• Carregando...
A arte de persuadir
| Foto:

Se você parar para pensar, todos os dias, a todo momento, nós estamos negociando algo com alguém. Não precisa ser vendedor para chegar a essa conclusão, visto que, os relacionamentos humanos exigem trocas e negociações, seja na vida pessoal, familiar, em comunidade e nas empresas.

Quando analisamos pelo prisma do trabalho, percebemos nitidamente que as pessoas que têm o ‘poder da persuasão’, bem desenvolvido, conseguem melhores resultados em suas atividades e projetos. Isto porque a persuasão tem um elemento bastante emblemático, que inclusive a difere da ‘manipulação’.

Um indivíduo que pratica a persuasão consegue agregar, trazer pares e seguidores para sua ideia de maneira espontânea, mostrando os ganhos que todos terão com aquela atitude ou projeto. A pessoa impactada tende a ajudá-la de maneira verdadeira, pois acredita em quem a persuadiu.

A boa notícia é que é possível desenvolver nosso poder de persuasão com técnicas simples e valiosas. Por isso, deixo algumas dicas que poderão lhe ajudar na gestão de talentos dentro de sua empresa, poderá contribuir com o indivíduo que busca oportunidades no mercado e/ou contribuirá para que você seja um profissional realizado e satisfeito com aquilo que se propõe a fazer em sua carreira.

A primeira dica é tenha ‘reciprocidade’ com as pessoas. Busque sempre estar em crédito com os colegas de trabalho. Ajude, sem pedir algo em troca. Quem é beneficiado ficará com uma espécie de ‘dívida’ contigo e pronto para saná-la quando você precisar. A reciprocidade é um vetor que gera a persuasão.

A segunda é autoridade. Em que você é bom, especialista, faz algo com maestria? Sendo reconhecido por isso, você se torna uma autoridade para discorrer sobre este assunto, logo, terá o seu poder de persuasão melhor desenvolvido porque mostra conhecimento e passa segurança ao interlocutor.

Por fim, cito a raridade. Tudo que é escasso é mais desejado. Então, como profissional, o que você oferta e se diferencia de outros colegas? Descobrindo esse seu talento, invista e explore o máximo que puder. Pessoas raras são bem vistas e chamam a atenção dos outros por si só.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]