Thumbnail

Projeto “Complexo Independência” do bairro Jardim Indepedência na periferia de São José do Pinhais

iCities

Jardim Independência

Projeto de smart cities busca desenvolver bairro em vulnerabilidade social

21/12/2021 19:04
Localizado na periferia de São José do Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, o bairro Jardim Independência é marcado por altos indicadores de vulnerabilidade social, com ocupação irregular em área de preservação ambiental, às margens do canal extravasor do Rio Iguaçu.
Sem infraestrutura e sujeita a altos riscos, com instalações de água e luz clandestina, a comunidade reúne moradores que vivem da venda de material reciclável recolhido das ruas. Essa realidade inspirou a arquiteta e urbanista Alanna Lima, especialista em cidades inteligentes pelo programa Smart City Expert, a criar o projeto “Complexo Independência”, para transformar a comunidade em um bairro inteligente e sustentável.
“Essa comunidade vive uma realidade que muitos não imaginam existir na Região Metropolitana de Curitiba. O projeto surgiu dentro do programa Expert, a princípio como atividade acadêmica, mas foi evoluindo e decidimos fazer um trabalho baseado no conceito de cidades inteligentes para mudar aquele cenário. Identificamos como primeiro parceiro a ONG Jabra, que já tinha iniciado junto à comunidade um projeto de mudança cultural baseado na filosofia japonesa. Os integrantes da ONG abraçaram a causa e nos levaram até a liderança comunitária”, conta Alanna.
Outro parceiro da iniciativa é a Smart Sky Tech Hub, hub de soluções e tecnologias de inteligência artificial e reality capture, especializada na implantação e operação de tecnologias e serviços de engenharia, que atua nos setores de mineração e energias renováveis. “Eles fizeram o levantamento da área a ser regularizada no futuro com um projeto piloto de digital twins (gêmeos digitais). Apresentamos também o projeto para o fundador da Gastromotiva, David Hertz, que vai nos permitir levar à comunidade uma nova visão sobre os alimentos, como ferramenta de transformação social com mais inclusão e combate ao desperdício.”

Impacto de transformação

“Esta é uma ótima iniciativa, que pode melhorar a vida de muitas pessoas. Pude ver o grande interesse dos que estão envolvidos neste projeto. As mudanças sempre têm que começar de alguma forma e a união com a Gastromotiva e a ONG Jabra só traz coisas boas a nossa cidade. Espero que logo possamos repassar tudo que está sendo planejado a nossa população”, afirma o vice-prefeito de São José dos Pinhais, Professor Assis.
Para Leandro Josué, que atua com captação de recursos na ONG Jabra, o projeto é extremamente ambicioso e com um impacto gigantesco. “Ao falarmos sobre novas perspectivas de vida, esta ação está extremamente ligada ao assunto.  Ao buscar a união com outros projetos com impacto social como a Gastromotiva, ele fica cada vez mais sólido, e isso é mega importante. Portanto, ver este trabalho em andamento é ver uma realidade possível, mas com alguns desafios que serão superados.”
“Entendemos que o projeto é bastante ambicioso, e que esses são apenas os primeiros passos de uma longa jornada. Acreditamos que é possível criar um ambiente melhor e digno para a comunidade. Para isso, continuaremos na busca por parceiros e apoiadores para construir o Complexo Independência, que mudará a realidade das pessoas que vivem no bairro Jardim Independência”, acredita Rodrigo França, administrador e empreendedor social que desenvolveu o projeto ao lado de Alanna e da engenheira mecânica Nezia de Rosso no Smart City Expert.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão