Thumbnail

GazzConecta

SCEC

Smart City Expo Curitiba 2023 terá como tema conectividade global e cidades sem fronteiras

13/07/2022 20:47
O Smart City Expo Curitiba 2023 já tem seus temas definidos: cidades com conectividade global e ligações que ultrapassam fronteiras. Primeira cidade a receber uma luminária pública com antena 5G integrada, em junho deste ano, Curitiba se prepara para sediar pela quarta vez a edição brasileira do maior evento mundial de cidades inteligentes, nos dias 22, 23 e 24 de março de 2023. Desta vez, com um dia a mais para mostrar como as cidades estão se preparando para o futuro conectado e quais são os principais gargalos.
“As conexões presentes na primeira antena 5G, instalada ao lado da sede da Prefeitura de Curitiba, são em média 100 vezes mais rápidas que o 4G, com baixa latência. Isso garante que a transferência de dados praticamente não tenha atrasos. O equipamento ainda serve como suporte para câmeras de monitoramento, reconhecimento facial, gestão de semáforos e sensor de ruído, funcionalidades que estão entre as principais soluções urbanas para uma smart city”, explica Beto Marcelino, sócio fundador e diretor de relações governamentais do iCities.
A cidade também vai usar o aparelho para realizar testes em várias faixas da tecnologia 5G, necessárias para a aplicação dos empreendimentos da indústria 4.0. Além disso, a população poderá usufruir de uma internet rápida a partir da rede wi-fi instalada na antena 5G, com serviço da Ligga Telecom.
A luminária inteligente instalada em Curitiba – único protótipo no mundo – faz parte do projeto piloto Conecta 5G, uma parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) com o Ministério das Comunicações e foi desenvolvida em consórcio pelos governos do Brasil, Israel e Estados Unidos.
Organizado desde 2018 pelo iCities Smart Cities Solutions – hub de negócios e soluções em cidades inteligentes –, e chancelado pela Fira Barcelona, o Smart City Expo Curitiba será realizado no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigüi) e, pela primeira vez, terá três dias de programação, com um dia especial reunindo experiências smart. O Smart City Expo Curitiba 2022 reuniu 10,2 mil pessoas de 30 nacionalidades, além de 95 palestrantes de 10 países e representantes de 50 empresas, que geraram cerca de R$40 milhões em potencial de negócios.

Smart City Expo Curitiba 2023: conexões sem limites

O tema da quarta edição será “Cidades sem fronteiras, conexões sem limites”, e vai abordar o impacto da expansão das conexões globais na sociedade pós-pandemia. “Vivemos em um novo mundo, mais conectado, veloz e inteligente. Um mundo com cidades conectadas às pessoas e às tecnologias inteligentes. E com cidades prontas para conexões com o futuro, sem fronteiras ou barreiras físicas. Cada vez mais, as smart cities se destacam como referências da retomada econômica e busca pela qualidade de vida, ao utilizar com eficiência os recursos tecnológicos, a criatividade e o planejamento urbano e social”, explica Marcelino.
Reconhecida como a maior vitrine brasileira das tecnologias smart para cidades – com a presença crescente de prefeitos, gestores públicos e privados de todo o país -, o Smart City Expo Curitiba 2023 pretende ser “um ponto de virada para os municípios que ainda não desenvolveram consciência para a importância de investir em estratégias inteligentes para melhorar a vida das pessoas”, acrescenta.
Sede do evento, Curitiba integra o ranking das comunidades mais inteligentes do mundo da Top7 Intelligent Communities of 2022, realizada pelo Fórum de Comunidades Inteligentes (ICF). Além disso, foi premiada no Smart City Expo Latam 2022, em Mérida (México), na categoria Desenvolvimento Urbano Sustentável e Mobilidade, com o programa de Agricultura Urbana da cidade. Esta é a terceira vez que Curitiba recebe a premiação. Em 2018, a capital paranaense venceu o Latam Smart City Awards com o aplicativo “Saúde Já” e, em 2021, com o Vale do Pinhão.

Enquete

As ferramentas de IA estão se tornando cada vez mais populares e acessíveis, com diversas opções disponíveis para diferentes necessidades. Qual delas você mais utiliza?

Newsletter

Receba todas as melhores matérias em primeira mão