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É secreto, mas…
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Como se sabe, o voto é secreto e é preciso respeitá-lo. Mesmo assim, não custa nada voltar a 1994, ano do lançamento do livro Ideias Para Acabar Com os Picaretas – Cidadania Ativa e Poder Legislativo, de Chico Whitaker, Editora Paz e Terra. Livro que continua de uma atualidade impressionante. Aliás, isso nunca muda.

Trata-se de um manual para abater os picaretas. Como ressalta o autor, “picaretas não faltam no Brasil – ninguém pode negar. Mas estão longe de ser a maioria do povo brasileiro. O mesmo não acontece no Congresso, nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras de Vereadores”.

Abatê-los a “golpes de cidadania”

Como a democracia é um longo aprendizado, o livro traz uma contribuição singela, mas extremamente importante para isso:

– Trata-se de um manual para ensinar o eleitor a identificar os políticos “picaretas”, para abatê-los, sem piedade, a “golpes de cidadania”.

Ao sugerir trabalho por etapas, Chico recomenda que o cidadão “deve se limitar ao que se pode conhecer”, até chegar a uma lista final. E solta a receita:

1) Proceder por eliminações progressivas.

2) Excluir os candidatos “laranjas” (“candidatos que não perdem nada porque não pretendem gastar muito dinheiro em suas campanhas; muitas vezes até ganham alguma coisa, aliciados como cabos eleitorais pelo candidato ao Executivo”).

3) Excluir os candidatos de partidos picaretas (“há pequenos partidos com propostas sérias e pequenos partidos sabidamente montados com objetivos de picaretagem”).

4) Analisar os partidos (“Nesse ponto, a lista já deve ter começado a emagrecer”).

5) Separar novos candidatos de candidatos à reeleição (“Será mais fácil – para separá-los – conhecer os candidatos à reeleição: sua atuação no mandato”).

6) Analisar a atuação parlamentar dos candidatos à reeleição (“Para pontos negativos está a apresentação de projetos oportunistas, clientelistas, suspeitos… Mais o crescimento de seu patrimônio pessoal…”).

7) Analisar as histórias de vida (no caso dos picaretas, “sua entrada na política não pretende senão uma promoção – a maior – na carreira da picaretagem”).

8) Analisar os gastos de campanha (“Campanhas milionárias são facilmente detectáveis – out-doors são caros, um número muito elevado de muros pintados, às vezes exatamente com a mesma técnica, denota trabalho profissional bem pago e prováveis pagamentos também aos donos dos muros”… “o terreno da tia que foi vendido também não justificará muitos gastos”; “campanhas muito caras têm bastante probabilidade de serem financiadas com dinheiro obtido pelo candidato mediante manipulações indevidas de recursos públicos, pessoalmente ou por meio do partido que o financia – não é outra a tradição brasileira. Se isso não ocorreu, será preciso demonstrá-lo de maneira convincente”).

9) Analisar o conteúdo da campanha (“As propostas, sua maneira de ver o trabalho parlamentar, a maneira como pretende se relacionar com seus eleitores no cumprimento do mandato”).

10) Analisar o candidato como pessoa (“O que pode ser feito pela observação ou entrevista direta”).

11) Elaborar e – se possível – divulgar uma lista final.

12) Escolher o nosso candidato pessoal (“Cada um de nós terá sua preferência a partir dos próprios valores e opções políticas locais”).

Pressão que vem de fora

Recado do Chico Whitaker:

– Os parlamentares não mudarão sem uma pressão que venha de fora, da própria sociedade que representam. O primeiro tipo de pressão possível é sobre a sua composição, que resulta do processo eleitoral. Continuemos afinando a pontaria. Os candidatos em geral e os picaretas em particular não estão acostumados com isso.

ENQUANTO ISSO…

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