• Carregando...
Ratinho Junior participa de carreata na reta final da campanha eleitoral
Ratinho Junior participa de carreata na reta final da campanha eleitoral| Foto: Divulgação / PSD

Com uma atuação muito mais de bastidores do que de linha de frente como cabo eleitoral, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) sai bastante fortalecido das eleições municipais, pavimentando sua candidatura à reeleição em 2022. Das 399 cidades paranaenses, 245 elegeram prefeitos que tinham o PSD na coligação. Das 10 maiores cidades do estado, o candidato do governador venceu em oito e está no segundo turno em uma, Ponta Grossa.

Ratinho Junior elegeu seu candidato a prefeito em Curitiba, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Colombo, Guarapuava, Araucária, Apucarana, Campo Largo, Pinhais, Umuarama, Arapongas, Campo Mourão e Francisco Beltrão, por exemplo. Das 100 maiores cidades, 73 serão governadas por um prefeito aliado ao governador a partir de 2021.

A derrota mais significativa do governador nas eleições municipais ocorreu em Londrina, onde Ratinho Junior apoiou o deputado Tiago Amaral (PSB), mas viu o atual prefeito, Marcelo Belinati (PP) ser eleito com 68,6% dos votos. Amaral foi apenas o quinto mais votado (4,23%). Mas a relação de Ratinho com Belinati está longe de ser a de adversários políticos.

O governador pouco viajou ao interior para atos de campanha e quase não subiu em palanques. Sua participação limitou-se à gravação de vídeos para os candidatos apoiados e a algumas carreatas nos últimos dias de campanha. Mas sua atuação decisiva ocorreu antes mesmo do período eleitoral: na escolha dos candidatos e elaboração das alianças políticas.

Um dos principais exemplos de como o governador agiu nos bastidores para sair desta eleição municipal com o apoio da ampla maioria dos prefeitos foi a articulação em Curitiba. Ratinho Junior e Rafael Greca (DEM) não eram aliados políticos até, pelo menos, abril deste ano. Era do PSD de Ratinho Junior, inclusive, a principal ameaça à reeleição de Greca no período pré-eleitoral: o secretário de Justiça do governador, Ney Leprevost. Neste cenário, o governador filiou em seu partido o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, e iniciou a negociação para retirar Leprevost da disputa e formalizar apoio a Greca, facilitando a reeleição do prefeito, mas o amarrando para o futuro (2022).

A vitória mais surpreendente e relevante foi em Guarapuava, onde o candidato do PT, Dr. Antenor, liderou todas as pesquisas de intenção de voto, mas acabou derrotado por Celso Góes (Cidadania), por uma diferença de menos de 3 mil votos. Guarapuava era a grande aposta do PT e da oposição para chegar à prefeitura de uma cidade de médio porte no Paraná. Aposta que foi neutralizada pela aliança construída pelo governador, que conseguiu reunir na mesma candidatura as famílias Silvestri e Ribas Carli, protagonistas da política local.

Com estratégias como essa, Ratinho Junior garante o apoio de 61% dos prefeitos do Paraná e vê o seu PSD saltar de 28 prefeituras para 128, tornando-se o partido com maior número de cidades administradas no estado, a partir janeiro. O segundo partido com mais prefeitos eleitos tem 100 prefeituras a menos que o partido de Ratinho Junior: é o PL, com 28 eleitos. O partido do governador cresceu no vácuo do PSDB, que perdeu 51 prefeituras, e do MDB, que terá, a partir de 2021, 49 a menos em relação a 2016.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]