• Carregando...
O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson.
O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson.| Foto: Pablo Valadares/Agência Câmara

Tentando transformar o PTB em alternativa para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disputar a reeleição em 2022, o presidente nacional da sigla, Roberto Jefferson tem feito uma série de intervenções em diretórios municipais e estaduais do partido desde o período eleitoral do ano passado. Em Brasília, comenta-se que Jefferson estaria “limpando” o partido para entregá-lo a Bolsonaro, caso o presidente não consiga viabilizar seu próprio partido, o Aliança pelo Brasil.

Notícias do Paraná no seu WhatsApp

Um dos maiores defensores de todas as pautas polêmicas do presidente da República, Roberto Jefferson anulou convenções partidárias em municípios que não apoiaram o candidato bolsonarista, dissolveu diretórios municipais e estaduais e vem ameaçando de expulsão filiados que apoiaram as medidas básicas de prevenção à pandemia causada pelo coronavírus, como o uso de máscara e o isolamento social.

Ameaçado publicamente de expulsão do partido, o vereador Pier Petruzziello protocolou, nesta quarta-feira (20), seu pedido de licenciamento da presidência do diretório municipal do partido em Curitiba, o que marcaria o início de sua saída da legenda. Mas ele não deve sair sozinho: único deputado estadual do PTB, Tião Medeiros afirmou à coluna que não ficará na sigla.

“Tenho muitas divergências com a condução dele [Jefferson] no partido, com postura radical e oportunista. Não há uma abertura do PTB nacional para os estados, apenas onde há o interesse do presidente. É uma pena um partido que foi tão grande e tradicional se apequenar assim. Não ficarei no PTB”.

A única deputada federal do PTB do Paraná e, até, seu presidente estadual, também podem estar de saída. Cientes do descontentamento dos petebistas paranaenses vários partidos como PP, PSD e Podemos, entre outros, procuraram a deputada Luísa Canziani e seu pai, Alex Canziani convidando-os para trocar de legenda. “Existem convites, mas como o mandato pertence ao partido e não estamos com a janela de troca partidária aberta, não adianta tomarmos nenhuma decisão agora. No momento adequado, vamos analisar, com calma, a conjuntura, a viabilidade para nossos projetos políticos e tomar a decisão em conjunto”, afirmou Luísa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]