• Carregando...
Marcel Micheletto deixará a Secretaria de Administração, retornando à Assembleia para assumir a liderança do governo
Marcel Micheletto deixará a Secretaria de Administração, retornando à Assembleia para assumir a liderança do governo| Foto: Orlando Kissner / Alep

Pré-candidatos nas eleições de outubro que estejam ocupando cargo no Executivo e não sejam candidatos à reeleição têm até sexta-feira, 1º de abril, para deixarem o cargo. Segundo a legislação eleitoral, está inelegível o político que ocupou cargo no Executivo nos seis meses que antecedem a eleição. Assim o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) perderá, nesta semana, quatro secretários que estão licenciados de seus mandatos parlamentares e que voltarão para suas cadeiras para poderem disputar a reeleição.

Garanta as principais notícias do PR em seu celular

As saídas também causam reflexo nas bancadas parlamentares paranaenses, com a perda de mandato dos suplentes que estavam substituindo esses deputados licenciados. E, com isso, Ratinho Junior perderá, também, seu líder na Assembleia Legislativa.

Os deputados federais Ney Leprevost (PSD), secretário da Justiça, Trabalho e Família e Sandro Alex (PSD) – da Infraestrutura - voltam para a Câmara dos Deputados, em Brasília. Com isso, deixaram os mandatos interinos os suplentes Evandro Roman (PP) e Reinhold Stephanes Junior (PSD).

Governador quer o mínimo possível de alterações na equipe

Ratinho Junior disse à coluna que pretende fazer o mínimo possível de alterações em sua equipe nesta reta final de governo e que deve aproveitar pessoas que já estão na estrutura da administração estadual para ocupar as secretarias que ficarão vagas. Para a pasta de Sandro Alex, que terá que lidar com as questões do ferry boat, do pedágio e das obras das rodovias estaduais, por exemplo, o nome mais cotado é do atual superintendente de Inovação Marcelo Rangel, irmão do atual secretário.

Para a Assembleia Legislativa, voltam os deputados Márcio Nunes (PSD), secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, e Marcel Micheletto (PL), titular da pasta de Administração e Previdência. Deixarão o Legislativo os suplentes Hussein Bakri (PSD) e Gugu Bueno (PSD), curiosamente, líder e vice-líder do governo na Assembleia. Ratinho Junior até tentou uma alternativa para que Bakri seguisse na Assembleia: o governador sondou o deputado Francisco Bührer (PSD), único da coligação que não pretende ser candidato à reeleição, para assumir um posto no governo. Mas as negociações não avançaram e, no evento de filiação do PSD na última sexta-feira, Ratinho Junior já fez um discurso de agradecimento (e despedida) a Bakri.

O prazo de desincompatibilização não é apenas para deputados licenciados. Secretários de Estado ou ocupantes de cargo no segundo escalão que não têm mandato eletivo, mas querem disputar a eleição de outubro, também precisam deixar o cargo até sexta-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]