• Carregando...
O presidente da Assembleia, Ademar Traiano, entre o governador Ratinho Junior e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Xisto Pereira.
O presidente da Assembleia, Ademar Traiano, entre o governador Ratinho Junior e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Xisto Pereira.| Foto: Dálie Felberg/Alep

“Acho que estou chegando ao topo”. Com esse comentário ao ser lembrado que já é o segundo deputado com mais tempo de presidência, Ademar Traiano (PSDB) abriu, nesta segunda-feira (1º), a coletiva de imprensa que antecedeu sua posse para o quarto mandato à frente da Assembleia Legislativa do Paraná. Se concluir o mandato, em 2022, o tucano completará oito anos como chefe do Poder Legislativo. Anibal Khury comandou a Assembleia por nove, mas não de forma consecutiva, como faz Traiano.

As principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Vindo de uma reeleição tranquila, em agosto do ano passado, com 48 votos a favor, nenhum contrário e seis abstenções, Traiano não tem motivos para imaginar que possa não concluir o mandato. A não ser que o Supremo Tribunal Federal estenda para as Assembleias Legislativas o entendimento que prevaleceu no julgamento sobre a possibilidade de reeleição para a Mesa do Congresso em uma mesma legislatura, quando vetou, em dezembro, as candidaturas à reeleição de Rodrigo Maia (DEM) e Davi Alcolumbre (DEM) para as presidências da Câmara e do Senado, respectivamente. Com base neste entendimento, inclusive, o ministro Alexandre de Moraes, anulou, liminarmente a recondução da Mesa da Assembleia de Roraima. E já há quem queira estender essa decisão ao Paraná. Mas o caso também não preocupa Traiano.

“Não tenho nenhuma preocupação com relação ao assunto porque a questão de Roraima é uma questão pontual, bem diferente do que aconteceu aqui. Aqui, estamos amparados pela Constituição estadual e o Regimento Interno, que permitem reeleições tantas quanto forem necessárias. Lá o presidente eleito no início do período legislativo elaborou uma resolução mantendo a continuidade, com sua recondução ao cargo. Aqui houve eleição, que ocorreu com ampla transparência aqui na Assembleia”, disse o deputado. “Também é oportuno falarmos que os ministros, ao procederem seus votos, deixaram claro que as questões estaduais não podem ser pontuadas pelas decisões que se referem a Brasília, que as constituições estaduais serão respeitadas. Portanto, não temos nenhuma preocupação com relação a isso”, acrescentou. Além do Paraná e de Roraima, outros 11 estados reelegeram os presidentes do Legislativo.

2020 foi ano de reinvenção da Assembleia

Tanto na coletiva quanto no discurso de posse, o presidente da Assembleia destacou as transformações passadas pelo parlamento no ano passado, para manter-se funcionando durante a pandemia, votando leis necessárias para ajudar o estado no enfrentamento do coronavírus. “Viabilizamos as soluções para superar a crise e fizemos com a agilidade que a situação exigiu, mas com a técnica adequada e respeito a todos os trâmites, apenas reduzindo protocolos e encurtando processos. O Poder Legislativo exerceu seu papel de ponto de equilíbrio da democracia. Aprovamos projetos e leis que permitiram ao Paraná enfrentar a crise e sair dela recuperado e fortalecido”, disse no discurso.

“Tivemos que nos reinventar neste período da pandemia. Mas, independente de tudo aquilo que ocorreu, no curso deste ano de 2020, a Assembleia produziu muito em benefício do estado do Paraná. Nós praticamente entregamos tudo aquilo que o governo propôs como iniciativa e que deveria ser aprovado por esse parlamento, em ações em benefício do povo paranaense e, também com projetos de iniciativa dos deputados, que tramitaram com a maior rapidez possível. Nós reinventamos tudo, mudamos o regimento interno, para poder acelerar todo o processo legislativo por conta das medidas urgentes que precisavam ser aprovadas”, prosseguiu o deputado, que disse acreditar que a pandemia seguirá sendo um dos temas principais na Assembleia.

“Acredito que ainda vamos conviver com a pandemia por algum tempo e é lógico que não há como fugir da responsabilidade de medidas ainda necessárias em função desta crise que a gente está vivendo. O governo, a cada momento, toma uma decisão. A pandemia avança de uma forma preocupante e o governo tem que adequar as medidas praticamente todos os dias. E a assembleia está aqui, pronta, para apoiar e decidir sobre temas que possam dar segurança ao governo em medidas que protejam as vidas dos paranaenses”, disse. “Mas acho que o foco principal de todas as medidas, neste ano, que vai ocupar o espaço político, as tribunas, é a renovação das concessões rodoviárias”, previu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]