• Carregando...

Muitos profissionais têm medo de falar em público ou se sentem engessados quando precisam elaborar um texto. Se você se encaixa nesse perfil, confira as 5 dicas abaixo que poderão te ajudar a driblar esses dois probleminhas chatos.

Falar em público e escrever bem é possível, basta se esforçar / Foto: Ceuma

Falar em público e escrever bem é possível, basta se esforçar / Foto: Ceuma

1 – Peça que alguém revise os seus textos

Quem está escrevendo muitas vezes não nota alguns erros ou palavras repetidas, por conta da visão viciada. Portanto, pedir que alguém leia pode ser de grande ajuda para descobrir pequenos erros, além de também ser possível descobrir se a mensagem está clara para o leitor.

2 – Leia várias vezes e exercite a autocrítica

Ler várias vezes o próprio texto possibilita, além da revisão, uma análise de conteúdo por parte do autor. A cada leitura você pode reorganizar as ideias de uma forma mais eficaz, retirando trechos que não valem a pena, e também pode se lembrar de outras coisas a serem adicionadas para enriquecer o conteúdo do seu texto.

3 – Divida seu texto em tópicos

Use subtítulos para separar o texto por tópicos, assim as ideias se organizam com maior facilidade. Caso a estrutura não permita, faça tópicos mentalmente, pois ainda assim, sem a sinalização clara, a separação de assuntos por parágrafo torna o texto mais dinâmico e possibilita uma melhor organização de ideias.

4 – Boa oratória e boa escrita são simples

Falar bem e escrever bem é conseguir se fazer entender. Uma linguagem simples, sem palavras rebuscadas, prende a atenção do receptor e promove uma boa compreensão do assunto e uma produtiva troca de ideias.

5 – Recursos audiovisuais são suporte

Quando for fazer uma apresentação, use slides, vídeos e imagens como um suporte capaz de fomentar o que você diz. Tenha cautela, a fonte de conteúdo é o expositor, portanto dinamize as apresentações com suportes diferenciados, mas esteja por dentro do assunto para que você seja o diferencial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]