• Carregando...
Certas coisas do futebol
| Foto:

Como se dizia antigamente, cada maluco com sua mania. No caso do Beronha, nosso anti-herói de plantão, é costume dele torcer (sempre) pelo time mais fraco – até porque, por supuesto, nunca se tratou do Atleticon. Assim sendo, dependendo do adversário, sempre torce contra o Barcelona – do Messi.

Mas, e se ainda é possível, recentemente Beronha causou surpresa no boteco. Campeonato alemão, não escondia ele a sua preocupação com o Schalke 04, embora o adversário fosse reconhecidamente mais fraco. Instado a respeito, justificou:

– O Schalke é um time que entra em campo já em desvantagem. De zero a quatro…

Os Mineiros do Ruhr

Sobre o Fußball-Club Gelsenkirchen-Schalke 04, com sede na cidade de Gelsenkirchen, Vale do Ruhr: foi fundado no dia 4 de maio de 1904 por garotos de 14 e 15 anos que pretendiam jogar futebol. Recebeu o nome de Westfalia Schalke. Era época da alta exploração das minas por indústrias na cidade de Gelsenkirchen. Virou 04 por causa do ano de fundação – 1904.

A relação entre o clube e as minas perdurou. Um dos cognomes da equipe é Die KnappenOs Mineiros, especificamente aquele mineiro que obteve êxito na profissão. O registro como clube data de 1909, mas, para participar de competições, teve de se associar ao Turnverein 1877 Schalke, que já integrava a  Associação Ocidental Alemã, em 1912. A união durou 12 anos, quando houve a separação e o batismo como FC Schalke 04. As cores do uniforme mudaram de vermelho e amarelo para azul e branco.

Uma goleada de 9

Entre 1933 e 1942, chegou a 9 finais de campeonato. Em 1934 veio o primeiro dos 7 títulos conquistados, todos antes da instituição da Bundesliga, que passou a cuidar da competição nacional em 1963.

Em 1939, o 04 aplicou a maior goleada em uma decisão disputada no país: bateu o Admira Viena por 9 a 0.

No início da temporada 2011/12, após derrotar o Borussia Dortmund nos pênaltis, os também chamados Azuis Reais se sagraram pela primeira vez campeões da Supercopa da Alemanha.

ENQUANTO ISSO…

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]