• Carregando...
Ibovespa
| Foto: Bigstock

Na última sexta feira, dia 25, o Ibovespa - principal índice da bolsa brasileira - fechou aos 107.364 pontos. E o que isso exatamente quer dizer? Criado em janeiro de 1968, reúne as principais empresas do mercado de capitais brasileiro e algumas até do mundo, tendo se consolidado como uma referência para os investidores. Reavaliado a cada quatro meses, é resultado de uma carteira composta atualmente por 68 ativos cujos pesos correspondem ao número de negócios, valor e volume financeiro diário no mercado. Dentre os ativos, as ações preferenciais do Itaú são as que possuem maior peso no índice, com 9,4%, seguido por Vale, Bradesco, Petrobras e B3.

Há alguns poucos anos economistas renomados citavam euforicamente a possibilidade do Ibovespa atingir 200 mil pontos no médio prazo. Eu particularmente sempre fui contra encontrar um número e me fixar nele para projetar expectativas.

Acredito sim, neste momento, que a bolsa nacional siga se desenvolvendo e consiga apresentar boa performance aos investidores no médio e longo prazos, assim como recomendo o investimento no mercado de ações. Obviamente, no curto prazo, também há possibilidades de realizar operações utilizando análises gráficas visando o lucro.

Para se ter ideia do histórico de progressão do Ibovespa nos últimos quatro anos, em 2015 ele fechou em 43.349 pontos; em 2016 ficou nos 60.227 pontos; em 2017 em 76.402; e encerrou o ano passado nos 87.887 pontos. Isso quer dizer que do encerramento de 2015 até aqui ele registrou alta de 148%. Desta forma, constata-se que estamos em uma tendência de crescimento desde o início de 2016, mas que não é possível projetar com precisão até onde iremos.

Os 200 mil pontos citados anteriormente poderão chegar. Mas quando? Em um cenário de juros baixos como o atual, com a Selic no menor patamar da história e o quadro fiscal se ajeitando, com inflação controlada e economia crescente poderíamos acreditar em tal feito. No entanto, a bolsa não vive apenas de ares nacionais.

O cenário externo também tem impacto considerável sobre nós no tempo. Neste quadro, a guerra comercial entre EUA e China, por exemplo, pode nos trazer alguma inconsistência no curto prazo. De outra forma, com juros permanecendo quase zero em países desenvolvidos, os recursos de investidores estrangeiros poderão seguir o caminho do mercado de ações brasileiro, apesar de que nesse ano chegamos a ver uma saída relevante desse público. Outro impacto que o mercado parece estar “dando de ombros” é o ambiente político nacional, que convenhamos não nos ajuda já há alguns anos.

Expectativas favoráveis para o Ibovespa

Mesmo com as perspectivas econômicas parecendo favoráveis, é fato que nunca vivemos em um cenário de Selic em torno de 4% a 5% e IPCA controlado próximo de 3,5% ao ano. Para alguns economistas parece ser um ambiente perigoso para que as reformas estruturantes não sigam o caminho necessário, como já ocorreu em outros países.

Por outro lado, há os que enxergam uma mudança grande no Brasil para os próximos anos, com crescimento acima das expectativas e taxa de desemprego recuando. O modelo de economia liberal com concessões e privatizações sendo colocado a prova, também poderá beneficiar o mercado, mas em alguns casos será necessário o aval do Congresso Nacional.

Além disso, em 2020 haverá eleições nos EUA, outro fator relevante em escala mundial e que poderá trazer percalços para que o Ibovespa siga sua tendência de alta. Enfim, o que me parece importante chamar atenção aqui é que independentemente do que ocorrer acredito que o Ibovespa poderá atingir os 200 mil pontos, só que não há como precisar quando.

Acreditar em um mercado de renda variável desenvolvido, com a migração de milhares de brasileiros rumando para esta modalidade com a Selic a 4% me parece natural e isso já seria mais um feito inédito para o país. Ter 2 ou 3 milhões de investidores é claramente possível considerando todo este cenário, mas também é necessário informar a estes novos investidores que os aportes devem ser realizados aos poucos.

A estratégia tem que ser bem definida antes de ser realizada, o percentual em ações de uma carteira de investimentos tem que ser de acordo com o perfil de cada investidor e estes recursos devem necessariamente ser cuidados como ativos de renda variável. Portanto, independentemente do número que o Ibovespa chegará, tenha consciência das decisões que está tomando e esteja seguro de estar realizando o melhor para atingir seus objetivos.

Conteúdo editado por:Vandré Kramer
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]