• Carregando...
Manual Prático da Melhor Idade diverte, encanta e consagra o Paraná como produtor audiovisual
| Foto:

Em setembro, contei aqui no blog que a Record, em parceria com a RICTV estava gravando no Paraná um especial de fim de ano, o Manual Prático da Melhor Idade. Pois bem, o especial foi gravado e apresentado ontem primeira mão em Curitiba. O Sintonizando conferiu em primeira mão o telefilme, que será exibido em rede nacional, hoje às 22h30.

NIK_7033

A atriz Claudete Pereira Jorge, o produtor da Contém Conteúdo Agnaldo Di Fiori, a atriz Ittala Nandi e os produtores da Contém Conteúdo Fábio e Thiago Di Fiori;

O roteiro de Renê Belmonte encanta pela simplicidade e verdade ao falar de um tema praticamente esquecido da televisão brasileira: a terceira (melhor) idade. Nas novelas, por exemplo, é extremamente raro vermos atores de idade mais avançada tendo histórias e núcleos próprios. Diversos atores – como Regina Duarte e Lima Duarte – já reclamaram publicamente da falta de bons papéis na idade deles. A maioria é para ser avó/avô do protagonista. Nesse sentido, Belmonte se destaca ao mostrar em um roteiro bem construído, leve e delicado, um quarteto de senhoras simpáticas e bem diferentes entre si, e que juntas enfrentam os desafios e dilemas da velhice, proporcionando uma reflexão ao final do telefilme.

Conceição (Iris Bruzzi), Zuleica (Ittala Nandi), Carlota (Stella Freitas), Minerva (Claudete Pereira Jorge), se encontram em uma casa de repouso em Curitiba. Indignadas com o sentimento de abandono das famílias e certa dose de inconformismo sobre as dúvidas sem relação a sua autossuficiência, elas traçam um plano para fugir e passar um final de semana em Foz do Iguaçu. Unidas em torno deste objetivo, elas irão demonstrar a todos que a melhor idade não tem idade. As atrizes, aliás, destacam-se pelos papéis bem construídos, atuações generosas e uma química sensacional entre elas, o que já deixa o gostinho de quero mais para mais edições do “Manual Prático da Melhor Idade”.

Sem, no entanto, desmerecer as demais atrizes, gostaria de destacar o trabalho de excelência da atriz paranaense Claudete Pereira Jorge, que interpreta Minerva, divertiu, emocionou e brindou a todos com seu talento. Como disse o cineasta Fernando Severo na pré-estreia, Claudete, é, definitivamente, a Fernanda Montenegro do Paraná. Se depender dela, Minerva vai brilhar e conquistar muitos telespectadores hoje à noite, durante a exibição do especial. Ganhou mais um fã.

Dirigido por Adolfo Rosenthal e escrito por Renê Belmonte (“Se Eu Fosse Você 2” e “Assalto ao Banco Central”), o telefilme conta a história de quatro senhoras  que têm um plano de fugir de uma casa de repouso em Curitiba, rumo a Foz do Iguaçu. O projeto, coproduzido pela Record, RICTV e a produtora Contém Conteúdo, tem como principal objetivo fomentar o mercado artístico e técnico do Paraná. Além disso, a produção coloca a RICTV no circuito audiovisual brasileiro. O produtor Aguinaldo Di Fiore destacou a importância de se diversificar as paisagens exibidas na televisão brasileira, hoje restritas ao Rio-São Paulo, além da regionalização da produção e e a utilização de atores locais.

Se depender do especial, “Manual Prático da Melhor Idade” tem tudo para seguir na grade da Record no ano que vem com fôlego e novas aventuras para o quarteto de senhoras. O especial também consagra o Paraná como produtor audiovisual de excelência e deixa o gostinho de quero mais produções no Paraná exibidas em rede nacional.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]