• Carregando...
Profissão: day trader
| Foto: Pixabay

Nos últimos meses, com a demanda crescente pelos investimentos em bolsa de valores, temos visto um perfil que começa a ganhar notoriedade, o day trader. Na realidade, essa pessoa já existe há anos ou, digamos, décadas, mas a discussão em torno dela só aumenta à medida que o tempo passa. Nesse perfil, há os profissionais autônomos, que realizam trabalho em equipe em ambientes próprios para esta finalidade; investidores que visam ter uma “renda extra” e trabalhar poucas horas por dia nesse segmento e ainda aqueles que, infelizmente, levam a atividade como hobby ou que a comparam com um casino.

Apesar da importância e seriedade desta profissão (como de qualquer outra), há quem prefira desabonar a imagem do day trader por desconhecer o tema de uma maneira mais ampla ou por ter sido apenas um investidor que acumulou insucessos, na maioria das vezes por pura falta de conhecimento, disciplina, perfil e estudos sobre como operar neste mercado.

Para os que desconhecem o assinto, day trade é a realização, no mesmo dia, uma operação de compra e venda, ou vice-versa, em ativos de renda variável como ações, contratos futuros, moedas, entre outros. Ou seja, quando a negociação é aberta e fechada em poucos minutos, segundos ou horas, desde que seja no mesmo dia de negociação.

Dentre aqueles que levam essa prática como profissão, é necessário salientar alguns aspectos fundamentais, como a experiência do dia a dia, além de disciplina, conhecimento da parte técnica, gerenciamento de risco e o perfil para assumi-los. Nas conversas do dia a dia com profissionais, o lado psicológico também é considerado de extrema importância para ser bem-sucedido nos resultados. E o que se pode afirmar com base nisso? Que para ter sucesso nessa profissão são necessários aspectos que funcionem em conjunto. Dessa forma, fica claro que essa carreira requer características que nem todos possuem por uma razão simples: falta de perfil, assim como ocorre com tantas outras.

Quando vejo pessoas desabonando este profissional é porque, de fato, não entendem as regras do jogo. E, com todos esses atributos, posso afirmar de maneira veemente que para um médico, um advogado ou um comerciante ter sucesso em suas respectivas profissões, também é necessário que uma série de fundamentos caminhem para um mesmo lado. Vivência, estudos constantes, tempo de trabalho e muita dedicação e amor pelo que faz.

Atualmente, vejo uma procura enorme por novos investidores que desejam se tornar profissionais do trade, mas que por ainda não ter todas as características acima citadas - ou até mesmo pela falta de conhecimento básico - acabam se frustrando em um curto espaço de tempo. Infelizmente, essa é uma parcela daqueles que aproveitam para se tornar detrator do business, comparando o seu insucesso ao profissional day trader.

Em nosso podcast “Gaincast”, realizado semanalmente, trazemos pessoas de todos os perfis e de técnicas distintas para contar casos que trouxeram bom retorno e histórias positivas, bem como insucessos e como estas pessoas se desenvolvem ao longo do tempo nesse nicho. Interessante notar que há desde analistas até traders que realizam mais de 500 operações por dia. E em todos eles fica claro que experiência, disciplina, gerenciamento de risco e apetite por assumir grandes riscos são características de um bom day trader.

Quando menciono experiência, falo daquilo que chamamos de tempo de tela. É o mesmo que comparar com um piloto de avião, que ao adquirir mais horas de voo fica mais propenso a medir os riscos do dia a dia. Para o day trader funciona da mesma forma. No caso da disciplina, é importante que o profissional efetue as entradas e saídas das suas operações com convicção, sem se importar com o pós. Definir estes pontos anteriormente à entrada é fundamental. Já o gerenciamento de risco é tão importante quanto os demais, pois realiza uma razão de ganho e perda nas operações e isso o ajuda a se manter com bons resultados efetivos a longo prazo. Por fim, se o apetite de risco da pessoa não é condizente com as operações, isso tende a gerar desconfortos que, por consequência, irão gerar erros técnicos por causa do psicológico, afetado por não conhecer o seu próprio limite.

Há muito “diz que me diz” nas redes sociais sobre o tema. Mas, só quem atua de fato buscando cada vez mais conhecimento será bem-sucedido e por essa razão as plataformas de investimento vem apostando em educação e operacional para proporcionar o melhor de ambos para que o trader busque se aperfeiçoar cada vez mais e assim obter bons rendimentos em sua atuação com um viés profissional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]