• Carregando...
Caixa com vacinas contra a Covid-19
Atraso no cronograma de vacinação por parte do governo federal fez com que governantes locais buscassem alternativas para a compra de imunizantes.| Foto: Gilson Abreu/AEN

O governo do Paraná enviou uma nota técnica ao Ministério da Saúde solicitando uma reavaliação no número de doses da vacina contra a Covid-19 que está sendo encaminhado ao estado. A coluna revelou, na última sexta-feira, que, apesar de ter a 5ª maior população do país, o estado foi o 8º em número de doses recebidas. Entre os três estados menos populosos que receberam mais doses do que o Paraná estão Amazonas, que enfrenta um colapso no seu sistema de saúde e, por isso foi privilegiado no repasse, com anuência dos demais governadores; e Pernambuco, que tem uma população indígena (grupo prioritário na primeira fase de vacinação) bem maior que o Paraná. Além deles, o Rio Grande do Sul, que tem população quase igual à paranaense e passa por um momento da pandemia semelhante ao do nosso estado.

As principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

Em entrevista à coluna, o governador Carlos Massa Ratinho Junior disse que questionou o Ministério da Saúde sobre essa diferença no repasse e foi informado de que um dos critérios usados pelo governo federal para validar a divisão dos imunizantes é o número de trabalhadores da saúde. Segundo ele, pelo fato de o estado ter apenas um equipamento federal, o Hospital de Clínicas, em Curitiba, estaria em desvantagem em relação a outras unidades da Federação com proporção populacional semelhante, como é o caso do Rio Grande do Sul.

Assim, Ratinho Junior determinou uma recontagem dos profissionais de saúde do estado para envio ao Ministério, que se comprometeu em compensar o Paraná caso a discrepância ficasse comprovada. O documento disponibilizado ao MS revelou, após recontagem por parte da Secretaria da Saúde, com base na ampliação do leque feita pelo próprio ministério, que o Paraná conta com aproximadamente 303 mil profissionais da saúde. O número é 11,5% superior à primeira versão, que continha 272 mil trabalhadores.

Até o momento, o governo do estado recebeu 391.700 doses, divididas em dois lotes da Coronavac e um da AstraZeneca. Já o Rio Grande do Sul garantiu 511,2 mil vacinas no mesmo período. Em relação à população, de acordo com a mais recente estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná soma 11.516.840 habitantes, pouco superior ao estado vizinho, que tem 11.422.973 moradores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]