• Carregando...
Rumo ao Purunã. Em marcha batida
| Foto:

Convite do escritor (e amigo) Carlos Solera: domingo, dia 7, das 10 às 12 horas, será inaugurada a sede administrativa do Instituto Purunã, “em nossas bucólica vila tropeira. Sua presença nos honrará”.

O Instituto fica na rua Vereador Dinarte de Almeida Garret, s/n, em São Luiz do Purunã, por supuesto.

Missão: promover o desenvolvimento sustentável dos Campos Gerais com foco em São Luiz do Purunã, buscando a valorização rural e turística da região, a conservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida local utilizando a educação como elemento de transformação social.

Ainda do amigo:

Quanto às atividades de educação ambiental, mediante programas de defesa, preservação e conservação do meio ambiente, o Instituto inicia com duas ações:

– Reconstrução da Trilha da Floresta Encantada em parceria com a SPVS – Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem.

– Incentivo à pesquisa da fauna e flora pela comunidade acadêmica da UFPR – Universidade Federal do Paraná, para estudo de campo em São Luiz do Purunã.

Educação ambiental

Recentemente, o Instituto Purunã firmou uma parceria com a SPVS para  intensificar a atuação de programas na área de preservação ambiental (APA) da Escarpa Devoniana, na qual o distrito de São Luiz do Purunã, município de Balsa Nova, está inserido. A primeira ação desenvolvida será uma avaliação ecológica para estruturação de algumas trilhas na Fazenda Monjolo, estimulando a criação de programas de educação ambiental.

O bom caminho

Segundo Natasha Choinski, técnica em conservação da natureza pela SPVS, para que possa ser desenhado um conceito para a trilha, alguns estudos prévios são necessários, levando em conta o meio físico, fauna e flora local. “Já não existem florestas como as de São Luiz do Purunã. Estimular a preservação e conservação desse espaço é de grande importância para a manutenção da região”, ressalta.

A SPVS tem forte atuação na APA de Guaraqueçaba e na Reserva Mata do Uru, localizada na região da Lapa, por exemplo, atuando no desenvolvimento de projetos de educação ambiental contínuos. Toda essa experiência será incorporada ao Instituto Purunã, reforçando sua presença e atuação na região.

Como se vê, esses tropeiros não param, não é, Solera?

ENQUANTO ISSO…

 

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]