i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?

Polzonoff

Foto de perfil de Polzonoff
Ver perfil

"Para nós, há apenas o tentar. O resto não é da nossa conta". TS Eliot.

Para que serve e não serve a prisão do deputado Daniel Silveira

  • 17/02/2021 13:38
Como posso confiar a liberdade a uma instituição que não aguenta meia dúzia de impropérios sem consequência, ditos por um deputado irrelevante?
Como posso confiar a liberdade a uma instituição que não aguenta meia dúzia de impropérios sem consequência, ditos por um deputado irrelevante?| Foto: Lula Marques/ Fotos Públicas

Hoje, no café da manhã, conversava com minha mulher sobre a prisão do deputado Daniel Silveira, a mando do ministro Alexandre de Moraes. E dizia, cantarolando mentalmente uma música de Raul Seixas (“Eu não sou besta pra tirar onda de herói”), que pretendia escrever algo a respeito disso.

Foi quando ela tirou rapidamente os olhos do pão, que recebia uma generosa camada de manteiga, para me alertar daquela forma que só as mulheres sabem. Desviei do “pense bem!” e do “tem certeza?” e me abaixei a tempo de evitar um “não vou te visitar na cadeia, hein?”. Só para me ver abatido por um mortal “pra quê você vai se meter com isso?”.

Caí desacordado e tive sonhos intranquilos. Mas foi bom. Porque despertei do estupor do argumento mais trivial – que seria atacar a flagrante ilegalidade da prisão de um deputado federal por crime de opinião – para questionar a serventia da ordem suprema, assim como a, digamos, desserventia da medida.

Eis-me aqui agora, pois, cometendo a ousadia de escrever sobre esse absurdo que, antes de ser político e jurídico, é moral. E que nos afeta porque, vindo de um ministro do STF, nos deixa à mercê das vontades e dos caprichos de uma espécie de juiz absolutista. Um juiz-sol que, a cada decisão aparentemente tomada por uma mistura de impulso e soberba, e com a justificativa de zelar pela estabilidade democrática e pela honra da instituição, acaba por abalar a harmonia entre os poderes e a sociedade.

Para que serve a prisão do deputado Daniel Silveira

Antes de qualquer coisa, a prisão do deputado Daniel Silveira serve para botar medo nas pessoas que contam com o questionável privilégio de expor sua opinião. E, neste caso, funciona. Tanto é assim que estou aqui, medindo cada uma das palavras que escrevo. Ponderando adjetivos, advérbios e até neologismos. Avaliando, a cada frase, os custos e benefícios de minha pequena opinião.

“Deveria ser sempre assim!”, vai dizer alguém, talvez até mesmo um juiz que, não sendo o Sol, se acha estrela. E esse alguém tem certa dose de razão. Nunca é demais ter cuidado com as palavras. Mas uma coisa é se jogar de bungee jumping nesse fascinante e mítico abismo da liberdade de expressão confiando que o equipamento foi devidamente inspecionado. Outra bem diferente é se jogar preso a um equipamento corroído pelas instituições que deveriam zelar por sua conservação.

Atrelada ao medo, a prisão do deputado Daniel Silveira tem outra serventia: mostrar quem manda no Brasil. Veja bem, cada um dos 11 ministros do STF tem, hoje, um poder limitado apenas à sua própria consciência. Alexandre de Moraes e seus colegas tomam as decisões que tomam sabendo que jamais serão responsabilizados por quaisquer consequências ruins. Os freios institucionais, que nunca foram lá essas coisas, já não funcionam mais. A Constituição, já tão aviltada, pobrezinha, se transformou numa peça mal escrita de ficção.

A prisão do deputado Daniel Silveira serve, ainda, para transformá-lo em vítima e mártir da liberdade de expressão. O que acaba por legitimar um discurso baixo e pesado, cheio de xingamentos dignos de uma roda de bêbados e daquela valentia típica de quem preza mais pelos músculos do que pelo intelecto. Mas talvez isso seja próprio do nosso tempo que clama por castigo ao valentão inseguro do recreio, quando qualquer um minimamente sensato sabe que o certo a fazer é ignorar o pinscher que se acha dobermann.

Para que não serve a prisão do deputado Daniel Silveira

Por mais que o STF, sobretudo o ministro Alexandre de Moraes, queira se mostrar zeloso com a própria imagem de “casa garantidora dos direitos fundamentais”, a verdade é que a Corte está com a reputação manchada perante a opinião pública. E a prisão do deputado Daniel Silveira, por mais medo que venha a inspirar nos críticos da instituição, só ma-ma-ma-ma-cula (este sou eu tremendo) ainda mais a instituição.

Se um dia o STF voltará a ser visto como o último bastião contra o autoritarismo do Executivo e do Legislativo, não será dando ele próprio exemplos de autoritarismo explícito. Tampouco será querendo controlar o que dizem a respeito da instituição e daqueles que a compõem. Aliás, a própria preocupação com a “honra” da casa mostra que há algo de muito errado com os ministros, que deveriam estar acima de xingamentos, ameaças e bravatas feitas por um deputado do baixo clero.

Agora, se o objetivo da prisão era “proteger a democracia”, serei obrigado a abandonar o ar circunspecto deste texto para me acabar numa gargalhada daquelas bem tristes mesmo. Qualquer pessoa que tenha folheado um livro de teoria política sabe que uma das mais belas contradições da democracia está justamente em aceitar críticas à própria democracia.

Um judiciário incapaz de ouvir meia dúzia de impropérios sem relevância ou consequência não é uma instituição na qual me sinto seguro para confiar minha liberdade; é só uma agremiação de vaidades frágeis. Fragilíssimas.

127 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 127 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • E

    EDUARDO

    20/02/2021 21:58:19

    Con con con con concordo to to to totalmente!!!! Esses 11, semideuses de araque, já têm lugar garantido na História do Brasil como a mais despreparada Corte do país, manchando de vergonha, definitivamente, a sua reputação. Como disse o Fux, do alto de sua soberba e estupidez, sobre a questão constitucional da imunidade parlamentar..."a sociedade brasileira não está preparada para entender as filigranas da Constituição Federal!!! Essa camarilha togada resolveu atuar como Editora do país, definindo o que pode e o que não pode ser dito ou escrito. Mas todos eles são passageiros, terão a sua hora, e o Brasil vai continuar, dedicando a cada um deles o seu total desprezo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      Ana Cristina von Jess Pereira Godinho

      20/02/2021 21:26:38

      Sensacional...medo de elogiar mas SENSACIONAL!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • E

        Edu Sona

        20/02/2021 15:56:30

        Correndo algum risco, digo bem baixinho: parabéns pelo texto.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Cintia

          20/02/2021 14:11:18

          Perfeito!!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • F

            FRANCIELY

            20/02/2021 13:15:21

            para vc ver como estamos mal servidos nos poderes públicos e ainda querem nos calar! será que pensam quem somos crianças de jardim de infância?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • L

              Laura Teixeira Motta

              19/02/2021 15:46:53

              Muito bom! Me representou. Só faltou dar uma espetada na cambada de congressistas de rabo preso que aceita mansamente o jugo.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • J

                Jose Orlando Melo de Azevedo

                19/02/2021 15:28:57

                Faço minhas as suas palavras. Parabéns pelo texto.. Precisamos continuar a resistência contra os verdadeiros algozes da nossa Democracia.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • T

                  Tupinambá

                  19/02/2021 14:52:42

                  Ótimo artigo e que nos causa uma boa reflexão! O problema não está em defender o deputado, o qual é muito tosco ! O problema está no STF passar por cima da liberdade de expressão e da imunidade parlamentar criando um absurdo jurídico do crime em flagrante inafiançável, com mandado de prisão, de uma postagem em rede social! Nosso direito e liberdade estão sendo aviltados com esta decisão do STF e isto só a Câmara poderia interferir, derrubando esta prisão arbitrária! Triste do deputado que votar hoje pela manutenção desta absurda prisão !

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • A

                    Anna

                    19/02/2021 12:37:04

                    Levandowiski ameaçou prender uma pessoa que dentro do aviāo disse que o “STF é uma vergonha”, isso nos leva a crer do que pensam de si mesmos. Depois teve o episódio de Allan dos Santos. Ainda estou esperando o julgamento dos corruptos que surrupiaram nosso país, que estāo parados há mais de uma ou duas décadas. Enquanto forem amigos de amigos estarāo tranquilos.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • L

                      LCA1

                      19/02/2021 12:06:03

                      A melhor q já li foi a de Muylaert: Um defende o AI5, o outro aplica o AI5!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • A

                        Alexandre Souza

                        19/02/2021 12:03:23

                        O último parágrafo é um fecho de ouro!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • E

                          Eleide Santana Oliveira

                          19/02/2021 11:50:40

                          Este episódio envolvendo o STF, de novo, prova o quanto a vaidade e o ego emburrece . Alexandre é prova disso. A prisão do Silveira serve para provar que os 11 supremos" sofrem de excesso de vaidade e pequenez espiritual. Querem a qualquer custo protagonizar algo, mesmo que, para isso destrua a reputação da instituição a que servem.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • M

                            MAILLIW THOMI

                            19/02/2021 1:08:48

                            Excelente texto, como sempre. Fico aqui me perguntando se acaso o Sr. Silveira fez isso de propósito... Tipo, " 'bora acabar de vez com a reputação do STF"? Se foi dessa forma a coisa, ele conseguiu.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • G

                              gabriela siebra

                              18/02/2021 19:16:28

                              Excelente texto. Ainda podemos ler textos assim, que bom.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • D

                                Diego da Silva

                                18/02/2021 13:01:49

                                Parabéns pelo texto! “A pior ditadura é a ditadura do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer.” (Barbosa, Rui)

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • P

                                  Paulo Afonso Pasquotto de Lima

                                  18/02/2021 10:09:01

                                  Parabéns pelo texto.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • D

                                    dougfate

                                    18/02/2021 4:01:14

                                    Obrigado pelo texto , um erro não justifica outro ouvi certa vez em casa , lá no supremo acho que nunca ouviram essa boa simples lei

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • Z

                                      Zyss

                                      18/02/2021 3:18:22

                                      O Daniel foi o estopim para o início de uma guerra civil, assim espero. Veremos as cenas do próximo capítulo.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • R

                                        renato mello

                                        18/02/2021 2:54:56

                                        Paulo, eu também não estou me sentindo seguro. Espero que algum demônio ou mesmo são Jorge venha nos salvar desses dragões expelidores de enxofre e prolatadores de interpretações estranhas da lei. Até lá, torço para vc não ser preso. Hehehe

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • O

                                          Otacilio

                                          18/02/2021 1:58:41

                                          Parabéns pelo artigo! Tristes dias que vivemos.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            Renata de Paula Xavier Moro

                                            18/02/2021 1:36:15

                                            Um imbeciloide que falou um conteiner de M foi preso, e traficantes e corruptos que efetivamente cometeram crimes foram soltos pela mesma corte. Moral da história: o crime compensa. Mas tem que ser crime grande! Não adianta ser bagre metido a tubarão como esse aí.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • R

                                              Renata de Paula Xavier Moro

                                              18/02/2021 1:32:53

                                              O que estamos vendo é um metido a ditadorzinho falando um monte de M de um lado e praticantes de ditadura de toga de outro. Merecem-se. Crianças birrentas.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • A

                                                antonio augusto

                                                18/02/2021 1:28:50

                                                só tenho dizer o seguinte... isso é...RECEITA DE BOLO DE CHOCOLATE 1 xícara de chá de leite 1 xícara de chá de óleo de soja 2 unidades de ovo 2 xícaras de chá de farinha de trigo 1 xícara de chá de achocolatado em pó 1 xícara de chá de açúcar 1 colheres de sopa de fermento químico em pó E tenho dito... só quem tem mais de 50 anos entenderá...

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • R

                                                  Renata de Paula Xavier Moro

                                                  18/02/2021 2:51:10

                                                  Perfeito! Há quem queira isso de volta. Vou testar sua receita, obrigada!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • R

                                                Roberto

                                                18/02/2021 1:13:36

                                                Esse suplemo, é uma vergonha para o povo brasileiro, eles nâo nos representam, uma corte onde só é vaidade das vaidades, como disse Jesus, sepúlcros caiados, por fora uma bonitos, mais por dentro..., enfim pobre do povo brasileiro, estamos orfãos de justça, sem esperança, não sei quando veremos a luz no final do túnem. Amém

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • F

                                                  Freitas

                                                  18/02/2021 0:52:57

                                                  O "bobalhão" já teve a cabeça negociada com os GRANDÕES DE BRASÍLIA. Será defenestrado da Política e a pocilga prosseguirá.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • A

                                                    Armando Altomare

                                                    18/02/2021 0:50:50

                                                    Texto excelente, o único o equívoco é: o Sol é uma estrela.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    1 Respostas
                                                    • P

                                                      Polzonoff

                                                      18/02/2021 10:30:56

                                                      Oi, Armando. No trecho "não sendo o Sol, se acha estrela"? Sei que o Sol é uma estrela. A ideia, neste caso, foi distinguir a "estrela mais importante" das outras. Abraço.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • C

                                                    Cético

                                                    18/02/2021 0:42:00

                                                    Polzonoff com a elegância e habilidade que lhe são peculiares disse o óbvio, mas nesse país infelizmente o óbvio precisa ser dito. Obrigado Paulo, muito obrigado.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • J

                                                      Jose antonio gaitan guzman

                                                      18/02/2021 0:23:08

                                                      Inacreditável o que estamos vendo o STF fazer. Onde está a liberdade de expressão? E a democracia que tanto falam que está em risco sob o governo Bolsonaro? Vemos que os ditadores são esses Srs.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • C

                                                        Carlos Indio do Brasil de Paula Neves.

                                                        17/02/2021 23:46:45

                                                        Infelizmente, a nossa democracia está podre, carcomida, vilipendiada por qualquer um que pense ter nas mãos a capacidade de produzir o efeito desejado: poder. Cada um faz o que bem entende e vivemos numa bagunça institucional. Existe um grande risco, de alguém cansado dessa baderna toda chegar e bater bem forte na mesa: Isso acaba agora! Será tarde demais para chorar por ela.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • J

                                                          J. Galt.

                                                          17/02/2021 23:32:52

                                                          Boa Paulo. Não há mais ordem jurídica vigente.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • F

                                                            Freitas

                                                            17/02/2021 23:07:58

                                                            "Gol chama PF e impede que deputado federal embarque sem máscara em avião. >> Caso envolvendo Daniel Silveira ocorreu nesta terça, em Guarulhos. >>. UM BANDIDO. (27.01.2021)

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • E

                                                              Evandro

                                                              17/02/2021 22:56:44

                                                              Perfeito, Polzonoff! A democracia precisa ser criticada pra valer a pena. E esses “ capa-pretas” que se julgam acima do bem e do mal precisam ser criticados e o legislativo precisa se impor. A menos que se queira desmoralizar por completo o Poder Judiciário

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • E

                                                                Evandro

                                                                17/02/2021 22:56:44

                                                                Perfeito, Polzonoff! A democracia precisa ser criticada pra valer a pena. E esses “ capa-pretas” que se julgam acima do bem e do mal precisam ser criticados e o legislativo precisa se impor. A menos que se queira desmoralizar por completo o Poder Judiciário

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • C

                                                                  Cristina

                                                                  17/02/2021 22:35:43

                                                                  Excelente texto!!

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • E

                                                                    Erison

                                                                    17/02/2021 22:33:24

                                                                    O jornal cortou a palavra idi ota... kkk

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • F

                                                                      Freitas

                                                                      17/02/2021 22:35:35

                                                                      Polzonoff, apenas mostro que esse sujeito não vale um tostão furado. Que se fuedam todos os outros bandidos. Temos que mostrar a ficha desse "sujeito" de maus predicados. Estão defendendo esse bandido como se fosse um santo. Não passe o pano, Polzonoff. A prisão é extemporânea, mas, pela ficha corrida, já tinha que estar preso há muito tempo. Esse canalha não é aquele que fez a maior arruaça em um voo doméstico? A companhia aérea deveria mover uma ação contra esse energúmeno e cobrar o quanto custou essa atitude jumenticia.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      6 Respostas
                                                                      • F

                                                                        Freitas

                                                                        18/02/2021 0:51:18

                                                                        Desenhe, Daniel. O deputado federal, um policial com todos os trejeitos de miliciano, jamais poderia estar no Congresso. deveria estar na cadeia desde sempre. É só ver a ficha corrida desse meliante. Foi até retirado à força pela PF de um voo doméstico, causando prejuízos irreparáveis para dezenas de viajantes. Todos, inclusive a companhia aérea, deveriam entrar com pedido de perdas e danos e acabar com esses procedimentos que nos remetem ao tempo das cavernas.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                      • F

                                                                        Freitas

                                                                        18/02/2021 0:47:25

                                                                        Desenhe, Daniel.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                      • D

                                                                        Daniel

                                                                        17/02/2021 23:59:46

                                                                        Polzonoff, acho que o cara não entendeu. É melhor desenhar. Parabéns pelas suas crônicas. Expõe os fatos, muitas vezes pesados, com leveza e bom humor.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                      • D

                                                                        Daniel

                                                                        17/02/2021 23:58:10

                                                                        Esse comentário foi removido pelo usuário

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                      • F

                                                                        Freitas

                                                                        17/02/2021 23:08:59

                                                                        "Gol chama PF e impede que deputado federal embarque sem máscara em avião. >> Caso envolvendo Daniel Silveira ocorreu nesta terça, em Guarulhos. >>. UM BANDIDO. (27.01.2021)

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                      • P

                                                                        Polzonoff

                                                                        17/02/2021 22:39:13

                                                                        "O que acaba por legitimar um discurso baixo e pesado, cheio de xingamentos dignos de uma roda de bêbados e daquela valentia típica de quem preza mais pelos músculos do que pelo intelecto".

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                    • E

                                                                      Erison

                                                                      17/02/2021 22:32:15

                                                                      Um juiz que não é juiz, ficando ofendidinho com umas besteiras ditas por um deputado insignificante... tem algo mais **** ? E o pior é que o deputado do baixo clero falou umas verdades que a maioria tb queremos falar!!!

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.