• Carregando...
Convenção do PSDB tirou Cesar Silvestri Filho da disputa pelo Palácio Iguaçu e o lançou ao Senado. Agora, candidatura também foi retirada
Convenção do PSDB tirou Cesar Silvestri Filho da disputa pelo Palácio Iguaçu e o lançou ao Senado. Agora, candidatura também foi retirada| Foto: Divulgação/PSDB

A federação PSDB/Cidadania vai apoiar a candidatura do senador Alvaro Dias (Podemos) à reeleição, abrindo mão do nome de Cesar Silvestri Filho (PSDB), oficializado na convenção do partido, no último dia 20. A decisão, segundo o presidente estadual do PSDB, ex-governador Beto Richa, foi imposta pela direção nacional dos partidos.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

“É determinação da federação, em âmbito nacional. Eles têm autonomia, têm a prerrogativa de decisão de composição de coligação no Brasil inteiro. Em nome de uma composição nacional, veio essa decisão de lá”, disse Richa.

Com a decisão, Cesar Silvestri Filho sofre o segundo revés em duas semanas dentro do PSDB. O ex-prefeito de Guarapuava, que era presidente estadual do Podemos, foi atraído ao “ninho tucano” para ser candidato ao Governo do Paraná. Trabalhou a pré-candidatura durante todo o primeiro semestre do ano até que, no dia da convenção estadual, foi convencido a retirar o nome e lançar-se para o Senado. Agora, a candidatura ao Senado também é rifada pelo partido, por conta de uma nova aliança. Silvestri havia deixado o Podemos justamente por não ter conseguido viabilizar sua candidatura no partido, que priorizava a reeleição de Alvaro Dias.

“Lamento pelo Cesar. A gente estava trabalhando na campanha dele. Ele tinha condições de crescer muito e vencer esta eleição. Argumentei com a direção nacional do partido, mas não adiantou, eles tomaram essa decisão por unanimidade”, comentou Richa, que disse ter aberto a possibilidade de Silvestri ser incluído na lista de candidatos a deputado federal ou estadual pelo partido.

Leia mais sobre Eleições 2022 no Paraná

Questionado sobre a adesão do PSDB do Paraná à campanha de Alvaro Dias, que já foi do partido, Beto Richa, candidato a deputado federal, respondeu que “vamos, primeiro, assimilar a decisão, que nos pegou de surpresa, para depois avaliar melhor”.

A adesão da federação PSDB/Cidadania à candidatura de Alvaro Dias, dá novo fôlego à campanha do senador, que vinha ficando isolado na costura política local e já se conformava com uma candidatura avulsa do Podemos. Com os novos aliados, Dias ganha estrutura partidária e tempo de TV para a disputa com adversários que terão chapas fortes na eleição, como Sergio Moro (União) e Paulo Martins (PL). E o apoio a Alvaro ainda pode crescer. Uma proposta de aliança está na mesa do PSB. "É uma possibilidade. Tomaremos essa decisão na sexta-feira", disse o presidente estadual do PSB, Luciano Ducci.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]