• Carregando...
O que considerar e como fazer: investimento para a aposentadoria
| Foto: Bigstock

Muito se tem falado sobre o aumento da expectativa de vida do brasileiro. Segundo o IBGE, uma pessoa nascida aqui no país em 2018, teria a perspectiva de viver, em média, 76,3 anos. Em relação ao gênero, para o homem essa expectativa estaria em 73 anos, para as mulheres, em 80 anos. Em 2000, a mesma pesquisa realizada indicava que os homens tinham expectativa de viver até os 66 e as mulheres até os 74 anos, ou seja, em apenas duas décadas esse número foi elevado de forma relevante. Sendo assim, algo que chama atenção se refere ao planejamento financeiro e, consequentemente, aos investimentos realizados ao longo do tempo para poder usufruir a aposentadoria da melhor forma possível. Considerando uma idade média de 35 a 40 anos, teríamos que supor um planejamento de investimentos para cerca de 20 a 25 anos e o período de utilização dos recursos de cerca de 10 a 15 anos.

Se utilizarmos uma série de informações do passado para projetar o futuro, poderemos cair em algumas armadilhas, mas é sempre importante ter conhecimento sobre as mudanças estruturais em termos políticos e econômicos, dado que isso impacta nos indicadores do país como um todo. O cenário da economia global também é relevante, especialmente se considerarmos um mundo cada vez mais globalizado. Dessa forma, fica claro que uma gestão mais ativa do seu patrimônio poderá impactar seu futuro. O surgimento de novas tecnologias e, consequentemente, os impactos sobre os postos de trabalho também deverão ser levados em conta, dado que isso é transformacional nos dias atuais e a tendência é vermos cada vez mais novidades surgirem ao longo do tempo. Com essa introdução, meu objetivo não é ficar divagando sobre o passado, mas colocar algumas recomendações que poderão modificar o meio pelo qual enxerga seu próprio futuro.

Com os prazos mais longos e com pequenas decisões que podem ter impactos relevantes, algumas sugestões são: 1) esteja sempre atento a novas oportunidades; 2) deixe parte dos seus investimentos em reserva de emergência para poder aproveitar novidades que poderão impulsionar a rentabilidade da sua carteira. Esse também pode ser o caso de guardar recursos para o risco de eventos não esperados. 3) Diversifique seus investimentos. Colocar todos os ovos numa mesma cesta pode ser uma estratégia perigosa pensando no longo prazo. 4) Reinvista os dividendos pagos pelas empresas, em caso de ter uma carteira de ações. Dessa forma, você terá cada vez mais ações. 5) Realize aportes periódicos e com disciplina, pois nem você e nem ninguém sabe onde estará o fundo ou o teto do mercado; 6) se for aplicar em fundos de investimento, busque alocar em gestores cujo trabalho se desenvolve de maneira ativa, ou seja, alguém antenado para estabelecer a melhor relação retorno/estratégia. Poderia aqui listar ainda outras ações, mas acredito que essas são as principais.

Alguns podem nos questionar para fazer algumas simulações, mas lembre-se que cada indivíduo tem obrigações e expectativas de vida diferentes. Saiba usar investimentos em renda fixa conservadores, indexados a inflação e crédito privado da melhor maneira, conhecendo ao menos as características básicas de cada um deles. No mercado de ações, quanto menor a sua idade, maior pode ser o porcentual utilizado na carteira, uma vez que o tempo pode jogar a seu favor. Ativos como commodities e moedas também poderão entrar no seu campo de visão, mas por terem risco mais elevado seria interessante deixar com aqueles que vivem deste business, como os gestores de fundos.

Enfim, não existe uma fórmula perfeita, mas pode haver o meio pelo qual pode garantir uma longevidade mais próxima da sua realidade ou das suas ambições. Cuide de verdade dos seus recursos e não se leve por ideias vazias de alguém que acabou de chegar neste mundo. O assunto é sério e, portanto, pequenas decisões do seu dia a dia poderão impactar de maneira considerável o futuro da sua vida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]