• Carregando...
YOUPIX 2012: “Esse modelo veio pra ficar e se MOVIMENTAR”!
| Foto:

Olá amigos,


Semana passada estive no Youpix Festival em SP. O evento aconteceu nos dias 03,04 e 05 de Julho. Pra quem ainda não conhece, o Youpix é o maior evento de cultura de internet do Brasil. Simples assim. São 6 anos que os classificam como pioneiros no segmento e a cada edição o evento se consolida como sinônimo de categoria.

O post de hoje é um mix de congratulações aos fundadores (Bob e Bia Granja), e um recado não muito amistoso aos que odeiam gratuitamente esse modelo e se incomodam com o formato “Business & Fun”.


Caros Haters, lamento informá-los mas esse modelo VEIO PRA FICAR!

Tenho visto alguns nomes que se dizem “especialistas em blá blá blá de internet”, reclamarem do excesso de entretenimento e uma eventual escassez de conteúdo.

Eu acredito que existem duas categorias nesse modelo, o “Business e Fun” e elas podem caminhar juntas de acordo com o objetivo dos frequentadores.

Eventos como o youpix, proporcionam o encontro de muitos profissionais de internet. A troca de idéias, cartões de visita, estreitar relacionamentos e etc.

Apesar de serem profissionais liberais, a maioria da galera tem uma agenda muito corrida, e um evento como esse ajuda e muito no “reencontro programado”.

Outra “benfeitoria” é a possibilidade de fãs, admiradores, seguidores e afins, se aproximarem das figuras em destaque na websfera. Esses profissionais podem então mensurar sua popularidade junto ao “respeitável público mais sincero do universo”.

Os que reclamam desse tipo de formato (evento), geralmente se enquadram em 3 grupos:

1-Profissional do meio, que por algum motivo pontual ou mera coincidência, não foi convidado para palestrar ou participar de um painel. Bom, esse cara vai reclamar desde o wi-fi, até o conteúdo programático.
O seu próprio conteúdo pode ser: over, pinóquio, sem carisma ou todas as alternativas. Há, isso faz obviamente com que ele não seja “amigo da galera”, e então ele pode eventualmente se fazer de vítima, destacando essa desculpa como muleta para criticar os eventos.

2-O reclamão “heavy user” de TI, aquele que é especialista em algo do ramo, e se acha o professor Pardal. Sem dúvida, ele irá tomar um Lacto-Purga, e evacuar regras para todos os lados.

3-O Reclamão por natureza mesmo: Aquele que é desenturmado desde o jardim de infância, e faz questão de reclamar do pai, da mãe, da ex-esposa, e do sol por brilhar demais.

Amigo reclamão, você quer conteúdo? Vá fazer curso de especialização na área. Existem instituições fantásticas com cursos de curta, média e longa duração. Inclusive com ensino à distância em alguns casos.

Esses eventos são exatamente como as Feiras de Exposição. E geralmente o produto exposto é o indivíduo. Agora eu lhe pergunto: Por um acaso você sai de uma feira de Exposição de Imóveis, apto em atuar como corretor ou analista de crédito imobiliário????
É óbvio que não. Você pega algumas dicas, vivencia tendências e provavelmente amplia o seu networking profissional. OLHA SÓ QUE COINCIDÊNCIA!!!

“Ah, mas são sempre os mesmos nomes”: Querido, não se iluda. A maioria dos nomes se repete pela competência individual dos envolvidos. Estão sempre se reciclando e de alguma forma, emplacando novas tendências em suas respectivas áreas. Por isso, eles estão lá. Quem não tem competência, NÃO SE ESTABELECE.

Contudo, minhas sugestões ao frequentar os eventos:

Não crie a expectativa de sair de lá com “doutorado em dicas de palestrantes”. Escute o que o cara tem pra dizer e esteja certo de que poderá não agregar nada ao seu dia dia profissional.

Palestrante não morde: Ali no palco, o cara está falando de uma forma abrangente sobre suas especialidades. Se um dos assuntos tem muito a ver com você, procure esse profissional assim que a palestra encerrar. “Troque cartões”, passe brevemente as suas dúvidas e tenho certeza que no mínimo você receberá a autorização de trocar e-mails com ele em assuntos correlatos.

Aos palestrantes/profissionais discípulos dos discursos filosóficos de Pedro Bial em dia de paredão, me desculpem mas:


“ESSE MODELO VEIO PRA FICAR E SE MOVIMENTAR”!

PARABÉNS YOUPIX!
EPIC WIN!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]