• Carregando...
Muito além do banheiro…
| Foto:

Já foi dito que a educação de um povo (também) se mede pelas condições em que se apresentam um banheiro público. Afinal, é de permanente uso coletivo. Talvez agora essa certeza possa ser transposta para o trânsito. Até porque, do jeito que as coisas se apresentam, parece que a campanha educativa da simpática Vó Gertrudes, patrocinada pela prefeitura de Curitiba, tem pela frente uma missão impossível.

– É um festival de irresponsabilidade o que se vê diariamente – brada professor Afronsius, irritadíssimo com as cenas que tem presenciado. Ou testemunhado.

De fato. Boa parte dos motoristas não dá sinal de seta, para sobre a faixa de pedestre, excede os limites de velocidade (até nas proximidades de escolas e hospitais), dirige costurando, não larga o celular ao volante, mesmo quando está fumando, anda com o retrovisor fechado – e por aí vai.

– Só falta fazer palavras cruzadas enquanto dirige…

Xerifão por um dia

Embora custe a admitir, professor Afronsius tem um sonho: ser diretor do trânsito por um dia. Só para botar a turma na linha, conforme teria deixado escapar.

E, sobre linha dura, há que se citar o coronel Américo Fontenelle. Militar reformado, implantou no Rio de Janeiro e, depois, em São Paulo, a Operação Esvazia-Pneus. Isso nos anos 1960. Quem estacionava em lugar proibido, ao voltar topava com o desagradável cenário: o carro literalmente de barriga no chão, os quatro pneus totalmente murchos.

O coronel não completou três meses no posto.

Mas, certamente, alguns motoristas passaram a respeitar as placas proibido estacionar.

Dar cascudos, mesmo de vez em quando, funciona.

ENQUANTO ISSO…

14 janeiro

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]