• Carregando...
Resultado do MasterChef é anunciado primeiro no Twitter e programa atinge mais de 1 milhão de interações
| Foto:

A Band deu um show de case de TV Social (TV+Redes Sociais) na final da segunda temporada do “MasterChef” exibida ontem à noite. O programa, que conquistou o Twitter, e bateu recorde de interação atrás de recorde, chegou a marca inédita de mais de 1,8 milhão menções, que geraram 65,6 milhões de impressões. No total, a segunda temporada registrou quase 340 milhões de impressões durante as exibições do MasterChef.

MasterChef Brasil: resumo da final em tweets

MasterChef decepciona

Para presentear o público, que criou muitos memes divertidos e deixou a experiência de acompanhar a atração muito mais proveitosa, a Band decidiu inovar – provavelmente um case único no mundo todo -e  anunciou primeiro no perfil oficial MasterChefBR o resultado da segunda temporada, e só alguns segundos depois,  na TV.

Ao “Jornal da Noite”, Ana Paula Padrão comentou que foi uma maneira de retribuir a participação tão ativa e criativa dos telespectadores. Será que no ano que vem o troféu do MasterChef Brasil vai trazer o símbolo do Twitter em homenagem a esses telespectadores? É uma ideia… A ação criativa serviu para deixar em segundo plano as críticas que o programa sofreu por repetir os figurinos  da semifinal e não explicar que havia partes gravadas e ao vivo. Confira o que rolou na cobertura em tempo real realizada pela Gazeta do Povo

Memes conquistaram inclusive os jurados

Mas esse fenômeno nas redes sociais tem explicação? Há algumas.  O pesquisador francês DominiqueWolton falava na obra “Elogio do Grande Público”,  que o telespectador é crítico, ativo e deseja ser ouvido.  Para o diretor de tevê do Twitter Brasil, Sergio Floris, “o programa é referência para todas as outras edições nos mercado nos quais temos presença. No Brasil, a atração soube aproveitar a interatividade que uma plataforma pública e sem filtro como o Twitter oferece, fidelizando a audiência a cada episódio”. Rosana Hermann, que participava da final ao vivo ontem junto com outras personalidades da internet e uma autoridade no assunto, me respondeu pela redes social: “o programa de TV tem que ser interativo, o povo quer remixar seu conteúdo ao da tv“.

É verdade. Ponto para a Band que acertou ao levar o Twitter como protagonista na final e quebrou paradigmas ao comprovar que a audiência não corresponde apenas aos (poucos) domícilios medidos pelo Ibope. Resta saber se as outras emissoras vão saber entender o recado que vem das redes sociais e compreender que o público está querendo participar e fazer parte das atrações da TV.

Relembre a cobertura que o Sintonizando fez sobre o MasterChef:

MasterChef mobiliza fãs no Twitter para liberar vídeo exclusivo na web

MasterChef atinge mais de 300 mil publicações e jurados embarcam na onda

Jiang é a participante mais popular nas redes sociais

Eliminada na semifinal, Jiang vira a rainha dos memes

Porta dos Fundos faz paródia do MasterChef, que termina hoje

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]