, hoje foi bem, prezado Polzonoff. Parece que o Bolsonaro está certo quando diz, deixem de ser bovinos, "quem manda em mim, sou eu". Os Flávio Dinos da vida estão por aí, com suas canetas Mont Blanc, meu caro. É humilhante o que fazem com o cidadão. Vai ver etão, certos mesmo -, como observei esta semana num bairro carente -estão os moradores de lá. Ninguém estava usando máscaras na rua. Ou melhor um o outro. E a vida que segue. Em tempo: ninguém com o mínimo discernimento negue a gravidade do COVID-19, mas cá pra nós, há muita politica rasteira por aí, né? A Rede Lixo então?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • S

                            Silvio Luhm

                            09/05/2020 11:56:43

                            Parabenizo o colunista pela visão lúcida e pela coragem de escrever contra a maré de pequenos (e grandes )autoritarios que estão a brotar pelo país. Uma sociedade que desaprendeu a pensar merece ficar em casa,de preferência debaixo da cama,enquanto a vida real insiste em seguir em frente.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • M

                              marcio

                              09/05/2020 11:46:41

                              Interessante seu texto, mas faço uma ressalva: No caso dos cintos de segurança, contra o que também tenho objeção, a falta de uso coloca em risco apenas a sua segurança e de mais ninguém. Acho que eu deveria ter o direito de correr o risco e ninguém se meter . Já a falta de uso da máscara coloca em risco a segurança e a saúde dos outros. E aí deve prevalecer o interesse da maioria. Além do que, o uso da máscara é recomendado por médicos, que sabem da sua importância pois os utilizam desde sempre(dentistas, cirurgiões, etc.).

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • L

                                Luiz

                                09/05/2020 15:52:58

                                Respeito sua opinião, mas discordo na questão do cinto. Oras, é comprovadíssimo que o cinto protege. Tive uma experiência com um parente de minha mulher. Médico e de excelente alma, estava indo para um albergue fazer seus atendimentos. Uma simples batida numa esquina tirou-lhe a vida. Com o impacto foi jogado para fora do carro e teve traumatismo craniano. Se estivesse com o cinto nem um aranhão teria. Mas o que realmente importa nisso é o custo que o seu "direito" de não usar o cinto vai deixar pra sociedade. Não esqueça, vc vai ser levado a um hospital, se tiver ferimentos graves, vai ficar impossibilitado de trabalhar, etc. Quem pagará os custos?, tua família e a sociedade.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • E

                              Evandro

                              09/05/2020 11:17:54

                              Obrigado por nos trazer a lembrança da rebeldia necessária e elegante do Millor. Quantas saudades! Certamente ele haveria de ter feito aquelas frases de efeito em antítese. E questionaria os que não se questionam... bovinos-novos convertidos por redes sociais , verdadeiras patrulhas do pensamento. Parabéns, Polzonoff!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • A

                                Alan Z

                                09/05/2020 11:15:32

                                Faltou mencionar no texto o disparate da tomada de três pinos, o kit de primeiros socorros nos carros, o voto obrigatório e um sem fim de burocracias as mais variadas impostas pelo Estado que fazem com que o cidadão pegue ojeriza até de coisas simples que podem até nos ser úteis mas que impostas goela abaixo nos fazem sentir um pouco menos donos de nós mesmos e sem a capacidade de saber o que é melhor pra nós mesmos. Sim somos gado.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • E

                                  eneida

                                  09/05/2020 10:57:51

                                  A ditadura do pensamento único leva a isso tudo. E aí de quem ousar discordar. É fato que precisamos ter cuidado, mas os donos do poder estão abusando com muitas medidas autoritárias e arbitrárias. Essa máscara caseira mesmo. Serve apenas para mostrar poder. A proteção mesmo é quase nula.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    matuto velho

                                    09/05/2020 10:37:20

                                    A nossa realidade é indigesta. ... Quando aceitamos o contrato social, tornamos o Estado o único a ter a força. Esta "força" pode ser manipulada por governos com ideologias distintas. E, como vivemos numa Democracia, os representantes não são unanimes em seguidores. Sempre vai haver "posição X oposição". Quanto ao caso especifico do vírus ,,, Ah! Esse vai ficar na história ... E, por ser um assunto extremamente complexo, sempre vai existir os "a favor & os contra".

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • Z

                                      Zyss

                                      10/05/2020 1:56:13

                                      Esse negócio de contrato social é só expressão de livreto jurídico. Eu e vc nunca assinamos nenhum contrato. E nem participamos da constituição da CF 88.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    Leonardo Ferreira

                                    09/05/2020 9:27:08

                                    Seu direito acaba quando começa o direito dos outros! Não tem medo de morrer? Ótimo! Bom para você! Mas não coloque a vida dos outros em risco! E não vá pedir tratamento em hospital público sustentado com o dinheiro do pagador de imposto!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • Z

                                      Zyss

                                      10/05/2020 1:54:48

                                      Se vc tem medo de morrer, fica em casa se cuidado, vc não tem o direito de interferir na minha vida e propriedade privada (meu negócio).

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • B

                                    Bruna Leme

                                    09/05/2020 8:25:59

                                    A rebeldia traz a anarquia.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • Á

                                      Álvaro

                                      09/05/2020 12:31:06

                                      A rebeldia tem, sempre, um sentido normativo. Não existe desordem.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • I

                                    Isaac Zabini dos Santos

                                    09/05/2020 2:40:07

                                    Millor Fernandes foi um grande jornalista e um frasista incrível, mas me incomoda essa coisa de transformar coisas objetivas em subjetivas! Nesse momento, usar máscaras tem um valor objetivo importante, questionar isso só pelo prazer de ser politicamente incorreto, isso sim é infantilóide..

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • L

                                      Luiz Antonio Leao

                                      09/05/2020 1:12:10

                                      Fraquim demais. Parece compozissão infantil.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • C

                                        Claudio Eduardo Lourenço Temochko

                                        09/05/2020 0:45:20

                                        Nossa, calma. Vai passar, cara. Que drama. Serão uns meses de contratempos antes do retorno da normalidade. Não é como se estivéssemos em uma nova ordem estabelecida para todo o sempre. Perceber a temporariedade dos sofrimentos é saudável e você parece estar precisando (escrevo "sofrimento" com muita preguiça de encontrar outra palavra mais adequada. Tenho todo o direito. Quem ganha pra escrever é você. Não eu). E não é como se a sua opinião fosse original. Pode não obedecer ao Estado assim com E maiúsculo, mas está obedecendo várias ideias que estão por aí. Você não é um rebelde, só obedece de um jeito diferente. É como se, sei lá, tivesse outro chefe.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        3 Respostas
                                        • C

                                          Claudio Eduardo Lourenço Temochko

                                          09/05/2020 2:37:19

                                          Felipe Martinelli: Oi, Felipe. Tudo bem? Obrigado pela resposta. Pode ser mesmo que eu seja ingênuo. Ou que você esteja preocupado demais. Espero que seja o caso. Seria difícil viver num país que produz textos de indignada rebeldia toda vez que um escritor sai de casa pra comprar pão. E realmente não consigo imaginar as instituições do país permitindo esse nível de restrição de liberdade sem o contexto da pandemia. A flexibilização dos outros países acontecerá antes que a nossa. Isso deve dar alguma pista do que vai acontecer aqui, não acha? Vamos aguardar.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          Claudio Eduardo Lourenço Temochko

                                          09/05/2020 2:35:48

                                          Oi, Felipe. Tudo bem? Obrigado pela resposta. Pode ser mesmo que eu seja ingênuo. Ou que você esteja preocupado demais. Espero que seja o caso. Seria difícil viver num país que produz textos de indignada rebeldia toda vez que um escritor visita a padaria. E realmente não consigo imaginar as instituições do pais permitindo esse nível de restrição de liberdade sem o contexto da pandemia. A flexibilização dos outros países acontecerá antes que a nossa. Isso deve dar alguma pista do que vai acontecer aqui, não acha? Vamos aguardar.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • F

                                          Felipe Martinelli

                                          09/05/2020 0:58:25

                                          Precisa ser muito ingênuo pra achar que os governantes vão abdicar de todo esse poder que receberam de mão beija. O que eu mais vejo são reportagens dizendo que depois da pandemia "o mundo nunca mais será o mesmo". Em outras palavras, vão continuar usando outras doenças pra manipular e conseguir mais poder, igual faziam com aquecimento global.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • S

                                        Sílvia

                                        09/05/2020 0:04:26

                                        Esse tem q comer muito feijão e ler toda a obra de Millôr. Se é jornalista entrevista intelectuais q conviram com ele e pergunte o q ele diria sobre o q estamos vivendo.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          maryyapaz

                                          08/05/2020 11:54:17

                                          Senti saudade do Millôr. E ele estava coberto de razão. Que gente é essa que briga pelo direito de usar drogas e pula em cima de quem precisa sair de casa para ganhar o pãozinho de cada dia gritando assassino, assassino!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          Fim dos comentários.