• Carregando...
Eduardo Leite tenta conquistar PSDB do PR pela parte mais gaúcha do estado
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), é pré-candidato à presidência da República.| Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Depois de o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), passar por Curitiba, em agosto, realizar praticamente um comício para os tucanos paranaenses e sair do estado com declarações de apoio da bancada estadual do PSDB para as prévias presidenciais do partido, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, um de seus adversários na disputa interna, volta ao estado tentando recuperar terreno. A estratégia do governador gaúcho, no entanto, é conquistar a base no PSDB a partir de prefeitos e vereadores. Para isso Leite estará em Francisco Beltrão, no Sudoeste do estado, apostando no vínculo da região com o Rio Grande do Sul. E lá pretende fazer um grande encontro em apoio à sua candidatura.

Garanta as principais notícias do PR em seu celular

A movimentação de Eduardo Leite está sendo meticulosa. Antes do retorno do governador ao Paraná (esteve em Curitiba em julho), vieram a Curitiba dois de seus principais articuladores na campanha para as prévias: os deputados estaduais do Rio Grande do Sul Nadison Hax, coordenador da bancada do PSDB na assembleia gaúcha, e Mateus Wesp, presidente do PSDB do Rio Grande do Sul. Hax e Wesp passaram três dias em Curitiba para “avaliar o território”, sondar que lideranças do partido estariam dispostas a participar do encontro em Francisco Beltrão e com que entusiasmo Leite seria recebido no estado. Com a confirmação de que os deputados do partido, vários prefeitos e vereadores prestigiarão o governador gaúcho, deram o sinal verde para a vinda de Eduardo Leite.

Wesp, inclusive, foi o articulador do encontro. É amigo pessoal do prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana, que é gaúcho de Passo Fundo, como o deputado estadual. Francisco Beltrão é, atualmente, a maior cidade paranaense administrada pelo PSDB.

Em entrevista à coluna, Eduardo Leite afirmou que aproveitará os laços da região Sudoeste do estado com o Rio Grande do Sul para tentar se aproximar dos tucanos paranaenses. “Recebi um convite do prefeito Cleber e do deputado Ademar Traiano para voltar ao Paraná, desta vez no Sudoeste, para um encontro com os tucanos da região e aceitei esse convite. O Paraná é um estado muito importante neste processo das prévias do PSDB e é uma localidade que tem muitos gaúchos. Um dos convites que tenho é para passar em um dos CTGs (Centros de Tradições Gaúchas) que estão nas celebrações da semana Farroupilha. E vamos, novamente, conversar sobre o futuro”, disse o governador. “Havia passado pelo Paraná há algum tempo, quando a pandemia estava exigindo cuidados mais rigorosos, não pudemos fazer uma mobilização maior. Entendemos que, agora, podendo reunir um número maior de pessoas, esse convite do prefeito veio num bom momento para a gente dar início à campanha das prévias, falar sobre nosso partido e nosso projeto”, acrescentou.

Leite disse estar ciente do avanço de Doria sobre as principais lideranças do PSDB do Paraná, mas afirmou ter confiança em virar ao menos parte dos votos para as prévias que ocorrerão em novembro. “Tenho confiança de que quanto mais nós vamos nos tornando conhecidos dos filiados do partido, mostrando o que já pudemos fazer na nossa carreira política, como prefeito, como governador, mas, principalmente, mostrando o que queremos e sonhamos para o Brasil, mais a gente vai arregimentando forças. E já vejo muita simpatia de muitas lideranças do Paraná à nossa candidatura e estou confiante que sim, que teremos o Paraná conosco nesta caminhada para as prévias do partido”, afirmou. “Estamos conseguindo obter adesões importantes, como Minas Gerais, que anunciou recentemente que está fechada conosco por unanimidade, Santa Catarina, com praticamente todas as lideranças conosco. Fui muito bem recebido em um grande evento no Mato Grosso do Sul na semana passada. Tudo isso nos dá muito entusiasmo de que formaremos a maioria para ganhar as prévias e quero muito que o Paraná esteja conosco nessa caminhada”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]