• Carregando...
Requião
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O deputado estadual Anibelli Neto, foi eleito, neste sábado, presidente estadual do MDB do Paraná. A chapa encabeçada por Anibelli derrotou a chapa do ex-governador Roberto Requião, elegendo 76% dos delegados do diretório estadual do partido. Com a derrota, Requião anunciou que sairá do MDB, legenda da qual é fundador, tem a ficha de filiação número 01 e a qual está vinculado desde 1981. A chapa de Anibelli tinha o apoio de praticamente toda a bancada de deputados federais e estaduais do partido, à exceção do deputado estadual Requião Filho.

“O MDB do Paraná foi tomado pelo Ratinho e pelo Bolsonaro. Sou sério, estou fora”, escreveu Requião, no Twitter, após o resultado da convenção. Na campanha pelo voto dos delegados, Requião afirmou que sua chapa defendia a candidatura própria do partido ao governo do Estado, tendo o próprio ex-governador como candidato, enquanto a chapa liderada por Anibelli estaria inclinada a apoiar o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD). À coluna, Anibelli negou tal aproximação no momento, citando que a convenção deste sábado visa a organização partidária e que a convenção para definir candidaturas e alianças só ocorre em um ano.

Nesta tarde, Anibelli foi à sede do partido, onde fez seu primeiro pronunciamento como presidente eleito. “Eu queria agradecer muito o prestígio, a confiança. É um momento único da minha vida, ganhar a eleição do MDB do Paraná. Disputar democraticamente com alguém que tenho um respeito muito grande, o ex-governador Roberto Requião. Quero agradecer cada delegado e delegada e dizer que nosso compromisso continua sendo o de fazer uma chapa competitiva de deputados estaduais e federais, rodar o estado após a pandemia, fazendo encontros regionais, e convoco toda a militância para estar conosco, neste novo momento do MDB”, disse. Anibelli não comentou o anúncio de Requião, mas disse estar aberto à conciliação com os delegados eleitos pela chapa do ex-governador e com todos seus apoiadores. “O MDB é de todos, os que votaram em nós e os que não votaram em nós, é assim que se faz partido. Estamos prontos para acolher quem esteve do outro lado nesta convenção. É com o MDB unido que os adversários têm medo da gente”, afirmou.

Antes mesmo da convenção, Requião já havia sido sondado por algumas legendas para liderar um bloco estadual de oposição ao governador. Houve sondagem do diretório nacional do PSB, que vem filiando nomes importantes da oposição ao presidente Jair Bolsonaro nos estados, do PT e do PDT. Assim que Requião definir seu futuro, o deputado Requião Filho deverá seguir o mesmo caminho, aguardando, no entanto, a janela de troca de partidos para detentores de mandato eletivo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]