• Carregando...
João Doria comemorando vitória nas prévias tucanas.
João Doria comemorando vitória nas prévias tucanas.| Foto: Divulgação / PSDB

O PSDB do Paraná havia declarado apoio a Eduardo Leite nas prévias presidenciais do partido, encerradas sábado (27). A votação nominal no estado até indicou que a orientação da direção do partido foi respeitada pela maioria dos tucanos do estado. Mas os critérios de formação do colégio eleitoral, com peso diferente para o voto de cada filiado conforme o cargo exercido, deu a vitória a João Doria também no Paraná – O governador de São Paulo foi o vencedor das prévias e passa a ser o pré-candidato do PSDB à presidência da República.

Um único voto decidiu a disputa em favor de Doria no Paraná: o do deputado federal Valdir Rossoni. O colégio eleitoral tucano foi dividido em quatro grupos, com peso de 25% para a soma dos votos de cada grupo. Rossoni é o único paranaense no grupo 4, que reúne governadores, vice-governadores, presidente e ex-presidentes da sigla, senadores e deputados federais. Assim, seu voto teve peso de 25% entre os paranaenses. O deputado declarou voto em Doria.

Os números oficiais estratificados por estados não foram divulgados pelo PSDB, mas a própria campanha de Doria estima que governador paulista só tenha vencido neste grupo 4 no Paraná. A campanha projeta que Doria tenha recebido 35% dos votos dos filiados (o que lhe daria 8,8 pontos do grupo 1), 40% dos votos de prefeitos e vice-prefeitos (o que lhe daria 10 dos 25 pontos do grupo 2) e 41% dos votos de vereadores e de deputados estaduais (10,2 dos 25 pontos), somando, assim, com os 25% de Rossoni, 55% dos votos do colégio eleitoral paranaense.

Além de Rossoni, quem sai fortalecido das prévias tucanas no estado é o deputado estadual Michele Caputo, único da bancada estadual (que ainda tem Ademar Traiano e Paulo Litro), que manteve o apoio ao governador de São Paulo, declarado antes de o partido ter se reunido com Leite e mudado de ideia. Caputo, agora, é cotado para ser o coordenador da campanha de Doria no estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]