• Carregando...
Petróleo
Plataforma de petróleo da Petrobras.| Foto: Petrobras/Agencia Brasil

A empresa argentina de comércio eletrônico Mercado Livre tornou-se a companhia mais valiosa da América Latina, tendo ultrapassado a Vale e a Petrobras. Sem dúvida, o Mercado Livre é uma tremenda empresa, mas para entender como ele se tornou mais valioso que Vale e Petrobras é necessário entender um movimento bem mais amplo do mercado mundial.

Após a crise financeira global de 2008, os juros despencaram em todo o mundo, a disponibilidade de capital para financiar iniciativas inovadoras e empresas de tecnologia cresceu enormemente, a inovação mundo afora se acelerou muito e o comércio eletrônico também. A pandemia de coronavírus deu o empurrão final para as vendas e a lucratividade das empresas do setor crescer e para o apetite de investidores por empresas do setor crescer ainda mais.

Enquanto isso, no início da década passada, o dólar estava baixo e a lucratividade de empresas emergentes exportadoras de commodities também. Para completar, a incompetência do governo Dilma Rousseff jogou o Brasil na maior recessão da sua história na 1ª metade da década e desvalorizou ainda mais as empresas nacionais, em particular as estatais, como a Petrobras.

Com a saída de Dilma, o desempenho da economia brasileira e a gestão da Petrobras melhoraram, mas aí veio a crise do coronavírus e o preço das commodities despencou.

Por que toda esta explicação? Depois de uma década de empresas de commodities ficando para trás de empresas de tecnologia na Bolsa, vou ficar muito surpreso se isso se repetir nos próximos dez anos. Estes ciclos de mais ou menos dez anos de diferentes setores liderando o desempenho nas Bolsas globais sempre se alternam.

Década de 90, liderança de rentabilidade de investimentos em empresas de tecnologia, principalmente americanas. Empresas de commodities de emergentes têm década perdida na Bolsa.

Década de 2000, liderança de rentabilidade de investimentos em empresas de commodities de emergentes. Empresas tecnologia, principalmente americanas têm década perdida na Bolsa.

Década de 2010, de novo, liderança de rentabilidade de investimentos em empresas de tecnologia, principalmente americanas. Empresas de commodities de emergentes têm outra década perdida na Bolsa.

Década de 2020, começa com dólar muito alto, o que aumenta a rentabilidade de empresas exportadoras de commodities, e estouro da nova bolha de empresas de tecnologia em algum momento... adivinhe o que vai acontecer. Como dizia Mark Twain, a história não se repete exatamente, mas que rima, rima.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]