• Carregando...
Da ficção à realidade
| Foto:

O registro foi feito pela Agência Brasil, no História Hoje, programa sobre fatos históricos relacionados às datas do calendário, com apresentação de Dilson Santa Fé e veiculado na Radioagência Nacional:

– Há 62 anos, os EUA lançavam o primeiro submarino nuclear. Em 21 de janeiro de 1954, lançaram ao mar o primeiro submarino de propulsão nuclear da história. O Nautilus foi uma importante revolução tecnológica.

A propósito de tal arma de guerra, professor Afronsius comentou que o único emprego de um submarino nuclear em combate real ocorreria quase três décadas depois, por parte dos ingleses. Na chamada Guerra das Malvinas (1982), o HMS Conqueror afundou o cruzador General Belgrano, da Argentina. Com apoio de satélite americano.

O terror dos mares

Voltando ao USS Nautilus (SSN-571). O projeto foi autorizada pelo Congresso norte-americano em julho de 1951 e o submarino começou a ganhar forma em junho de 1952, nos estaleiros da General Electric, em Connecticut. Entrou em operação no dia 30 de setembro do mesmo ano.

Tempos de Guerra Fria, logo entraria em cena o submarino soviético Hiroshima (K-19). Em 1957, o Nautilus fez a primeira travessia da calota polar ártica. No ano seguinte, foi o primeiro submarino a atravessar o Polo Norte. Saiu de serviço em 1979, levado ao U.S Navy Submarine Force Museum.

Nautilus por Nautilus, professor Afronsius prefere o do livro de Júlio Verne, que, em 1954, virou um filme de sucesso dirigido por Richard Fleischer – o 20.000 Léguas Submarinas (20.000 Leagues Under the Sea). James Mason no papel do capitão Nemo e, do outro lado, Kirk Douglas como o intrépido marujo Ned Leland. Embora cinema, não fez feio diante do texto de Júlio Verne.

ENQUANTO ISSO…

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]