Thumbnail

Incentivados pela Carta Brasileira de Cidades Inteligentes, municípios buscam assessoria especializada e parcerias público-privadas para aplicar projetos de gestão urbana.

Caio Castro*

Cidades inteligentes

Carta Brasileira de Cidades Inteligentes impulsiona soluções de smart cities no país

22/01/2021 20:34
2020 foi um ano desafiador, mas também trouxe um legado positivo em setores como o das soluções inovadoras para cidades inteligentes. Com o lançamento do primeiro marco oficial para políticas públicas aplicadas às smart cities – a Carta Brasileira de Cidades Inteligentes, divulgada em dezembro no Smart City Session – muitos municípios com gestões recém-empossadas já estão em busca de assessoria especializada e parcerias junto à iniciativa privada para diagnosticar e aplicar projetos de acordo com a realidade de cada cidade, respeitando sempre as vocações de cada localidade.
Utilizamos nossa vocação, conhecimento técnico e parceiros de diferentes países para criar e auxiliar a implementar soluções que melhorem a vida das pessoas.
Um desses exemplos teve início no ano passado, no município de Palmas (PR), onde o iCities realizou o Plano Diagnóstico, contendo o mapeamento das necessidades, as possíveis soluções e recomendações técnicas para a iluminação pública e implantação do transporte coletivo, entregando sugestões para aplicação no curto, médio e longo prazos, gerando valor e ampliando os horizontes para a gestão pública.
Outro exemplo de projeto inovador em andamento vem da cidade de Passos (MG), com a realização de diagnósticos e estruturação do plano estratégico para a implementação de soluções de cidades inteligentes no empreendimento Cidade da Saúde e do Saber. Este trabalho é composto por três etapas sequenciais e complementares, iniciando pela imersão no empreendimento.
Cidade da Saúde e do Saber, projeto de cidades inteligentes em Passos (MG).
Cidade da Saúde e do Saber, projeto de cidades inteligentes em Passos (MG).
Este é um projeto desafiador, liderado pela Santa Casa de Misericórdia da cidade, em que o iCities atua com uma análise global do empreendimento e de todo o legado já produzido pelo time de engenharia e projetos responsável, para que, na sequência, sejam realizadas a priorização de demandas, recomendação técnica de soluções e acompanhamento das implementações. Todo o detalhamento é baseado nas melhores estratégias para aquisição de soluções adequadas para a necessidade local e características do empreendimento.
Em linhas gerais, apesar dos desafios para a saúde e das restrições impostas pela pandemia, o ritmo está acelerado, e os municípios buscam formas para serem mais resilientes e atrativos para bons projetos junto à iniciativa privada, olhando não só para as linhas convencionais, mas também para a inovação como ferramenta para ofertar uma vida mais saudável e próspera para seus cidadãos.

Laboratório de soluções urbanas

O iCities está estruturando um laboratório de soluções urbanas no qual gestores públicos possam conhecer as melhores soluções, entender os impactos, calcular viabilidade aos seus municípios e elaborar os projetos de forma personalizada.
Entre as características do laboratório estão a garantia das melhores soluções existentes no mercado para cada realidade através de projetos personalizados, pautados nas vocações e necessidades locais, dando luz ao potencial existente em cada município com o apoio de chancelas internacionais, benchmarks de sucesso e conexão com os melhores especialistas mundiais.
*Caio Castro é sócio-diretor e diretor comercial do iCities – empresa de projetos e soluções para cidades inteligentes, que realiza desde 2018 o Smart City Expo Curitiba

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão